quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Volta em massa!

O ranking de público pagante das Séries A, B, C e D do Campeonato Brasileiro volta ao blog rbrito, nesta quarta-feira, atrelado aos acessos de Cuiabá-MT, Oeste-SP, Santa Cruz-PE, Ipatinga-MG, Joinville-SC e Portuguesa-SP (mesmo que virtualmente), além do rebaixamento do Duque de Caxias. O blog rbrito contou com a colaboração do torcedor-internauta Marcos Neves.

Mais no blog rbrito:
Arquibancadas que balançam!  Rivalidade entre as cinco regiões do Brasil!


As médias só não foram apresentadas na semana passada por causa da disputa judicial nas Séries C e D. Nesta atualização, o blog rbrito manteve os públicos do Rio Branco-AC, que voltou à Terceirona, e ainda acrescentou os pagantes do novo jogo entre Anapolina e Tocantinópolis na Série D. Alguns públicos não foram confirmados pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

O público total do Tricolor pernambucano foi de quase 60 mil torcedores. Quem viu as imagens do jogo ou compareceu ao Estádio do Arruda, em Recife, acredita que eram mais de 70 mil torcedores. Como o blog rbrito só leva em consideração os pagantes, a média ficou em 52.833, confirmado pela entidade de Ricardo Teixeira no final da tarde desta quarta-feira.

Fenômeno!

Na temporada passada, o Santa Cruz, eliminado ainda na primeira fase da Série D, ostentou a melhor média de público do Brasil com 30.243 pagantes. Com dois jogos a mais que no ano passado e o acesso garantido, o Tricolor pernambucano elevou sua média para 36.681 pagantes. O Santinha tem a melhor média entre os 100 clubes das Séries A, B, C e D (Veja o especial dos acessos na Série D!).

O Oeste, pela primeira vez na Série C, ocupa a modesta 66ª colocação no ranking com média 23 vezes inferior a do Santa Cruz. O time de Itápolis jogou cinco vezes em casa e apresenta média de 1.617. Mesmo assim, o Oeste supera a média do Cuiabá.

Campeão Estadual, o clube matogrossense não recebe o apoio que merece. O Estado do Mato Grosso parece virar as costas para o Cuiabá. O time do técnico Ary Marques amarga a 88ª colocação, com média modesta de 366 pagantes. Ao todo, o clube levou apenas 2.196 pagantes a seu estádio. Muito pouco para um clube que acabou de subir para a Série C.

Companheiro!
O Joinville não só conquistou seu acesso à Série B, após sete anos, como ainda levou o Ipatinga de carona (Veja o especial do acesso aqui!). Se o técnico Arturzinho tem sua parcela de contribuição nesta boa fase do JEC, a torcida é responsável pela outra metade. O clube faz boa campanha dentro e fora das quatro linhas.

O time catarinense tem a segunda melhor média da Série C - atrás apenas do Paysandu - e a 21ª no geral, com média de 9.416 pagantes. Na rivalidade do Estado de Santa Catarina, o Joinville só está atrás do Figueirense, mas ganha de Avaí e Chapecoense.

Situação diferente vive o Ipatinga. Na alegria ou na tristeza, o Tigre não conta com o apoio de seu torcedor. Mesmo com a espetacular fase que vive, tem o melhor aproveitamento da competição, o Ipatinga ostenta média de só 1.259 pagantes - 70ª melhor no ranking geral. Na última rodada, o clube "lotou" o estádio com 825 gatos pingados. Muito pouco para quem fez o bate e volta.

Normal!
Os públicos da rodada desta terça-feira da Série B ainda não foram contabilizados pelo blog rbrito. Durante o triunfo, de virada, por 3 a 2, sobre o Vitória, os torcedores da Portuguesa vibraram muito. Além de cantarem que estavam de volta à Série A, eles viraram as faixas ao normal. Quando o clube caiu, a torcida havia colocado as faixas de ponta cabeça.

Mesmo com esta paixão, a Portuguesa ainda patina nas arquibancadas. A Lusa tem apenas a 51ª melhor média das Séries A, B, C e D - 3.241 pagantes. Número modesto para a bela campanha que a Rubro-verde faz em campo. A média só não é tão fraca quanto a do Duque de Caxias.

Um clube que vence apenas duas vezes em 31 rodadas e ostenta média de 168 pagantes, na Série B, merece o rebaixamento. O Duque de Caxias tem a segunda pior média entre os 100 clubes do Nacional. O time fluminense está a frente do Cerâmica-RS, que disputou a Série D e apresenta média de 111.

Só pagantes!
Os clubes do Rio de Janeiro, Pernambuco e Alagoas colocam os não pagantes nos borderôs. Mas como o blog rbrito só leva em conta os pagantes, sempre fazemos uma triagem. Enquanto isso, o Ceará tem uma cota chamada de “cortesia”, pasmem, para os militares e autoridades. Estes ingressos, como NÃO foram pagos, ficaram de fora das estatísticas do blog rbrito. O mesmo acontece com o América-MG e sua distribuição de entradas para alguns setores.

Já nos borderôs da Ponte Preta há um item especificado como "VENDA PROIBIDA". São ingressos distribuídos pela diretoria a amigos, autoridades, clientes e "bicões". Estas entradas estão na soma de ingressos vendidos na CBF, mas não no ranking do blog rbrito.

Legenda!
Neste ranking, os clubes da Série A estão representados pela cor amarela, enquanto que a cor cinza sinaliza os clubes da Série B. A Série C está em laranja e a Série D em azul claro. Já os números em vermelho ainda não foram confirmados pela CBF. O duelo entre Santos e Botafogo será no dia 19 de outubro.

Com o estádio interditado, o Oeste jogou sua primeira partida como mandante na cidade de Catanduva. Mas a pedido da Polícia Militar, que não tinha contingente para dar segurança ao jogo, o duelo foi disputado com os portões fechados.
* Atualizado às 19h27

Ajude a divulgar o blog rbrito! Só a gente acompanha rodada após rodada os públicos das Séries A, B, C e D do Brasileirão! Opine! Participe pelo próprio blog rbrito ou através do twitter (@rbrito1984)

12 comentários:

  1. prezado

    o publico de pagantes do jogo santa cruz e treze foi de 59966 segundo o site da cbf
    Sábado, 15/10/2011 às 17:00



    Estádios e Árbitros

    Estádio: Arruda, em Recife (PE).
    Árbitro: MARCELO DE LIMA HENRIQUE.
    Auxiliares: ROBERTO BRAATZ e MARCO ANTONIO MARTINS .
    Quarto Árbitro: EMERSON LUIZ SOBRAL
    Assessor: ELIAS COELHO DA SILVA


    Público e Arrecadação

    Público: 59.966
    Arrecadação: R$ 1.010.860,00

    no seguinte link http://www.cbf.com.br/competicoes/campeonato-brasileiro/serie-d/2011

    ResponderExcluir
  2. Olá Wtconsult, td bom? Na verdade, este é o público total. O público pagante sai apenas no borderô que ainda não foi liberado pela CBF.

    O link seria este: http://www2.cbf.com.br/sumulas/satr151011b.pdf

    Assim que a CBF confirmar o público pagante do Santa Cruz, a gente coloca no ranking.

    Abs e parabéns pelo acesso!

    ResponderExcluir
  3. Pois é... a Portuguesa com seus 64 pontos, está a meio fio de cabelo da série A. São 16 pontos de vantagem para o quinto, com 21 em disputa. Desde 2006, só uma vez (em 2009) o quarto colocado tinha 65 pontos. O Marcelo de Arruda calcula em 99,8% a chance de um time terminar com 64 pontos com o acesso. E do jeito que está o campeonato, com os concorrentes perdendo pontos, com mais uns dois pontos, ela já fica virtualmente com a mão na taça.

    Pena que só seja a 51ª maior torcida do ranking...

    ResponderExcluir
  4. Dava vontade de cravar, né, Ricardo? Mas no futebol tudo é possível. Também não vejo como a Lusa perder este acesso. Já está na Série A, mas vamos aguardar a próxima rodada.

    E a torcida da Lusa precisa se renovar. Eu tenho a impressão que são sempre as mesmas pessoas que vão ao Canindé, na alegria ou na tristeza. É preciso pensar uma forma de renovar e chamar novos torcedores.

    Mas pensar não é o forte dos dirigentes brasileiros.

    Abs

    ResponderExcluir
  5. Caro Rodolfo,

    Gostaria de parabenizá-lo por este importante trabalho que você desenvolvido.

    O Santa Cruz futebol Clube está tentando a duras penas se reerguer no futebol brasileiro.

    Sabemos que a missão não é fácil depois que o Clube dos 13, a CBF e a Rede Bobo decidiram extinguir o futebol fora das regiões Sul e Sudeste, retirando qualquer possibilidade de maiores ganhos financeiros para os clubes que não fazem parte desta panelinha e fomentando uma legião de torcedores virtuais país a fora.

    Mas ainda acredito num país mais justo e sem corrupção. Tenho esperanças que um dia as cotas de TV serão melhor divididas, seguindo-se pelo menos os critérios definidos atualmente pela Federação Inglesa de Futebol que, se não são os ideais, são muito mais democráticos.

    Enquanto isso não acontece vamos resistindo bravamente a esta ditadura e tentativa de colonização futebolística, através do uso da televisão, que dificulta o surgimento e a existência de clubes de grandes torcidas fora do eixo Rio-São Paulo, deixando de considerar que o Brasil é um país de dimensões continentais.

    Atualmente o Santa Cruz sobrevive quase que exclusivamente com um grande patrocinador e o seu maior patrimônio: a fiel e apaixonada torcida do Mais Querido Clube das Multidões.

    Saudações Corais.

    ResponderExcluir
  6. Olá Murilo, td bom? Muito obrigado pelas palavras. De fato só podemos lamentar esta falta de incentivo dos dirigentes (leia TV e CBF).

    A torcida nordestina é apaixonada por futebol, assim como em outras regiões. O mundo de hoje está cada vez mais globalizado não há motivos para esta exclusão.

    Mas quando eles perceberam o erro que estão comentendo será tarde demais.

    Abs e parabéns pelo acesso!

    ResponderExcluir
  7. Olá Rodolfo.


    Gostaria de lhe salientar um aspecto: O Paysandu vive um de seus PIORES momentos da história, estamos na famigerada série C por arduos 5 anos, e nesses longinquos anos fracassamos diversas vezes, casos memoraveis são a perda da vaga pra série B para o Icasa, e para o Salgueiro. A ponto de informação, quem são esses times perto da tradição do PAPÃO DA CURUZU? Ano passado estavamos com o acesso na mão e perdemos para Salgueiro dentro de casa (curuzu) com ingressos sendo esgotados 2 dias pré-jogo, o publico foi de 15 mil pagantes. Isso me mostra cada vez mais que a torcida do Paysandu é se não a mais, é uma das mais fanáticas do Brasil. Que torcida aguenta 5 anos de série C, e poem no seu estádio capacidades máxima? Essa semana vivemos um momento decisivo e colocamos 25 mil torcedores no mangueirao, o esperado era de 40 mil torcedores ( mas pelo caso Rio branco/ Luverdense alguns torcedores ficaram desavisados do jogo). Bem amigo Rodolfo, não pense que eu esteja sendo repetitivo, mas lhe pergunto como pode um clube de série C como o Paysandu botar 25 mil pagantes em um mero jogo de terceira e botafogo, fluminense, cruzeiro, santos, botarem um publico de 5 mil pagantes em plena SÉRIE A?
    Amigo essa elitização do eixo-sul/sudeste, cai por terra todas as vezes que vemos times do Norte/Nordeste, sendo superiores na arquibancada. Onde ja se viu um time colocar 60 mil numa série D? Onde ja se viu um time colocar 25 mil em um jogo qualquer de série C? Isso só vem a mostrar que quem manda na questão fanatismo é O Norte/ Nordeste. E que os verdadeiros torcedores são das regioes citadas, por que torcedor que é torcedor nao abandona o time. Estar no estadio em bons momentos é facil. Agora quero ver na crise. Se eu ja vejo os times considerados GRANDES pela midia botarem 5, 6 mil pagantes no engenhão, imagine em uma série C,D? rsrsrs.

    Hoje eu sou Paysandu, mas acima de tudo sou Nortista/Nordestino. Por isso volto a afirmar: Ninguem ganha hoje no Brasil em quesito FANATISMO, de: Santa Cruz e Paysandu.

    ResponderExcluir
  8. Olá Luiz André, td bom? Sua análise está perfeita. Por isso, faço questão de valorizar torcedores e instituição no meu blog. O resto o tempo apaga no futebol. E podemos falar ainda, esquecendo a rivalidade, do Remo, Fortaleza, Treze, Campinense...

    Clubes com torcidas apaixonadas e que não largam seus clubes. É uma pena ver a chamada grande mídia virar as costas para os demais clubes neste mundo enormemente globalizado.

    Levando em conta a internet, um acesso/visita do Norte e do Nordeste tem o mesmo valor do Eixo Rio-São Paulo. Qual o motivo da imprensa não dar o mesmo destaque? Está provado que os torcedores de outros Estados consomem informação e são fanáticos.

    É preciso acabar com este preconceito. Todos os sites esportivos têm aqueles quadrinhos com os escudos dos 20 clubes das Séries A e B, mas apenas meia dúzia tem uma cobertura diária.

    O Guarani, campeão brasileiro em 78, foi simplesmente esquecido pela mídia no ano passado. A Portuguesa, que está na CAPITAL, é ignorada. Só lembram da Lusa nos momentos épicos, como agora, ou no fundo do poço.

    Pior ainda é a relação com os clubes do Norte e Nordeste. Mais triste ainda é que a imprensa não quer mudar. É muito acomodada e não tem respeito. Uma pena! O futebol só tem a perder com isso.

    Abs e opine também pelo www.twitter.com/rbrito1984

    ResponderExcluir
  9. Aqui no Avaí-SC, estamos com uma média pífia..
    culpa de: estádio com uma localização péssima, acesso horroroso, campanha ruim desde o início: o time está na zona de rebaixamento desde a 1ª rodada da competição, somado então aos preços praticados na ressacada para associação, visto que mais da metade do nosso estádio é coberto com cadeiras, existem "2 sociais", restando assim apenas poucos setores com um preço acessível.

    Agora o clube viu que estava indo para a 2ª divisão, tentaram uma medida de desespero e colocaram os ingressos no estádio inteiro por R$ 20,00! vamos ver se vai surtir efeito na questão público mesmo com esta campanha pífia!

    talvez PERCEBERAM tarde demais!

    antes um preço acessível.. nem ao céu nem a terra.. nem 20,00 nem 80..100 em 65% 70% do estádio!

    bom.. vamos aguardar para o desenrolar desta história!

    abraços!

    ResponderExcluir
  10. Olá Luis, td bom? Dirigente sem visão não é exclusivo do Avaí, infelizmente. Os engravatados da bola pensam pequeno. Esperam o clube estar na pindaíba para fazerem algo.

    E digo mais, entrada a R$ 20 ainda está caro. O Atlético-MG, por exemplo, coloca os valores a R$ 10, R$ 5 e até R$ 2. É preciso se movimentar mais. Mas o Avaí pecou em outras áreas também.

    As constantes mudanças de técnicos e as escolhas erradas também prejudicaram o desempenho do clube. Escapar da degola é difícil, mas no futebol a gente já viu cada coisa...

    Abs e boa sorte!

    Opine também no www.twitter.com/rbrito1984

    ResponderExcluir
  11. Prezado Rodolfo,

    Apenas tenho a dizer que o CR VASCO DA GAMA tem apenas o 17º público de todas as divisões em virtude de alguns fatores extra-campo. Se não estou enganado, na época do Maracanã (2009) em que jogou a 2ª divisão, bateu o recorde de público de todas as divisões por 2 vezes, só perdendo o posto pela campanha do maior rival na 1ª divisão. Lembro que esse ano jogamos e provavelmente jogaremos somente em São Januário (exceto os clássicos), cuja capacidade está aquém do suportado e liberado pelas autoridades (in)competentes. Já assisti a jogos em São Januário com 35.000 pagantes, e hoje o estádio não é liberado nem para 20.000 pagantes. Concordo também que alguns horários desse campeonato não facilitam a vida do torcedor, ainda mais dos vascaínos, que são obrigados a sair de lá muito tarde e com uma vizinhança não muito agradavél (Barreira do Vasco). Cito o meu exemplo, que moro a +- 30 km de lá e teria que ir de transporte público e saindo de lá por volta de 22:00 ou 23:50 no meio de semana...inviável !!!!
    Com certeza o "vazião" não é solução e enquanto o Maracanã estiver em obras, o CR VASCO DA GAMA continuará com um público minguado nesse campeonato.

    Um abraço e até a próxima.


    Claudio Barros

    ResponderExcluir
  12. Olá Cláudio, td bom? O Vasco tem e sempre teve uma torcida apaixonada e fanática. Em 2009, vocês deram um belo exemplo. Concordo com você também quando diz sobre os horários dos jogos. De fato, a TV e a CBF, que nunca sentaram em uma arquibancada, não sabem como é difícil para o torcedor acompanhar uma partida às 22 horas da "madrugada".

    Mas o Estádio de São Januário é do Vasco e o time está acostumado a jogar lá. É igual o caso do Corinthians que manda seus jogos no Pacaembu - com capacidade máxima para 36 mil torcedores. É do jogo!

    Outros clubes também estão sendo prejudicados com a falta de estádio, como a dupla mineira. No último jogo em casa, o Vasco "só" levou pouco mais de 12 mil pagantes.

    Mas como eu falei, o Vasco tem uma torcida apaixonada. Sem falar que este ano, o time carioca deve ser exaltado. Campeão da Copa do Brasil e lutando firme por mais dois títulos. Parabéns!

    Abs e opine também pelo www.twitter.com/rbrito1984

    ResponderExcluir