O post que abrirá a semana do blog rbrito envolverá 63 clubes dos mais diversos Campeonatos Estaduais. Vamos falar dos clubes homônimos da primeira divisão. Todos estes clubes estão separados em 22 "divisões". O recordista de nomes copiados é o Atlético, com oito aparições. O blog rbrito levou em consideração apenas os Estaduais em andamento. O Flamengo, por exemplo, tem um homônimo no Piauí, mas como a competição não começou, o Fla-PI ficou de fora.
Atlético-MG e Atlético-PR, campeões do Brasileirão, são os mais conhecidos. O Atlético-GO também está famoso e fez uma ótima temporada na Série A 2011. Mas há outro clubes em atividade com a mesma denominação. O Atlético Acreano, por exemplo, está invicto em seu Estadual e soma quatro pontos.
Outro bem posicionado é o Atlético de Alagoinhas. O time está a dois pontos do G4 no Campeonato Baiano. Há ainda o Atlético Ceilandense no Distrito Federal, o Atlético Ibirama em Santa Catarina e o Atlético Campoverdense do Mato Grosso. Se a denominação dos Atléticos não há diferenças, outros clubes apresentam pequenas "anomalias".
Diferenças na igualdade!
O Guarani, segundo colocado nesta lista de homônimos - com cinco aparições -, é representado por clubes com "i" e clubes com "y". No Ceará, por exemplo, há os dois exemplos. O mais tradicional é o Guarani, da cidade de Campinas - interior de São Paulo. O Bugrão é o único clube do interior a ostentar um título brasileiro, conquistado em 1978.
Os rivais Corinthians e Palmeiras são outros clubes que sofrem alterações em alguns Estados. No Rio Grande do Norte, o Corintíans não tem "h" e ainda se escreve com acento no "i". No mesmo Estado, o Palmeira de Goianinha não tem o "s" no final. Outro que sofre com alterações é o Vila Nova. Em Goiás, o Vila tem apenas um "l", mas em Minas Gerais, o Villa Nova duplica a letra "l".
Tradição!
Seguindo a lista de nomes mais comuns nos Estaduais, Corinthians, Botafogo e América aparecem na terceira posição. No ano que vem, porém, o Corinthians deve descer um degrau. Sua parceria com o Corinthians Paranaense chegou ao fim e o time do J. Malucelli mudará de nome pela enésima vez.
Há outros clubes tradicionais que foram homenageados e estão nesta lista. São os casos de Vitória, Santa Cruz, Sport, Flamengo, Fluminense, Bahia, Cruzeiro e por ai vai. Mas temos outros exemplos menos comuns.
O Águia de Marabá atua no Campeonato Paraense e ficou conhecido com seu acesso à Série C do Campeonato Brasileiro. Mas no Mato Grosso do Sul também tem um Águia, o Águia Negra. O Ypiranga tem representantes em Pernambuco e no Rio Grande do Sul. Já o Operário aparece no Amazonas e no Paraná. Temos ainda Nacional, Rio Branco, São Raimundo, São José e Comercial.
Participe do blog rbrito! Sugira posts! Opine aqui ou através do www.twitter.com/rbrito1984
Confira os clubes com nomes iguais na elite dos Estaduais 2012:
Atlético-AC
Atlético-BA
Atlético-DF
Atlético-SC
Atlético-GO
Atlético-MT
Atlético-MG
Atlético-PR
Guarani-CE
Guarany-CE
Guarani-MG
Guarany-SE
Guarani-SP
Corinthians-AL
Corinthians-PR
Corintians-RN
Corinthians-SP
Botafogo-DF
Botafogo-RJ
Botafogo-PB
Botafogo-SP
América-MG
América de Teófilo-MG
América-PE
América-PE
Nacional-AM
Nacional-MG
Nacional-PB
Vitória-BA
Vitória da Conquista-BA
Vitória-ES
Santa Cruz-RS
Santa Cruz-PE
Santa Cruz-RN
Palmeiras-MT
Palmeira-RN
Palmeiras-SP
Sport-AL
Sport-PE
Rio Branco-AC
Rio Branco-PR
São Raimundo-AM
São Raimundo-PA
Operário-AM
Operário-PR
Bahia-BA
Bahia de Feira-BA
Fluminense-BA
Fluminense-RJ
Flamengo-RJ
Flamengo-PB
Cruzeiro-RS
Cruzeiro-MG
Ypiranga-RS
Ypiranga-PE
São José-RS
São José-MA
Vila Nova-GO
Villa Nova-MG
Comercial-SP
Comercial-MS
Águia-PA
Águia-MS
Carlos Ferreira, articulista de O Liberal, fez excelente matéria sobre o Paissandu e seus 9 homônimos.
ResponderExcluirEu, como não gosto de imitações, vou pelo Clube do Remo, 11 letras que têm tudo a ver com o futebol.
Olá Antônio, td bom? Não sabia desta matéria do Paysandu. Caso tenha o link da matéria, me passe que eu divulgo no twitter. Este tipo de matéria é sempre interessante.
ResponderExcluirSobre a dupla paraense, são gigantes e merecem dias melhores. Os dois clubes têm torcidas apaixonadas e precisam voltar a crescer, pelo bem do futebol paraense.
Abs
Ok, caro R. Brito, peguei do blog DJ Leão. Eis o link:
ResponderExcluirhttp://blogdodjleao.blogspot.com.br/2012/03/coluna-do-carlos-ferreira-sao-francisco.html
Valeu, Antônio. Vou divulgar no twitter.
ResponderExcluirAbs