terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Tudo a favor!


São Paulo e Tigre decidirão o título da Copa Sul-americana, nesta quarta-feira, às 21h50, no Estádio do Morumbi, na capital paulista. Na primeira partida, em Buenos Aires, brasileiros e argentinos empataram sem gols. Agora, quem vencer, ficará com o inédito título. Em caso de novo empate, São Paulo e Tigre disputarão uma prorrogação de 30 minutos. Se a igualdade persistir, a decisão será nos pênaltis. Mas pelo levantamento do blog rbrito, o torcedor tricolor não precisa se preocupar.

Mais no blog rbrito:
Recopa brasileira?! Brasil poderá ter os dois finalistas na Recopa 2013!

Aliás, tudo joga a favor do São Paulo. Um Morumbi lotado, a tranquilidade de não ter um pavio curto em campo e, lógico, os números. Apenas em duas oportunidades, o clube que atuou a segunda partida em casa não ficou com o título da Copa Sul-americana. Em 2006, o Pachuca empatou, por 1 a 1, com o Colo Colo, no México. Mas no Chile, no jogo de volta, os mexicanos venceram, por 2 a 1, e deram a volta olímpica.

Três anos depois, o Fluminense decepcionou sua torcida. O Tricolor carioca foi goleado no Equador pela LDU (5 a 1). Na partida de volta, o Flu até venceu, por 3 a 0, mas ficou com o gosto amargo do vice. Nas outras dez edições, o clube que atuou a segunda partida diante de sua torcida, fez a festa em casa.

Destas dez vezes, o campeão foi para a segunda partida sem a vantagem em quatro oportunidades. Este é o mesmo cenário do São Paulo. Em 2003, por exemplo, o Cienciano empatou, por 3 a 3, com o River Plate, na Argentina, mas venceu em casa, por 1 a 0. Outro caso de empate aconteceu em 2005, mas este título ganhou ares dramáticos por conta das penalidades máximas.

Pumas e Boca Juniors empataram, por 1 a 1, nas duas partidas. No jogo de volta, em Buenos Aires, os argentinos venceram nos pênaltis, por 4 a 3. Em 2004, este mesmo Boca foi além. Mesmo com a derrota, por 1 a 0, para o Bolívar, na Bolívia, o Boca Juniors fez 2 a 0 em casa, reverteu a vantagem e ficou com o título. Outro hermano conseguiu tal proeza.

O Independiente saiu do Serra Dourada, em 2010, com uma derrota, por 2 a 0, para o Goiás. Mas na volta, na Argentina, o Independiente venceu, por 3 a 1, no tempo normal. Nos pênaltis, os hermanos mantiveram a calma e ficaram com o título após o triunfo, por 5 a 3.

Caso o São Paulo seja o campeão da Copa Sul-americana, em 2013, o Tricolor paulista enfrentará o Corinthians - campeão da Libertadores - na Recopa. O título da Copa Sul-americana será inédito para São Paulo e Tigre. Aliás, esta é a primeira vez que os clubes chegam à final da competição.

Títulos!
A Argentina é a grande vencedora da Copa Sul-americana. Os hermanos já ficaram com cinco títulos. Brasil, Chile, Equador, México e Peru têm um cada. Em relação aos clubes, o Boca Juniors lidera o quesito com duas conquistas.

Universidad Chile, Independiente, LDU, Internacional, Arsenal, Pachuca, Cienciano e San Lorenzo completam a lista com um título cada. A Copa Sul-americana surgiu em 2002 para substituir a Copa Mercosul. Os brasileiros entraram na disputa apenas em 2003.

Qual clube será campeão da Copa Sul-americana 2012? Opine! participe pelo blog rbrito ou através do www.twitter.com/rbrito1984

Confira as finais da Copa Sul-americana (campeões com *):

2002
Atlético Nacional-COL 0 x 4 San Lorenzo-ARG*
San Lorenzo-ARG 0 x 0 Atlético Nacional-COL

2003
River Plate-ARG 3 x 3 Cienciano-PER*
Cienciano-PER 1 x 0 River Plate-ARG

2004
Bolívar-BOL 1 x 0 Boca Juniors-ARG*
Boca Juniors-ARG 2 x 0 Bolívar-BOL

2005
Pumas-MEX 1 x 1 Boca Juniors-ARG*
Boca Juniors-ARG 1 x 1 Pumas-MEX

2006
Pachuca-MEX* 1 x 1 Colo Colo-CHI
Colo Colo-CHI 1 x 2 Pachuca-MEX

2007
América-MEX 2 x 3 Arsenal-ARG*
Arsenal-ARG 1 x 2 América-MEX

2008
Estudiantes-ARG 0 x 1 Internacional*
Internacional 1 x 1 Estudiantes-ARG

2009
LDU-EQU* 5 x 1 Fluminense
Fluminense 3 x 0 LDU-EQU

2010
Goiás 2 x 0 Independiente-ARG*
Independiente-ARG 3 x 1 Goiás

2011
LDU-EQU 0 x 1 Universidad Chile-CHI*
Universidad Chile-CHI 3 x 0 LDU-EQU

Nenhum comentário:

Postar um comentário