segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Triunvirato de 5!

O Campeonato Brasileiro, disputado sob esta inscrição desde 1971, conta com um seleto grupo de cinco clubes que ainda não sentiram o sabor amargo do rebaixamento. Cruzeiro, Flamengo, Internacional, Santos e São Paulo lutam bravamente para não envergonharem seus torcedores. Mas este “Triunvirato de 5” pode perder um de seus integrantes ao final da atual temporada. O blog rbrito contou com a colaboração e dados do fiel torcedor-internauta Ricardo Almeida.

Assolado pela crise existencial que tomou conta do Estado de Minas Gerais, o Cruzeiro está ameaçadíssimo pelo rebaixamento, assim como seus rivais América-MG e Atlético-MG. Após empatar, em casa, por 3 a 3, com o São Paulo, a Raposa se manteve fora da degola, mas em situação precária – 16ª colocação, com apenas 30 pontos, três a mais que a zona do medo.

A situação ainda é mais constrangedora porque o Cruzeiro, ao lado de Flamengo e Internacional, conseguiu disputar todas as 41 Edições do Brasileirão. Santos e São Paulo, apesar de nunca terem caído, ficaram de fora da temporada de 1979.

Naquele ano, o campeonato - organizado pela última vez pela CBD (Confederação Brasileira de Desportos) – tinha em seu regulamento inicial a proposta de que os clubes de paulistas e cariocas, que disputariam o Torneio Rio-São Paulo (não realizado), entrariam somente na segunda fase do campeonato.

Mas os grandes clubes de São Paulo pleiteavam participar apenas da terceira fase, assim como o campeão e vice do ano anterior (Guarani e Palmeiras). Como não foram atendidos, Corinthians, Portuguesa, Santos e São Paulo não disputaram a competição.

Longa lista!
Os torcedores cruzeirenses protestam, apoiam e rezam para que o clube não siga o caminho do rival Atlético e de tantos outros campeões nacionais. O Galo Mineiro foi rebaixado em 2005 e não disputou o Brasileirão de 2006.

Tetracampeão Nacional, o Corinthians também amargou uma temporada (2008) na Série B – até hoje o Timão tem a melhor campanha da história da Segundona. Vasco, Palmeiras, Grêmio, Atlético-PR, Botafogo, Sport e Coritiba foram outros clubes que envergonharam seus torcedores.

Fluminense, Bahia e Guarani conseguiram fazer ainda pior para desespero de suas fanáticas torcidas. O trio amargou a Série C recentemente. O Tricolor carioca ainda aproveitou as famosas viradas de mesa do passado para voltar à elite. Tempos que ninguém de bom senso gosta de relembrar.

Campanha azul!
Em 28 partidas disputadas, o Cruzeiro somou apenas 30 pontos - oito vitórias, seis empates e 14 derrotas. Aproveitamento pífio de 35,7%. O time mineiro ainda marcou 34 gols (menos de um por rodada) e tomou 38.

Até o final do Brasileirão serão mais dez rodadas. O Cruzeiro enfrentará: Bahia (fora), Corinthians (casa), Atlético-GO (casa), Botafogo (fora), Flamengo (fora), Internacional (casa), Avaí (fora), Atlético-PR (casa), Ceará (fora) e Atlético-MG (casa). No primeiro turno, contra estes mesmos adversários, a Raposa somou 15 pontos - cinco vitórias e cinco derrotas.

Mais e menos!
Apesar de terem sido rebaixados, Atlético-MG, Botafogo e Vasco têm bom comparecimento no Brasileirão. O trio, assim como Santos e São Paulo, já esteve em 40 Edições da Série A, uma a mais que Corinthians, Fluminense, Grêmio e Palmeiras.

Atlético-PR (33), Bahia (32) e Coritiba (30) estão coladinhos um no outro. A partir dai as participações dos clubes despencam. O Ceará aparece com apenas 17 participações, contra 14 do América-MG e 13 do Figueirense. Avaí e Atlético-GO são os caçulas com sete e seis, respectivamente.

Você acredita que o Cruzeiro será rebaixado no Brasileirão? Quais os quatro clubes que cairão para a Série B? Opine! Participe pelo próprio blog rbrito ou através do www.twitter.com/rbrito1984

Confira a participação dos 20 clubes no Brasileirão a partir de 1971:


Cruzeiro - 41
Flamengo - 41
Internacional - 41
Atlético-MG - 40
Botafogo - 40
Santos - 40
São Paulo - 40
Vasco - 40
Corinthians - 39
Fluminense - 39
Grêmio - 39
Palmeiras - 39
Atlético-PR - 33
Bahia - 32
Coritiba - 30
Ceará - 17
América-MG - 14
Figueirense - 13
Avaí - 7
Atlético-GO - 6

6 comentários:

  1. Olá, bom dia. Sobre o post anterior, que aborda o calendário brasileiro, parto do princípio de que qualquer opção é válida, desde que feita com organização. De que adiantaria adotar o calendário europeu e latino-americano se a esculhambação brasileira é geral?
    Quanto ao futebol mineiro, é estranho. Em relação ao América, já se esperava algo assim, devido a seu (pouco) poderio financeiro, e não sei como é a torcida no estado, mas aparentemente, a do América está concentrada em Belo Horizonte, não tendo muitos membros no interior.
    O Atlético, mesmo com elencos relativamente, ultimamente vêm fazendo campanhas abaixo da média. Creio que isso vêm acontecendo devido ao trabalho feito pela diretoria do clube.
    Agora, o Cruzeiro, ainda que não tenha algumas peças do 1º semestre, se não tem elenco para brigar pelo título, brigar contra o rebaixamento já é demais.
    Bem, é isso, até mais amigo.

    ResponderExcluir
  2. Fala Matheus, td bom? Tenho opinião bem parecida a sua. De fato, a campanha do Cruzeiro chama a atenção. No começo do ano, o time azul era considerado a principal força do Brasil.

    O Cruzeiro caiu muito de produção. É bem estranho esta situação ainda mais porque não tem um time tão ruim. Deve ter alguma coisa por fora.

    E o calendário é isso mesmo. Enquanto dirigentes e TV não quiserem organização, todos vão sofrer com esta bagunça.

    Abs

    ResponderExcluir
  3. Fala Rodolfo, tudo bem?

    O Furacão pode encerrar uma série de 16 anos na série A este ano, a maior entre os que já disputaram a segundona. Por curiosidade, depois temos Fluminense (2000), Botafogo e Palmeiras (2004), Grêmio (2006), Atlético-MG (2007), Corinthians e Avaí (2009), Vasco, Ceará e Atlético-GO (2010), Coritiba, Figueirense, Bahia e América (2011).

    O Cruzeiro tem bons motivos pra se preocupar, já que vem fazendo uma campanha muito ruim. Fiz um cálculo considerando os últimos 12 resultados e o Cruzeiro figura entre os quatro piores, considerando que este aproveitamento se repetirá até o fim do campeonato. Os últimos são:

    15 - Ceará - 39,5 (fez 10 pontos)
    16 - Atlético-PR - 38,7 (fez 14 pontos)
    17 - Cruzeiro - 38,5 (fez 10 pontos)
    18 - Atlético-MG - 37 (fez 12 pontos)
    19 - Avaí - 35,8 (fez 13 pontos)
    20 - América - 33 (fez 12 pontos)

    Ou seja, ou o Cruzeiro melhora urgentemente sua campanha ou cai...

    ResponderExcluir
  4. Muito bom este levantamento, Ricardo. Sobre os números dos "rebaixados" vou utilizar no blog rbrito, assim como aqueles brigam pelo título.

    Abs

    ResponderExcluir
  5. Vale destacar que, dentre os clubes que não estão na Série A, a Portuguesa é o clube com mais participações na 1a divisão.

    ResponderExcluir
  6. A Portuguesa está dando show, Thiago! O título ainda é virtual, mas é questão de tempo para soltar o grito da garganta. Será a primeira taça nacional e a primeira após 1973 no Paulistão.

    Abs e opine também pelo www.twitter.com/rbrito1984

    ResponderExcluir