segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Passar dos anos...


Santo André e Joinville expõem o sobe e desce do futebol brasileiro. De um lado temos o clube paulista que poderá colher seu terceiro rebaixamento nacional em quatro anos. No outro cenário temos o Joinville que luta pelo terceiro acesso consecutivo em três anos.

Campeão da Copa do Brasil, em 2004, o Santo André esteve entre os melhores clubes do país na temporada de 2009. Foi neste ano que começou o tormento do Ramalhão. O clube do ABC não conseguiu desempenhar bom papel na Série A e foi rebaixado. Nesta oportunidade, o clube terminou o Brasileirão no 18º lugar, com 41 pontos - 11 vitórias, oito empates e 19 derrotas. Aproveitamento de apenas 35,9%. Como se não bastasse, o Santo André voltou a sofrer com falta de planejamento e foi degolado em 2010.

Na Série B, o Santo André, com aproveitamento de 37,7%, acabou em 18º lugar e desceu para a Série C. Foram só 43 pontos - 11 vitórias, dez empates e 17 derrotas. Em 2011, o clube conseguiu se manter na Série C, mas lutou contra o rebaixamento. Na classificação geral, o Ramalhão ficou no 16º lugar, uma posição acima do rebaixamento.

Situação parecida a apresentada no Grupo D. O Santo André foi o quarto colocado, com oito pontos - duas vitórias, dois empates e quatro derrotas. Mesmo com fracasso após fracasso a diretoria do ABC não mudou nada em seu planejamento. Em 2012, o clube paulista amarga a penúltima colocação do Grupo B, na zona de descenso, com 12 pontos - duas vitórias, seis empates e três derrotas. Aproveitamento de 36,4%.

Detalhe: o Santo André foi o último clube a ser derrotado na competição. A derrota só aconteceu na oitava rodada para o Duque de Caxias (3 a 2). Mas de lá para cá, o Ramalhão não venceu mais. Para complicar, o Santo André precisou atuar longe de casa e com os portões fechados. O clube tem a sexta pior média de público (151).

Nas nuvens...
Se o torcedor do Santo André tem direito de reclamar, a torcida do Joinville está no paraíso. Ou melhor, se ainda não chegou nas nuvens, espera atingi-las ao término da Série B. Com a vitória, por 1 a 0, sobre o rival Avaí, o JEC retornou ao G4 da Série B. Na quarta colocação, o Tricolor ostenta 41 pontos, com 12 vitórias, cinco empates e seis derrotas. Aproveitamento de 59,4%. O sucesso do clube é visto nas arquibancadas. O Joinville tem a segunda melhor média da Série B e a 15ª no geral (10.232).

E pensar que em 2010 o Joinville amargava o inferno da Série D... Mas tudo mudou com seis triunfos, quatro empates e duas derrotas. Naquele ano, o JEC garantiu a quarta colocação no geral, com 22 pontos em 12 jogos, e subiu para a Série C.

Não satisfeito, o clube catarinense foi campeão na Terceira Divisão em 2011. Sob a batuta do técnico Arturzinho - idolatrado até hoje pelos torcedores -, o Joinville garantiu o acesso e o título da Série C ao somar 37 pontos, com 11 vitórias, quatro empates e apenas uma derrota.

O Joinville está a 15 rodadas de retornar à elite do futebol brasileiro. Desde a longínqua temporada de 1986, quando ficou na 12ª colocação, o JEC não fica ao lado dos melhores clubes do Brasil.

O Santo André conseguirá escapar do rebaixamento? E o Joinville conquistará o acesso? Opine! Participe pelo blog rbrito ou através do www.twitter.com/rbrito1984

7 comentários:

  1. Pois é Rodolfo. Temos esperanças em subir, porém com a saída do Tiago Real para o Palmeiras, o time perdeu rendimento... Mas estamos na luta. Abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estar no G4 neste momento é um bom passo para brigar pelo acesso, Leandro. O segundo turno já está em andamento e o Joinville já teve sua queda - o que acontece com todos os clubes.

      Lógico que ainda faltam algumas rodadas - 15 ao todo -, mas não ter a pressão de ter que tirar pontos ou secar os rivais é um bom começo.

      Abs

      Excluir
  2. O JEC passou momentos muito dificeis, a torcida sofreu muito, tava calejada mas não largou o osso, foi graças a torcida que o clube não fechou as portas quando ficou 2 anos sem calendário. Me lembro até certinho quando naquele 17/10/2010 o fantasma voltou a nos rondar, perder a vaga pro América/AM parecia o fim da linha, mas pelo contrário era só o começo do ressurgimento do JEC, hoje estamos na série B fazendo uma campanha que poucos esperavam, com o investimento baixo mas temos um time que se entrega de corpo, alma e coração quando coloca a camisa e entra em campo, jogadores que recusaram a proposta de ir jogar a série A pra dar sequencia no projeto, a combinação desse elenco, com a nossa torcida fantastica e a diretoria fazendo um belo trabalho, o frutos vão aparecer, e melhor ainda se aparecerem esse ano! VAMOS SUBIR JEC!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sempre bom ver torcedores e torcedoras como você, Carol, que acompanha o clube de perto. E é bom também ver o Joinville cada vez mais forte e as arquibancadas sempre lotadas na Arena.

      E olha que o ano começou meio turbulento por causa da saída de Arturzinho. Mas ter jogador que respeita a tradição do clube e honra a camisa é um grande passo para obter sucesso em campo, assim como a paixão da torcida.

      Abs e opine também pelo www.twitter.com/rbrito1984

      Excluir
  3. Se tem uma torcida e um time que respeito, é a torcida do Joinville e o clube do Norte Catarinense. Jamais abandonaram o barco mesmo estando sem divisão no Nacional. Espero que tanto o JEC, quanto o Criciúma, conquistem o acesso à Série A. Os dois clubes merecem estar entre os principais clubes do Brasil.

    As torcidas são sensacionais. A do Joinville não abandonou o time, igualmente a do Criciuma, até quando o Tigre estava lutando para não cair para a Série D. E nós, torcedores conseguimos outra façanha, aplaudir um goleiro após ele assinalar um gol contra. Isso mostra que somos diferente.

    JEC e CEC na Elite em 2013!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São dois grandes exemplos, Lucas. E estão com grandes chances de acesso. Serão muito bem-vindos à elite do Brasileirão. Se em anos anteriores e recente, a capital se deu bem na Série A, 2013 pode ser a vez do interior de Santa Catarina.

      Abs

      Excluir
    2. Por mim, Criciúma, Joinville, Chapecoense, Figueirense e Avaí estariam na Série A. Pelo bem de Santa Catarina. Mas como isto é 'impossível', ficarei muito feliz se os times do Interior fizessem a festa na Série A.

      Excluir