segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Disputa interna!

O blog rbrito, nesta segunda-feira, apresentará a vocês, torcedores-internautas, a lista de clássicos municipais das Séries A1, A2 e A3 do Campeonato Paulista. Para tranquilidade dos torcedores, na maioria dos casos não há uma diferença substancial entre os rivais. Mesmo assim há sempre aquela gozação.

Dos seis clássicos municipais que o blog rbrito selecionou, o mais conhecido é o dérbi campineiro entre Guarani e Ponte Preta. A Macaca pode ter conquistado o acesso na Série B do Campeonato Brasileiro, mas na temporada 2012 é o Guarani que encanta seus torcedores e surpreende todos com a vice-liderança no Paulistão.

O Bugre soma 22 pontos, contra apenas 15 da rival, nona colocada. Os clubes de Campinas - cidade que já foi apelidada como a capital do futebol - se enfrentarão no dia 24 de março, no Moisés Lucarelli (estádio da Ponte Preta), pela 15ª rodada.

Come-Fogo
Mas o dérbi campineiro ganhou a companhia de outro importante clássico do interior paulista. O problema é que Comercial e Botafogo têm deixado seus torcedores de cabelos em pé. O Bafo, que acabou de voltar à elite, ocupa o 17º lugar, com sete pontos. Mesmo assim o Comercial está a frete do rival.

O Botafogo, também na zona de rebaixamento, amarga a penúltima colocação, com seis pontos. Para piorar, o Tricolor ainda perdeu para o rival no Come-Fogo, disputado na terceira rodada. Naquele 28 de janeiro, o Comercial triunfou, por 2 a 1.

Dobradinha!
A Série A2 também conta com dois clássicos municipais. O dérbi rio-clarense voltou a ser disputado após o acesso do Velo Clube. No clássico do dia 11 de fevereiro, válido pela sexta rodada, os rivais empataram, por 2 a 2. Na tabela de classificação, os Galos estão iguais.

O Velo Clube, conhecido como Galo Vermelho, ocupa o décimo lugar, com 14 pontos e quatro vitórias. Enquanto isso, o Galo Azul, codinome do Rio Claro, tem os mesmos 14 pontos, mas apenas três triunfos no 13º lugar. Os dois clubes já têm 100 anos de história.

Situação dramática, há um bom tempo, vivem América e Rio Preto, rivais da quente cidade São José do Rio Preto. Mesmo com o ex-meia Marcelinho Carioca na gerência, o América amarga o 17º lugar, com apenas nove pontos, dois a mais que o Rio Preto, 18º colocado. No clássico do dia 29 de janeiro, pela segunda rodada, o Jacaré, apelido do Rio Preto, bateu o Diabo, mascote do América, por 3 a 0.

Na Série A3...
Confesso a vocês que não conhecia o apelido do próximo clássico. Em Limeira, Independente e Internacional voltaram a se enfrentar. O clássico lá tem dois nomes: Le-Gal e Ga-Leão. Explica-se: o Independente tem como mascote o Galo, enquanto a Inter é representada pelo Leão.

No clássico válido pela quinta rodada, a Inter, mesmo jogando em casa, perdeu para o rival, por 2 a 0. Na classificação, porém, a Inter - campeã paulista em 1986 - ocupa o 12º lugar, com dez pontos e três vitórias, uma a mais que o Independente, 13º e o mesmos dez pontos.

Que dureza...
A disparidade em todos estes clássicos apresentados pelo blog rbrito é vista em Sorocaba. Lá, o Atlético Sorocaba disputa a Série A2, uma divisão a cima do São Bento. Mas nenhum dos rivais está bem na tabela de classificação de seus respectivos campeonatos.

O Atlético Sorocaba aparece na modesta 12ª colocação da Série A2, com 14 pontos e aproveitamento de 46,7%. Enquanto isso, na Série A3, o São Bento tem dez pontos, no 14º lugar e aproveitamento de 41,7%.

Você já teve a oportunidade de assistir algum destes clássicos? Conte como foi! Participe pelo blog rbrito ou através do www.twitter.com/rbrito1984 

Confira os clássicos municipais das Séries A1, A2 e A3 do Paulistão:

CAMPINAS

Dérbi campineiro: Ponte Preta x Guarani (24/03 - 15ª rodada)

Guarani (Vice-líder, com 22 pontos, sete vitórias, um empate, duas derrotas; 14 gols pró, oito contra - 73,3%)

Ponte Preta (9ª colocada, com 15 pontos, quatro vitórias, três empates e três derrotas; 19 gols pró e 19 contra - 50%)

LIMEIRA

Le-Gal ou Ga-Leão: Interacional 0 x 2 Independente (12/02 - 5ª rodada)

Internacional (12º colocado, com dez pontos, três vitórias, um empate e quatro derrotas; 13 gols pró e 11 contra - 41,7%)

Independente (13º colocado, com dez pontos, três vitórias, um empate e quatro derrotas; 12 gols pró e 14 contra - 41,7%)

RIBEIRÃO PRETO

Come-Fogo: Botafogo 1 x 2 Comercial (28/01 - 3ª rodada)

Comercial (17º colocado, com sete pontos, duas vitórias, um empate e sete derrotas; nove gols pró e 20 contra - 23,3%)

Botafogo (19º colocado, com seis pontos, duas vitórias e oito derrotas; seis gols pró e 21 contra - 20%)

RIO CLARO

Dérbi rio-clarense: Rio Claro 2 x 2 Velo Clube (11/02 - 6ª rodada)

Velo Clube (10º colocado, com 14 pontos, quatro vitórias, dois empates e quatro derrotas; 17 gols pró e 14 contra - 46,7%)

Rio Claro (13º colocado, com 14 pontos, três vitórias, cinco empates e duas derrotas; 16 gols pró e 19 contra - 46,7%)

SÃO JOSÉ DO RIO PRETO

Dérbi rio-pretense: Rio Preto 3 x 0 América (29/01 - 2ª rodada)

América (17º colocado, com nove pontos, duas vitórias, três empates e cinco derrotas; dez gols pró e 17 contra - 30%)

Rio Preto (18º colocado, com sete pontos, duas vitórias, um empate e sete derrotas; 12 gols pró e 17 contra - 23,3%)

SOROCABA

Atlético Sorocaba (12º colocado na Série A2, com 14 pontos, quatro vitórias, dois empates e quatro derrotas; 13 gols pró e 13 contra - 46,7%)

São Bento (14º colocado na Série A3, com dez pontos, três vitórias, um empate e quatro derrotas; 12 gols pró e 14 contra - 41,7%)

2 comentários:

  1. O Dérbi Rioclarense é um dos mais antigos do Brasil, o Velo até hoje foi o único que aplicou uma sonora goleada em 1983 de 11x2 cotra o Rio Claro.

    São 51 vitórias do Velo e 41 vitórias do Rio Claro... DA-LHE VELÃO!!!

    ResponderExcluir
  2. É muito bom ver os clubes tradicionais se recuperando aos poucos e voltando ao lugar que merecem, Lukaum.

    E o João Vallim tem feito um trabalho espetacular. Não só agora, como no acesso também.

    Abs

    ResponderExcluir