A 43ª Edição da Copa São Paulo de Futebol Jr. é uma grande ilusão, assim como foram as temporadas anteriores, quando o presidente da Federação Paulista de Futebol (FPF), Marco Polo Del Nero, resolveu agradar todos os dirigentes e inchar a competição. A Copa SP deixou de revelar grandes jogadores e foi sucateada por empresários.
Nesta quarta-feira, definiu-se os 32 clubes que disputarão a segunda fase. O blog rbrito, como não poderia deixar de ser, percebeu algumas curiosidades nesta bagunça - com direito jogos às 14 horas, em pleno verão - que só prejudica a garotada e faz os empresários felizes da vida.
Os 96 clubes (Isso mesmo!) foram distribuídos em 24 grupos de A a X. Mesmo assim, apenas 23 sedes estiveram disponíveis, uma vez que São José dos Campos abrigou os Grupos P e W. Em todos estes números que relatou o blog rbrito, apenas três sedes não contaram com clubes da cidade.
As pessoas de Jaguariúna, Campo Limpo Paulista e Louveira não tiveram para quem torcer na Copa SP. Aliás, jogar em casa não faz a menor diferença na competição, como mostrará o blog rbrito, nesta quinta-feira. E olha que o time da casa tem a chance de duelar três vezes diante de sua torcida na primeira fase e se for bem, pode ganhar da FPF mais alguns jogos no mata-mata. Apenas a final, como de praxe, está confirmada para a capital São Paulo, no Estádio do Pacaembu. A decisão será no dia 25 de janeiro - aniversário de São Paulo.
Mando de campo?!
Dos 32 clubes classificados à segunda fase, apenas oito representam alguma sede. São eles: Olé Brasil (Ribeirão Preto), Monte Azul (Monte Azul Paulista), São Carlos (São Carlos), São Bernardo (São Bernardo do Campo), Taubaté (Taubaté), Primeira Camisa (São José dos Campos), Desportivo Brasil (Porto Feliz) e Grêmio Barueri (Barueri).
Por outro lado, 13 clubes que jogaram em casa e tiveram o apoio de seu torcedor, morreram na praia. São eles: América (São José do Rio Preto), Linense (Lins), Batatais (Batatais), Ferroviária (Araraquara), Lemense (Leme), Sumaré (Sumaré), Brasilis (Águas de Lindóia), Internacional (Limeira), Grêmio Osasco (Osasco), Nacional (São Paulo), Taboão da Serra (Taboão da Serra), São José (São José dos Campos) e Flamengo (Guarulhos).
De todos esses, Nacional, Lemense, Batatais e América amargaram a lanterna e não pontuaram. A Ferroviária também não venceu e anotou um mísero ponto. Mas não foram apenas os clubes-sedes que deram vexame. Atual campeão, o Flamengo conseguiu ser eliminado na primeira fase, com apenas um triunfo e na terceira colocação. Vasco, São Paulo, Portuguesa, Cruzeiro, Ponte Preta e Atlético-MG também pararam no meio do caminho. Fluminense e Internacional escaparam da vergonha, mas se classificaram em segundo.
Força de MG!
Outro dado interessante é a força dos clubes mineiros. É verdade que Cruzeiro, Atlético e América patinaram no Brasileirão. Por outro lado, Ipatinga e Tupi conquistaram acessos nas Séries C e D, respectivamente. Sem falar que o América foi o campeão do Sub-20 do Campeonato Brasileiro.
E na Copa SP, os mineiros deram show. O América foi o primeiro a carimbar o passaporte. Já Cruzeiro e o surpreendente Uberlândia garantiram vaga com 100% de aproveitamento. Apenas o Galo rodou. Outros clubes com dez pontos em três jogos foram: Palmeiras, Monte Azul, Santo André, Paulista, Corinthians, Santos, Bahia, Grêmio Barueri, Coritiba e Botafogo-RJ.
Para fechar, dividimos os clubes classificados por Estados e temos: 18 paulistas, três mineiros, dois paranaenses, dois cariocas, dois baianos, dois gaúchos, um goiano, um catarinense e um matogrossense.
Seu clube ainda está na disputa? Opine! Participe pelo blog rbrito ou através do www.twitter.com/rbrito1984
Confira os confrontos da segunda fase da Copa SP de Juniores:
Partida 1
Cruzeiro-MG x Atlético-PR
Partida 2
Olé Brasil-SP x Uberlândia-MG
Partida 3
Palmeiras-SP x Monte Azul-SP
Partida 4
Santo André-SP x Paulista-SP
Partida 5
São Carlos-SP x Red Bull-SP
Partida 6
América-MG x São Bernardo-SP
Partida 7
Corinthians-SP x Goiás-GO
Partida 8
Taubaté-SP x Primeira Camisa-SP
Partida 9
Santos-SP x Guarani-SP
Partida 10
Desportivo Brasil-SP x São Caetano-SP
Partida 11
Grêmio-RS x Juventus-SP
Partida 12
Bahia-BA x Fluminense-RJ
Partida 13
Grêmio Barueri-SP x Internacional-RS
Partida 14
Coritiba-PR x Mirassol-SP
Partida 15
Botafogo-RJ x Vitória-BA
Partida 16
Figueirense-SC x Rondonópolis-MT
Nenhum comentário:
Postar um comentário