Assim como futebol, gosto bastante de música e livros. De vez em quando dou algumas dicas de livros através do twitter (@rbrito1984). Eu até poderia fazer isso com "Os Distintivos de Futebol Mais Curioso do Mundo", mas não farei. Os motivos estarão na seção Mau Humor FC, do blog rbrito, neste domingo.
Mais no blog rbrito:
O marketing maléfico no futebol brasileiro!
É preciso cumprir o que se promete, mas os autores José Renato Sátiro Santiago Jr. e Luiz Fernando Bindi (já falecido) dão algumas derrapadas em sua obra. Como o próprio título do livro diz, os autores iriam relatar as curiosidades dos distintivos, escudos, emblemas de clubes mundo afora.
De fato há curiosidades incríveis, ainda mais naqueles escudos que fazem parte do nosso dia a dia, mas não damos a devida atenção. Com certeza o livro ajuda no fato da gente ficar mais atento aos escudos a partir de agora. Mas voltando aos percalços...
Em muitos casos, porém, "Os Distintivos de Futebol Mais Curioso do Mundo" não passa de simples descrições de escudos. Não sei se foi falta de tempo ou de informação, mas muitos escudos são apenas descritos. Uma pena! Afinal, o futebol é rico em informações.
Como disse, o livro é bom e interessante, mas deixa a desejar ao não cumprir com aquilo que foi prometido pelos autores. Alguns escudos são amplamente explicado (como deveria ser!), mas outros tantos são apenas descritivos - um mal irreparável!
Este episódio me lembrou um mal que assola a maioria dos sites "especializados" de futebol. Virou moda ter um box com os escudos dos 40 clubes das Séries A e B do Campeonato Brasileiro. Bonito e com amplo destaque na capa do site. Apenas isso!
Os sites também não cumprem com o prometido. Destes 40 escudos, apenas cinco ou seis têm notas diárias. Na verdade, basta acompanhar dia após dia e verá que os oito clubes do Rio de Janeiro e de São Paulo são os queridinhos dos jornalistas. O resto...
Não vou citar os sites que fazem isso, mas uma procura rápida e vocês saberão quem são os (ir)responsáveis. Basta acessar o escudo do Atlético-GO e perceberão que o clube, em uma situação otimista, teve informações a cada 15 dias. E estamos falando de um clube de Série A do Brasileirão. O próprio Figueirense, que quase pegou uma Libertadores, sofreu com a falta de informações.
Oras... então que se tenha apenas oito escudos ou nenhum. O que não pode é enganar o torcedor-internauta. O Marca, por exemplo, coloca em sua página inicial apenas oito escudos (Corinthians, Palmeiras, Santos, São Paulo, Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco).
Não estou falando que é correto, mas este site se comprometeu a destacar estes clubes. Os torcedores têm a escolha de acessar ou abolir o site. O Marca, simplesmente, cumpre com o que promete. Ao contrário de outros endereços.
Deixe o mau humor falar por você neste domingo! Critique! Proteste! Opine aqui no blog rbrito ou através do twitter (@rbrito1984)
Nenhum comentário:
Postar um comentário