segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

É tão bom...


O verdadeiro torcedor, aquele que ama seu clube, que vai ao estádio para torcer não desiste quando a fase não é boa. Pelo contrário. Ai que ele se apega mais a seu verdadeiro amor. Mas lógico que vencer e, principalmente, ser campeão é muito bom. Por isso, o blog rbrito fecha a temporada 2012 com algumas curiosidades dos campeões estaduais, nacionais, sul-americanos e até do mundo.

Tradicionais em seus Estados, CRB e América-RN encerraram um longo jejum. O CRB não vencia o Campeonato Alagoano desde 2002. Com a conquista deste ano, o clube regatiano chegou ao 26º título em sua história. O jejum do Mecão, por sua vez, vinha desde 2003. O grito de "é campeão" saiu em cima do maior rival ABC. Esta foi a 34ª conquista do clube potiguar.

A seca de outros três clubes era maior pelo simples fato do trio jamais ter sido campeão em seu Estado. O Oratório, depois de uma longa disputa judicial (Veja o post aqui!), virou dono do Amapá. O Aracruz também fez a festa no Espírito Santo pela primeira vez. E o Cametá mostrou que o interior está mais vivo do que nunca no Pará.

No ano passado, o Independente se tornou o primeiro clube não radicado em Belém a ser campeão. O pessoal se animou e vibrou com a conquista do Cametá. Paysandu e Remo - os maiores vencedores do Estado - terão que se desdobrarem em 2013. Enquanto isso, uma dupla acostumou-se a dar a volta olímpica no Estadual nos últimos anos.

Simples assim!
O Coritiba, nos últimos três anos, não dá espaço para nenhum rival no Campeonato Paranaense. O Coxa conquistou seu primeiro tri (2010/2011/2012). Na verdade, o tri na década de 70 se transformou em hexa. Naquela oportunidade, o Coritiba, hoje com 36 conquistas estaduais, venceu as temporadas de 1971/1972/1973/1974/1975/1976.

Enquanto isso, o Santos, depois de muito tempo, faturou um genuíno tricampeonato. A última vez do Santos e do Paulistão foi na longínqua temporada de 1969, quando este mesmo clube já havia ganho a competição em 1967 e 1968. O Alvinegro praiano ainda tem o tri de 1960/1961/1962. Ao todo são 20 títulos paulista do Peixe.

Nacional e internacional!
O Brasileirão também reservou algumas surpresas nas Séries B, C e D. O Goiás, por exemplo, se tornou o maior vencedor da competição com dois títulos. O time alviverde, campeão estadual este ano, já havia faturado a Série B em 1999. Mas a alegria do Oeste foi um pouco maior.

Campeão do interior no Paulistão 2011, o clube de Itápolis faturou seu primeiro título nacional. Além do inédito acesso à Série B - já tinha subido da Série D no ano passado -, o Oeste foi campeão da Série C. Uma divisão abaixo foi a vez do Sampaio Corrêa, campeão maranhense em 2012, vibrar com seu apaixonado torcedor.

Dono da maior média de público da Série D (Veja o ranking aqui!), o clube maranhense conquistou seu primeiro trofeu na competição. O Sampaio Corrêa, que teve o melhor aproveitamento entre as Séries A, B, C e D em 2012 (Veja o post aqui!), se tornou o único a conquistar as três divisões inferiores à elite do futebol nacional, já que tinha sido campeão da Série B, em 1972, e da Série C, em 1997.

Outros clubes chamados grandes também debutaram em certas competições. O São Paulo, após dois anos, voltou para a Libertadores graças ao título inédito da Copa Sul-americana. O Santos também vibrou com seu primeiro título da Recopa. Mas a maior alegria foi do Corinthians.

O Timão, enfim, pôde assegurar a América do Sul. Pela primeira vez em sua história, o Corinthians foi campeão da Libertadores e de forma invicta ao bater o Boca Juniors-ARG, por 2 a 0, na grande final. Não satisfeito, o clube paulista ainda dominou o mundo com o título em cima do Chelsea. O Corinthians já havia sido campeão do mundial em 2000.

Dia 14 de janeiro, o blog rbrito vai se transformar em Sr. Goool. Acesse o site: http://srgoool.com.br/
Siga-nos no Twitter: @SrGoool
Curta e Compartilhe nossa FanPage: http://www.facebook.com/pages/Sr-Goool/304542439646099

Confira os clubes nacionais campeões em 2012:

BRASILEIRÃO

SÉRIE A
Fluminense

SÉRIE B
Goiás

SÉRIE C
Oeste

SÉRIE D
Sampaio Corrêa

COPA DO BRASIL
Palmeiras

LIBERTADORES
Corinthians

COPA SUL-AMERICANA
São Paulo

RECOPA SUL-AMERICANA
Santos

MUNDIAL DE CLUBES
Corinthians

ACRE
Rio Branco

ALAGOAS
CRB

AMAPÁ
Oratótio

AMAZONENSE
Nacional

BAHIA
Bahia

BRASÍLIA
Ceilândia

CEARÁ
Ceará

ESPÍRITO SANTO
Aracruz

GOIÁS
Goiás

MARANHÃO
Sampaio Corrêa

MATO GROSSO
Luverdense

MATO GROSSO DO SUL
Águia Negra

MINAS GERAIS
Atlético

PARÁ
Cametá

PARAÍBA
Campinense

PARANÁ
Coritiba

PERNAMBUCO
Santa Cruz

PIAUÍ
Parnahyba

RIO DE JANEIRO
Fluminense

RIO GRANDE DO NORTE
América

RIO GRANDE DO SUL
Internacional

RONDÔNIA
Ji-Paraná

RORAIMA
São Raimundo

SANTA CATARINA
Avaí

SÃO PAULO
Santos

SERGIPE
Itabaiana

TOCANTINS
Gurupi

Nenhum comentário:

Postar um comentário