segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Boleiros de microfone!

Quero aproveitar a oportunidade para me desculpar. Na semana passada estive fora e não consegui atualizar o blog rbrito e nem o twitter. Mas estou de volta e com ânimo total. Fiquem tranquilos que o blog rbrito segue com tudo. Nesta segunda-feira a normalidade estará de volta.

O blog rbrito está participando do Prêmio ACEESP (Associação dos Cronistas Esportivos do Estado de São Paulo. É muito fácil votar! Basta acessar o site (http://www.aceesp.org.br/), clicar na página inicia, colocar seu CPF e votar. O blog rbrito concorre na categoria “blog esportivo” Não é necessário votar em todas as categorias para confirmar seu voto. Ajude o blog rbrito nesta disputa! Muito obrigado!

Há muito tempo, jogadores e ex-jogadores deixaram de ser apenas estrelas da bola. Os profissionais do futebol também entraram no mundo das celebridades. Um dos motivos é o fato de eles terem virado comentaristas de TV. A cada rodada, lá estão os ex-craques opinando sobre os jogos de norte a sul do Brasil.

A Globo, detentora dos direitos de transmissão dos principais campeonatos do país, conta em seu plantel com Walter Casagrande Jr., Caio Ribeiro e Júnior. Tempos atrás, Falcão também estava no time. Mas o ex-jogador do Internacional se demitiu ao receber uma proposta para virar técnico do clube gaúcho.

Enquanto isso, a Bandeirantes, parceira de transmissão da TV carioca, conta em seu time com Neto, Edmundo e Denílson. A Record apostou em Romário para os jogos do Pan-americano, no México. Já o Esporte Interativo tem Zico. Por fim, o mais tímido de todos atua no timaço da Folha de S. Paulo. Ele atende pelo nome de Tostão.

Confira o estilo de cada um dos comentaristas:

CASAGRANDE

Ex-atacante do Corinthians e Flamengo, Casagrande participou da histórica Democracia Corinthiana, onde todos tinham os mesmos poderes no time alvinegro. Naquela época, ele ajudou o Corinthians a chegar ao Bicampeonato Paulista, em 1982 e 1983, e virou ídolo do clube paulistano.

O ex-jogador também esteve nas páginas policiais ao sofrer um acidente grave de automóvel e depois ao ser internado por conta das drogas. Recuperado, Casagrande voltou à TV. Com opiniões fortes, ele virou o principal comentarista da Globo. Casagrande tem atuado, ao lado do narrador Galvão Bueno, nos jogos da Seleção Brasileira.

CAIO RIBEIRO
Mais comedido que o companheiro global, Caio Ribeiro caiu no gosto dos espectadores. Amigo de Tiago Leifert – apresentador do Globo Esporte -, Caio Ribeiro ganhou seu espaço na emissora e tem comentado ao lado do narrador Cléber Machado, desde 2007.

Em sua época de jogador, Caio começou a carreira no São Paulo, mas também defendeu outros clubes como Flamengo, Santos, Grêmio e Internazionale (Itália).

JÚNIOR
Dos três comentaristas da Globo, Júnior é o único que, além de jogador, passou pela função de treinador. Sem muito sucesso, ele acertou sua ida à TV. Júnior, ao contrário de Casagrande e Caio que atuam em São Paulo, comenta os jogos dos clubes do Rio de Janeiro.

Ex-lateral da Seleção Brasileira e ídolo do Flamengo, Júnior é uma mistura do ácido Casagrande com o doce Caio Ribeiro. Apesar da sua identificação com o clube de maior torcida do Brasil, ele não sofre resistência dos outros torcedores.

NETO
O ex-camisa 10 do Corinthians, talvez, seja o mais polêmico entre todos os ex-jogadores que viraram comentaristas. Neto, campeão Brasileiro, em 1990, pelo Corinthians, faz questão de deixar sua opinião amostra, bem no estilo “doa a quem doer”.

Desde sua época de jogador, Neto já causava polêmica. Certa vez, ele cuspiu no rosto de um árbitro. Anos depois, ele se desculpou. Quando atuava como diretor de futebol do Guarani, clube de Campinas – interior de São Paulo -, Neto salvou uma senhora da morte. Ela foi arrastada pela enxurrada, mas o ex-jogador conseguiu alcançá-la.

EDMUNDO
Ao contrário de Neto, Edmundo não levou suas polêmicas à TV. Ele começou a nova carreira na Rede TV! até desembarcar na Bandeirantes. Apelidado de Animal, o ex-jogador aprontou muito dentro e fora das quatro linhas. Edmundo causou diversas confusões em campo. Fora dos estádios, ele se envolveu em um grave acidente de trânsito, em 1995. Mas as polêmicas se encerraram quando pisou nos “gramados” da TV. Até seus comentários são amenos e sem polêmicas.     

DENÍLSON
Marido de Lucielle de Camargo, Denílson é o mais brincalhão de todos. Ele bem que tenta se expressar de forma serena, mas logo em seguida engata uma brincadeira. Ex-meia do São Paulo e pentacampeão mundial com a Seleção Brasileira, em 2002, Denílson foi contratado pela Bandeirantes durante a Copa do Mundo de 2010.  

ROMÁRIO
O baixinho Romário pode entrar na lista de polêmicos. Deputado Federal, o ex-atacante foi contratado recentemente pela Record para os jogos do Pan-americano. Além das partidas, o ex-camisa 11 não poupa críticas à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e a seu presidente Ricardo Teixeira. Tudo por conta da Copa do Mundo 2014.

Em campo, Romário foi o grande responsável pelo tetracampeonato mundial, em 1994, com a Seleção Brasileira. No mesmo ano, ele foi escolhido o melhor jogador do mundo. Romário ainda defendeu as camisas de Flamengo, Fluminense, Vasco, Barcelona (Espanha) entre outros.  

ZICO
Assim como Romário, Zico exerce duas profissões. O comentarista do Esporte Interativo é também técnico da Seleção do Iraque. O ex-camisa 10 do Flamengo e Seleção Brasileira tenta levar o Iraque à Copa do Mundo 2014 que acontecerá no Brasil. Como comentarista, Zico acompanha mais os jogos internacionais, como Liga dos Campeões e campeonatos europeus.

TOSTÃO
Ídolo e maior artilheiro da história do Cruzeiro – com 249 gols -, Tostão é o mais calmo de todos. Avesso ao mundo de celebridades e a fama, Tostão escreve suas colunas para o jornal Folha de S. Paulo, além de sites mineiros. Tostão foi um exímio ponta-esquerda e faturou o tricampeonato mundial com a Seleção Brasileira. Dono de opiniões fortes, Tostão é o que melhor sabe analisar uma partida de futebol.

Olhando pra baixo!

O torcedor-internauta David de Andrade (@davidjoinville), através do twitter, comentou sobre o aproveitamento de pontos do Joinville-SC na Série C do Campeonato Brasileiro. O blog rbrito resolveu ir além e, nesta segunda-feira, volta a apresentar o ranking dos clubes das Séries A, B, C e D. Como sempre, apenas os clubes em atividade no Nacional estão listados.

O blog rbrito está participando do Prêmio ACEESP (Associação dos Cronistas Esportivos do Estado de São Paulo. É muito fácil votar! Basta acessar o site (http://www.aceesp.org.br/), clicar na página inicia, colocar seu CPF e votar. O blog rbrito concorre na categoria “blog esportivo” Não é necessário votar em todas as categorias para confirmar seu voto. Ajude o blog rbrito nesta disputa! Muito obrigado!

Mais no blog rbrito:
Primeiro escalão! Como estava o ranking na última atualização!


E parece que ele estava pressentindo. Após o acesso, o Joinville também conquistou uma vaga na final da Série C, além de assumir a liderança do ranking de aproveitamento. O JEC saiu do quinto lugar e, com aproveitamento de 73,8%, pulou para a primeira colocação.

De volta à elite do Nacional, a Portuguesa se manteve na segunda posição, agora, com 70,7%. Apenas esta dupla ostenta aproveitamento superior a 70%. Número incrível por conta do equilíbrio brasileiro. A subida do terceiro colocado também foi muito boa.

O Santa Cruz, após conquistar o acesso na Série D e garantir vaga na final, chegou ao terceiro lugar, com aproveitamento de 64,2%. No ranking passado, o Tricolor estava na décima posição. Já o Corinthians, de volta à liderança do Brasileirão, aparece no quarto lugar (60,4%).

Vasco (60,4%), Tupi (58,3%), Ponte Preta (57,6%), Botafogo (57,3%), Náutico (56,6%) e América-RN (56,6%) completam o Top 10. Nas 20 primeiras colocações, o panorama é o seguinte: oito clubes da Série A, quatro da Série B, cinco da Série C e três da Série D. O Luverdense-MT tem o mesmo aproveitamento da primeira fase porque ainda não estreou na segunda. Culpa da disputa judicial que paralisou a Série C.

Queda livre!
O Palmeiras, que deixou de brigar pelo título e pela Libertadores há muito tempo, despencou no ranking. O Verdão, que ainda mantém Luiz Felipe Scolari no comando, saiu da 29ª colocação para a modesta 36ª. O clube paulista tem aproveitamento de apenas 42,7%.

Situação dramática para outros quatro campeões brasileiros. O Atlético-MG respira, mas também está com dificuldades no 39º lugar (37,5%). O rival Cruzeiro consegue fazer ainda pior e amarga a 41ª colocação, uma posição abaixo do Bahia, outro vencedor nacional.

Pior para o Atlético-PR, na zona de rebaixamento do Brasileiro e no 43º lugar do ranking, com aproveitamento de apenas 32,3%. Os últimos colocados são: o rebaixado e lanterna Duque de Caxias, América-MG, Salgueiro e Avaí. Todos com a corda no pescoço.

Está satisfeito com o desempenho do seu clube? Opine! Participe pelo blog rbrito ou através do www.twitter.com/rbrito1984

Confira o ranking de aproveitamento das Séries A, B, C e D do Brasileirão:


1 - Joinville-SC - 73,8%
2 - Portuguesa-SP - 70,7%
3 - Santa Cruz-PE - 64,2%
4 - Corinthians-SP - 60,4%
5 - Vasco-RJ - 60,4%
6 - Tupi-MG - 58,3%
7 - Ponte Preta-SP - 57,6%
8 - Botafogo-RJ - 57,3%
9 - Náutico-PE - 56,6%
10 - América-RN - 56,6%
11 - Oeste-SP - 55,5%
12 - Fluminense-RJ - 55,2%
13 - CRB-AL - 54,5%
14 - Flamengo-RJ - 54,2%
15 - Luverdense-MT - 54,2%
16 - Internacional-RS - 53,1%
17 - São Paulo-SP - 52,1%
18 - Figueirense-SC - 52,1%
19 - Americana-SP - 51,5%
20 - Paysandu-PA - 51,5%
21 - Vitória-BA - 50,5%
22 - Bragantino-SP - 49,5%
23 - Criciúma-SC - 49,5%
24 - Sport-PE - 48,5%
25 - Grêmio-RS - 47,9%
26 - Boa Esporte-MG - 47,5%
27 - Santos-SP - 46,9%
28 - Coritiba-PR - 46,9%
29 - Goiás-GO - 45,5%
30 - Paraná-PR - 45,5%
31 - Grêmio Barueri-SP - 44,4%
32 - São Caetano-SP - 44,4%
33 - Atlético-GO - 43,8%
34 - Guarani-SP - 43,4%
35 - ABC-RN - 43,4%
36 - Palmeiras-SP - 42,7%
37 - ASA-AL - 42,4%
38 - Icasa-CE - 40,4%
39 - Atlético-MG - 37,5%
40 - Bahia - 37,5%
41 - Cruzeiro-MG - 35,4%
42 - Ceará-CE - 33,3%
43 - Atlético-PR - 32,3%
44 - Vila Nova-GO - 31,3%
45 - Avaí-SC - 30,2%
46 - Salgueiro-PE - 29,3%
47 - América-MG - 26%
48 - Duque de Caxias-RJ - 15,2%

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Curiosidades da arbitragem!

Os árbitros são aqueles que mais sofrem no futebol. Ganham pouco, são hostilizados e até acusados de roubo. A paixão sempre fala mais alto quando o clube do coração sofre uma derrota. Longe de cravar os erros e os acertos nas marcações de pênaltis no Campeonato Brasileiro, o blog rbrito apresentará, nesta segunda-feira, algumas curiosidades dos "homens coloridos" (agora, eles usam uniformes chamativos) da Série A.

O blog rbrito está participando do Prêmio ACEESP (Associação dos Cronistas Esportivos do Estado de São Paulo. É muito fácil votar! Basta acessar o site (http://www.aceesp.org.br/), clicar na página inicia, colocar seu CPF e votar. O blog rbrito concorre na categoria “blog esportivo” Não é necessário votar em todas as categorias para confirmar seu voto. Ajude o blog rbrito nesta disputa! Muito obrigado!

Mais no blog rbrito!
Ele vai pegar! O último panorama sobre os pênaltis no Brasileirão!


O catarinense Célio Amorim, por exemplo, não pode ser escalado para um jogo no Estádio do Engenhão, no Rio de Janeiro, com o Fluminense como mandante. Ele tem o costume de apontar a marca da cal. Todos os três pênaltis assinalados pelo juizão foram no estádio carioca e com o Tricolor em campo.

Mas não pense que isso é um bom motivo para os torcedores do Flu comemorarem. Pelo contrário. Nas duas penalidades máximas a favor, Rafael Moura e Fred desperdiçaram suas cobranças. Ainda no Engenhão e com o Fluminense em campo, o goleiro do Atético-GO, Márcio, conseguiu balançar as redes em tiro na marca da cal.

A obsessão dos árbitros pelos tricolores chega à São Paulo. O árbitro goiano Elmo Alves Resende Cunha já marcou duas infrações na área no Estádio do Morumbi e com o São Paulo em campo. Na primeira, Herrera fez para o Botafogo, enquanto o goleiro Rogério Ceni marcou contra o Fluminense.

Recordistas!
Sandro Meira Ricci, do Distrito Federal, é o árbitro que mais apitou pênaltis na Edição 2011 do Brasileirão. O juizão assinalou a marca da cal em oito oportunidades. Neste levantamento, o América-MG ganhou duas penalidades e o São Paulo sofreu outras duas.

Logo atrás, estão os árbitros Marcelo de Lima Henrique-RJ e Nielson Nogueira Dias-PE com sete pênaltis cada. O árbitro carioca é, ao mesmo tempo, contra e a favor os clubes mineiros. Foram dois pênaltis a favor e dois contra Cruzeiro e Atlético-MG. Sem falar que ele já assinalou infrações em dois clássicos: Vasco x Fluminense e Grêmio x Internacional.

Por fim, o Brasileirão, após 31 rodadas, viu a marcação de 96 pênaltis. Média de três por rodada. Ao todo, 33 árbitros já assinalaram, pelo menos, um pênalti na Série A. O Flamengo ainda não conseguiu nenhuma penalidade máxima a favor. Por outro lado, Cruzeiro e Grêmio já comemoraram oito infrações cada um.

Qual sua análise da arbitragem no Brasileirão? Opine! Participe pelo blog rbrito ou através do www.twitter.com/rbrito1984

Confira a lista, por ordem alfabética, dos árbitros que já marcaram pênaltis no Brasileirão:

André Luiz de Freitas Castro-GO

Grêmio 1 x 1 Vasco (Gabriel errou / 5ª rodada)
Santos 4 x 5 Flamengo (Elano errou / 12ª rodada)
Botafogo 4 x 2 América-MG (Alex / 16ª rodada)
Corinthians 3 x 2 Grêmio (Chicão / 20ª rodada)

Antonio F. de Carvalho Schneider-RJ
Santos 2 x 3 Coritiba (Borges errou / 17ª rodada)

Arilson Bispo da Anunciação-BA

Vasco 0 x 3 Cruzeiro (Roger / 7ª rodada)
Santos 2 x 1 Atlético-MG (Jônatas Obina / 10ª rodada)
Santos 2 x 1 Atlético-MG (Borges / 10ª rodada)
Internacional 3 x 1 Santos (Oscar / 20ª rodada)

Célio Amorim-SC
Fluminense 3 x 2 Atlético-GO (Rafael Moura errou / 21ª rodada)
Fluminense 3 x 2 Atlético-GO (Márcio / 21ª rodada)
Fluminense 3 x 1 Coritiba (Fred errou / 29ª rodada)

Cláudio Mercante-PE
Grêmio 2 x 2 Avaí (Douglas / 7ª rodada)

Diego Pombo Lopez-BA
Figueirense 0 x 0 Grêmio (Elias errou / 10ª rodada)

Edivaldo Elias da Silva-PR
Ceará 0 x 2 São Paulo (Osvaldo errou / 5ª rodada)
Atlético-MG 1 x 2 Vasco (Alecsandro errou e Diego Souza marcou o outro / 11ª rodada)

Elmo Alves Resende Cunha-GO
São Paulo 0 x 2 Botafogo (Herrera / 7ª rodada)
São Paulo 1 x 2 Fluminense (Rogério Ceni / 20ª rodada)

Emerson de Almeida Ferreira-MG
Santos 0 x 1 Grêmio (Douglas errou / 30ª rodada)

Fabricio Neves Correa-RS
Palmeiras 5 x 0 Avaí (Kléber / 5ª rodada)
Cruzeiro 2 x 1 Coritiba (Montillo / 6ª rodada)
Coritiba 5 x 0 Botafogo (Marcos Aurélio / 23ª rodada)

Felipe Gomes da Silva-RJ

Avaí 1 x 3 Internacional (Willian errou / 11ª rodada)
Bahia 1 x 2 Grêmio (Douglas errou / 22ª rodada)
Bahia 1 x 2 Grêmio (Souza / 22ª rodada)

Francisco Carlos do Nascimento-AL

Vasco 3 x 0 América-MG (Bernardo / 2ª rodada)
Atlético-PR 1 x 1 Corinthians (Cléber Santana / 15ª rodada)
Atlético-PR 1 x 1 Corinthians (Alex / 15ª rodada)
Santos 1 x 0 Cruzeiro (Montillo errou / 23ª rodada)
Atlético-MG 1 x 1 Ceará (Magno Alves errou / 27ª rodada)
Palmeiras 1 x 2 Fluminense (Valdívia / 30ª rodada)

Guilherme Cereta de Lima-SP
Grêmio 2 x 2 Atlético-MG (Fábio Rochemback / 14ª rodada)
Cruzeiro 1 x 2 Fluminense (Fred / 22ª rodada)
Flamengo 2 x 1 América-MG (Kempes / 26ª rodada)

Gutemberg de Paula Fonseca-RJ

Bahia 1 x 1 Internacional (Jóbson / 16ª rodada)
Avaí 1 x 2 Santos (William / 22ª rodada)

Heber Roberto Lopes-PR
Avaí 2 x 2 América-MG (Julinho / 4ª rodada)
Avaí 2 x 2 América-MG (Fábio Júnior / 4ª rodada)
Atlético-GO 0 x 1 Avaí (Márcio errou / 10ª rodada)
Bahia 3 x 0 Fluminense (Souza / 24ª rodada)
Santos 2 x 3 Figueirense (Júlio César / 26ª rodada)

Jean Pierre Gonçalves Lima-RS

Atlético-GO 3 x 1 Coritiba (Márcio / 20ª rodada)
Fluminense 0 x 2 Atlético-MG (Daniel Carvalho / 31ª rodada)

Leandro Pedro Vuaden-PR

Coritiba 3 x 0 Atlético-MG (Rafinha errou e Leonardo marcou outro / 16ª rodada)
Palmeiras 1 x 1 Cruzeiro (Marcos Assunção errou / 21ª rodada)

Luiz Flávio de Oliveira-SP

Coritiba 1 x 1 Internacional (Davi errou / 5ª rodada)
Internacional 4 x 2 América-MG (D'Alessandro / 22ª rodada)

Marcelo de Lima Henrique-RJ
Cruzeiro 1 x 1 Santos (Montillo / 4ª rodada)
Atlético-MG 2 x 3 Corinthians (Guilherme / 17ª rodada)
Atlético-MG 2 x 3 Corinthians (Alex marcou um e errou outro / 17ª rodada)
Vasco 1 x 1 Fluminense (Juninho Pernambucano / 18ª rodada)
Grêmio 2 x 1 Internacional (Douglas / 19ª rodada)
Atlético-PR 2 x 2 Palmeiras (Marcinho / 22ª rodada)

Márcio Chagas da Silva-RS
Corinthians 2 x 0 Fluminense (Willian / 4ª rodada)
São Paulo 3 x 0 Bahia (Rogério Ceni / 14ª rodada)
Figueirense 2 x 3 Avaí (Julio Cesar errou / 19ª rodada)

Marcos André Gomes da Penha-ES

Bahia 1 x 1 Atlético-MG (Souza / 4ª rodada)

Nielson Nogueira Dias-PE

Grêmio 1 x 2 Corinthians (Douglas / 1ª rodada)
Grêmio 1 x 2 Corinthians (Chicão / 1ª rodada)
Palmeiras 2 x 0 Atlético-GO (Marcos Assunção / 7ª rodada)
Fluminense 2 x 0 Internacional (D'Alessandro errou / 14ª rodada)
Fluminense 2 x 0 Internacional (Rafael Moura / 14ª rodada)
Cruzeiro 1 x 0 Ceará (Montillo / 18ª rodada)
Botafogo 2 x 0 Atlético-PR (Loco Abreu / 30ª rodada)

Pablo dos Santos Alves-ES
Cruzeiro 0 x 1 Corinthians (Montillo errou / 30ª rodada)

Paulo César Oliveira-SP
Avaí 2 x 2 Atlético-GO (William errou um e acertou outro / 29ª rodada)

Paulo Godoy Bezerra-SC
Cruzeiro 3 x 3 São Paulo (Luis Fabiano errou / 28ª rodada)
Flamengo 1 x 1 Santos (Neymar / 31ª rodada)

Pericles Bassols Pegado Cortez-RJ

América-MG 2 x 1 Bahia (Souza / 1ª rodada)
Cruzeiro 5 x 0 Avaí (Montillo marcou um e errou outro / 16ª rodada)
América-MG 4 x 1 Ceará (Fábio Júnior / 29ª rodada)

Ricardo Marques Ribeiro-MG

Bahia 1 x 2 Santos (Neymar / 18ª rodada)

Rodrigo Braghetto-SP
Atlético-PR 0 x 1 Atlético-MG (Mancini / 20ª rodada)

Salvio Spinola Fagundes Filho-SP

Grêmio 4 x 0 Atlético-PR (André Lima / 21ª rodada)

Sandro Meira Ricci-DF
Santos 1 x 1 Internacional (Keirrison / 1ª rodada)
Bahia 0 x 1 Corinthians (Chicão / 7ª rodada)
América-MG 3 x 0 Fluminense (Alessandro / 15ª rodada)
América-MG 3 x 0 Fluminense (Rafael Moura errou / 15ª rodada)
América-MG 4 x 1 Vasco (Kempes / 21ª rodada)
Internacional 1 x 1 Coritiba (Kléber errou / 24ª rodada)
Botafogo 2 x 2 São Paulo (Loco Abreu / 26ª rodada)
Atlético-GO 3 x 0 São Paulo (Anselmo / 30ª rodada)

Wagner Reway-MT

Figueirense 2 x 0 Botafogo (Júlio Cesar / 14ª rodada)
Atlético-PR 1 x 1 Fluminense (Cléber Santana errou / 26ª rodada)
Atlético-PR 1 x 1 Fluminense (Fred / 26ª rodada)

Wilson Luiz Seneme-SP
Ceará 1 x 1 Internacional (Washington / 21ª rodada)
Atlético-MG 2 x 0 Bahia (Magno Alves / 23ª rodada)
Internacional 4 x 2 Avaí (William / 30ª rodada)

Wilton Pereira Sampaio-DF

Internacional 3 x 2 Cruzeiro (D'Alessandro / 15ª rodada)
Atlético-MG 2 x 1 Santos (Borges / 29ª rodada)
Atlético-MG 2 x 1 Santos (Magno Alves / 29ª rodada)

Paulistanos!

A vitória, de virada, por 3 a 2, sobre o Americana garantiu, matematicamente, o acesso da Portuguesa no Campeonato Brasileiro da Série B. Em 2012 será a primeira vez, na Era dos pontos corridos, que Lusa, Corinthians, Palmeiras e São Paulo - quarteto da capital paulista - estarão juntos na Série A do Brasileirão.

O blog rbrito está participando do Prêmio ACEESP (Associação dos Cronistas Esportivos do Estado de São Paulo. É muito fácil votar! Basta acessar o site (http://www.aceesp.org.br/), clicar na página inicial, colocar seu CPF e votar. O blog rbrito concorre na categoria “blog esportivo” Não é necessário votar em todas as categorias para confirmar seu voto. Ajude o blog rbrito nesta disputa! Muito obrigado!

Em 2008, última aparição da Portuguesa na elite do Nacional, o campeonato não contou com a presença do Corinthians, então na Série B. O quarteto paulistano esteve junto na mesma divisão na longínqua temporada de 2002. Naquela oportunidade, o Timão foi vice-campeão, enquanto o Tricolor terminou em quinto, e Palmeiras e Portuguesa amargaram as últimas posições.

Com o acesso, a Rubro-verde se prepara para disputar pela 32ª vez a Série A do Brasileirão. O maior jejum da Lusa longe da principal competição do país foi entre 2002 e 2008.

Campanha!
Até aqui, a Lusa somou 67 pontos em 32 jogos. São 19 vitórias, dez empates e apenas três derrotas. Aproveitamento de 69,8%. A Portuguesa, que sofreu 33 tentos, ainda tem o melhor ataque com 68 gols. Como mandante, o time do presidente Manuel da Lupa conquistou 11 triunfos, três empates e apenas duas derrotas. Longe de sua torcida, a Portuguesa somou oito vitórias, três empates e um tropeço.

"Em nome da diretoria parabenizo a todos os jogadores, membros da comissão técnica, funcionários e torcedores pelo acesso à Série A em 2012. Passamos por momentos muito difíceis nesses anos de Série B e, somente com a dedicação, empenho e comprometimento de todos é que foi possível esse nosso retorno. Todos os méritos são do técnico Jorginho e sua Comissão que souberam aliar a juventude com a experiência dos nossos atletas", declarou Manuel da Lupa ao site oficial do clube logo após o acesso.

"Faremos o possível e o impossível para mantermos a comissão técnica e o grupo de jogadores. Os torcedores podem ter certeza que aprendemos com os erros do passado, já estamos nos planejando para a contratação de novos jogadores e renovar com os atuais. Vamos montar uma equipe mais forte ainda para o ano que vem", completou o mandatário.

O blog rbrito faz questão de parabenizar e homenagear a instituição Portuguesa, assim como seus fanáticos torcedores. Campeã paulista em 1973, a Lusa também sofre com seus dirigentes. Manuel da Lupa não larga do poder e todos sabem que, em uma democracia, é preciso ter renovação e troca-troca de comando. Tirando isso, em campo, o clube paulista foi nota 10. E fiquem de olho no volante Guilherme. O garoto joga muito!

Participe da enquete do blog rbrito: quais os outros clubes que vão subir para a Série A? Opine no blog rbrito ou através do www.twitter.com/rbrito1984

domingo, 23 de outubro de 2011

Mau Humor FC 87!

A Copa do Mundo 2014 deu mais um passo nesta semana. A FIFA anunciou os estádios, o caminho da Seleção Brasileira e os horários dos jogos do Mundial. E é ai que tem um grande problema, como analisa o blog rbrito, neste domingo, na seção Mau Humor FC 87.

Mais no blog rbrito:
De agressão e opinião contraditória passando pelo voo furado!


Um dos diversos horários para partidas da Copa do Mundo no Brasil, para agradar os europeus, será às 13 horas. Isso mesmo! É aquele horário em que muitos almoçam e outros tantos se escondem do sol e do forte calor.

Tudo bem, estaremos em julho, mesmo assim o sol é quente e desumano para a prática de futebol. Pergunte a qualquer profissional. Ou melhor, pergunte para qualquer pessoa. Saia na rua neste horário e imagine correr atrás da bola.

Se para os brasileiros já é um absurdo, imagina só se suíços, suecos, enfim, os europeus que não estão acostumados com o calor, forem escolhidos para jogarem às 13 horas no Nordeste, no Norte ou no Centro-Oeste? Além do calor, há também a baixa umidade.

Mas os engravatados da FIFA não precisam se preocupar com isso. Joseph Blatter, presidente da entidade, já garantiu salas refrigeradas em todos os estádios. É um espaço VIP que receberá autoridades do mundo todo. Eu prefiro chamar de “bicões”. Ou eles vão pagar pelos ingressos?

Esqueça a bobeira de que a Copa do Mundo é nossa. Doce ilusão! A Copa do Mundo é dos espertos dirigentes. Eles decidem tudo e não pensam nos pobres torcedores. Se acostumamos com jogos de “madrugada”, às 22 horas (aliás, na Copa do Mundo também terá este horário), iremos nos acostumar em torrar no sol. É sempre assim! Somos craques em abaixar a cabeça!

Deixe o mau humor falar por você neste domingo! Critique! Proteste! Opine aqui no blog rbrito ou através do twitter (@rbrito1984)

sábado, 22 de outubro de 2011

Faaala 46!

O Sindicato de Atletas do Estado de São Paulo tomou uma importante decisão e caiu na seção “Faaala” deste sábado. Enquanto isso, o goleiro Rogério Ceni, do São Paulo, mostrou que não é um líder como todos pensam. Ou então, ele não se preocupa com os outros e pensa apenas em si mesmo.

Mais no blog rbrito:
Semana passada foi agitada e com diversas declarações impactantes!


Já Felipão, técnico do Palmeiras, não consegue ficar longe das seções do blog rbrito, assim como as fanfarronices dos dirigentes-torcedores do Corinthians. Ainda tem declaração boba de Luis Fabiano e xingamento de tricolor carioca.

Você, torcedor-internauta, também pode participar desta seção. Mande as frases que te marcaram ao longo da semana. Participe pelo próprio blog rbrito ou através do www.twitter.com/rbrito1984

Aprecie sem moderação as principais declarações da semana:
   
BOM COMEÇO...

“Através dos representantes de cada clube ficou acertado que se algum jogador do Corinthians, Palmeiras e Santos forem agredidos, estes não entrarão em campo na rodada seguinte. Aguardamos ainda a posição do São Paulo, através do capitão Rogério Ceni, que está ciente da decisão dos outros clubes”, Luis Eduardo Pinella, diretor do Sapesp (Sindicato de Atletas do Estado de São Paulo), que também reivindica pré-temporada com duração de 20 dias.

E ai?

“ ”, Rogério Ceni, goleiro e capitão do São Paulo, mas que parece não ser aquele líder que todos pintam.

PODE ESCREVER?
"Eu era solteiro na última vez em que pulei muro. Mas agora não tenho mais idade para isso. No dia em que eu terminar meu contrato com o Palmeiras, sou livre para ir para qualquer time do Brasil ou do mundo (...) Não tenho nenhum empresário no Brasil. Quem fala para vocês (jornalistas) é um grande mentiroso", Luiz Felipe Scolari, técnico do Palmeiras, negando um acerto com o rival São Paulo.

EXEMPLO!

"Vamos meter bronca, hein? Vamos terminar antes do que aquela b... de Belo Horizonte", Andrés Sanchez, presidente do Corinthians, que não sabe diferença entre ser mandatário e ser torcedor.

SEMPRE ASSIM!

"Claro que todos queriam a vitória sobre o Santos, mas ela não aconteceu. Porém a luta pelo título brasileiro está em aberto. Tem muitos pretendentes e a equipe que conseguir dar uma boa arrancada nessas rodadas finais deve erguer a taça. Espero que seja o Botafogo", Caio Júnior, técnico do Botafogo, sendo ele mesmo, inventor nas substituições e pragmático nas declarações.

CONSCIENTE!
"Nenhum jogador assina contrato com uma cláusula que o obriga a ser titular em todos os jogos. Pela minha idade, é normal passar por esse momento", Lucas, meia do São Paulo, que não marca há sete jogos.

ERA O QUE FALTAVA...
"Cortei o cabelo porque sou meio cabeça dura, acho que careca fiz mais gols que cabeludo, com aquele moicano diferente. Raspei e ainda avisei meus companheiros que o corte do gol tinha voltado. Por ironia do destino, fiz o gol”, Luis Fabiano, atacante do São Paulo, ótimo jogador, mas com um discurso ridículo.

ETERNA BRIGA!

"Acho que um time pequeno, com estádio obsoleto, com inimizade e que não consegue levar mais de oito mil pessoas em um jogo da Sul-Americana tem de trazer a Madonna para não morrer de fome. Aqui é Corinthians. Vamos no futebol", Luis Paulo Rosenberg, diretor de marketing do Corinthians, em, mais uma capítulo da disputa com o São Paulo e que mostra a pequinês dos dirigentes paulistas.

PLANOS!
"É importante que a Copa do Mundo no Brasil passe por várias regiões. (...) Jogo de abertura é sempre tenso, mas com certeza será especial. É muito importante fazermos uma boa partida para deixar uma imagem inicial. Passando bem pela primeira fase, vamos ser bem recebidos em qualquer lugar", Mano Menezes, técnico da Seleção Brasileira, sonhando com dias melhores. Mas está longe disso.

VÁRZEA!

"Todo rubro-negro fede", conselheiro do Fluminense, que não teve seu nome divulgado após bater boca com parte da imprensa nas Laranjeiras.

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

#vcpergunta 10!

O blog rbrito colocou, nesta sexta-feira, o Ministro dos Esportes, Orlando Silva – aquele mesmo que sempre ri em suas respostas -, no paredão do #vcpergunta. Repare na sutileza e ironia da pergunta. Poderíamos cair no campo das novas investigações a respeito do “Homem da Tapioca”, mas vamos esperar o desfecho de mais este caso estranho na política brasileira.

Mais no blog rbrito:
Técnicos, dirigentes e ex-jogadores no paredão da bola!


Ainda em Brasília, o blog rbrito quer conversar com o ex-jogador Romário – gênio em campo e um fisco como Deputado. Também não vamos deixar passar a falta de organização da diretoria do São Paulo. Mais um técnico foi demitido! Que fase, já diria Milton Leite. Ah, e será que Patrícia Amorim faltava muito quando treinava na piscina?

Envie aquelas perguntas que você gostaria de escutar nas coletivas. Participe pelo próprio blog rbrito ou através do www.twitter.com/rbrito1984

Confira as perguntas da nova seção do blog rbrito:

1 – Juvenal Juvêncio, já passou pela sua cabeça que o problema do São Paulo pode ser os jogadores ou até mesmo os dirigentes e não os técnicos? #vcpergunta

2 – Romário, você já recusou fazer o teste do bafômetro duas vezes e, agora, é a favor da venda de cerveja nos estádios. Qual mensagem você quer passar para seus eleitores? #vcpergunta

3 – Orlando Silva, como Ministro dos Esportes, é mais importante defender os interesses da FIFA ou do Brasil na Copa do Mundo 2014? #vcpergunta

4 – Muricy Ramalho, com o futebol que o Santos tem apresentado, é possível chegar à final do Mundial de Clubes ou vencer o Barcelona-ESP? #vcpergunta

5 – Patrícia Amorim, quantas vezes você se atrasou em seus treinos aquáticos ou em reuniões da presidência? Você acha normal as faltas de Ronaldinho Gaúcho? #vcpergunta

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Uma rodada e três acessos!

O Barretos enfiou 4 a 1 na Portuguesa Santista (o blog rbrito só considera goleada, placares por quatro ou mais gols de diferença) e se tornou o primeiro clube a conquistar o acesso na Segundona do Campeonato Paulista. O Tourão não disputa a Série A3 desde 2006. Nesta quinta-feira, sempre com a colaboração do torcedor-internauta Marcos Neves, o blog rbrito divulgará mais uma atualização do ranking de público pagante.

Mais no blog rbrito:
Clubes com bons públicos decepcionaram na rodada do final de semana!


Mas desta vez vamos fazer as contas e descobrir o que cada um dos clubes precisa fazer para subir. No Grupo 16, Capivariano e Portuguesa Santista brigam pela última vaga. O lanterna Olímpia, com apenas três pontos e nenhuma vitória, já está eliminado.

Vice-líder, com oito pontos, o Capivariano, que enfrentará, em casa, o Barretos, jogará por um empate. A igualdade é benéfica para os dois clubes, uma vez que o Barretos se manteria na liderança e ainda brigaria pelo título.

A Portuguesa Santista, que jogará contra o Olímpia, em casa, precisa vencer, torcer por uma derrota do Capivariano e tirar uma diferença de gols, uma vez que o saldo da Briosa é de menos três, contra um positivo do rival de Capivari.

Tudo igual!

No Grupo 17, pela ordem, Guaçuano, Independente, Primeira Camisa e Votuporanguense somam sete pontos e têm chances de acesso. Líder, o Guaçuano jogará por um empate, assim como o Independente. Os dois clubes ainda atuarão como mandante da rodada final.

Enquanto isso, o Votuporanguense, líder de público, precisará vencer o Guaçuano, em Mogi Guaçu. Já o Primeira Camisa terá que derrotar o Independente, em Limeira. Os dois líderes de cada grupo, além do acesso, ainda disputarão o título da Segundona.

Confira os jogos da última rodada da Segundona Paulista:

Domingo
10h

Capivariano x Barretos
Portuguesa Santista x Olímpia
Independente x Primeira Camisa
Guaçuano x Votuporanguense

Regulamento:
A penúltima fase, com os oito clubes classificados, será dividida em dois grupos com quatro em cada um. Os times jogarão entre si em turno e returno. Os dois melhores de cada grupo conquistarão o acesso à Série A3 e os líderes de cada um dos grupos ainda vão fazer a final da Segundona de 2011.

Cadê?
O Brasilis disputou todos seus oito jogos em casa sem a presença do torcedor. São Vicente, Bandeirante, Atibaia e Guarujá realizaram três partidas com os portões fechados. Tanabi duas, enquanto, Palmeirinha, CAL Bariri e Jaboticabal jogaram sem torcida apenas uma vez.

Ajude a divulgar a média de público e o blog rbrito! Participe! Opine pelo próprio blog rbrito ou através do twitter (@rbrito1984)

A prova!

O blog rbrito atendeu a solicitação de inúmeros torcedores-internautas e, na temporada 2011, fez o levantamento das médias de público dos Estaduais. Apesar da inércia de algumas Federações, o blog rbrito elencou o ranking de público de 17 Estaduais. Nesta quinta-feira, vamos mostrar o ranking entre os campeões de público destes 17 Estados, além de relembrar TODOS os posts.

Mais no blog rbrito:
Compare estas médias de público com as das Séries A, B, C e D do Brasileirão!


O blog rbrito não conseguiu os números dos Campeonatos Potiguar, Roraimense, Matogrossense, Paraibano, Amazonense, Tocantinense, Maranhense, Acreano, Amapaense e Piauiense. Em compensação, apresentamos as médias de público do Paulistão, Carioca, Catarinense, Paranaense, Cearense, Gaúcho, Paraense, Sergipano, Alagoano, Brasiliense, Mineiro, Goiano, Baiano, Pernambucano, Capixaba, Rondoniense e Sul-matogrossense.

Dono da maior torcida do Brasil, o Flamengo também foi responsável pela melhor média dos Estaduais. Campeão carioca, o Mengão ostentou média de 17.945 pagantes. No primeiro semestre, o clube rubro-negro ainda jogou no Estádio do Maracanã. No Brasileirão, o time de Patrícia Amorim tem mandado suas partidas no Engenhão e vê a média despencar a cada rodada.

Soberano entre os 100 clubes das Séries A, B, C e D do Nacional, o Santa Cruz teve a maior média de público pagante do Pernambucano (17.812) e a segunda entre os recordistas dos Estaduais. Fechando o Top 3, temos o Corinthians, líder no ranking da Série A do Brasileirão. Dono da maior torcida do Estado de São Paulo, o Timão apresentou média de 17.018 pagantes.

Surpresas e decepções!
Grêmio (12.949), Atlético-MG (11.217) e Coritiba (11.188) também ultrapassaram a marca de 10 mil pagantes. O Remo não chegou a esta marca, mas foi uma grata surpresa. Responsável por uma torcida apaixonada, o time do Pará, sequer, se classificou para a disputa da Série D, mesmo assim sua média de 9.574 pagantes, superou outros clubes tradicionais como Ceará e Vitória.

Já o Anapolina, time da Série D, deixou para trás os rivais Goiás, Atlético e Vila Nova. O time de Anápolis teve a melhor média do Estadual Goiano. Enquanto isso, os Estados de Rondônia, Mato Grosso do Sul, Sergipe e Espírito Santo tiveram estádios vazios.

O Ariquemes, campeão de público no Estadual Rondoniense, amargou a lanterna entre os recordistas, com média de apenas 985 pagantes. O 7 de Setembro conseguiu média de só 1.261 pagantes no Mato Grosso do Sul, contra 1.626 do Confiança, em Sergipe. Por fim, o Aracruz, líder de público do Capixaba, apresentou média de 2.088 pagantes.

Mais no blog rbrito:
Ranking de público do Campeonato Paranaense 2011!

Ranking de público do Campeonato Sul-matogrossense 2011!

Ranking de público do Campeonato Rondoniense 2011!

Ranking de público do Campeonato Paraense 2011!

Ranking de público do Campeonato Sergipano 2011!

Ranking de público do Campeonato Capixaba 2011!

Ranking de público do Campeonato Catarinense 2011!

Ranking de público do Campeonato Pernambucano 2011!

Ranking de público do Campeonato Gaúcho 2011!

Ranking de público do Campeonato Baiano 2011!

Ranking de público do Campeonato Goiano 2011!

Ranking de público do Campeonato Mineiro 2011!

Ranking de público do Campeonato Candango 2011!

Ranking de público do Campeonato Alagoano 2011!

Ranking de público do Campeonato Cearense 2011!

Ranking de público do Campeonato Carioca 2011!

Ranking de público do Campeonato Paulista 2011!


Ajude a divulgar o trabalho do blog rbrito! Só nós fazemos o levantamento das médias de público dos Estaduais e do Brasileirão! Opine! Participe pelo blog rbrito ou através do www.twitter.com/rbrito1984

Confira o ranking com os recordistas de público dos Estaduais 2011:


1 - FLAMENGO-RJ (TOTAL: 136.142 + 43.312 = 179.454 / MÉDIA = 17.945)

2 - SANTA CRUZ-PE (TOTAL = 231.557 / MÉDIA = 17.812)

3 - CORINTHIANS-SP (TOTAL = 204.219 / MÉDIA = 17.018)

4 - GRÊMIO-RS (TOTAL: 77.274 + 52.218 = 129.492 / MÉDIA = 12.949)

5 - ATLÉTICO-MG (TOTAL = 78.516 / MÉDIA = 11.217)

6 - CORITIBA-PR (TOTAL = 123.069 / MÉDIA = 11.188)

7 - REMO-PA (TOTAL = 60.135 + 26.034 = 86.169 / MÉDIA = 9.574)

8 - CEARÁ-CE (TOTAL = 140.793 / MÉDIA = 9.386)

9 - FIGUEIRENSE-SC (TOTAL: 67.281 + 43.683 = 110.964 / MÉDIA = 9.247)

10 - VITÓRIA-BA (TOTAL = 96.276 / MÉDIA = 8.752)

11 - ANAPOLINA-GO (TOTAL = 59.703 / MÉDIA = 5.970)

12 - GAMA-DF (TOTAL = 45.710 / MÉDIA = 4.155)

13 - CSA-AL (TOTAL = 28.186 / MÉDIA = 3.132)

14 - ARACRUZ-ES (TOTAL = 14.614 / MÉDIA = 2.088)

15 - CONFIANÇA-SE (TOTAL = 16.268 / MÉDIA = 1.626)

16 - 7 DE SETEMBRO-MS (TOTAL: 8.828 / MÉDIA: 1.261)

17 - ARIQUEMES-RO (TOTAL: 6.894 / MÉDIA: 985)

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Volta em massa!

O ranking de público pagante das Séries A, B, C e D do Campeonato Brasileiro volta ao blog rbrito, nesta quarta-feira, atrelado aos acessos de Cuiabá-MT, Oeste-SP, Santa Cruz-PE, Ipatinga-MG, Joinville-SC e Portuguesa-SP (mesmo que virtualmente), além do rebaixamento do Duque de Caxias. O blog rbrito contou com a colaboração do torcedor-internauta Marcos Neves.

Mais no blog rbrito:
Arquibancadas que balançam!  Rivalidade entre as cinco regiões do Brasil!


As médias só não foram apresentadas na semana passada por causa da disputa judicial nas Séries C e D. Nesta atualização, o blog rbrito manteve os públicos do Rio Branco-AC, que voltou à Terceirona, e ainda acrescentou os pagantes do novo jogo entre Anapolina e Tocantinópolis na Série D. Alguns públicos não foram confirmados pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

O público total do Tricolor pernambucano foi de quase 60 mil torcedores. Quem viu as imagens do jogo ou compareceu ao Estádio do Arruda, em Recife, acredita que eram mais de 70 mil torcedores. Como o blog rbrito só leva em consideração os pagantes, a média ficou em 52.833, confirmado pela entidade de Ricardo Teixeira no final da tarde desta quarta-feira.

Fenômeno!

Na temporada passada, o Santa Cruz, eliminado ainda na primeira fase da Série D, ostentou a melhor média de público do Brasil com 30.243 pagantes. Com dois jogos a mais que no ano passado e o acesso garantido, o Tricolor pernambucano elevou sua média para 36.681 pagantes. O Santinha tem a melhor média entre os 100 clubes das Séries A, B, C e D (Veja o especial dos acessos na Série D!).

O Oeste, pela primeira vez na Série C, ocupa a modesta 66ª colocação no ranking com média 23 vezes inferior a do Santa Cruz. O time de Itápolis jogou cinco vezes em casa e apresenta média de 1.617. Mesmo assim, o Oeste supera a média do Cuiabá.

Campeão Estadual, o clube matogrossense não recebe o apoio que merece. O Estado do Mato Grosso parece virar as costas para o Cuiabá. O time do técnico Ary Marques amarga a 88ª colocação, com média modesta de 366 pagantes. Ao todo, o clube levou apenas 2.196 pagantes a seu estádio. Muito pouco para um clube que acabou de subir para a Série C.

Companheiro!
O Joinville não só conquistou seu acesso à Série B, após sete anos, como ainda levou o Ipatinga de carona (Veja o especial do acesso aqui!). Se o técnico Arturzinho tem sua parcela de contribuição nesta boa fase do JEC, a torcida é responsável pela outra metade. O clube faz boa campanha dentro e fora das quatro linhas.

O time catarinense tem a segunda melhor média da Série C - atrás apenas do Paysandu - e a 21ª no geral, com média de 9.416 pagantes. Na rivalidade do Estado de Santa Catarina, o Joinville só está atrás do Figueirense, mas ganha de Avaí e Chapecoense.

Situação diferente vive o Ipatinga. Na alegria ou na tristeza, o Tigre não conta com o apoio de seu torcedor. Mesmo com a espetacular fase que vive, tem o melhor aproveitamento da competição, o Ipatinga ostenta média de só 1.259 pagantes - 70ª melhor no ranking geral. Na última rodada, o clube "lotou" o estádio com 825 gatos pingados. Muito pouco para quem fez o bate e volta.

Normal!
Os públicos da rodada desta terça-feira da Série B ainda não foram contabilizados pelo blog rbrito. Durante o triunfo, de virada, por 3 a 2, sobre o Vitória, os torcedores da Portuguesa vibraram muito. Além de cantarem que estavam de volta à Série A, eles viraram as faixas ao normal. Quando o clube caiu, a torcida havia colocado as faixas de ponta cabeça.

Mesmo com esta paixão, a Portuguesa ainda patina nas arquibancadas. A Lusa tem apenas a 51ª melhor média das Séries A, B, C e D - 3.241 pagantes. Número modesto para a bela campanha que a Rubro-verde faz em campo. A média só não é tão fraca quanto a do Duque de Caxias.

Um clube que vence apenas duas vezes em 31 rodadas e ostenta média de 168 pagantes, na Série B, merece o rebaixamento. O Duque de Caxias tem a segunda pior média entre os 100 clubes do Nacional. O time fluminense está a frente do Cerâmica-RS, que disputou a Série D e apresenta média de 111.

Só pagantes!
Os clubes do Rio de Janeiro, Pernambuco e Alagoas colocam os não pagantes nos borderôs. Mas como o blog rbrito só leva em conta os pagantes, sempre fazemos uma triagem. Enquanto isso, o Ceará tem uma cota chamada de “cortesia”, pasmem, para os militares e autoridades. Estes ingressos, como NÃO foram pagos, ficaram de fora das estatísticas do blog rbrito. O mesmo acontece com o América-MG e sua distribuição de entradas para alguns setores.

Já nos borderôs da Ponte Preta há um item especificado como "VENDA PROIBIDA". São ingressos distribuídos pela diretoria a amigos, autoridades, clientes e "bicões". Estas entradas estão na soma de ingressos vendidos na CBF, mas não no ranking do blog rbrito.

Legenda!
Neste ranking, os clubes da Série A estão representados pela cor amarela, enquanto que a cor cinza sinaliza os clubes da Série B. A Série C está em laranja e a Série D em azul claro. Já os números em vermelho ainda não foram confirmados pela CBF. O duelo entre Santos e Botafogo será no dia 19 de outubro.

Com o estádio interditado, o Oeste jogou sua primeira partida como mandante na cidade de Catanduva. Mas a pedido da Polícia Militar, que não tinha contingente para dar segurança ao jogo, o duelo foi disputado com os portões fechados.
* Atualizado às 19h27

Ajude a divulgar o blog rbrito! Só a gente acompanha rodada após rodada os públicos das Séries A, B, C e D do Brasileirão! Opine! Participe pelo próprio blog rbrito ou através do twitter (@rbrito1984)

terça-feira, 18 de outubro de 2011

De carona na C!

Se conquistar acesso na Série D é emocionante, o sentimento triplica na Série C do Campeonato Brasileiro. Ao vencer o Brasiliense-DF (4 a 1), o Joinville-SC subiu para a Série B e ainda levou o Ipatinga de carona. Assim como fez com o trio da quarta divisão, o blog rbrito, nesta terça-feira, homenageia as instituições e, lógico, os torcedores catarinenses e mineiros.

Mais no blog rbrito:
Especial da Série D: Cuiabá, Oeste e Santa Cruz conquistam o acesso!


Campeão da Copa Santa Catarina, o JEC deixou a rival Chapecoense (atual campeã Estadual) para trás e pode até encontrar o Avaí na Série B, uma vez que o Leão está na zona de rebaixamento da Série A. Mas vamos voltar nossas atenções ao Joinville.

Comandado pelo experiente técnico Arturzinho – chamado de Rei Artur pelos torcedores -, o Joinville não disputava a Série B desde a temporada de 2004. Naquela oportunidade, o time catarinense teve a terceira pior campanha e foi rebaixado ao lado de América-RN, Remo-PA, América-MG, Mogi Mirim-SP e Londrina-PR.

Nesta Série C, o acesso veio justamente na primeira vitória do clube fora do Estado de Santa Catarina. Como não disputou a Copa do Brasil e a Terceirona é regionalizada, o jejum não foi tão amargo. Na primeira fase, o clube catarinense empatou com o Brasil-RS e Santo André-SP, por 1 a 1, e ficou no 2 a 2 com o Caxias-RS.

Com aproveitamento de 69,4%, o Joinville acumulou cinco triunfos e uma derrota como mandante. Fora de casa, o time do atacante Ronaldo Capixaba, autor de nove gols e líder na artilharia, venceu duas vezes e empatou quatro.

Bate e volta!

Dono da melhor campanha da primeira fase, o Ipatinga tem aproveitamento superior ao do Joinville, apesar de ocupar a segunda colocação do Grupo F (75%). Mas não há rivalidade entre mineiros e catarinenses, afinal foi o JEC que deu uma mãozinha ao Tigre.

Comandado por Ney da Matta, o Ipatinga voltará a Série B um ano depois do seu rebaixamento. Até aqui, o clube ainda não empatou. No sistema kamikaze, o Tigre foi para tudo ou nada em todos os jogos. Tanto é que já são nove vitórias e apenas três derrotas.

O panorama em casa e fora é bem parecido. Diante de sua torcida, o Ipatinga ostenta cinco triunfos e um tropeço. Enquanto isso, quando atuou como visitante, o time do atacante Frontini, dono de cinco tentos, venceu quatro vezes e perdeu duas.

Na justiça!

O Grupo E está bem enrolado. A justiça do Acre cassou a liminar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) e a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) foi obrigada a recolocar o Rio Branco na Série C. Assim, o Luverdense-MT segue eliminado. CRB-AL, Paysandu-PA e América-RN aguardam uma definição para seguirem na luta pelo acesso.

Deixe sua mensagem aos clubes que conquistaram o acesso! Eles merecem! Participe pelo blog rbrito ou através do www.twitter.com/rbrito1984

Confira as campanhas de Ipatinga e Joinville na Série C:

IPATINGA-MG = 75% (9 vitórias e 3 derrotas / 23 gols marcados e 14 sofridos)


Artilheiro: Frontini (5 gols)
Técnico: Ney da Matta

1ª FASE
Líder do Grupo C, com 18 pontos (6 vitórias e 2 derrotas / 15 gols marcados e 8 sofridos)

Madureira-RJ 0 x 1 IPATINGA
IPATINGA 4 x 1 Marília-SP
IPATINGA 0 x 2 Brasiliense-DF
Macaé-RJ 1 x 2 IPATINGA
Brasiliense-DF 2 x 0 IPATINGA
IPATINGA 4 x 2 Macaé-RJ
Marília-SP 0 x 2 IPATINGA
IPATINGA 2 x 0 Madureira-RJ

2ª FASE
Vice-líder do Grupo F, com nove pontos (3 vitórias e 1 derrota / 8 gols marcados e 6 sofridos)

Joinville-SC 1 x 0 IPATINGA
IPATINGA 2 x 1 Brasiliense-DF
Chapecoense-SC 2 x 3 IPATINGA
IPATINGA 3 x 2 Chapecoense-SC
24/10
Brasiliense-DF x IPATINGA
30/10
IPATINGA x Joinville-SC

JOINVILLE-SC = 69,4% (7 vitórias, 4 empates e 1 derrota / 27 gols marcados e 14 sofridos)

Artilheiro: Ronaldo Capixaba (9 gols)
Técnico: Arturzinho

1ª FASE

Vice-líder do Grupo D, com 15 pontos (4 vitórias, 3 empates e 1 derrota / 17 gols marcados e 11 sofridos)

Brasil-RS 1 x 1 JOINVILLE
JOINVILLE 2 x 1 Chapecoense-SC
JOINVILLE 2 x 0 Santro André-SP
Caxias-RS 2 x 2 JOINVILLE
Santo André-SP 1 x 1 JOINVILLE
JOINVILLE 2 x 4 Caxias-RS
Chapecoense-SC 0 x 2 JOINVILLE
JOINVILLE 5 x 2 Brasil-RS

2ª FASE

Líder do Grupo F, com dez pontos (3 vitórias e 1 empate / 10 gols marcados e 3 sofridos)

JOINVILLE 1 x 0 Ipatinga-MG
Chapecoense-SC 1 x 1 JOINVILLE
JOINVILLE 4 x 1 Brasiliense-DF
Brasiliense-DF 1 x 4 JOINVILLE
23/10
JOINVILLE x Chapecoense-SC
30/10
Ipatinga-MG x JOINVILLE

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Respiração suspensa!

Sem tempo para respirar, os clubes da Segundona do Campeonato Paulista voltarão a campo, nesta quarta-feira. O blog rbrito, com a colaboração do torcedor-internauta Marcos Neves, também não vai enrolar e, nesta segunda-feira, analisará as médias de público pagante após mais uma rodada. Faltam apenas dois jogos para o acesso.

Mais no blog rbrito:
Públicos da rodada passada foram de encher os olhos na Segundona!


Na rodada do final de semana, os clubes que jogaram em casa não tiveram o apoio maciço de seus torcedores, com exceção do Olímpia. E olha que o Olímpia foi humilhado pelo Barretos (5 a 1). Na lanterna do Grupo 16, com apenas 16 pontos, o Olímpia tem chances remotas de subir para a Série A3.

Pelo menos, nas arquibancadas, o clube contou com a presença de 869 pagantes. Assim, o Olímpia saltou uma posição e, agora, aparece no oitavo lugar, com média de 440 pagantes. Enquanto isso, a Portuguesa Santista fez barba, cabelo e bigode.

A Briosa foi responsável pelo segundo maior público da rodada (351). Com o triunfo, por 1 a 0, sobre o Capivariano, o time de Santos, dono da 11ª melhor média de público da competição (355), chegou aos cinco pontos, no terceiro lugar do Grupo 16.

Ladeira abaixo!
Chegando ao Grupo 17, Primeira Camisa e Independente tropeçaram em campo e nas arquibancadas. Os rivais perderam para Votuporanguense e Guaçuano, respectivamente, se complicaram na classificação e ainda amargaram públicos modestos.

O Primeira Camisa, derrotado pelo Votuporanguense, por 1 a 0, se manteve com quatro pontos, na última colocação. O time de São José dos Campos levou apenas 304 pagantes ao estádio, contra 123 do Independente. O time de Limeira caiu diante do Guaçuano, por 2 a 0, e soma quatro pontos, no terceiro lugar.

Para fechar, em 379 jogos com a presença de público, a Segundona Paulista apresenta média modesta de 348 pagantes e total de 131.950.

Regulamento:
A penúltima fase, com os oito clubes classificados, será dividida em dois grupos com quatro em cada um. Os times jogarão entre si em turno e returno. Os dois melhores de cada grupo conquistarão o acesso à Série A3 e os líderes de cada um dos grupos ainda vão fazer a final da Segundona de 2011.

Cadê?
O Brasilis disputou todos seus oito jogos em casa sem a presença do torcedor. São Vicente, Bandeirante, Atibaia e Guarujá realizaram três partidas com os portões fechados. Tanabi duas, enquanto, Palmeirinha, CAL Bariri e Jaboticabal jogaram sem torcida apenas uma vez.

Ajude a divulgar a média de público e o blog rbrito! Participe! Opine pelo próprio blog rbrito ou através do twitter (@rbrito1984)

Adeus, D (desesperadora, dramática...)!

Cuiabá-MT, Oeste-SP e Santa Cruz-PE foram os primeiros clubes a conquistarem o acesso na Série D do Campeonato Brasileiro. O blog rbrito parabeniza estas instituições e, principalmente, seus fanáticos torcedores. Não é nada fácil disputar o limbo do futebol nacional, ainda mais sem apoio da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e sem a visibilidade da imprensa.

Mesmo assim, estes bravos clubes estão na Série C 2012. O clube paulista conquistou o feito pela primeira vez em sua história. O último acesso sairá após término da disputa judicial. Anapolina-GO, Itumbiara-GO, Villa Nova-MG e Tupi-MG sonham em trilhar o mesmo caminho de Cuiabá, Oeste e Santa Cruz.

Para exaltar esta conquista, o blog rbrito preparou, nesta segunda-feira, uma singela homenagem aos clubes que subiram e, agora, lutam pelo título da Série D. O acesso mais tranquilo foi do Cuiabá. Aliás, o time matogrossense tem a melhor campanha entre os três clubes que subiram neste domingo.

Técnico de resultado!
Após terminar a primeira fase na liderança do Grupo 1, o time do técnico Ary Marques eliminou o Sampaio Corrêa-MA e o Independente-PA. O time paraense perdeu os dois jogos das quartas-de-final. Ao todo, o Cuiabá conquistou oito triunfos, um empate e três derrotas. Aproveitamento de 69,4%. O clube ainda detém o melhor ataque da Série D com 29 gols marcados e 15 sofridos.

Para quem tem acompanhado o trabalho de Ary Marques, o acesso não foi surpresa. Na atual temporada, o treinador faturou o título invicto da Copa Mato Grosso e, de quebra, colocou o Cuiabá na Copa do Brasil. Mais tarde, o Cuiabá ainda foi campeão Estadual e se garantiu na Série D.

Sem falar que o clube, em seis jogos como mandante, tem inacreditáveis cinco vitórias e apenas um empate. Fora de casa, porém, o desempenho cai um pouco. Como visitante, o Cuiabá ostenta três triunfos e três derrotas.

Passarinho-gol!

O técnico do Oeste, João Martins, também foi importante para o acesso rubro-negro, mas outra pessoa teve papel ainda mais decisivo. Marcinho Beija-Flor, atacante do time de Itápolis, é o artilheiro da Série D, com 11 gols, um a mais que Fernando, artilheiro do Cuiabá.

Para se ter uma ideia da importância do atacante, Marcinho Beija-Flor foi responsável por 64,7% dos tentos do Oeste na Série D. O time rubro-negro foi as redes em 17 oportunidades. No geral, o Oeste ostenta seis vitórias, dois empates e quatro derrotas. Aproveitamento de 55,5%, o pior entre os três clubes que subiram para a Série C.

Na primeira fase, o Oeste se classificou no primeiro lugar do Grupo 7. A partir das oitavas-de-final, um fato chamou a atenção. O Oeste só conseguiu subir após "matar" seu torcedor do coração e levar as duas decisões para os pênaltis. E as duas vitórias, contra Cianorte-PR e Mirassol-SP foram, por 4 a 3.

Aliás, o Mirassol foi um velho conhecido do Oeste e deu muito trabalho ao rival paulista. Na primeira fase, o Mirassol ganhou uma (1 a 0) e empatou outra (0 a 0). Nas oitavas-de-final, cada clube triunfou, em casa, por 3 a 1. Mas no final, o Oeste conseguiu subir.

Jogando no Picardão, em Itápolis, o Oeste acumula três vitórias e três derrotas. Enquanto isso, o time de João Martins, respeitado no interior de São Paulo,  ostenta três triunfos, dois empates e apenas uma derrota.

Tricolores!
Se já tivemos técnico e artilheiro herois, chegou a hora de falar da torcida que faz diferença. O grande trunfo do Santa Cruz, como sempre, foi sua apaixonada torcida. No jogo do acesso, no 0 a 0 mais comemorado dos últimos tempos, o Santa Cruz levou mais de 60 mil torcedores ao Estádio do Arruda, em Recife.

Dono da melhor média de público entre os 100 clubes das Séries A, B, C e D do Brasileirão, o Tricolor pernambucano foi vice-líder do Grupo 3 na primeira fase. No geral, o time do técnico Zé Teodoro conquistou cinco vitórias, seis empates e  apenas uma derrota - 2 a 1 para o Guarani-CE. Aproveitamento de 58,3%.

Assim como o Oeste, o Santa Cruz fez seu torcedor sofrer e muito. As classificações das oitavas e quartas-de-final vieram após dramáticos empates sem gols. Pelo menos, Coruripe-AL, Treze-PB e a Série D ficaram para trás. O Santa Cruz está de volta à Série C após três anos, como lembrou o blog rbrito na última semana (Veja o post aqui!).

Por fim, com a força de seu torcedor, o Santa Cruz ainda não perdeu em casa. No Arruda são quatro vitórias e dois empates. Já atuando como visitante, o Tricolor ostenta apenas um triunfo, quatro empates e uma derrota.

Deixe sua mensagem aos clubes que conquistaram o acesso! Eles merecem! Participe pelo blog rbrito ou através do www.twitter.com/rbrito1984

Confira as campanhas de Cuiabá, Oeste e Santa Cruz na Série D:

CUIABÁ-MT = 69,4% (8 vitórias, 1 empate e 3 derrotas / 29 gols marcados e 15 sofridos)


Artilheiro: Fernando (10 gols)
Técnico: Ary Marques

1ª FASE
Líder do Grupo 1, com 16 pontos (5 vitórias, 1 empate e 2 derrotas / 19 gols marcados e 11 sofridos)

Penarol-AM 1 x 2 CUIABÁ
CUIABÁ 3 x 1 Nacional-AM
Plácido de Castro-AC 1 x 0 CUIABÁ
CUIABÁ 3 x 1 Vila Aurora-MT
Vila Aurora-MT 3 x 1 CUIABÁ
CUIABÁ 3 x 3 Plácido de Castro-AC
Nacional-AM 1 x 3 CUIABÁ
CUIABÁ 4 x 0 Penarol-AM

OITAVAS-DE-FINAL
Sampaio Corrêa-MA 2 x 1 CUIABÁ
CUIABÁ 3 x 0 Sampaio Corrêa-MA

QUARTAS-DE-FINAL
CUIABÁ 2 x 0 Independente-PA
Independente-PA 2 x 4 CUIABÁ

OESTE-SP = 55,5% (6 vitórias, 2 empates e 4 derrotas / 17 gols marcados e 13 sofridos)

Artilheiro: Marcinho Beija-Flor (11 gols)
Técnico: João Martins

1ª FASE
Líder do Grupo 7, com 14 pontos (4 vitórias, 2 empates e 2 derrotas / 12 gols marcados e 8 sofridos)

CENE-MS 3 x 3 OESTE
OESTE 2 x 1 Cerâmica-RS
OESTE 0 x 1 Mirassol-SP
Operário-PR 0 x 2 OESTE
Mirassol-SP 0 x 0 OESTE
OESTE 0 x 1 Operário-PR
Cerâmica-RS 1 x 2 OESTE
OESTE 3 x 1 CENE-MS

OITAVAS-DE-FINAL
Cianorte-PR 0 x 1 OESTE
OESTE 0 x 1 Cianorte-PR (3 x 4 nos pênaltis)

QUARTAS-DE-FINAL
OESTE 3 x 1 Mirassol-SP
Mirassol-SP 3 x 1 OESTE (3 x 4 nos pênaltis)

SANTA CRUZ-PE = 58,3% (5 vitórias, 6 empates e 1 derrota / 14 gols marcados e 9 sofridos)

Artilheiro: Thiago Cunha (4 gols)
Técnico: Zé Teodoro

1ª FASE
Vice-líder do Grupo 3, com 15 pontos (4 vitórias, 3 empates e 1 derrota / 10 gols marcados e 6 sofridos)

Alecrim-RN 1 x 3 SANTA CRUZ
SANTA CRUZ 0 x 0 Guarani-CE
Porto-PE 2 x 2 SANTA CRUZ
SANTA CRUZ 1 x 0 Santa Cruz-RN
Santa Cruz-RN 0 x 0 SANTA CRUZ
SANTA CRUZ 1 x 0 Porto-PE
Guarani-CE 2 x 1 SANTA CRUZ
SANTA CRUZ 2 x 1 Alecrim-RN

OITAVAS-DE-FINAL
SANTA CRUZ 1 x 0 Coruripe-AL
Coruripe 0 x 0 SANTA CRUZ

QUARTAS-DE-FINAL
Treze-PB 3 x 3 SANTA CRUZ
SANTA CRUZ 0 x 0 Treze-PB

domingo, 16 de outubro de 2011

Mau Humor FC 86!

Alguns temas importantes tomaram conta do jornalismo esportivo nesta semana. Felizmente não foram as fofocas, cada vez mais presente nos sites, jornais, rádios e TVs. Sem perder tempo, o blog rbrito manda a campo a Edição 86 da seção Mau Humor FC.

Mais no blog rbrito:
Fofoca esportiva e o conflito de interesses no futebol brasileiro!


O jogador do Palmeiras, João Vitor, foi agredido por bandidos em frente a loja oficial do clube. A diretoria do Palmeiras nada falou a respeito e, sequer, ficou ao lado de seu atleta. Preferiu o silêncio e, consequentemente, se posicionou ao lado destes bandidos organizados.

Aliás, já faz um bom tempo que o Verdão se tornou um espaço para disputa entre dirigentes gananciosos da situação e oposição. No Palmeiras, empregado dá ordens em chefe, jogadores expõem a crise para todos e o clube amarga um longo jejum sem títulos. Os verdadeiros torcedores são os que mais sofrem com esta situação varzeana.

Ainda a respeito da agressão de João Vitor, o ex-atacante Ronaldo opinou através do twitter. A opinião dele é importante, mas neste caso é preciso parar e pensar. Ronaldo mostrou todo seu repudio a agressão, como deveria ser.

O problema é que este mesmo Ronaldo, ao ser apresentado pelo Corinthians, bajulou a maior torcida organizada do clube ao vestir boné e camisa destes “torcedores”. Neste caso, Ronaldo não é exemplo para ninguém. Tempos atrás, a organizada, tanto exaltada por Ronaldo, invadiu o treino para protestar contra os jogadores e chegou até a fazer ameaças.

Enquanto os dirigentes, jogadores e técnicos insistirem em dar ingressos e conceder reunião com estes “torcedores”, nada irá mudar. Assim como enquanto a polícia não prender estes bandidos, seremos todos reféns destes marginais.

Ela voltou?
A virada de mesa voltou ao Brasil? Espero que não! Mas nos últimos dias, as Séries C e D do Brasileirão foram disputadas nos tribunais ao invés dos gramados esburacados do país. É até louvável o STJD julgar e punir os clubes que tiverem culpa.

Mas a CBF não deveria ter dado continuidade as competições. Olha a bagunça que ficou as Séries C e D. O Rio Branco-AC foi eliminado e rebaixado na Série C. O Araguaína-TO se salvou da degola e o Luverdense-MT entrou na disputa pelo acesso. Logo, Paysandu, CRB e América-RN terão que jogar novamente uma partida que já haviam atuado contra o time do Acre.

Na Série D a situação é parecida. O STJD decidiu que houve cai-cai por parte do Tocantinópolis-TO. Assim o duelo contra o Anapolina-GO foi remarcado. Enquanto isso, o Itumbiara-GO, que já disputou a primeira partida das oitavas-de-final com o Villa Nova-MG, espera para saber se segue na briga pelo acesso ou não.

É uma bagunça danada! Espero que vocês tenham entendido esta confusão toda. É preciso ler e reler os textos para entendermos esta lambança dos dirigentes. Pior! Esta baderna foi produzida por aqueles dirigentes que estão organizando a Copa do Mundo 2014. 

Dinheiro sobrando!

Alguns clubes tiveram a pachorra de desembolsarem uma quantia considerável para alugar um avião e trazer seus jogadores do México ao Brasil tão logo acabou o amistoso da Seleção Brasileira. Mas deixamos o dinheiro em segundo plano e vamos focar em algo muito mais importante: a saúde dos atletas.

Está nos regulamentos que um jogador não pode atuar em um espaço inferior a 66 horas. Lógico, que, como todo regulamento da CBF, há uma cláusula dando poderes a entidade de Ricardo Teixeira. Mas falta bom senso aos dirigentes.

Estamos no final de temporada e os jogadores, como todos sabem, não são máquinas. Você já pensou se um Neymar se machuca e não pode jogar o Mundial de Clubes? O garoto ainda não teve descanso e Muricy Ramalho insiste em escalá-lo no Brasileirão.

Este é apenas um exemplo. É preciso ter respeito para com os atletas. Uma pena o sindicato dos jogadores não ter a mesma força que os sindicatos europeus. Os sindicatos brasileiros têm outras preocupações e não são nada patrióticas, se é que vocês me entendem.

Deixe o mau humor falar por você neste domingo! Critique! Proteste! Opine aqui no blog rbrito ou através do twitter (@rbrito1984)

sábado, 15 de outubro de 2011

Faaala 45!

Que semana agitada! O blog rbrito precisou separar muito bem as melhores (ou piores!) declarações da semana para a seção, deste sábado, do “Faaala”. Palavrões e mais palavrões. O futebol brasileiro não tem nada de inocente. Pior, são os técnicos que estão com a boca suja. Mas eles não deveriam dar exemplo?

Mais no blog rbrito:
Perólas de norte a sul, além de muito chororô branco e preto!


O blog rbrito também colocou uma declaração forte de uma apresentadora de TV. Ela deu uma bela de uma cutucada em Neymar, atacante do Santos e da Seleção Brasileira. Desculpas aqui e até na Rússia caíram na seção. Sem falar que há a polêmica agressão em João Vitor. Ronaldo Fenômeno tentou posar de exemplo, mas ele já não bajulou torcidas organizadas?

Você, torcedor-internauta, também pode participar desta seção. Mande as frases que te marcaram ao longo da semana. Participe pelo próprio blog rbrito ou através do www.twitter.com/rbrito1984

Aprecie sem moderação as principais declarações da semana:

BOCA SUJA!

"Não vou para a área técnica não, seu safado, filho da puta, vai para o caralho, seu ladrão", frase atribuída a Abel Braga, técnico do Fluminense, como relatou o árbitro Felipe Gomes da Silva na súmula do Fla-Flu.

RESPONSABILIDADE!
“Este jogo vai entrar para a minha história. Me sinto realizado e poder participar de um clássico tão importante no Brasil e até no mundo”, Marcelo Aparecido Ribeiro de Souza, árbitro escolhido para apitar o dérbi 187 entre Guarani e Ponte Preta.

DESCULPINHA, HEIN?
"Não tem como você atingir um objetivo sem passar por um obstáculo. Primeiro: existem quatro títulos na Série B. Todos os primeiros colocados irão atingir o mesmo objetivo, sendo a faixa a única diferença. Claro que não vamos deixar de buscar o título, mas o primeiro pensamento é o acesso", Gilson Kleina, técnico da Ponte Preta, que está próximo do acesso, mas já tem argumento caso o título não se concretize.

ATÉ NA RÚSSIA!
"Infelizmente, tenho que dizer que o número de entrevistas inventadas com o meu nome passou dos limites razoáveis. Estão colocando palavras na minha boca sobre novas contratações (...) a partir deste momento não darei mais entrevistas, pois ficarei totalmente concentrado no meu trabalho como treinador do Anzhi. O único lugar onde poderão ter a certeza de declarações minhas é no site oficial do clube", Roberto Carlos, lateral-esquerdo e técnico do Anzhi, imitando Felipão na Lei do Silêncio.

EXEMPLO?

“ENQUANTO NINGUEM FOR PRESO, JULGADO E CONDENADO, AGRESSOES A JOGADORES E TIMES DE FUTEBOL NAO IRAO ACABAR”, Ronaldo, ex-atacante, indignado com a atitude de bandidos que surraram o garoto João Vitor, do Palmeiras. Ele só esqueceu que em sua época de jogador, cansou de vestir bonés e camisas de torcidas organizadas.

ISSO MESMO...
"O rótulo de heroi eu deixo para os mais consagrados. Isso aqui é apenas o início daquilo que quero para a Copa do Mundo de 2014", Jefferson, goleiro do Botafogo e da Seleção Brasileira, com a cabeça no lugar, bem diferente de certos narradores.

LOBBY!
"Adoraria ocupar um cargo assim", David Beckham, meia do Los Angeles Galaxy, que quer deixar o ostracismo de lado e assumir um cargo de diretor no Manchester United-ING.

FUGINDO DA RAIA!

"A questão do Kleber é uma escolha da diretoria e da comissão técnica. Agora é caso de polícia, não depende mais do Palmeiras", Roberto Frizzo, vice-presidente do Palmeiras, aquele mesmo que segue ordens de seu empregado e, agora, se mostrou omisso.

INCRÍVEL!
"O Coritiba recebe através do Guinness a denominação de time com mais vitórias seguidas do mundo. Isso é um título inédito na história do futebol brasileiro e é um título que ficará marcado: é o time mais vitorioso do mundo. Esse é o time que faz a história e realiza", Vilson Ribeiro de Andrade, vice-presidente do Coritiba, satisfeito com o sucesso de 24 vitórias consecutivas, recorde nacional que virou mundial após uma ampla pesquisa.

MIMADO!

“Fotografe o meu p...!”, Felipão, técnico do Palmeiras, sendo ele mesmo.

OMISSOS!
"A diretoria está tentando abafar o caso. Já aconteceu com o Vagner Love, com o [Vanderlei] Luxemburgo e, se ninguém fizer nada, vai acontecer de novo", João Vitor, volante do Palmeiras, agredido por vândalos e ignorado por dirigentes.

ARREGOU?!
"Tomei a decisão de não relacioná-lo para a partida contra o Flamengo, para ele (Marcelo Nicácio) refletir sobre a atitude que tomou e que se prepare para futuras batalhas. Não é a primeira vez que ele pediu para não jogar fora, para não ser relacionado. Só que, na outra vez, eu o fiz mudar de ideia. Mas, desta vez, eu não esperava e fiquei muito surpreso com a atitude dele", Estevam Soares, técnico do Ceará, irritado com a atitude do atacante Marcelo Nicácio que pediu para não ser relacionado em jogos fora de casa.

CLIMA ESQUENTOU!
"Nosso time é muito juvenil. Tem muita meninada, para um Campeonato Brasileiro não agüenta. E tem um monte de gente experiente no banco que não entra também", Paulo Baier, meia do Atlético-PR, inconformado com o empate, por 2 a 2, com o Vasco, após abrir 2 a 0.

TOMOU?
“E o dia em que Neymar perdeu a chance de ficar calado”, Christiane Pelajo, apresentadora do Jornal da Globo, anunciando os gols do Brasileirão.

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

#vcpergunta 9!

O futebol brasileiro, mais uma vez, entrou nas páginas policiais. João Vitor, jogador do Palmeiras, foi agredido por bandidos em frente a loja do clube. A diretoria do Verdão pouco comentou o assunto, mas outros quiseram dar sua opinião. O blog rbrito não perdeu tempo e também fez seus questionamentos no #vcpergunta.

Mais no blog rbrito:
Figurinhas carimbadas estiveram em nossa seção na semana passada!


O ex-atacante Ronaldo Fenômeno virou empresário e palpiteiro de twitter. Ele foi um dos que opinaram a respeito do vandalismo alviverde. Mas o curioso é que, em 2008, ao ser apresentado no Corinthians, Ronaldo vestiu camisa, boné e abaixou a cabeça para a maior organizada do clube. Será que ele tem o direito de opinar a respeito?

Ainda não deixamos passar o chilique de Abel Braga. Um técnico deveria dar exemplo a seus jogadores, mas estes profissionais despreparados costumam perder a cabeça. Nosso filósofo preferido também está na seção desta sexta-feira.

Mostre que o jornalismo esportivo pode e deve ter outra cara. Envie aquelas perguntas que você gostaria de escutar nas coletivas. Participe pelo próprio blog rbrito ou através do www.twitter.com/rbrito1984

Confira as perguntas da nova seção do blog rbrito:


1 – Tite, você manteve o Chicão por um bom tempo no time titular mesmo fora de forma. Agora, escalou o Adriano antes da hora. Você tem sofrido pressão de algum dirigente? O time não deveria vir em primeiro lugar? #vcpergunta

2 – Abel Braga, ofensas e intimidação são os melhores caminhos para contestar uma arbitragem? Este é o exemplo correto para jogadores e torcedores? #vcpergunta

3 – Ronaldo, há diferença entre os bandidos que surraram o garoto João Vitor e aqueles jogadores que vestem bonés e camisas de organizadas em suas apresentações? #vcpergunta

4 – Roberto Frizzo, primeiro vocês adotaram a Lei do Silêncio. Depois se silenciaram em relação a agressão a João Vitor. E por fim, demitiram o Kléber. Agora, o Palmeiras começará a vencer? #vcpergunta

5 – Dirigentes de Flamengo e Botafogo, valeu a pena gastar dinheiro com um voo fretado para trazer Ronaldinho Gaúcho e Jefferson do México? #vcpergunta

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Matemática pura, mas exata?!

O torcedor-internauta Ricardo Almeida deu a sugestão e até os primeiros passos. O blog rbrito gostou da ideia e resolveu continuar a caminhada. O intuito do post, desta quinta-feira, será levantar os pontos que os clubes da parte de cima e de baixo fizeram no primeiro turno e projetar para a fase final do Campeonato Brasileiro.

Mais no blog rbrito:
A lista dos cinco clubes que ainda não foram rebaixados no Brasileirão!

COMPRE o livro-reportagem "Basílio: o anjo sob a sombra Do Gol"!

O blog rbrito levou em consideração apenas os clubes dentro da zona da Libertadores (Corinthians, Vasco, Botafogo, São Paulo e Flamengo) e aqueles clubes fora da zona da Copa Sul-americana (Ceará, Cruzeiro, Atlético-MG, Atlético-PR, Avaí e América-MG).

Como a matemática é exata, mas não é 100% correta no futebol, o Cruzeiro ainda precisa se preocupar. Se os resultados do primeiro turno tornarem a se repetir, a Raposa escapará da degola. Hoje, o time mineiro está fora da zona de rebaixamento, no 16º lugar, com 31 pontos. O Cruzeiro somaria mais 12 pontos e terminaria com 43 pontos e 12 vitórias no 15º lugar.

Aliás, a última vaga no descenso seria resolvida pelo número de vitórias. O Ceará também ficaria com 43 pontos, mas apenas 11 vitórias. Mesmo assim, o Vovô seguiria na elite e assistiria de camarote a queda do Atlético-PR, 12 anos após subir para a Série A.

O Furacão até que foi bem nas últimas rodadas do turno ao somar 16 pontos e quatro vitórias. O clube rubro-negro, porém, ficaria com 43 pontos e dez vitórias, caindo para a Série B, assim como Avaí, Atlético-MG e América-MG. A dupla mineira amargaria as últimas duas colocações.

De novo!

Deixamos a parte de cima por último para ficar mais emocionante. Por apenas um ponto, teríamos mais um clube carioca campeão brasileiro pelo terceiro ano consecutivo. Desta vez, o Vasco da Gama, atual campeão da Copa do Brasil, iria superar os rivais Botafogo e Flamengo para ficar com a taça.

Nas últimas rodadas do primeiro turno, o Vasco, que joga, esta noite, contra o Atlético-PR, somaria mais 21 pontos e seis vitórias, ficando com 71 pontos. Hoje líder, o Corinthians despencaria para o quarto lugar, uma vez que somou apenas 11 pontos no turno.

O Botafogo, que ainda tem um jogo atrasado contra o Santos, chegaria aos 70 pontos após somar 21 pontos e sete vitórias nas últimas rodadas do primeiro turno. Já o Flamengo terminaria com 64 pontos, dois a mais que o São Paulo, quinto colocado.

Você, torcedor-internauta, acredita nesta matemática exata do Brasileirão? Qual clube será campeão Brasileiro? Opine! Participe pelo blog rbrito ou através do www.twitter.com/rbrito1984

Confira a pontuação e a projeção dos últimos colocados:

CEARÁ

Posição atual: 15º colocado (32 pontos)
Pontos no 1º turno: 11 pontos e 3 vitórias
Projeção: 16º colocado (43 pontos e 11 vitórias)

CRUZEIRO
Posição atual: 16º colocado (31 pontos)
Pontos no 1º turno: 12 pontos e 4 vitórias
Projeção: 15º colocado (43 pontos e 12 vitórias)

ATLÉTICO-MG

Posição atual: 17º colocado (27 pontos)
Pontos no 1º turno: 4 pontos e 1 vitória
Projeção: 19º colocado (31 pontos e 8 vitórias)

ATLÉTICO-PR

Posição atual: 18º colocado (27 pontos)
Pontos no 1º turno: 16 pontos e 4 vitórias
Projeção: 17º colocado (43 pontos e 10 vitórias)

AVAÍ
Posição atual: 19º colocado (26 pontos)
Pontos no 1º turno: 10 pontos e 3 vitórias
Projeção: 18º colocado (36 pontos)

AMÉRICA-MG

Posição atual: 20º colocado (24 pontos)
Pontos no 1º turno: 7 e 1 vitória
Projeção: 20º colocado (31 pontos e 5 vitórias)

Confira a pontuação e a projeção dos primeiros colocados:

CORINTHIANS

Posição atual: 1º colocado (51 pontos)
Pontos no 1º turno: 11 pontos e 3 vitórias
Projeção: 4º colocado (62 pontos e 18 vitórias)

VASCO

Posição atual: 2º colocado (50 pontos)
Pontos no 1º turno: 21 pontos e 6 vitórias
Projeção: 1º colocado (71 pontos)

BOTAFOGO

Posição atual: 3º colocado (49 pontos)
Pontos no 1º turno: 21 pontos e 7 vitórias
Projeção: 2º colocado (70 pontos)

SÃO PAULO

Posição atual: 4º colocado (48 pontos)
Pontos no 1º turno: 14 pontos e 3 vitórias
Projeção: 5º colocado (62 pontos e 16 vitórias)

FLAMENGO

Posição atual: 5º colocado (48 pontos)
Pontos no 1º turno: 16 pontos e 4 vitórias
Projeção: 3º colocado (64 pontos)

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Dérbi verde e branco!

No dia 19 de julho, sob o título “dérbi preto e branco”, o blog rbrito mostrou o panorama de público de Guarani e Ponte Preta antes do dérbi 186. Como neste sábado, os rivais de Campinas voltam a se enfrentar pela Série B do Campeonato Brasileiro no clássico de número 187, o blog rbrito atualizará as médias de público de Bugre e Macaca ao longo da temporada 2011. Como sempre, o blog rbrito contou com a colaboração do torcedor-internauta Marcos Neves.

Mais no blog rbrito:
Saiba como estava o panorama antes do primeiro dérbi na Série B!


Até agora, em 186 jogos, o Guarani conquistou 64 vitórias, enquanto a Ponte Preta, que triunfou no primeiro turno (2 a 0) sob os olhares de 16.663 pagantes, soma 59 vitórias. Ainda aconteceram 61 empates e um resultado desconhecido. Mas chega de conversa e vamos as médias de público de Guarani e Ponte Preta na Série B.

O Guarani, mandante na partida do próximo sábado, realizou 14 partidas em casa, com público total de 29.652 pagantes e média modesta de 2.118. A Ponte Preta, com uma partida a mais (15), tem média de 4.490 pagantes e total de 67.343. Os números no ranking em vermelho são jogos na cidade de Araraquara, interior de São Paulo. Os rivais foram punidos com a perda de mandos de jogos após a confusão no dérbi do turno.

Se o maior público da Macaca aconteceu no dérbi passado, o Guarani teve a maior presença de torcedores no "clássico" contra o Bragantino, quando 4.599 pagantes estiveram no Estádio Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas. Por outro lado, o time alviverde amargou quatro públicos abaixo de mil pagantes.

O pior foi no duelo contra o Criciúma, quando apenas 322 pagantes estiveram em Araraquara. Já a Ponte Preta teve três públicos com centenas de torcedores. O mais baixo deles foi de 511 pagantes diante do Salgueiro-PE.

No geral, Guarani e Ponte Preta realizaram 28 partidas em casa e, novamente, a vantagem é alvinegra. A Macaca, com total de 119.784, ostenta média de 4.278 pagantes. O Bugre, por sua vez, apresenta média de 2.959 pagantes e total de 82.858.

Início do ano!

Na Copa do Brasil, a vantagem segue preta e branca. A Ponte Preta realizou apenas um jogo em casa e ficou com média de 3.085. O Bugre, por sua vez, com duas partidas no Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas, terminou com média de 2.025, porém, com público maior: 5.050 pagantes.

Apenas no Estadual os números foram bem equilibrados. Neste ano, o Guarani disputou a Série A2 do Campeonato Paulista e conseguiu o acesso. Os rivais realizaram 12 jogos em casa no Estadual. Com público total de 48.156 pagantes, o Guarani teve média de 4.013. Um pouco melhor, a Ponte, na Série A1, ostentou média de 4.113 pagantes e público total de 49.356.

Campanhas!

A Ponte Preta também leva vantagem na tabela de classificação. A Macaca briga pelo acesso e sonha até com o título. Atualmente, a Ponte ocupa a segunda colocação, com 50 pontos, 11 a menos que a Portuguesa. A Lusa, porém, tem um jogo a mais (30 a 29). O time de Gilson Kleina venceu 14 vezes, empatou oito e perdeu apenas sete. Aproveitamento de 57,5%, a 12ª melhor campanha do Brasil (Veja o ranking aqui!). A Ponte Preta ainda anotou 46 gols e sofreu 33.

Enquanto isso, o Guarani luta contra o rebaixamento. Após figurar na zona do medo, o Bugre ganhou sobrevida e pulou para o 13º lugar, com 37 pontos, um a mais que o pessoal do descenso. Em 29 jogos, o time do técnico Giba triunfou dez vezes, empatou sete e perdeu 12. Aproveitamento de 42,5%. O Guarani marcou 38 tentos e sofreu outros 38.

Além do dérbi, a Ponte Preta enfrentará: Bragantino (fora), Paraná (casa), Portuguesa (fora), Americana (casa), Criciúma (fora), Boa Esporte (casa), ABC (casa) e Náutico (fora). Já o Bugre luta pela permanência na Segundona contra: ASA (casa), Duque de Caxias (fora), Grêmio Barueri (casa), São Caetano (fora), Icasa (casa), Paraná (fora), Salgueiro (fora) e Goiás (casa).

Qual clube sairá vencedor do dérbi campineiro? Opine! Participe pelo blog rbrito ou através do www.twitter.com/rbrito1984

Crescimento!

O post desta quarta-feira servirá para o blog rbrito agradecer o apoio que tem recebido de todos vocês, torcedores-internautas, que acreditam em nosso trabalho. O blog rbrito é independente, não conta com um grande site por trás e só conquistou seu espaço no jornalismo esportivo por causa dos acessos, opinião, críticas, sugestões e divulgação de vocês. O blog rbrito será eternamente grato ao apoio que tem recebido nestes quase dois anos em atividade.

Mais no blog rbrito:
COMPRE o livro-reportagem "Basílio: o anjo sob a sombra Do Gol"!


Só no endereço antigo, o blog rbrito recebeu 140.597 acessos. De lá para cá, no http://rbrito1984.blogspot.com temos um total de 26.756. Ou seja, logo teremos que mudar o logo do blog rbrito de “mais de 160 mil acessos” para “mais de 170 mil acessos”. Juntando endereço velho e novo, o blog rbrito já foi visualizado 167.353 vezes.



E este número tem aumentado a cada mês. Em agosto, primeiro mês no blog novo, recebemos 10.624 acessos. O número pulou para 11.496 em setembro. Agora, em outubro, já temos 4.636 e, se mantivermos este ritmo, vamos terminar o mês com quase 13 mil acessos.

Com toda certeza os posts mais acessados são dos rankings de público das Séries A, B, C e D do Campeonato Brasileiro. Só o blog rbrito acompanha desde o início os públicos dos 100 clubes em atividade no Nacional. Até mesmo por isso temos em nosso slogan "Tudo aquilo que a grande mídia não dá bola".

O post mais acessado foi “Tendência é aumentar!”, justamente aquele que nos tornou capa do Globoesporte.com e até do Desporto, de Portugal. Ainda servimos de base para matérias no Marca, jornal esportivo da Espanha, Clic RBS, do Rio Grande do Sul, Futebol Interior, JCUOL, de Pernambuco, das redes sociais (Orkut, Facebook e Twitter) e de tantos outros blogs e sites de clubes.

Só podemos agradecer por todo este carinho e respeito que vocês, torcedores-internautas, têm pelo blog rbrito. Sem falar que os acessos foram do Brasil, EUA, Alemanha, Canadá, Portugal, Rússia, Reino Unido, Espanha, Japão, França... e estamos falando apenas daqueles que têm maior destaques.



Enfim... faço questão, mais uma vez, de agradecer cada um de vocês. Estou buscando meu espaço no jornalismo e a confiança de vocês me dá enorme confiança. Como falei no início do post e já tinha falado via twitter (@rbrito1984) #eternamentegrato!

O-B-R-I-G-A-D-O!

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Série D na Série C!

No próximo domingo, três clubes vão conquistar o acesso na Série D do Campeonato Brasileiro. O quarto e último sortudo será decidido após o término da disputa na justiça. Enquanto isso não acontece, o blog rbrito resolveu levantar, nesta terça-feira, a última vez em que os clubes das quartas-de-final estiveram na Série C – destino que todos almejam.

Mais no blog rbrito:
Apenas cinco clubes nunca foram rebaixados na Série A do Brasileirão!


Como era de se esperar, a última vez na Série C não foi nada boa para Mirassol, Santa Cruz, Treze e Cuiabá. Os três primeiros estiveram na Terceirona em 2008, último ano em que a competição foi disputada por diversos clubes. Na temporada seguinte, a Série C ganhou o formato atual com 20 clubes e foi criada a Série D.

Naquela oportunidade, o clube paulista amargou a 54ª colocação. O Mirassol, hoje na 22ª colocação no ranking de aproveitamento (Veja o post completo aqui!), foi eliminado na primeira fase com a pior campanha do Grupo 13. Lanterna, o Leão somou apenas quatro pontos, com uma vitória, um empate e quatro derrotas.

O Treze foi outro que se despediu rapidamente. O time paraibano ficou com a modesta 60ª colocação. Lanterna do Grupo 6, com míseros dois pontos, o Treze deixou a competição sem vencer – dois empates e quatro derrotas. A campanha do Santa Cruz foi um pouco melhor que a dupla acima.

O Tricolor pernambucano conseguiu passar de fase. O Santa Cruz terminou a primeira fase na vice-liderança do Grupo 5, como oito pontos – duas vitórias, dois empates e duas derrotas. Mas logo depois, o time pernambucano foi eliminado com a pior campanha do Grupo 19 – quatro empates e duas derrotas. O Santa Cruz acabou no 29º lugar no geral.

Longe e nunca!
A última vez do Cuiabá na Série C já faz mais tempo. O time matogrossense esteve na Terceirona no longínquo ano de 2004. Mas a lembrança também não é boa. O Cuiabá terminou no 29º lugar após ser eliminado na segunda fase. Antes, na fase inicial, o clube foi vice-líder do Grupo 3, com nove pontos – três triunfos e um tropeço. Na segunda fase, no mata-mata contra o Gama, o Cuiabá perdeu os dois jogos – 4 a 2 em casa e 2 a 1 fora.

Neste levantamento do blog rbrito, descobrimos que Oeste-SP e Independente-PA nunca disputaram a Série C. O Independente, pelo menos, pode se espelhar na campanha do rival São Raimundo-PA. Em 2009, na primeira temporada da Série D, o time paraense subiu e ainda se sagrou campeão.

O que fazer?
Como o regulamento, neste mata-mata, é parecido com o da Copa do Brasil, o Oeste, que venceu o Mirassol, por 3 a 1, se classificará com empate e até derrota. O Rubro-negro só não pode perder por 2 a 0 ou diferença de três ou mais gols. Vitória do Mirassol, por 3 a 1, levará a disputa para os pênaltis.

Enquanto isso, o Cuiabá, que meteu 2 a 0 no Independente, também jogará por igualdade. Como não levou gol em casa, o time matogrossense só não se classificará se for derrotado por três ou mais gols de diferença. Vitória paraense, por 2 a 0, a decisão será nas penalidades máximas.

Por fim, o Santa Cruz, apoiado por seu torcedor, se classificará com vitória ou empate por 0 a 0, 1 a 1 e 2 a 2. Já a situação do Treze é parecida após o empate, por 3 a 3. O time paraibano conquistará o acesso com triunfo ou empate acima de 3 a 3. Nova igualdade em três gols e a decisão será na marca da cal.

Quais clubes vão subir para a Série C? Opine! Participe pelo blog rbrito ou através do www.twitter.com/rbrito1984

Confira os jogos de volta das quartas-de-final da Série D:

Domingo
16h

Mirassol-SP x Oeste-SP (1 x 3)

17h
Santa Cruz-PE x Treze-PB (3 x 3)

18h
Independente-PA x Cuiabá-MT (0 x 2)

Primeiro escalão!

Por pura coincidência, um dia após o blog rbrito "bater" nos clubes mineiros, principalmente no Cruzeiro (Veja o post aqui!), também iremos elogiar um time do Estado de Minas Gerais. Afinal, o Ipatinga, que briga pelo acesso na Série C do Campeonato Brasileiro, pode ser considerado de primeiro escalão. O Tigre tem o melhor aproveitamento entre os clubes das Séries A, B, C e D do Brasileirão.

Mais no blog rbrito:
Além das fronteiras... Time gaúcho estava na ponta no último ranking!


Se na última atualização deste ranking, o blog rbrito mostrou a força do Juventude-RS, já eliminado na Série D, nesta terça-feira será o Ipatinga quem dará as cartas. Melhor clube da primeira fase na Série C, o Ipatinga ostenta aproveitamento incrível de 72,7%. O time do técnico Ney da Matta está na segunda colocação do Grupo F, com seis pontos. Apenas os dois primeiros colocados de cada grupo conquistam o acesso à Série B.

Falando na Segundona Nacional, a líder Portuguesa – a uma vitória de retornar a principal divisão do país – ocupa a segunda colocação, com aproveitamento de 69%. Ipatinga e Portuguesa ganharam uma posição cada em relação ao ranking passado.

O surpreendente Cuiabá-MT, campeão Estadual e que está a um passo do acesso na Série D, completa o Top 3. O clube matogrossense, que venceu o Independente-PA, por 2 a 0, na primeira partida das quartas-de-final, apresenta aproveitamento de 66,6%, assim como o Treze-PB, time da Série D, e o Joinville-SC, time da Série C.

De volta a primeira colocação da Série A, o Corinthians ocupa o sexto lugar, com aproveitamento de 60,7%. O Timão ganhou 12 posições, sem falar que no ranking passado, o Vasco, então melhor time da elite, ocupava a modesta 11ª colocação. América-RN, Paysandu-PA, Oeste-SP e Santa Cruz-PE fecham os dez primeiros lugares.

Para saber...
O ranking de aproveitamento do blog rbrito conta com 54 clubes, sendo que 25 superam a marca de 50%. O Sport, que luta pelo acesso na Série B, ocupa a 25ª posição, com aproveitamento de 50,6%. Para se ter uma ideia, o Santos, campeão da Libertadores, está abaixo desta lista, na modesta 32ª colocação, com aproveitamento de 46,9%.

Outro detalhe que chama a atenção é que São Caetano e Vila Nova, clubes que estão na zona de rebaixamento da Série B, têm aproveitamento superior aos quatro times na zona da degola da Série A. O Azulão tem aproveitamento de 41,4%, contra 33,3% do Vila Nova.

Enquanto isso, o Atlético-MG, primeiro na zona do medo, aparece com 32,1%, mesmo aproveitamento do Atlético-PR. O Avaí ostenta apenas 29,8% e o América-MG tem 25%. A lanterna geral não é surpresa para ninguém. O saco de pancadas da Série B, Duque de Caxias tem aproveitamento pífio de 13,8%.

Dos 20 primeiros colocados, apenas seis clubes representam a Série A. Outros cinco são da Série B, enquanto a Série C também conta com cinco. Por fim, a Série D é representada por quatro clubes.

Tupi-MG, classificado as quartas-de-final da Série D, Villa Nova-MG, que espera seu adversário nas oitavas-de-final, Itumbiara-GO e Anapolina-GO, que brigam na justiça por uma vaga nas oitavas da Série D, não estão no ranking do blog rbrito. Vamos esperar o fim desta disputa nada esportiva para voltarmos a relacionar estes clubes.

Está satisfeito com o desempenho do seu clube? Opine! Participe pelo blog rbrito ou através do www.twitter.com/rbrito1984

Confira o ranking de aproveitamento das Séries A, B, C e D do Brasileirão:


1 - Ipatinga-MG - 72,7%
2 - Portuguesa-SP - 69%
3 - Cuiabá-MT - 66,6%
4 - Treze-PB - 66,6%
5 - Joinville-SC - 66,6%
6 - Corinthians-SP - 60,7%
7 - América-RN - 60,6%
8 - Paysandu-PA - 60,6%
9 - Oeste-SP - 60,6%
10 - Santa Cruz-PE - 60,6%
11 - Vasco-RJ - 59,5%
12 - Ponte Preta-SP - 57,5%
13 - Botafogo-RJ - 56,8%
14 - Americana-SP - 56,3%
15 - Náutico-PE - 56,3%
16 - São Paulo-SP - 56%
17 - Flamengo-RJ - 56%
18 - Chapecoense-SC - 54,5%
19 - Boa Esporte-MG - 52,9%
20 - Fluminense-RJ - 52,8%
21 - Independente-PA - 51,5%
22 - Mirassol-SP - 51,5%
23 - Rio Branco-AC - 51,5%
24 - Internacional-RS - 51,2%
25 - Sport-PE - 50,6%
26 - Bragantino-SP - 49,4%
27 - CRB-AL - 48,4%
28 - Coritiba-PR - 47,6%
29 - Palmeiras-SP - 47,6%
30 - Vitória-BA - 47,1%
31 - Criciúma-SC - 47,1%
32 - Santos - 46,9%
33 - Grêmio-RS - 46,4%
34 - Paraná-PR - 46%
35 - Grêmio Barueri-SP - 46%
36 - Atlético-GO - 45,2%
37 - Figueirense-SC - 45,2%
38 - ABC-RN - 44,8%
39 - Guarani-SP - 42,5%
40 - ASA-AL - 42,5%
41 - Brasiliense-DF - 42,4%
42 - Goiás-GO - 41,4%
43 - Icasa-CE - 41,4%
44 - São Caetano - 41,4%
45 - Bahia-BA - 40,5%
46 - Ceará-CE - 38,1%
47 - Cruzeiro-MG - 35,7%
48 - Vila Nova-GO - 33,3%
49 - Atlético-MG - 32,1%
50 - Atlético-PR - 32,1%
51 - Avaí-SC - 29,8%
52 - Salgueiro-PE - 28,7%
53 - América-MG - 25%
54 - Duque de Caxias-RJ - 13,8%