terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Brilha, brilha estrelinha...

Como todo início de temporada, clubes e torcedores estão em harmonia, afinal não passaram por momentos de apuros. Aproveitando esta lua de mel, o blog rbrito vai ao céu e traz as estrelas que enfeitam os escudos dos 20 clubes da Série B do Campeonato Brasileiro 2012.

Mais no blog rbrito:
As estrelas nos escudos dos clubes do Brasileirão 2012!

Desta vez foi mais complicado. O escudo do Boa Esporte deu uma dor de cabeça ao blog rbrito. Vasculhamos tudo e não encontramos o significado da estrela-escudo do Boa Esporte. Quem souber algo a respeito, é só avisar o blog rbrito. Mesmo assim não faltaram histórias curiosas.

O blog rbrito levou em conta as informações nos sites oficiais dos clubes, assim como utilizamos os escudos das próprias instituições futebolísticas.

* Atualizado no dia 9/01 às 19h06

Participe do blog rbrito! Ajude-nos a crescer ainda mais na temporada 2012. Opine aqui ou através do www.twitter.com/rbrito1984


Confira o significado das estrelas dos clubes da Série B do Brasileirão 2012:


ABC
O ABC gosta tanto de estrelas que dentro do escudo há uma constelação e sob o distintivo outro ornamento. Na parte superior esquerda da listra branca, quatro estrelas amarelas simbolizam os campeonatos de futebol conquistados no ano de 1954 em todas as categorias (profissional, aspirante, juvenil e infantil), bem como uma quinta estrela da mesma cor, de tamanho maior, localizada na parte inferior, simbolizando a conquista do campeonato do futebol profissional no ano do sesquicentenário da Independência do Brasil. Acima do distintivo, há uma estrela dourada referente ao título de campeão brasileiro da Série C de 2010.



AMÉRICA-MG
O blog rbrito mostrou inúmeras curiosidades em relação as estrelas nos escudos dos clubes brasileiros. O América-MG apresenta outra ao utilizar uma estrela vermelha sob seu distintivo. Dourada e prata são normais, a vermelha, por sua vez, é bem diferente e representa o Decacampeonato Mineiro entre os anos de 1916 e 1925. Já a tradicional estrela amarela é do título do Campeonato Brasileiro da Série B (1997).



AMÉRICA-RN
O América-RN é um dos clubes que tem enorme tara por estrelas. São quatro amarelas que simbolizam o Tetracampeonato potiguar (1979/1980/1981/1982) e uma prata referente a Copa Nordeste (1998).



ASA
De acordo com a assessoria do clube, as cinco estrelas pretas sob o escudo representam os títulos alagoanos da década (2000, 2001, 2003, 2005 e 2009), sendo o ASA o maior campeão, em Alagoas, neste período. Enquanto isso, a estrela dentro do escudo é referente ao título estadual de 1953.



ATLÉTICO-PR
O Atlético-PR, por sua vez, não foge do tradicional e se orgulha do título do Campeonato Brasileiro (2001), com a estrela de ouro, e da taça da Série B (1995), com a estrela de prata.



AVAÍ
Campeão brasileiro da Série C (1998), o Avaí carrega sob seu escudo uma estrela dourada. Aliás, o que aconteceu com o site do Avaí? Só cai no Facebook.



BOA ESPORTE
O time mineiro não tem nenhuma estrela sob seu escudo. Aliás, seu escudo é uma estrela.



BRAGANTINO
O Bragantino surpreendeu todos ao ficar com o título do Campeonato Paulista, em 1990. Logo, o clube não poderia deixar de ostentar esta conquista e meteu uma estrela dourada sob seu distintivo. O mesmo aconteceu com as taças  das Séries B e C do Campeonato Brasileiro, em 1989 e 2007, respectivamente.



CEARÁ
Após várias mudanças, o escudo atual do Ceará é datado de 2003. Aliás, o Ceará é um dos poucos clubes da Série B que tem orgulho de sua história e divulga os detalhes em seu site. "O novo escudo Alvinegro modernizou-se, ganhando a data da fundação do clube "1914", além das cinco estrelas na parte superior do escudo representando o pentacampeonato estadual (1915-1919). Traz o preto como tom principal, mas não deixa de lado o branco, simbolizado pelas listras".



CRB
O CRB é um dos poucos clubes que mantém seu escudo limpo. Mas não é por falta de títulos. O clube regatiano foi o primeiro campeão de Alagoas, em 1927. Ao todo são 25 títulos estaduais. Em 1993 foi campeão do Torneio de Acesso a Série B e em 1994 foi vice-campeão da Copa Nordeste.

Já o escudo é assim definido no site oficial do clube: "O escudo é formado por um emblema com fundo branco e orlado de vermelho. As duas listras vermelhas entrecruzadas na parte superior fazem referência à bandeira do clube. Na parte inferior as letras da sigla CRB possuem cor vermelha e acompanham o perfil do escudo".



CRICIÚMA
O Criciúma carrega sob seu escudo três estrelas referentes aos títulos da Copa do Brasil (1991), Campeonato Brasileiro da Série B (2002) e da Série C (2006).



GOIÁS
O Goiás foi campeão da Série B do Campeonato Brasileiro (1999) e enfeitou seu escudo com uma estrela prateada.



GRÊMIO BARUERI
O Grêmio Barueri, que já foi para Presidente Prudente e depois retornou a sua primeira casa, leva três estrelas amarelas sob seu escudo que representam os títulos da Série A3 do Campeonato Paulista (2005), Série A2 (2006) e Título do Interior (2008).



GUARANI
O Guarani é o único clube do interior paulista que pode encher a boca e falar que é campeão brasileiro. Para deixar isso mais em evidência, o Bugre carrega sob seu escudo a estrela dourada de 1978, assim como a estrela de prata de 1981, da Taça de Prata.



GUARATINGUETÁ
Como o Barueri, o Guaratinguetá cansou de mudar de sede, mesmo assim tem sua conquista. A estrela sob seu escudo é do Título do Interior (2007).



IPATINGA
O Ipatinga deixou de utilizar a estrela sob seu escudo. Mas o clube já ostentou o título do Campeonato Mineiro (2005).



JOINVILLE
Campeão Brasileiro da Série C (2011), 12 vezes campeão estadual, duas vezes da Copa Santa Catarina e uma vez da Recopa Sul-brasileira. Mesmo assim o Joinville mantém seu escudo limpo.



PARANÁ
O Paraná Clube carrega duas estrelas em comemoração ao Bicampeonato da Série B (1992 e 2000). Diz o site do clube: "O distintivo do Paraná Clube é um escudo, no formato de um pinhão estilizado, vermelho, contornado de branco, com o logotipo na sua parte superior (as palavras "Paraná" e "Brasil" escritas em azul e a palavra "Clube" escrita em branco). Na parte inferior contém o desenho de uma gralha azul e um pinheiro em branco. O logotipo, presente no Escudo e na Bandeira Oficial do Paraná Clube, é composto das palavras "Paraná", "Clube" e "Brasil". A palavra "Paraná" utiliza o tipo J.Otto, exclusivo do Paraná Clube. A palavra "Clube" é escrita de forma manuscrita. Por fim, "Brasil" é escrito em caixa alta com o tipo Avant Gard Bold. Sobre fundo vermelho, as palavras "Paraná" e "Brasil" devem ser escritas na cor azul e a palavra "Clube" na cor banca. Sobre fundo banco, as palavras "Paraná" e "Brasil" devem ser escritas na cor azul e "Clube" deve ser escrito na cor vermelha. Finalmente, sobre fundo azul, as palavras "Paraná" e "Brasil" devem ser escritas na cor branca e a palavra "Clube" na cor vermelha".



SÃO CAETANO
O São Caetano carrega em seu escudo três estrelas prateadas referentes aos títulos da Série A3 (1991 e 1998), Série A2 (2000) e Paulistão (2004). Apesar de serem quatro títulos, há apenas três estrelas, uma para cada série estadual.



VITÓRIA
O Vitória já foi 26 vezes campeão baiano, Tetracampeão da Copa do Nordeste, vice-campeão brasileiro e da Copa do Brasil. Mas o Leão baiano mantém seu escudo sem nenhuma estrela.

4 comentários:

  1. Ótima série de posts sobre os escudos, Rodolfo. Faz um tempo fiquei pensando o que significam as estrelas dos times, mas cansei de procurar no começo, hehehe. Agora satizfiz minha curiosidade!

    Ah, o Joinville ganhou a Recopa Sul-Brasileira, disputada entre os campeões das copas estaduais do Sul e de São Paulo...

    E feliz ano novo! =)

    ResponderExcluir
  2. Ato falho, Ricardo. Já arrumei o post. E neste levantamento, pude perceber que muitos clubes (a maioria) não se importam com a própria história.

    Nos sites oficiais não há quase nada a respeito. Tanto é que fiquei sem falar do ASA e Boa Esporte. Nesta quarta-feira tentarei fazer dos clubes da Série C.

    Abs e feliz ano novo pra você também. Que 2012 seja ainda melhor para todos nós!

    ResponderExcluir
  3. Onde está o Santa Cruz? O escudo do Santa Cruz além de original é lindíssimo!

    Abraços e parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  4. Olá Júlio, td bom? Até agora, os posts foram dos clubes das Séries A e B do Brasileirão. O Santa Cruz é Série C. Se tudo der certo, o post sobre os 20 clubes da Série C irá ao ar nesta quarta-feira.

    Abs e opine também pelo www.twitter.com/rbrito1984

    ResponderExcluir