segunda-feira, 18 de julho de 2011

Enferrujado!

A Copa América 2011 acontece na Argentina e já aprontou muitas surpresas. A principal foi a eliminação de Argentina e Brasil, candidatos ao título antes de começar a competição. Mas a dupla, assim como Uruguai e Paraguai, já tinha encontrado problemas na nada difícil primeira fase. Deste quarteto, apenas o Brasil conseguiu se classificar na liderança do seu grupo.

Mais no blog rbrito:
Primeira rodada da Copa América 2011 foi a mais fraca de gols desde 93!


Se a Venezuela confirmou a boa fase apresentada nas Eliminatórias da Copa do Mundo 2010, o Peru foi a grande surpresa da atual edição. Bicampeão da Copa América, o Peru é um dos semifinalistas, assim como Uruguai – seu adversário -, Paraguai e Venezuela (pela primeira vez em uma semifinal).

Mas foram outras estatísticas que chamaram a atenção na volta do blog rbrito, nesta segunda-feira. Desde que a Copa América ganhou a presença de 12 clubes divididos em três grupos de quatro (1993), esta é a primeira vez, de fato, que a semifinal não terá a presença de Argentina ou Brasil.

Em 2001, a semifinal foi composta por México, Uruguai, Honduras e Colômbia (campeã). Mas explica-se: Honduras (algoz do Brasil nas quartas-de-final) entrou na vaga da Argentina após os hermanos alegarem que a Colômbia – no meio de uma guerra civil - não oferecia a segurança necessária.

Maldição!

A Argentina, comandada por Messi, Tevez, Aguero, Sérgio Bastita e tantos outros, não conseguiu se livrar de uma maldição que já tinha afetado os últimos dois países-sedes da Copa América. Pelo terceiro ano consecutivo, o país-sede não alcançou a semifinal.

Em 2007, a Venezuela também caiu nas quartas-de-final, assim como o Peru em 2004. Além destes três temporadas, em 1999, o Paraguai, então país-sede, foi eliminado nas quartas-de-final.

A Colômbia, em 2001, foi o último país-sede classificado à semifinal. Aliás, a Colômbia foi o último país-sede que conquistou o título da Copa América diante de seu torcedor.

Vexame!

Por ser Pentacampeão Mundial, a Seleção Brasileira sempre é a favorita, mesmo tendo um time em formação e muito jovem. Levando em conta a Copa América a partir de 1993, esta foi a terceira vez que o time brasileiro foi eliminado precocemente nas quartas-de-final.

Em 1993, assim como na atual temporada, o Brasil caiu nos pênaltis. Naquela oportunidade, o time verde e amarelo empatou, por 1 a 1, com a Argentina antes de ser eliminado nas quartas-de-final. Já em 2001, o vexame do time de Luiz Felipe Scolari foi ainda maior. O Brasil foi derrotado pela Seleção de Honduras, por 2 a 0, nas quartas-de-final – talvez sua maior humilhação até hoje.

Refresco!

Nunca fui fã de Mano Menezes. Quando ele foi escolhido técnico da Seleção Brasileira, escrevi no blog rbrito para que não se esperasse futebol arte. Mano, assim como a maioria dos técnicos, é adepta ao futebol resultado. Apesar de jogar com três atacantes, ele sempre priorizou o sistema defensivo. Foi assim no Grêmio e Corinthians.

Ainda não simpatizo com ele, mas sou contra sua demissão. Mano Menezes está no início de um árduo trabalho. O time foi renovado, é muito jovem, mas tem qualidade. É preciso ter calma e trabalhar muito. Com certeza até 2014, Mano achará seu time ideal, assim como uma forma para jogar. Mano Menezes trabalha duro no dia-a-dia e conseguirá desenvolver um bom trabalho com estas jovens promessas.

De 1993 para cá, apenas Vanderlei Luxemburgo disputou uma Copa América, mas não seguiu como treinador do Brasil na Copa do Mundo. Em 1993, Carlos Alberto Parreira não faturou a Copa América, mas um ano depois conseguiu o Tetracampeonato Mundial.

Já Zagallo disputou as Edições de 1995 (vice-campeão) e 1997 (campeão). Na Copa do Mundo de 1998, porém, o Velho Lobo naufragou na França junto com Ronaldo Fenômeno. Um ano depois, Vanderlei Luxemburgo foi campeão da Copa América, mas demitido após as Olimpíadas.

Por outro lado, como já citamos neste post, Felipão derrapou em Honduras, mas garantiu o Penta na Copa do Mundo. Em 2004, Parreira inverteu a situação em relação a sua passagem em 1994. Ele levantou a Copa América e tropeçou na Copa do Mundo, junto com Ronaldo, Ronaldinho Gaúcho, Adriano e Cia. Por fim, em 2007, Dunga, antecessor de Mano Menezes, conseguiu o título da Copa América, mas foi achincalhado com o tropeço no Mundial.

Taça na mão!

Datada de 1916, a Copa América é a competição mais antiga do mundo. Até agora, Argentina e Uruguai já conquistaram o torneio 14 vezes cada uma. O Brasil tem oito títulos, contra dois de Paraguai e Peru. Colômbia e Bolívia foram campeãs uma vez cada.

Aproveite e dê seu palpite, caro torcedor-internauta! Qual Seleção ficará com o título da Copa América 2011? Opine! Participe através do blog rbrito ou pelo twitter (@rbrito1984)

Nenhum comentário:

Postar um comentário