segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Três vezes campeão!?


Nesta segunda-feira, em Zurique, na Suíça, o Corinthians conheceu a chave em que brigará pelo título do Mundial de Clubes. O clube paulista ficou na chave em que tem o campeão japonês da J-League, o vencedor da Liga dos Campeões da África e Auckland City, da Nova Zelândia. Na outra semifinal, o Chelsea enfrentará o Monterrey, do México, ou o vencedor da Liga dos Campeões asiática. A estreia do Timão será no dia 12 de dezembro na semifinal. Campeão mundial em 2000, o Corinthians poderá entrar para uma seleta lista.

Como se não bastasse ter conquistado grandes feitos durante seu título na Libertadores (melhor defesa - 4 -, campeão invicto, sequência recorde de invencibilidade - 14 -), o Alvinegro de Parque São Jorge poderá se igualar a Santos, São Paulo e Flamengo. Todos os três clubes brasileiros já tiveram a honra de conquistar a Tríplice Coroa.

Falo da sequência de títulos do Brasileirão, Libertadores e Mundial de Clubes. Ao todo oito clubes do Brasil - sem contar o Corinthians - já foram campeões da Libertadores e cinco - sem contar o Timão - já venceram o Mundial. Mas apenas Santos, São Paulo e Flamengo conquistaram na sequência uma competição nacional, outra sul-americana e outra mundial.

Exemplos!
O Santos, de Pelé e cia., atingiu a meta em duas oportunidades. Campeão da Taça Brasil - hoje reconhecida pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) como Campeonato Brasileiro -, o Santos foi campeão em 1961. No ano seguinte, o clube faturou a Libertadores e o Mundial - então chamado de Intercontinental.

Em 1962, o clube paulista voltou a faturar a Taça Brasil. A festa ficou completa em 1963 com os títulos da Libertadores e do Intercontinental. Na década de 80 foi a vez do Flamengo pintar o Brasil, a América do Sul e o Mundo de vermelho e preto.

Comandado por Zico, o Flamengo faturou o Brasileirão de 1980. A Libertadores e o Mundial - então chamado de Interclubes - foram conquistados em 1981. Já na década de 90 todos conheceram o São Paulo. Campeão brasileiro em 1991, o clube do Morumbi ainda deu a volta olímpica da Libertadores e do Interclubes em 1992.

Em dezembro será a vez do Corinthians tentar a Tríplice Coroa. Campeão brasileiro em 2011, o clube paulista fez a festa de sua fiel torcida com o inédito e invicto título da Libertadores em 2012. Agora, são mais dois jogos para o ciclo se fechar em uma alegria sem fim.

Campeões!
Juntando todos os campeões do mundo, de 1960 para cá, italianos, brasileiros e argentinos, com nove conquistas cada, se sobressaem diante dos rivais. A Espanha e o Uruguai ostentam seis títulos cada. Com três taças estão Alemanha e Holanda, contra duas de Inglaterra e Portugal. Já Paraguai e Iugoslávia têm um título cada.

A disputa pelo título mundial começou em 1960 com os vencedores da Europa e da América do Sul. Neste período, a disputa não aconteceu em duas oportunidades (1975 e 1978). Em 2000, a FIFA fez um torneio paralelo no Brasil e o vencedor foi o Corinthians.

Mas a entidade máxima do futebol, sem dinheiro, precisou interromper sua disputa e só voltou a adotar o formato atual em 2005. A partir deste momento também entraram na disputa os clubes campeões de cada continente mais o representante do país sede.

* Atualizado às 11h27

O Corinthians conquistará a tríplice coroa (Brasileirão, Libertadores e Mundial)? Opine! Participe pelo blog rbrito ou através do www.twitter.com/rbrito1984

Confira os brasileiros que já conquistaram a tríplice coroa:

SANTOS
Brasileiro - 1961
Libertadores - 1962
Mundial - 1962

Brasileiro - 1962
Libertadores - 1963
Mundial - 1963

FLAMENGO
Brasileiro - 1980
Libertadores - 1981
Mundial - 1981

SÃO PAULO
Brasileiro - 1991
Libertadores - 1992
Mundial - 1992

CORINTHIANS
Brasileiro - 2011
Libertadores - 2012
Mundial - ???

Nenhum comentário:

Postar um comentário