quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Bate coração!


O Vitória está muito próximo de retornar à elite do Campeonato Brasileiro dois anos após seu rebaixamento. Líder da Série B, o clube baiano também pode conquistar seu primeiro título nacional. Em 1993, o Vitória chegou perto do título da Série A, mas caiu perante o Palmeiras. Já em 2010, o algoz foi o Santos na Copa do Brasil. Nesta quinta-feira, o blog rbrito traz algumas curiosidades da ótima campanha rubro-negra.

Mais no blog rbrito:
Que seja sempre assim! Ranking de público das Séries A, B, C e D!

A campanha do Leão baiano é tão boa que o elenco atual pode até superar o desempenho do bicho papão Corinthians, em 2008. Naquela oportunidade, o Timão foi campeão com aproveitamento de 74,6% - recorde na Série B. O Vitória, atualmente, tem aproveitamento de 73,1%.

Em 26 jogos, o time do técnico Paulo César Carpegiani conquistou 57 pontos, com 17 vitórias (líder no quesito), seis empates e apenas três derrotas (menor número em 2012). O time baiano ainda fez 47 gols, sendo sete de Neto Baiano - artilheiro do clube -, e levou só 26.

Grande parte do sucesso do Vitória vem do desempenho no Estádio Barradão, em Salvador. Como mandante, o Rubro-negro baiano ostenta dez triunfos, dois empates e só uma derrota. E a torcida faz a sua parte. O Vitória tem a melhor média de público da Série B e a oitava entre os 100 clubes das Séries A, B, C e D do Brasileirão, 15.057 pagantes. Na última rodada, o clube ainda conseguiu o maior público da Edição 2012 da Série B (33.861).

O desempenho fora de casa também não é para lamentar. Como visitante, o Leão já fez sete vítimas, conseguiu outros quatro empates e duas derrotas. Na próxima rodada, neste sábado, o Vitória enfrentará o Avaí, no Estádio da Ressacada, em Florianópolis, às 16 horas, pela 27ª rodada.

Já subiu?!
De acordo com o site estatístico Chance de Gol, o time baiano tem chances de 98,6% de obter o acesso. Se observarmos o aproveitamento daqueles clubes que conquistaram o acesso na quarta posição de 2006 (ano que começou os pontos corridos na Série B) para cá, o Vitória já pode festejar o acesso.

Na temporada passada, o Sport subiu na quarta colocação, com aproveitamento de 53,5%. Enquanto isso, a Portuguesa foi campeã com 71,1%. O Vitória, hoje, supera a dupla com folga. Os outros cenários não são muito diferentes. Em 2010, o título do Coritiba foi conquistado com aproveitamento de 62,3%. Já o América-MG, quarto colocado, conquistou o acesso com 55,3%.

O Atlético-GO, por sua vez, voltou à elite, em 2009, com aproveitamento de 57%. Campeão, o Vasco subiu com 66,7%. Como já falamos, o Corinthians deu a volta olímpica com aproveitamento recorde de 74,6%. Ainda em 2008, o então Grêmio Prudente, hoje Grêmio Barueri, foi o quarto colocado e subiu com 55,3%.

Nos dois primeiros anos de pontos corridos, 2006 e 2007, Atlético-MG e Coritiba foram campeões com aproveitamento de 62,2% e 60,5%, respectivamente. O América-RN ainda subiu com 53,5% em 2006, enquanto o próprio Vitória obteve o acesso com 51,8% na temporada seguinte.

O Vitória conquistará o acesso na Série B 2012? E o clube baiano será o campeão? Opine! Participe pelo blog rbrito ou através do www.twitter.com/rbrito1984

Um comentário:

  1. Roldolfo, você tem algum email para contato?

    Grande abraço

    Gabriel Tramarin

    ResponderExcluir