quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Aos trancos e barrancos!


Mesmo sem apoio, investimento, com restos de camisas (Veja o post aqui!) e esquecido por todos no machista país chamado Brasil, o futebol feminino se classificou pela quinta vez para a segunda fase das Olimpíadas. O futebol feminino, que começou em 1996, tem cinco edições olímpicas. Mas a tarefa verde e amarela, a partir de agora, não será nada fácil.

Mais no blog rbrito:
Meninos de ouro?! As estreias e os campeões no futebol masculino!

Para começar, a Seleção Brasileira vai encarar o Japão, atual campeão mundial. Sem falar que o desempenho brasileiro nas outras edições olímpicas não é muito animador. As brasileiras, assim como tantos outros atletas do Brasil, sofrem com a falta de estrutura emocional em jogos decisivos.

Pesa contra as damas da bola a falta de competições oficiais. Ao contrário dos homens, elas precisam ter outro emprego e treinar por conta própria. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF), mesmo recebendo milhões do futebol masculino e pagando mais de R$ 100 mil ao ex-presidente Ricardo Teixeira, é incapaz de organizar uma competição oficial para as mulheres.

Mesmo aos trancos e barrancos, Marta e cia. conquistaram a medalha de prata nas duas últimas Olimpíadas. Em 2004 e 2008, o Brasil sucumbiu aos EUA. Nesta edição, as norte-americanas só poderão encontrar as brasileiras na decisão. Aliás, as meninas dos EUA também acabaram com o sonho do ouro olímpico brasileiro em 2000, quando despacharam a Seleção Brasileira na semifinal. Em 1996, o Brasil caiu diante da China também na semifinal.

Pelo menos, a Seleção Brasileira já conseguiu vencer o Japão pelos Jogos Olímpicos. Em 1996, ainda pela primeira fase, o Brasil bateu as japonesas, por 2 a 0. Brasil e Japão vão se enfrentar na sexta-feira. O vencedor deste duelo vai encarar Grã-Bretanha ou Canadá, que também vão duelar na sexta-feira. Do outro lado da chave, Suécia e França brigarão por uma vaga na semifinal, assim como EUA e Nova Zelândia.

Se o Brasil tem duas pratas, os EUA somam três ouros e uma prata. A Noruega tem um ouro e um bronze. A China, por sua vez, ostenta uma medalha de prata. Enquanto a Alemanha tem três medalhas de bronze.

A Seleção Brasileira de futebol feminino ganhará alguma medalha nas Olimpíadas? Opine! Participe pelo blog rbrito ou através do www.twitter.com/rbrito1984

2 comentários:

  1. Infelizmente nossas meninas têm pouco apoio aqui no Brasil. E mesmo assim, elas nos trazem muito orgulho. Como torcedor e fã dessas meninas, acredito que elas chegarão na final, diante dos Estados Unidos, e aplicarão uma goleada histórica. Isso como torcedor. Agora, somente como alguém que acompanha o futebol, se conseguirem passar do Japão, pegam na semifinal, provavelmente, a Suécia. Aí vai ser o fim da linha.
    Em relação a seleção masculina, essa tenho certeza, vai ser mais uma decepção. Estou analisando como uma pessoa que acompanha o futebol e ama, e que torce pela Seleção Canarinho. Falta muito, mas coloca muito aí, para ganhar um ouro. Pode até trazer a prata, mas o ouro pode esquecer.
    É, 2012 não é do futebol brasileiro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucas, a CBF ganha milhões e é incapaz de realizar uma grande competição para as meninas. E estamos falando do país pentacampeão mundial e que tem Marta, cinco vezes melhor do mundo.

      É muito machismo e desorganização. Para piorar, a cobrança em cima das mulheres é igual a recebida pelos homens. Não dá para entender. Vai demorar muito para elas serem respeitadas. Uma pena!

      Abs

      Excluir