quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Fundação paulista!

O Campeonato Paulista é o Estadual mais antigo do Brasil e nenhum dos clubes em atividade conseguiu participar de todas as edições. O principal motivo é bem simples, o ano de sua fundação. O primeiro torneio contou com a presença de Paulistano, Internacional de São Paulo, Germânia, Mackenzie e São Paulo Athletic. Outras curiosidades serão contadas, nesta quarta-feira, pelo blog rbrito que contou com a colaboração do torcedor-internauta Ricardo Almeida.

Mais no blog rbrito:
As participações dos clubes na Série A do Campeonato Brasileiro!


Das 109 edições realizadas até a temporada 2011, o Paulistão tem o Corinthians, time de maior torcida do Estado de São Paulo, o representante mais assíduo. Com 101 anos de história, o Timão - atual Pentacampeão Brasileiro - já esteve presente em 97 edições do Estadual.

Os rivais Santos e Palmeiras estão na cola do Alvinegro de Parque São Jorge. O Peixe, assim como o Corinthians, estreou em 1913, e hoje acumula 96 participações, uma a mais que o Palmeiras. O Verdão chegou ao Paulistão em 1916, dois anos após a sua fundação.

Dos chamados grandes, o São Paulo é o caçulinha com 80 participações. O Tricolor paulista disputou seu primeiro Estadual apenas em 1930, dez anos após a Portuguesa dar as caras. Aliás, a Lusa já tem 89 presenças no Campeonato Paulista da Série A1.

Voltamos!
Dos quatro clubes que conquistaram o acesso na Série A2, o Guarani é o mais experiente com 63 participações. Clubes também tradicionais do Estado de São Paulo, XV de Piracicaba e Comercial ostentam 41 e 29 participações, respectivamente. O caçula deste quarteto e do geral é o Catanduvense, que disputará, pela primeira vez em sua história, a elite do Paulistão.

Outros clubes também engatinham na primeira divisão da competição. Linense (6), Mirassol (4), Oeste (4) e Guaratinguetá (4) ainda não chegaram a dez anos na elite do Paulistão. Completam a lista: Ponte Preta (47), Botafogo (46), Paulista (25), Mogi Mirim (23), Ituano (17), Bragantino (14) e São Caetano (10).

Campeões!
Dos 20 clubes que disputarão a Edição 2012 do Campeonato Paulista, apenas oito já deram a volta olímpica. Líder em participações, o Corinthians também é o responsável pelo maior número de títulos do Estado de São Paulo. Campeão pela última vez em 2009, o Alvinegro de Parque São Jorge ostenta 26 títulos.

O maior rival do Timão, Palmeiras tem 22 taças, sendo que a última foi conquistada em 2008. Atual Bicampeão Paulista, o Santos soma 19 conquistas, contra 20 do São Paulo. A Portuguesa, que faturou seu último trofeu em 1973, tem três. Completam a lista: São Caetano, Ituano e Bragantino, todos com um título cada.

* Atualizado às 11h16

Ajude o blog rbrito neste final de ano. Mande sugestões de posts e seções! Participe aqui ou através do www.twitter.com/rbrito1984

Confira a participação dos 20 clubes na Série A1 do Paulistão:

Corinthians - 97
Santos - 96
Palmeiras - 95
Portuguesa - 89
São Paulo - 80
Guarani - 63 (acesso na Série A2)
Ponte Preta - 47
Botafogo - 46
XV de Piracicaba - 41 (acesso na Série A2)
Comercial - 29 (acesso na Série A2)
Paulista - 25
Mogi Mirim - 23
Ituano - 17
Bragantino - 14
São Caetano - 10
Linense - 6
Mirassol - 4
Oeste - 4
Guaratinguetá - 4
Catanduvense - 1 (acesso na Série A2)

Confira os integrantes da Série A2 do Paulistão:

América
Atlético Sorocaba
Audax
Ferroviária
Grêmio Barueri (rebaixamento na Série A1)
Monte Azul
Noroeste (rebaixamento na Série A1)
Palmeiras B
Penapolense (acesso na Série A3)
Red Bull
Rio Claro
Rio Preto
Santacruzense (acesso na Série A3)
Santo André (rebaixamento na Série A1)
São Bernardo (rebaixamento na Série A1)
São Carlos (acesso na Série A3)
São José
União Barbarense
União São João
Velo Clube (acesso na Série A3)

Confira os integrantes da Série A3 do Paulistão:

Barretos (acesso na Segundona)
Batatais
Capivariano (acesso na Segundona)
Flamengo
Francana
Grêmio Osasco
Guaçuano (acesso na Segundona)
Independente (acesso na Segundona)
Inter de Bebedouro
Inter de Limeira
Itapirense
Juventus
Marília (rebaixamento na Série A2)
Osvaldo Cruz
Rio Branco (rebaixamento na Série A2)
São Bento (rebaixamento na Série A2)
Sertãozinho (rebaixamento na Série A2)
Taboão da Serra
Taubaté
XV de Jaú

7 comentários:

  1. Se levarmos em consideração que esse Grêmio Catanduvense não é o mesmo dos anos 90, essa será a primeira participação da equipe de Catanduva na elite.

    ResponderExcluir
  2. Lembrando que o Ituano foi campeão paulista em 2002, quando os quatro grandes não participaram (pois o campeonato coincidia com o torneio rio-são paulo, e suportamente os quatro grandes ficariam sobrecarregados em jogos). Nesse ano, os três melhores paulistas do torneio rio-são paulo - São Paulo, Palmeiras e Corinthians - disputaram o que eles chamaram de Super Campeonato Paulista, juntamente com o Ituano (campeão Paulista). A final foi entre Ituano e São Paulo, com o segundo sagrando-se campeão.

    Enfim, esse super Campeonato Paulista foi um fiasco total, nunca mais se repetiu.

    Abs

    ResponderExcluir
  3. Exato, Agni. Mas levamos em consideração a posição oficial da FPF. O Ituano ficou com o taça em 2002 por tudo isso que você explicou.

    Abs e opine também pelo www.twitter.com/rbrito1984

    ResponderExcluir
  4. Fala Ruben, td bom? Na verdade, você está coberto de razão. Já estou atualizando o post. Eu me enganei e esqueci de fazer esta diferenciação.

    Ah, tenho acompanhado seu blog. Muito bom.

    Abs

    ResponderExcluir
  5. Ruben, quando eu fiz o levantamento pra fazer a tabela, fiquei em dúvida. Quando li a história do Catanduvense, fiquei bastante confuso com os diversos clubes que surgiram na história de Catanduva. Lendo a história, parecia que era uma história linear com o mesmo clube sendo refundado várias vezes para tentar se salvar das dívidas que a denominação anterior tinha deixado.

    Mas acho que você tem razão em considerar outro clube o novo Grêmio Catanduvense. Vou corrigir minhas tabelas...

    Obrigado! Abraço!

    ResponderExcluir
  6. Olá... O União Barbarense já estava na divisão este ano, quem subiu da Série A3 pra A2 foi o São Carlos, Santacruzense (vice-campeão da Série A3), Penapolense (campeão Série A3) e o meu Velo Clube.

    Lembrando que ano que vem tem Velo Clube x Rio Claro na Série A2 depois de 10 anos, o último Dérbi-Rioclarense aconteceu em 2002.

    SE DEUS QUISER O VELÃO SOBE PRA SÉRIE A1 DE 2013.

    Abraços!!

    ResponderExcluir
  7. Você está completamente correto, Lukaum. Dei bobeira. E as coisas mudaram ai em Rio Claro. A cidade deixou de ser azul e passou a ser rubro-verde.

    O Velo Clube tem dado show, é favorito no clássico e pode até sonhar com o acesso. O João Vallim vem fazendo um ótimo trabalho.

    Enquanto isso, o Rio Claro tenta fechar parcerias e nem técnico tem. É preciso organização ou vai colher um rebaixamento.

    Abs e obrigado mais uma vez!

    ResponderExcluir