segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Despedida A!

O blog rbrito encerrará as análises das Séries A e B do Campeonato Brasileiro 2011, nesta segunda-feira, com dois levantamentos que contaram e muito com a colaboração do torcedor-internauta Ricardo Almeida. Poderemos saber quantos gols os 20 clubes da elite, por exemplo, fizeram e sofreram em cada uma das três situações: vitória, empate e derrota.

Mais no blog rbrito:
Raio-X Série A - tudo o que rolou na Edição 2011!


Como o foco em qualquer esporte é a vitória, levamos em consideração a diferença de gols dos times em cada uma de suas vitórias (DifV) para traçarmos a classificação desta planilha. E a notícia não é nada boa para a retranca do técnico Tite, campeão brasileiro com o Corinthians.

Satisfeito com o futebol resultado - aquele feio e com vitórias magras -, o treinador deu o Penta ao Timão, mas neste levantamento colocou o time na penúltima colocação. A média na diferença de gols em suas 21 vitórias foi de apenas 1,38 - número superior apenas ao do lanterna Atlético-PR, com 1,30.

O Coritiba, que deu show no início do ano, mas derrapou no Brasileirão, ficou com a melhor média no quesito. O Coxa ultrapassou a média de dois gols. Apenas o time paranaense (2,13), o surpreendente Ceará (2,10), o Atlético-GO (2,08) e o Cruzeiro (2) chegaram a média de dois gols em seus triunfos.

Campeão, o Corinthians ainda conseguiu uma diferença de gols nas vitórias de 29, contra 37 do Vasco da Gama, recordista no quesito. No DD (diferença de gols em todas as derrotas), o Alvinegro de Parque São Jorge está na ponta, com apenas 12 - mesmo número do Flamengo.

Para todo torcedor-internauta do blog rbrito entender como funciona cada sigla da tabela, preparamos as legendas. O primeiro número, antes do nome do clube, significa a classificação final na tabela original da Série A. Dai temos as legendas tradicionais como GP (gols pró), GC (gols contra) e SG (saldo de gols).

O restante das siglas na planilha funciona assim:

DV - diferença de gols em todas as vitórias do time X
SV - soma de gols em todas as vitórias do time X
Vpro - gols pró do time X em cada uma de suas vitórias
Vcon - gols contra do time X em cada uma de suas vitórias
DifV - diferença de gols do time X em cada uma de suas vitórias
SE - soma de gols em todos os empates do time X
Epro - gols pró do time X em cada um de seus empates
Econ - gols contra do time X em cada um de seus empates
DD - diferença de gols em todas as derrotas do time X
SD - soma de gols em todas as derrotas do time X
Dpro - gols pró do time X em cada uma de suas derrotas
Dcon - gols contra do time X em cada uma de suas derrotas
DifD - diferença de gols do time X em cada uma de suas derrotas

Ajude o blog rbrito neste final de ano. Mande sugestões de posts e seções! Participe aqui ou através do www.twitter.com/rbrito1984

2 comentários:

  1. Hehe, O caso mais impressionante que aparece na tabla foi o do Vasco, que quando perdia, perdia de bastante. Teve média de quase 3 gols de diferença por derrota.

    ResponderExcluir
  2. Exato, Ricardo! Alguns números são estranhos. Mesmo assim, o Vasco foi vice-campeão. Já o Ceará teve a segunda melhor diferença de gols em cada uma de suas vitórias, mas foi rebaixado.

    Vai entender...

    Abs

    ResponderExcluir