terça-feira, 26 de julho de 2011

Lenha na Locomotiva!

O torcedor brasileiro não é respeitado pelos dirigentes, jogadores, treinadores e imprensa. Ao invés de virar as costas para o esporte chamado futebol, muitos optam por outro caminho e demonstram ainda mais sua paixão pelo clube. Ingresso caro? Cambista? Sol? Chuva? Falta de banheiro? Estádios precários? Nada disso importa para muitos torcedores brasileiros, principalmente aqueles esquecidos pela grande mídia.

Mais no blog rbrito:
Time da Série B pode ser patrocinado pelos torcedores!


Falo, neste post, dos torcedores de clubes do interior pelos quatro cantos do país. Os verdadeiros heróis do futebol. Aqueles que sabem que o amor ao clube é maior do que qualquer título conquistado. Mesmo maltratado, ele não desiste. Sem falar que nos últimos anos ainda surgiu o torcedor-dirigente. Esqueçam a figura do mau dirigente que só pensa em benefícios próprios.

Estamos falando do torcedor que utiliza sua paixão pelo bem próprio do clube, da instituição. Todos nós sabemos que os torcedores só são lembrados nas dificuldades, na hora do aperto. Mas desta vez eles resolveram agir primeiro. A iniciativa contada pelo blog rbrito, nesta terça-feira, é da torcida da Ferroviária, time da cidade de Araraquara, interior de São Paulo.

Com seu manto grená, a Ferrinha, como é conhecida carinhosamente por sua torcida, disputou pela primeira vez a elite do Paulistão em 1956. Mas desde 1996, a Ferroviária não joga contra os grandes do Estado. São 39 participações na Série A1, mas muita tristeza nos últimos anos. Atualmente, o clube encontra-se na Série A2, mas ganhou o apoio de sua fanática torcida.



Volta por cima!

Nos últimos dias, os torcedores lançaram e apresentaram para dirigentes do clube, políticos da cidade, imprensa e outros torcedores o Business Plan da Ferroviária. "O movimento foi organizado por torcedores. De modo geral sempre nos posicionamos sofre os fatos que acontecem no comando grená em nossas comunidades e sites na internet. Desta feita queríamos ir mais longe, sermos mais próximos, participativos e contribuir com a direção grená com novas ideias e sugestões visando objetivos maiores para o clube, principalmente a volta a Série A1 (hoje estamos na A2). Os trabalhos também buscam, de forma organizada e pacifica, estabelecer uma união de forças (imprensa, torcedores, empresários, políticos e dirigentes) em prol de um objetivo comum, a Ferroviária e como reflexo disso propiciar melhorias para toda comunidade araraquarense", contou ao blog rbrito o torcedor e um dos idealizadores do projeto Ricardo F. Gomes.

E não pense que os planos são modestos. Apesar de a iniciativa estar no começo, a trupe grená sonha alto. "O plano de negócios visa melhorar o modelo de gestão e criar um plano de marketing para o clube contemplando: geração de receita, valorização da marca, modelo de gestão, departamento de futebol e patrocinadores".

Ainda de acordo com Ricardo Gomes, os objetivos visam:

- Obter lucro para investimentos na formação da equipe principal em R$ 250.000,00 mensais (valores estimados para ter um time competitivo para buscar o acesso a Série A1 do Campeonato Paulista);
- Maximizar a presença de público visando 5.000 pagantes de média na Série A2 em 2012;
- Recuperar/revitalizar a marca Ferroviária;
- Reestruturar a Ferroviária no uso das mais modernas práticas de gestão esportiva;
- Criar estrutura organizacional sólida de marketing, comunicação e vendas;
- Fomentar e implantar novas ideias;
- Ter uma torcida próxima, parceira e atuante.

Em relação ao público, vocês, torcedores-internautas do blog rbrito, acompanharam aqui a média rodada a rodada da Ferroviária na Série A2 (Veja o post completo aqui!). Sem o acesso, a Locomotiva terminou na modesta oitava posição, com média de 910 pagantes. O público total foi de apenas 8.186 em nove jogos como mandante. Para se ter uma ideia, o XV de Piracicaba, líder no quesito, teve média de 6.465. Mas o Nhô Quim é tradicional no Estado de São Paulo. O pior foi ficar atrás do Monte Azul, que ostentou média de 980 pagantes.

Mas o torcedor Ricardo é coerente e sabe das principais mazelas do futebol no interior. Ele aborda diversos problemas, muitos que a gente já cansou de debater aqui.

"Olhando o interior paulista vejo que as dificuldades financeiras são grandes, pois as competições no país são deficitárias. A luz no fim do túnel para os clubes pequenos só aparece para quem está na A1 no caso dos times Paulistas ou nas Séries B ou A do Brasileiro. Nas demais, paga-se para jogar com a pouca visibilidade e baixo público. Com seus pequenos clubes se deteriorando a cada dia e com a concentração de mídia apenas nos times grandes são raros os casos de sucesso, de formação de um celeiro de talentos, fora dos grandes expoentes estaduais”, diz ele que aponta os culpados.

“A meu ver essa centralização de poderes é danosa e motivada pela forma de gestão da CBF e das federações. Elas deveriam trabalhar de forma imparcial e com igualdade de condições, mas hoje vejo exatamente o contrário, fortalecendo e privilegiando os mais fortes. Quando a federação está cada vez mais rica e a grande maioria de seus clubes filiados cada vez mais pobres, algo está errado. Situação que, no curto prazo, acho difícil de reverter pelas fortes e poderosas alianças políticas e de interesse que administram o futebol brasileiro atual”.

“Isso também reflete no futebol dentro de campo, muito badalado pela força da mídia. Converte o jogador a um status idolatrado sem ao menos conquistar um título expressivo ao país. O marketing em torno dos atletas e de interesse de seus patrocinadores com o conluio da CBF é mais forte do que realmente o futebol que esses têm apresentado”, finaliza Ricardo Gomes ao blog rbrito.

Mais informações sobre a ótima iniciativa grená, você encontrará nos seguintes endereços:

Blog AFEgol: http://afegol.blogspot.com/
Twitter: http://twitter.com/afegol
Facebook: http://www.facebook.com/afegol


E você, caro torcedor-internauta, aprova estas ações de marketing? Você ajudaria seu clube? Participe! Opine pelo blog rbrito ou através do www.twitter.com/rbrito1984

Nenhum comentário:

Postar um comentário