terça-feira, 4 de dezembro de 2012
Até a próxima!
O blog rbrito e seu fiel colaborador Marcos Neves encerram mais uma temporada de cobertura total do ranking de público das Séries A, B, C e D do Campeonato Brasileiro. Na temporada 2012 ainda passamos pela maioria dos Estaduais, além da Copa do Brasil e das Séries A2, A3 e Segundona Paulista. Na próxima temporada, a cobertura do blog rbrito será mais ampla e com muitas novidades.
Mais no blog rbrito:
Esgotado! Estádios lotados e rivalidade em alta no ranking de público!
Quarto poder! Aproveitamento dos campeões das Séries A, B, C e D!
Campeão da Libertadores, o Corinthians aproveitou a lua de mel com a Fiel torcida para abocanhar o título da melhor média de público pagante das Séries A, B, C e D. Em poucas oportunidades neste Brasileirão, o Timão jogou para um público inferior a 20 mil pagantes. Até quando mandou suas partidas no ingrato horário das 21 horas de sábado.
A paixão dos corintianos ajudou o Alvinegro do Parque São Jorge a ostentar média de 25.222 pagantes. Mas o maior público do Brasileirão foi do rival São Paulo (62.207). O Tricolor bem que sonhou com a liderança, mas acabou no segundo lugar, com média de 24.298 pagantes. Apenas outros dois clubes superaram a marca de 20 mil pagantes.
Mesmo sem o acesso na Série C, o Santa Cruz garantiu a terceira colocação, com média de 24.155 pagantes. O Tricolor pernambucano já liderou este ranking em duas oportunidades. Na quarta colocação e na Pré-Libertadores, o Grêmio terminou com média de 23.694 pagantes. Público bom no ano de despedida do Estádio Olímpico.
Vazio!
Mas nem tudo foi festa nas arquibancadas. O blog rbrito contou 36 clubes com média inferior a mil pagantes. O lanterna foi o Cerâmica, com apenas 39 pagantes. O clube gaúcho realizou quatro jogos como mandante e teve total de 157. O Ceilândia também decepcionou com sua média de só 100 pagantes. Com cinco pagantes a mais aparece o Aparecidense (105).
Até alguns campeões nacionais ficaram sem o apoio do seu torcedor. A maior prova é o Oeste. O clube paulista conquistou o acesso na Série D no ano passado e, em 2012, não só subiu para a Série B, como ainda foi campeão da Série C. Mas a boa fase do Rubrão não entusiasmou o pessoal de Itápolis - cidade do interior de São Paulo.
O Oeste terminou com 11ª melhor média da Série C e a 60ª no geral, com 1.221 pagantes. Até o Fluminense, campeão brasileiro, foi esquecido por parte de sua torcida. Já sabemos da ausência do Maracanã. Mas mesmo assim, a média tricolor deixou muito a desejar. O Flu foi campeão com a oitava melhor média da Série A e a 13ª no geral (12.646).
Ainda bem que Sampaio Corrêa e Goiás salvaram a turma do título. Campeão da Série D, o clube maranhense teve o melhor desempenho entre os quatro. O Sampaio Corrêa liderou o ranking de público da Série D e ficou na quinta posição no geral, com média de 19.247 pagantes. Já o Goiás, com 38 mil pagantes, foi o responsável pelo maior público da Série B. Dono da segunda melhor média da competição - só perdeu para o Vitória (16.192) -, e décima no geral, o time goiano terminou com 14.185 pagantes.
Juntinhos...
A média final das Séries A, B, C e D do Brasileirão foi modesta, de 7.001 pagantes. O total chegou a 7.967.562 em 1.138 duelos. A média aumenta se levarmos em conta apenas os jogos da Série A. Após 380 partidas, o Brasileirão teve média de 12.994 pagantes e total de 4.937.884.
Com média de 4.633 pagantes, a Série B, após 380 jogos, terminou com total de público de 1.760.542. A Série C, que teve seis jogos do Santo André com portões fechados, teve total de público de 829.422 pagantes. Em 188 partidas, a média foi de 4.412. O pior resultado é da Série D. Com 190 partidas, a competição ficou com média de 2.314 pagantes e total de 439.678.
Entenda:
Os clubes da Série A do Brasileirão são representados pela cor amarela. O cinza destaca os clubes da Série B, enquanto o laranja é a Série C e o azul é a Série D. Já os números em vermelho precisam da confirmação da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). O Santo André disputou seis jogos com os portões fechados.
O blog rbrito acompanhará TODOS os públicos das Séries A, B, C e D do Campeonato Brasileiro 2012. Fique sabendo da evolução das médias de público. E você, jornalista, lembre de dar crédito, caso utilize qualquer dado dos levantamentos de público do blog rbrito.
Só o blog rbrito acompanha as médias de público do Brasil. Ajude a divulgar o blog rbrito! Opine! Participe aqui ou através do www.twitter.com/rbrito1984
Marcadores:
#blogrbrito,
blog rbrito,
corinthians,
fluminense,
goiás,
grêmio,
oeste,
ranking de público,
ranking do brasileirão,
sampaio corrêa,
santa cruz,
são paulo
Assinar:
Postar comentários (Atom)
O bom é ver a lista dos maiores públicos entre os times que não são de capital estadual. Criciúma Esporte Clube em primeiro!!
ResponderExcluirE tudo melhora ainda mais com o acesso, né, Lucas?! Quando há está sintonia nas arquibancadas e campo, a temporada tende a ser perfeita.
ExcluirParabéns mais uma vez pelo acesso e que 2013 seja ainda melhor!
Abs
o brito se fiser a media de publico de cada time conparado com a população de cada cidade destes times, cidade mesno com tres grande times olha to pra diser que a maior media visto deste angulo é disparado do criciuma da uma pesquisada ai pra ver.e parabens pelo o seu trabalho.
ResponderExcluirJucélio, não podemos esquecer que o Tigre não leva ao HH somente moradores de Criciúma. Somando as populações de cidades vizinhas (até 30 e poucos km), mais do que dobra a população. Ainda assim o Criciúma tem a melhor média do Brasil. Eis os maiores, em relação às populações atingidas (cidades vizinhas incluídas):
Excluir1 Criciúma 2,38%
2 Joinville 1,59%
3 Recife 1,53%
4 Chapecó 1,38%
5 Florianópolis 1,38%
6 Belém 1,05%
7 Caxias do Sul 1,04%
8 Salvador 1,03%
9 Porto Alegre 0,99%
10 Maceió 0,98%
Como se pode ver, um banho catarinense, com 4 cidades entre as 5 que mais levam público em relação à população.
Sem esquecer que São Luiz (MA) não está na lista e que cidades como Belo Horizonte, Curitiba e Rio de Janeiro foram prejudicadas por não contarem com Mineirão, Arena da Baixada e Maracanã, que levariam certamente públicos bem maiores.
Parabéns ao Tigre e a Criciúma e região. Vaga na elite no campo e na arquibancada.
Parabéns, Mário, pelo excelente trabalho. Já tinha visto seu levantamento em outra oportunidade e acrescenta muito ao ranking de público.
ExcluirMuito obrigado por esta colaboração ao responder para o Jucélio.
Abs
Não há o que agradecer, Brito. Gostaria de poder colaboarar mais com o teu blog, mas infelizmente compromissos profissionais estão me tomando todo o tempo. Fiz esse levantamento apenas para ilustrar um pouco. Se tivesse tempo faria completo, para todos os 100 clubes, ou pelo menos até a série C e os destaques da D, como o Sampaio Correa. Acho que São Luiz entraria entre os 5 maiores, deslocando Florianópolis.
ExcluirAliás, acho que valeria um post sobre a volta da hegemonia do interior de SC. No campo e na arquibancada.
Abusando, gostaria de te pedir um favor. Não consegui acesso no site da CBF ao relatório financeiro do jogo Joinville x São Caetano. Você o possui? Poderia disponiblizar?
Grande abraço e parabéns pelo blog. É um trabalho de grande qualidade.
Mário, td bom? Este post sobre a força do interior será feito em 2013 com o início dos Estaduais. Teve um internauta que me sugeriu isso pelo twitter. Em SC, o interior está melhor do que a capital. Farei um levantamento também por outros Estados.
ExcluirEm relação ao borderô de Joinville x São Caetano, cheguei a solicitar a CBF dias atrás, mas eles são enrolados e não estão preocupados. Enfim... tenho estes números. Anota ai:
Joinville x São Caetano
11.242 pagantes
13.788 ingressos à venda
R$ 152.140 renda bruta
R$ 101.939,60 Renda liquida
Abs
Valeu, Brito.
ExcluirGrande abraço e meus votos de boas festas e feliz 2013.
Tudo de bom para você e para sua família, Mário. Sucesso para todos nós em 2013.
ExcluirAbs