terça-feira, 12 de junho de 2012

Felinos reunidos!


O blog rbrito, com a colaboração de Marcos Neves, atualiza o ranking de público pagante, nesta terça-feira, da Segundona do Campeonato Paulista com destaque para dois clubes que retomaram o futebol nos últimos anos. Vamos analisar Novorizontino e Votuporanguense, que estão em alta em campo e nas arquibancadas.

Mais no blog rbrito:
De 0 a 100! Ranking de público com clube 100% e outro com 0%!

Ficou devendo... Mais um ranking FINAL de público no Estadual 2012!

Aliás, os dois também são parecidos em relação a seus mascotes. O Novorizontino carrega o Tigre, enquanto o Votuporanguense é representado pela Pantera. Felinos com fome de vitórias e ávidos por estádios cheios. Na rodada do final de semana, o Novorizontino, outro vez, conseguiu o maior público.

Na vitória, por 2 a 1, sobre o José Bonifácio, o Tigrão arrastou 3.250 pagantes ao estádio. Para vocês terem uma ideia da importância deste público, Goiás, Atlético-PR, Guarani, Boa Esporte, ASA, América-RN, Atlético-GO, Barueri, Guaratinguetá, Bragantino, São Caetano e Ipatinga, clubes das Séries A e B do Brasileirão, ainda não conseguiram o apoio de tanta gente no Nacional 2012.

Com esta paixão avassaladora, o Novorizontino se manteve na segunda colocação do ranking de público, com média de 2.352 pagantes. A liderança ainda é do Américo Brasiliense (2.425). Enquanto isso, o Votuporanguense ocupa a terceira posição, com média de 2.035 pagantes.

O CAV foi o responsável pelo segundo maior público da rodada - 2.855 pagantes. Além destes três clubes, apenas o Fernandópolis, com 1.493, ultrapassa a média de mil pagantes. A nota triste é que Votuporanguense e Fernandópolis protagonizaram cenas deprimentes durante o triunfo do CAV, por 2 a 1. Os jogadores brigaram e a partida foi encerrada antes da hora. Um papelão!

Realidade!
Mas, infelizmente, a gente sabe que o quarteto no topo é exceção na Segundona. A quarta divisão do Estado de São Paulo é repleta de estádios vazios. Para provar isso, temos os 15 pagantes do Taquaritinga. O CAT amarga a 34ª posição, com média de apenas 58 pagantes, mesmo número do Desportivo Brasil. A lanterna é do Osasco, com 46 pagantes, contra 57 do Joseense.

Neste final de semana, ainda tivemos 32 pagantes do Atlético Mogi, 34 pagantes em Jacareí, 55 do Mauaense, 65 da tradicional Matonense e 90 do Desportivo Brasil. O Araçatuba, que tem a nona melhor média de público (561), conseguiu apoio de apenas 161 pagantes neste final de semana.

No geral, a Segundona Paulista realizou 102 jogos com a presença do torcedor. A média ainda é modesta, de apenas 492 pagantes e público total de 50.206.

Explicações!
Na Segundona, ECUS, Primavera, Sumaré e Suzano já disputaram três jogos com os portões fechados, um a mais que o Radium. Enquanto isso, Guarujá, Elosport e Guariba jogaram uma partida cada sem torcida.

O blog rbrito acompanhará os públicos dos Estaduais. Fique sabendo da evolução das médias de público. E você, jornalista, lembre de dar crédito, caso utilize qualquer dado dos levantamentos de público do blog rbrito.

Só o blog rbrito acompanha as médias de público do Brasil. Ajude a divulgar o blog rbrito! Opine! Participe aqui ou através do www.twitter.com/rbrito1984


4 comentários:

  1. Parabéns pelo seu levantamento de público. Esses números são o público oficial divulgado, porque infelizmente como é costumeiro no Brasil, são informados sempre um publico pagante inferior ao que está no estádio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este cenário acontece em todo o país, infelizmente. O levantamento do blog rbrito sempre considera os públicos pagantes. Nossos números são baseados nos borderôs oficiais, divulgados pelas federações e confederações.

      Todas as semanas, o blog rbrito atualiza seus rankings de público.

      Abs e opine também pelo www.twitter.com/rbrito1984

      Excluir
  2. Olá, bom dia. É triste ver um campeonato tão tradicional tão abandonado assim. A FPF tem sua parcela de responsabilidade, mas não dá para isolar a direção dos clubes desse fato. Ainda que a qualidade técnica vista no torneio não seja lá muito alta, não creio ser tão difícil assim fazer algo como os 11 primeiros do ranking, que a nível de Série B Paulista, trazem uma média satisfatória, ainda que longe do ideal. É absurdo a FPF cobrar mais de meio milhão de reais para filiar um clube e disponibilizar apenas R$13 mil para cada uma das equipes, que terão de se virar com isso até o fim da competição. E também é triste ver equipes sendo usadas como palanque político ou balcão de vendas para empresários inescrupulosos. Não importa a divisão, um campeonato forte e organizado é um chamariz para investimentos e coisas do gênero. Desde já, parabéns pelo levantamento, que está no ótimo nível de qualidade de sempre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você está correto em sua análise, Matheus. Todos têm sua parcela de culpa. A Federação é culpada por não organizar um campeonato atraente. A Segundona é muito chata. São seis ou sete fases.

      A cota para os clubes também é baixíssima. E não é por falta de dinheiro. Isso acontece em todas as divisões. Basta ver a Série A1, onde os quatro chamados grandes recebem mais de um milhão de reais, e o pessoal do interior fica com migalhas. A FPF é responsável por todos os clubes e não apenas por quatro.

      E os dirigentes dos clubes também têm sua parcela de culpa. Eles não se organizam e não têm planejamento. Não importa a divisão. São amadores e os clubes e torcedores sempre pagam caro.

      Abs e opine também pelo www.twitter.com/rbrito1984

      Excluir