Se conquistar acesso na Série D é emocionante, o sentimento triplica na Série C do Campeonato Brasileiro. Ao vencer o Brasiliense-DF (4 a 1), o Joinville-SC subiu para a Série B e ainda levou o Ipatinga de carona. Assim como fez com o trio da quarta divisão, o blog rbrito, nesta terça-feira, homenageia as instituições e, lógico, os torcedores catarinenses e mineiros.
Mais no blog rbrito:
Especial da Série D: Cuiabá, Oeste e Santa Cruz conquistam o acesso!
Campeão da Copa Santa Catarina, o JEC deixou a rival Chapecoense (atual campeã Estadual) para trás e pode até encontrar o Avaí na Série B, uma vez que o Leão está na zona de rebaixamento da Série A. Mas vamos voltar nossas atenções ao Joinville.
Comandado pelo experiente técnico Arturzinho – chamado de Rei Artur pelos torcedores -, o Joinville não disputava a Série B desde a temporada de 2004. Naquela oportunidade, o time catarinense teve a terceira pior campanha e foi rebaixado ao lado de América-RN, Remo-PA, América-MG, Mogi Mirim-SP e Londrina-PR.
Nesta Série C, o acesso veio justamente na primeira vitória do clube fora do Estado de Santa Catarina. Como não disputou a Copa do Brasil e a Terceirona é regionalizada, o jejum não foi tão amargo. Na primeira fase, o clube catarinense empatou com o Brasil-RS e Santo André-SP, por 1 a 1, e ficou no 2 a 2 com o Caxias-RS.
Com aproveitamento de 69,4%, o Joinville acumulou cinco triunfos e uma derrota como mandante. Fora de casa, o time do atacante Ronaldo Capixaba, autor de nove gols e líder na artilharia, venceu duas vezes e empatou quatro.
Bate e volta!
Dono da melhor campanha da primeira fase, o Ipatinga tem aproveitamento superior ao do Joinville, apesar de ocupar a segunda colocação do Grupo F (75%). Mas não há rivalidade entre mineiros e catarinenses, afinal foi o JEC que deu uma mãozinha ao Tigre.
Comandado por Ney da Matta, o Ipatinga voltará a Série B um ano depois do seu rebaixamento. Até aqui, o clube ainda não empatou. No sistema kamikaze, o Tigre foi para tudo ou nada em todos os jogos. Tanto é que já são nove vitórias e apenas três derrotas.
O panorama em casa e fora é bem parecido. Diante de sua torcida, o Ipatinga ostenta cinco triunfos e um tropeço. Enquanto isso, quando atuou como visitante, o time do atacante Frontini, dono de cinco tentos, venceu quatro vezes e perdeu duas.
Na justiça!
O Grupo E está bem enrolado. A justiça do Acre cassou a liminar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) e a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) foi obrigada a recolocar o Rio Branco na Série C. Assim, o Luverdense-MT segue eliminado. CRB-AL, Paysandu-PA e América-RN aguardam uma definição para seguirem na luta pelo acesso.
Deixe sua mensagem aos clubes que conquistaram o acesso! Eles merecem! Participe pelo blog rbrito ou através do www.twitter.com/rbrito1984
Confira as campanhas de Ipatinga e Joinville na Série C:
IPATINGA-MG = 75% (9 vitórias e 3 derrotas / 23 gols marcados e 14 sofridos)
Artilheiro: Frontini (5 gols)
Técnico: Ney da Matta
1ª FASE
Líder do Grupo C, com 18 pontos (6 vitórias e 2 derrotas / 15 gols marcados e 8 sofridos)
Madureira-RJ 0 x 1 IPATINGA
IPATINGA 4 x 1 Marília-SP
IPATINGA 0 x 2 Brasiliense-DF
Macaé-RJ 1 x 2 IPATINGA
Brasiliense-DF 2 x 0 IPATINGA
IPATINGA 4 x 2 Macaé-RJ
Marília-SP 0 x 2 IPATINGA
IPATINGA 2 x 0 Madureira-RJ
2ª FASE
Vice-líder do Grupo F, com nove pontos (3 vitórias e 1 derrota / 8 gols marcados e 6 sofridos)
Joinville-SC 1 x 0 IPATINGA
IPATINGA 2 x 1 Brasiliense-DF
Chapecoense-SC 2 x 3 IPATINGA
IPATINGA 3 x 2 Chapecoense-SC
24/10
Brasiliense-DF x IPATINGA
30/10
IPATINGA x Joinville-SC
JOINVILLE-SC = 69,4% (7 vitórias, 4 empates e 1 derrota / 27 gols marcados e 14 sofridos)
Artilheiro: Ronaldo Capixaba (9 gols)
Técnico: Arturzinho
1ª FASE
Vice-líder do Grupo D, com 15 pontos (4 vitórias, 3 empates e 1 derrota / 17 gols marcados e 11 sofridos)
Brasil-RS 1 x 1 JOINVILLE
JOINVILLE 2 x 1 Chapecoense-SC
JOINVILLE 2 x 0 Santro André-SP
Caxias-RS 2 x 2 JOINVILLE
Santo André-SP 1 x 1 JOINVILLE
JOINVILLE 2 x 4 Caxias-RS
Chapecoense-SC 0 x 2 JOINVILLE
JOINVILLE 5 x 2 Brasil-RS
2ª FASE
Líder do Grupo F, com dez pontos (3 vitórias e 1 empate / 10 gols marcados e 3 sofridos)
JOINVILLE 1 x 0 Ipatinga-MG
Chapecoense-SC 1 x 1 JOINVILLE
JOINVILLE 4 x 1 Brasiliense-DF
Brasiliense-DF 1 x 4 JOINVILLE
23/10
JOINVILLE x Chapecoense-SC
30/10
Ipatinga-MG x JOINVILLE
O Joinville volta à série B do Campeonato Brasileiro depois de sete anos longe. E muito longe. Chegou a ficar duas temporardas sem disputar qualquer competição nacional. No ano passado, com tudo para subir da série D para a C, perdeu a vaga ao empatar em casa com o bravo América-AM. Recuperou-a no STJD, por conta do lamentável (para os nortistas, claro) amadorismo do clube manauara, que escalou um jogador sem condições de jogo.
ResponderExcluirEste ano, tudo mudou. Com um elenco não muito superior ao de 2010, o JEC trouxe o técnico Arturzinho, que mudou a cara do time. Já chamado de "Rei Artur" pela torcida, o baixinho mostrou que é do ramo. Transformou um grupo, que se não era perdedor, era conformado com maus resultados, em um time vencedor.
Com uma campanha irrepreensível, o Joinville perdeu apenas um jogo - 4 a 2 para o Caxias-RS em casa, na primeira fase da competição. Até essa derrota aconteceu na hora certa. Com o resultado adverso, o time botou os pés no chão e foi buscar o resultado em Chapecó, ganhando o clássico estadual.
Na segunda fase, ainda não conheceu derrota e atingiu o principal objetivo com 2 rodadas de antecedência.
Parabéns ao Arturzinho, parabéns à diretoria que teve a coragem de mudar na hora certa, parabéns aos jogadores que formam um grupo realmente unido e vencedor.
Parabéns também à torcida que tem feito a melhor média de público do campeonato. A essa torcida maravilhosa que suportou de tudo nos piores momentos ao lado do time e agora tem a sua recompensa.
Tenho certeza de que o clube, a comissão técnica e os jogadores - principalmente estes - não vão esmorecer e vão buscar o título da série C. Se acontecer, será o primeiro título nacional da história do clube. E um presente merecido para a grande nação tricolor.
Parabéns também ao Ipatinga que volta à segundona depois de um "estágio" na tercira.
É JEC! CONTIGO SEMPRE!
ResponderExcluirParabéns ao JEC, Mário! Além do Arturzinho, a torcida também foi espetacular. O Joinville tem a segunda melhor média de público da Série C.
ResponderExcluirVeja aqui: http://rbrito1984.blogspot.com/2011/10/volta-em-massa.html
Sem falar que se o time perdeu na hora certa, venceu fora de casa no momento ideal. A vitória do Joinville contra o Brasiliense foi a primeira fora do Estado de Santa Catarina em 2011 - justamente o triunfo do acesso.
É bom ver mais um clube tradicional na Série B. E de quebra ainda podemos ter um clássico, já que o Avaí está mal das pernas.
Abs
O Joinville e sua torcida estão de parabéns! Campanha impecável! Além do acesso, o time também pode brigar pelo título.
ResponderExcluirParabéns!