terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Ranking revelado!

Chega de mistério! O blog rbrito, um dia após apresentar o ranking de visitantes da elite nacional (Veja o post aqui!), acaba com o suspense e revela o ranking FINAL de público pagante das Séries A, B, C e D do Campeonato Brasileiro. O blog rbrito faz questão de agradecer muito o colaborador Marcos Neves, grande responsável por este sucesso do post mais acessado rodada após rodada.

Mais no blog rbrito:
Os clubes renegados ganharam destaque na semana passada!

Ao longo de mais esta jornada surgiram polêmicas como os clubes com estádios fechados, ou os clubes que fazem promoções, ou ainda os clubes que jogam contra adversários mais bem cotados ou de menor expressão... enfim, será difícil chegar a um consenso. Mas o blog rbrito está aqui para debater com todos vocês, torcedores-internautas. Trazer a média de público é apenas uma forma de colocarmos o futebol e as torcidas em foco rodada após rodada.

Em relação ao público, sem nenhuma surpresa o Santa Cruz, pelo segundo ano consecutivo, foi o responsável pela maior torcida do Brasil. Em 2011, o Tricolor pernambucano conquistou o acesso na Série D e levou, ao todo, 295.328 pagantes ao Estádio do Arruda, em Recife. A média é de 36.916 pagantes.

Como comparação, o Tupi, campeão da Série D, aparece na modesta 40ª colocação, com média de 4.260 pagantes. Oeste e Cuiabá foram os outros dois clubes que subiram para a Série C. O time paulista apresentou média de 1.427 pagantes, enquanto a média do Cuiabá foi ainda mais modesta (382). No geral, a Série D ostentou média de 3.279 pagantes. Em 189 jogos com a presença do torcedor, a competição teve um público total de 619.783.

Outro título!
Pentacampeão Brasileiro, o Corinthians foi o único campeão nacional, em 2011, que também levou o caneco de maior média de público em sua divisão. O Timão, com média de 29.424 pagantes, ficou na segunda posição no geral. Em 19 partidas como mandante, o Alvinegro de Parque São Jorge teve um público total de 559.061 - o maior entre os 100 clubes analisados pelo blog rbrito.

Na "final" contra o Palmeiras, o Corinthians ainda foi o responsável pelo maior público da rodada (36.708). Lanterna no ranking dos visitantes, o Bahia voltou a ultrapassar o São Paulo e terminou com a segunda melhor média da Série A e a terceira no geral (22.741). O Tricolor paulista está logo atrás, com média de 21.485 pagantes.

Vice-campeão brasileiro, o Vasco amargou a 12ª colocação no geral, com média de apenas 13.866 pagantes. Ainda na zona da Libertadores, o Fluminense fez pior e ficou no 19º lugar (11.569). O Flamengo foi o oitavo (16.985), com o Internacional em quinto (18.188) e o Santos lá embaixo, na 26ª posição (8.892).

No geral, a Série A foi a divisão com a melhor média de público pagante - 14.322. Em 380 partidas, a elite do nacional conseguiu um público total de 5.442.237 pagantes.

Nordestão!
A Região Nordeste mostrou sua força na Série B. Além dos acessos de Náutico Sport, a dupla, ao lado do Vitória, lotou os estádios. O Leão pernambucano foi o responsável pela melhor média da competição. O Sport assegurou o sétimo lugar no geral - a frente do Flamengo -, com média de 17.204 pagantes. O Rubro-negro sempre esteve nas primeiras colocações no ranking de público.

A segunda posição ficou com o Vitória que, mesmo com o apoio de seu fanático torcedor, não conseguiu o acesso. Se o Leão baiano apresentou média de 11.850 pagantes, o Náutico conseguiu 11.643 pagantes. O Vitória ocupa a 17ª posição no geral, um degrau acima do Náutico - este sim com o acesso na mão.

Por outro lado, a dupla paulista que subiu para a Série A passou vergonha nas arquibancadas. A Ponte Preta amargou a 35ª colocação, com média de 5.199 pagantes - a oitava melhor da Série B. Já a Portuguesa, mesmo campeã da Série B, foi além e ocupou uma posição aquém do esperado.

A Lusa amargou a 39ª colocação no geral, com média de apenas 4.417 pagantes. Em 19 jogos, a Portuguesa contou com o apoio de 83.927. Para se ter uma ideia, a média geral da Série B foi superior a da Portuguesa - 5.414 pagantes. Em 380 jogos, a competição teve público total de 2.057.200.

Sempre tem...
Ao contrário das Séries A, B e D, a Série C foi a única divisão em que o líder do ranking de público não atingiu seu objetivo. O Paysandu ficou sem o acesso, mesmo com o apoio incondicional de seu fiel torcedor. Com média de 13.482 pagantes, o Papão aparece no 13º lugar no geral, posição superior a Palmeiras, Fluminense, Cruzeiro e Santos, além da dupla Vitória e Náutico.

A segunda posição, porém, é de uma das torcidas que mais vibrou em 2011. O Joinville não só conquistou o acesso à Série B, como faturou o título da Série C e ainda é dono do melhor aproveitamento do Brasil. O JEC, que ficou sem o técnico Arturzinho, ostenta média de 11.231 pagantes. No jogo final, o público foi de 19.115 - número ainda a ser confirmado pela CBF.

Vice-campeão da Série C, o CRB também fez bonito e assegurou a 24ª colocação, três posições abaixo do Joinville. O CRB teve média de 9.666 pagantes, contra apenas 3.231 do América-RN. O Mecão conquistou o acesso, mas decepcionou nas arquibancadas. Situação parecida vivida pelo Ipatinga.

O time mineiro fez um bate e volta, mas não contou com o apoio de seu torcedor. A média do Ipatinga foi de apenas 1.090 pagantes, a 73ª melhor no geral. No ranking da Série C, a média do Tigre é a quarta pior entre os 20 representantes. Em 106 jogos, a Série C conseguiu média de 4.595 pagantes e total de 487.049.

Com 1055 jogos disputados, as Séries A, B, C e D do Brasileirão fecharam a temporada 2011 com média modesta de 8.157 pagantes e total de 8.605.803. Com esta média, as quatro divisões estariam na 29ª colocação no ranking geral.

Só pagantes!
Os clubes do Rio de Janeiro, Pernambuco e Alagoas colocam os não pagantes nos borderôs. Mas como o blog rbrito só leva em conta os pagantes, sempre fazemos uma triagem. Enquanto isso, o Ceará tem uma cota chamada de “cortesia”, pasmem, para os militares e autoridades. Estes ingressos, como NÃO foram pagos, ficaram de fora das estatísticas do blog rbrito. O mesmo acontece com o América-MG e sua distribuição de entradas para alguns setores.

Já nos borderôs da Ponte Preta há um item especificado como "VENDA PROIBIDA". São ingressos distribuídos pela diretoria a amigos, autoridades, clientes e "bicões". Estas entradas estão na soma de ingressos vendidos na CBF, mas não no ranking do blog rbrito.

Legenda!
Neste ranking, os clubes da Série A estão representados pela cor amarela, enquanto que a cor cinza sinaliza os clubes da Série B. A Série C está em laranja e a Série D em azul claro. Já os números em vermelho ainda não foram confirmados pela CBF.

Com o estádio interditado, o Oeste jogou sua primeira partida como mandante na cidade de Catanduva. Mas a pedido da Polícia Militar, que não tinha contingente para dar segurança ao jogo, o duelo foi disputado com os portões fechados.

Ajude a divulgar o blog rbrito! Só a gente acompanha rodada após rodada os públicos das Séries A, B, C e D do Brasileirão! Opine! Participe pelo próprio blog rbrito ou através do twitter (@rbrito1984)

9 comentários:

  1. Obrigado, Giovani! Tento sempre buscar posts diferentes, com números e curiosidades. Aqui no blog rbrito, a gente aborda o futebol por todo o Brasil e não só o Eixo Rio-São Paulo como fazem os sites especializados.

    Abs e opine também pelo www.twitter.com/rbrito1984

    ResponderExcluir
  2. O ranking de público pagante do último final de semana mostra a força da grande nação tricolor de Joinville:

    Corinthians x Palmeiras: 36.708
    Vasco x Flamengo: 34.064
    Bahia x Ceará: 32.157
    Internacional x Grêmio: 31.777
    Joinville x CRB: 19.115
    Cruzeiro x Atlético-MG: 18.500
    Atlético-PR x Coritiba: 14.981
    Avaí x Figueirense: 5.880
    Atlético-GO x América-MG: 5.787
    São Paulo x Santos: 4.948
    Botafogo x Fluminense: 4.790

    Mesmo entendendo o deslocamento de alguns clássicos e a falta de Maracanã e Mineirão, o resultado do JEC deve ser comemorado, marcando, sem sombra de dúvida, o ressurgimento do tricolor da maior cidade de Santa Catarina.

    ResponderExcluir
  3. Brito,

    mais uma vez parabéns pelo sucesso do ranking. Continue na sua empreitada de inovação, dando um sopro de novos ares à crônica do futebol brasileiro.

    ResponderExcluir
  4. Uma curiosidade: por que os jogos do Bahia apresentam várias vezes o mesmo número de público pagante (32.157)? Imagino que seja a lotação do estádio. Será que ele esteve sempre cheio? Em jogos contra os grandes ou de importância para o Bahia é compreensível. Mas no jogo de domingo, contra o Ceará e sem que o Bahia estivesse disputando algo realmente importante, parece-me pouco provável que a lotação tivesse sido atingida. Ou a força da torcida do Baêa é realmente maior do que eu imaginava.

    ResponderExcluir
  5. Com certeza, Mário! É a força da torcida do JEC mostrada durante toda a Série C. Que em 2012 o clube esteja organizado para time e torcida caminharem lado a lado como foi neste ano.

    Abs

    ResponderExcluir
  6. Obrigado, Mário! Vamos continuar sim, buscando posts novos, diferentes e com curioridades. O jornalismo esportivo precisa sair da mesmice e procurar novos ângulos.

    Eu também te agradeço por colaborar opinando, passando dados e sempre atento nas informações do blog. Isso só faz o blog rbrito crescer mais e mais.

    Abs

    ResponderExcluir
  7. É para se pensar, Mário. Há também uma parcela de ingressos vendidos antecipadamente. Todos acreditavam que a luta contra o rebaixamento seria na última rodada.

    E pelo borderô também tem uma parcela dos sócios torcedores. A torcida do Bahia também é apaixonada. O nordestino em sim, ama o futebol. Mas ficarei de olho no Estadual e no Brasileirão 2012.

    Abs

    ResponderExcluir