Percebo a cada análise que faço dos regulamentos dos Estaduais 2012 que os dirigentes guardam os artigos mais interessantes para o final. Talvez na inocência ou não de que ninguém chegará ao final destes documentos. Mas o blog rbrito lê cada palavra e mostra tudo pra vocês, torcedores-internautas. Nesta sexta-feira, apresentaremos a Federação Maranhense de Futebol (FMF). Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo e Goiás foram os outros Estados em destaque no blog rbrito.
Mais no blog rbrito:
GO em foco! Simples, mas com muitas curiosidades o Goianão!
Antes de mais nada, gostei muito do site da FMF. É limpo, organizado e com informações. Aliás, todos deveriam ser assim. Enfim, vamos aos prós e contras do Campeonato Maranhense 2012.
Para começar, IAPE e Nacional foram rebaixados em 2011. Na verdade, o Nacional foi excluído da competição por falta de pagamento de algumas taxas e o IAPE abandonou o Estadual por falta de dinheiro. O parágrafo segundo do Art. 19 explica como fica a tabela nestes casos:
"Depois de iniciado o CAMPEONATO, caso um clube abandone a competição ou sofra eliminação com base neste artigo, por ordem judicial ou ato administrativo, os resultados dos jogos já disputados serão mantidos, e dos jogos ainda não disputados, no turno ou fase em que ocorrer o abandono ou eliminação, serão considerados com placar de 1 x 0 em favor dos adversários".
Se Nacional e IAPE caíram, Sabiá e Viana conquistaram o acesso e se juntaram a outros oitos clubes: Bacabal, Cordino, Maranhão, Moto Club, Sampaio Corrâ - atual campeão -, Santa Quitéria, São José e Imperatriz.
Regulamento:
Na primeira fase, todos os dez clubes se enfrentarão em jogos de ida. Os quatro primeiros colocados se classificarão à próxima fase. Semifinal e final serão no sistema de mata-mata. A segunda fase segue o mesmo critério, só que a ordem dos jogos funciona como um returno.
O mando de campo da final será dado ao clube que conseguir a melhor campanha nas fases anteriores. Caso um mesmo clube vença a primeira e segunda fases será declarado campeão estadual. Agora, se clubes distintos faturarem as fases, haverá um duelo entre estes times pelo título de 2012. O mando de campo ficará com o clube de melhor campanha na competição.
O campeão terá vaga garantida na Copa do Brasil 2013. Não há referência a vaga na Série D do Campeonato Brasileiro. Por outro lado, os dois últimos colocados amargarão o rebaixamento.
Critérios de desempate:
I - maior número de vitória na fase onde aconteceu o empate;
II - maior saldo de gols na fase onde aconteceu o empate;
III - maior número de gols feitos na fase onde aconteceu o empate;
IV - confronto direto entre as associações;
V – sorteio a ser realizado pelo DT/FMF.
Bola:
A Federação Maranhense não divulgou a marca da bola. Mas já arranjou um jeitinho de pressionar os clubes com cifras altas. Diz o parágrafo primeiro do Art. 24 "A equipe mandante terá que apresentar ao árbitro da partida 04 (quatro) bolas em condições de uso da marca oficial do CAMPEONATO".
E segue no parágrafo segundo: "A equipe que não apresentar as bolas definidas para a competição pela FMF pagará uma multa de R$ 1.000,00 (hum mil reais), para a entidade organizadora".
TV:
Em relação a transmissão do campeonato, os dirigentes da FMF começam bravos "Art. 28 - Não será permitida transmissão ao vivo de jogos do CAMPEONATO através de canal de Televisão e Internet ou outro artifício com exceção das rádios".
Mas para tudo neste mundo há um jeitinho. "Parágrafo Único – Caso algum veículo de comunicação tenha interesse em transmitir ao vivo os jogos do CAMPEONATO através de um canal de televisão ou via internet, terá de procurar com antecedência a FMF, para demonstrar o seu interesse e caberá a FMF convocar o Conselho Arbitral no sentido de discutir o aspecto financeiro da transmissão. Se o interesse for por um determinado jogo a FMF convocará os clubes envolvidos no jogo em questão para discutirem o valor financeiro da transmissão ao vivo e dos direitos de imagem".
Ingressos:
A FMF é tão lenta que ainda nem definiu os valores dos ingressos. Mas os dirigentes garantem que até cinco dias antes da competição, tudo estará resolvido. O Estadual 2012 começará no dia 21 de janeiro. Para jogos com clubes da mesma cidade, a renda será 60% do vencedor e 40% do perdedor. Em caso de empate, os clubes levam 50% cada. Em rodada dupla, entre dois clubes de São Luís contra dois clubes do interior, a renda será 50% para cada clube da capital. Nos outros jogos, o mandante terá 100% da renda.
Curiosidades:
Os artigos 18 e 19 voltam a tratar do assunto W.O. e com erros se comparado a da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Clubes que tentarem acabar com o jogo antes da hora ou não comparecerem a partida, de acordo com a FMF, vão perder, por 1 a 0. A CBF dá W.O com vitória, por 3 a 0.
O Art. 29 deixou o blog rbrito enfurecido. Não bastasse a CBF, FPF e TV, a Federação Maranhense de Futebol também não está nem um pouco preocupada com os clubes do interior. Mas o blog rbrito também sabe que a culpa é dos dirigentes de clubes que votam nestes presidentes e não se preocupam com as próprias instituições que comandam e, muito menos, com seus torcedores.
"Nas partidas disputadas na cidade de São Luís, capital do Estado do Maranhão, a FMF será responsável pela confecção e venda dos ingressos, bem como pela arrecadação das rendas dos jogos. Nos jogos disputados no interior do Estado, tais encargos ficarão sob a responsabilidade do clube mandante, com fiscalização direta e recebimento dos valores por representante legal da FMF, salvo casos excepcionais, assim definidos pelo DT da FMF".
Os clubes da capital já têm mais dinheiro, mas mesmo assim ganham todas as vantagens. Enquanto isso, os clubes do interior se afundam em dívidas e ainda não recebem nenhuma ajuda da FMF. O Art. 37 também mostra que a entidade não faz nada para ajudar seus clubes. É cada um por si.
"Será de exclusiva responsabilidade da associação que atuar como visitante, arcar integralmente com todas as despesas de transporte, hospedagem, equipagem e alimentação, necessárias para a disputa de seus jogos".
Para aliviar esta tensão, vamos voltar ao tempo. No Maranhão, terra de José Sarney, os árbitros podem ser comunicados pela FMF de todas as formas, incluindo, telegrama e fax.
"Art. 33 – A Comissão de Árbitros da FMF dará ciência da designação do árbitro, dos árbitros assistentes e do quarto árbitro aos clubes onde eles exerçam suas funções, comunicando, ainda, a data, local, horário e clubes participantes de cada partida, através de ofício, telegrama, telefone, fax ou e-mail, no prazo de até 48 (quarenta e oito) horas antes dos jogos em questão".
Agora, o Art. 38 me intriga muito. Imagina se um clube solicita um árbitro da FIFA ou até mesmo Howard Webb, árbitro inglês que apitou a final da Copa do Mundo 2010? Gostaria de ver a cara dos dirigentes da FMF.
"Os clubes poderão requisitar árbitros de outra Federação ou até mesmo de outro país, desde que assumam o custeio da diferença de custo entre essa opção e a indicada pela FMF".
Para fechar, aquele artigo que livra toda federação de sua preguiça eterna. "Art. 39 - Os casos omissos serão resolvidos em primeira instância pelo DT da FMF e em segunda pela Presidência da FMF".
Site: http://www.fmfma.com.br/
Nos próximos dias, o blog rbrito seguirá sua saga pelos regulamentos dos Estaduais. Não perca nenhum capítulo desta série cômica. Até agora, não foi possível encontrar os sites da Federação de Futebol do Estado do Acre, da Federação Amapaense de Futebol e da Federação Brasiliense de Futebol. Se alguém souber algo a respeito, basta nos avisar pelo blog rbrito ou através do twitter (@rbrito1984).
Confira os jogos da primeira rodada do Maranhense 2012:
21/01
20h15
Imperatriz x Viana
22/01
16h
Sabiá x Maranhão
Cordino x São José
17h
Samapio Corrêa x Santa Quitéria
23/01
20h15
Moto Club x Bacabal
Ajude a fazer o blog rbrito! Mande sugestões! Opine! Participe aqui ou através do www.twitter.com/rbrito1984
Nenhum comentário:
Postar um comentário