quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Identificação, por favor!

O Campeonato Brasileiro na Era dos pontos corridos é seleto, ainda mais quando se trata de técnicos. Apenas cinco deles já faturaram a competição no modelo atual. O recordista é Muricy Ramalho com quatro conquistas. Vanderlei Luxemburgo tem duas, enquanto Antônio Lopes, Andrade e Tite somam uma cada.

O blog rbrito aproveitou para seguir o rastro destes treinadores após seus títulos nacionais. Luxa, por exemplo, foi o primeiro treinador a faturar um trofeu nacional por pontos corridos. Do Cruzeiro, em 2003, até o Flamengo - clube atual -, ele ainda foi campeão brasileiro pelo Santos, em 2004.

Com este Bi Brasileiro, o treinador chamou a atenção do Real Madrid, da Espanha. Sem sucesso, ele voltou para o Santos, onde foi Bicampeão Paulista (2006/2007). Na temporada seguinte, ganhou novamente o Estadual, mas desta vez pelo Palmeiras. Antes de acertar com o Atlético-MG, Luxemburgo passou pelo Santos.

Em Minas Gerais, o treinador ganhou o Campeonato Mineiro, em 2010. Na temporada passada, já no Flamengo, Vanderlei Luxemburgo foi campeão carioca. Mas o mais interessante do currículo do treinador é o "título" que ele comemora no Real Madrid. Comentei isso no twitter (@rbrito1984), mas vale a pena mostrar novamente o tamanho do ego do treinador.

"Em 2005, assumiu o comando dos "galáticos" do Real Madrid, colocando-se definitivamente no cenário dos principais técnicos do futebol mundial. Obteve uma performance excelente conquistando em um campeonato hipotético muitos mais pontos que o rival Barcelona".

Delegado!
Depois do Bi de Vanderlei Luxemburgo, foi a vez de outro treinador experiente faturar o trofeu nacional. Antônio Lopes chegou no final, mas garantiu o título para o Corinthians, em 2005. Se Luxa desapareceu após o título nacional, com apenas conquistas estaduais, Antônio Lopes não ganhou mais nada de 2005 para cá.

Na temporada seguinte ao título brasileiro, o Delegado, como é conhecido o treinador por ter trabalhado na função, defendeu Goiás e Fluminense. Em 2007, ele chegou ao Atlético-PR. Sem sucesso, rumou para o Vasco, em 2008. Já em 2009, 2010 e 2011, Antônio Lopes passou, de novo, pelo Atlético-PR.

Aliás, no ano passado, Antônio Lopes foi rebaixado com o Furacão. O mais interessante foi sua declaração após o jogo na última rodada da Série A. O ego do treinador também é grande, como o de seu companheiro Vanderlei Luxemburgo.

"Faltou o trabalho do primeiro turno. E eu não me considero responsável por isso. Por quê? Porque eu assumi na segunda rodada do segundo turno. No returno, ficamos em 15° lugar, fora, portanto, fora da zona de rebaixamento. Então, não vou assumir a responsabilidade. Se eu estivesse desde o começo, o time não estaria na zona de rebaixamento", disse ele em entrevista coletiva.

Na cabeça do treinador, não há problema em pegar o Corinthians faltando 16 rodadas para o término do Brasileirão e comemorar o título. O que não pode acontecer é chegar no Atlético-PR na 21ª rodada, ser rebaixado e ainda levar a culpa. Isso só na cabeça dele!

Tetra!
A partir deste momento entra em cena Muricy Ramalho. O treinador ganhou três títulos brasileiros em sequência pelo São Paulo (2006/2007/2008). Não satisfeito, ele ainda faturou a taça com o Fluminense, em 2010. Ao contrário dos companheiros, Muricy só cresceu com os títulos nacionais que abocanhou.

É verdade que no Palmeiras, em 2009 e 2010, ele passou em branco. Mas logo estava no Fluminense. No Tricolor carioca, o treinador ainda recusou uma proposta da Seleção Brasileira. Mas após o título nacional, pediu demissão e acertou com o Santos. Na Vila Belmiro, Muricy foi campeão paulista e da Libertadores (2011).

Novato!
Andrade foi um grande jogador e fez história no incrível Flamengo de 1981. Ainda no clube de coração, ele se tornou auxiliar e chegou ao posto de treinador após a demissão de Cuca. Como se não bastasse, ele não bobeou e faturou o título do Campeonato Brasileiro, em 2009.

Andrade também foi escolhido o melhor treinador da temporada. Mas logo depois, ele caiu em desgraça. Demitido do Flamengo, passou por Brasiliense e Paysandu, mas não conseguiu repetir o sucesso e, agora, segue sem clube.

"Treinabilidade"!
Tite é o técnico que ainda pode escrever seu futuro após o primeiro título brasileiro de sua vida. Mesmo com passando vergonha no Brasileirão 2010 e na Libertadores 2011, ele conseguiu levar o Corinthians ao Pentacampeonato Brasileiro no ano passado.

Campeão gaúcho com o Caxias, Grêmio e Internacional, o treinador também faturou a Copa do Brasil com o Tricolor gaúcho e a Copa Sul-americana com o Colorado. Mas sua missão em 2012 será a inédita Taça Libertadores da América.

Você acha que os clubes deveriam buscar novos técnicos ou ficar sempre nos mesmos? Opine! Participe pelo blog rbrito ou através do www.twitter.com/rbrito1984 


Confira os técnicos e os clubes campeões brasileiros de 2003 para cá:


2003
Vanderlei Luxemburgo (Cruzeiro)

2004
Vanderlei Luxemburgo (Santos)


2005
Antônio Lopes (Corinthians)

2006
Muricy Ramalho (São Paulo)

2007
Muricy Ramalho (São Paulo)

2008
Muricy Ramalho (São Paulo)

2009
Andrade (Flamengo)

2010
Muricy Ramalho (Fluminense)

2011
Tite (Corinthians)

Nenhum comentário:

Postar um comentário