quarta-feira, 27 de julho de 2011

Tava na cara!

A torcida do Santa Cruz fez o que todos esperavam e lotou, mais uma vez, as arquibancadas do Estádio Arruda, em Recife. Mas como sempre, o Tricolor decepcionou e apenas empatou na segunda rodada da Série D do Campeonato Brasileiro. Mesmo assim, o Santa Cruz assumiu a liderança do ranking de público pagante das Séries A, B, C e D do Campeonato Brasileiro. Neste levantamento, o blog rbrito contou com a colaboração do torcedor-internauta Marcos Neves.

Mais no blog rbrito:
As médias de público das quatro divisões nacionais divididas por séries!


Em seu primeiro jogo como mandante, o Santa Cruz recebeu o apoio de 37.272 pagantes e superou com folga Bahia e Corinthians. Aliás, o Tricolor baiano, antigo líder no ranking geral, deixou o Corinthians se aproximar perigosamente. Na ponta do ranking da Série A, o Bahia tem média de 27.502 pagantes.

O Timão, por sua vez, levou 34.462 pagantes no duelo contra o Cruzeiro e, agora, tem média de 27.320. O clube paulista é o terceiro colocado, enquanto o Coritiba assumiu a quarta colocação. O Coxa, com média de 16.282 pagantes, ultrapassou o Flamengo.

Mas não foi apenas o time paranaense que superou o Rubro-negro carioca. Para se ter uma ideia, o Sport, líder no ranking da Série B, também deixou para trás o rival Flamengo. O Leão da Ilha está na quinta posição, com média de 16.197 pagantes. O Sport é um dos três clubes a apresentar público total acima de 100 mil pagantes. Neste quesito, o Corinthians lidera com 163.920 pagantes, contra 137.511 do Bahia e 113.377 do Sport.

E não pense que o Flamengo está na sexta colocação. O time carioca também perdeu posição para o Palmeiras. Enquanto o Verdão apresenta média de 15.994 pagantes, o time de Vanderlei Luxemburgo, no modesto sétimo lugar, tem 15.294. Grêmio, Atlético-PR e São Paulo completam o Top 10.

Pra animar!

Neste ranking misturado, alguns clubes chamaram a atenção do blog rbrito. O lanterna Atlético-PR, por exemplo, conseguiu sua primeira vitória no final de semana passada. Mesmo assim, o Furacão ocupa o nono lugar, com média de 13.805 pagantes. Esta é a prova da paixão rubro-negra.

O Alecrim-RN também merece destaque. Mesmo na Série D, o time potiguar tem a 11ª melhor média de público (13.126). Outro time que fez bonito foi o Itumbiara-GO - média de 10.081 pagantes. Já o Paysandu não é nenhuma surpresa. O Papão assumiu a liderança no ranking da Série C. Com média de 12.181 pagantes, o time paraense está no 15º lugar no geral.

Comendo poeira!

O pior clube da Série A ainda é o América-MG. Com média modesta de 3.188 pagantes, o Coelho aparece na 45ª posição. Algumas posições abaixo está o Duque de Caxias, pior clube da Série B. O time nômade, no 80º lugar, tem média de 328 pagantes.

A lanterna da Série C também é segurada por um time do Rio de Janeiro. O Madureira ocupa o 77º lugar, com média de 387 pagantes. Como Oeste e Sampaio Corrêa ainda não tiveram suas médias divulgadas pela CBF, a última colocação da Série D e no geral é do CENE-MS. Campeão Estadual, o CENE tem média de apenas 162 pagantes.

Na geral!

Em 276 jogos com a presença de público, as Séries A, B, C e D têm média de 7.670 pagantes e público total na casa de 2.117.020. A Série A apresenta média de 12.220 pagantes em 108 jogos. O público total é de 1.319.748.

Em 120 jogos, a Série B contabiliza média de 5.353 pagantes e total de 642.319. A Série C melhorou seus números e conseguiu ultrapassar a Série D. Em 16 jogos, a Terceirona ostenta média de 3.970 pagantes, contra 2.857. No total, a Série D, com 32 jogos, soma 91.426 pagantes, enquanto a Série C tem 63.527.

Só pagantes!

Os clubes do Rio de Janeiro, Pernambuco e Alagoas colocam os não pagantes nos borderôs e acabam levando vantagem no ranking das médias. O blog rbrito recusou esta artimanha e divulga apenas o público pagante.

Enquanto isso, o Ceará tem uma cota chamada de “cortesia”, pasmem, para os militares e autoridades. Estes ingressos, como NÃO foram pagos, ficaram de fora das estatísticas do blog rbrito. O mesmo acontece com o América-MG e sua distribuição de entradas para alguns setores.

Já nos borderôs da Ponte Preta há um item especificado como "VENDA PROIBIDA". São ingressos distribuídos pela diretoria a amigos, autoridades, clientes, "bicões". Estas entradas estão na soma de ingressos vendidos na CBF, mas não no ranking do blog rbrito.

Legenda!
Neste ranking, os clubes da Série A estão representados pela cor amarela, enquanto que a cor cinza sinaliza os clubes da Série B. A Série C está em laranja e a Série D em azul claro. Já os números em vermelho ainda não foram confirmados pela CBF. O clássico entre Santos e Corinthians, pela quinta rodada, será realizado apenas no dia 10 de agosto.

Com o estádio interditado, o Oeste jogou sua primeira partida como mandante na cidade de Catanduva. Mas a pedido da Polícia Militar, que não tinha contingente para dar segurança ao jogo, o duelo foi disputado com os portões fechados.

Está satisfeito com a média de público do seu clube? Participe! Opine pelo blog rbrito ou através do twitter (@rbrito1984)

Nenhum comentário:

Postar um comentário