quarta-feira, 6 de junho de 2012

Muita história para contar?!


A Edição 2012 da Copa do Brasil pode ser histórica, como mostrará o blog rbrito, nesta quarta-feira. Grêmio e Palmeiras abrirão as semifinais, na próxima quarta-feira - dia 13 de junho -, em Porto Alegre. O segundo jogo será no dia 21 de junho, em São Paulo. No outro lado da chave, São Paulo e Coritiba se enfrentarão na quinta-feira - 14 de junho -, no Morumbi. O duelo de volta acontecerá no dia 20 de junho, em Curitiba.

Apenas pela segunda vez na história da Copa do Brasil, que passou a ser disputada em 1989, um Estado poderá ter os dois representantes na grande decisão. O Estado de São Paulo conta com Palmeiras e São Paulo. Caso os dois clubes derrotem gaúchos e paranaenses, respectivamente, o cenário se remeterá a 2006.

Naquela oportunidade, o Estado do Rio de Janeiro parou para ver o embate entre Flamengo e Vasco. O Rubro-negro carioca não deu chances aos vascaínos e venceu, por 2 a 0, no primeiro jogo, e 1 a 0 na volta. Apenas em 2006, a Copa do Brasil teve dois clubes do mesmo Estado na grande final.

Por região...
A história da Copa do Brasil também mostra que é difícil ter finalistas da mesma região. A primeira vez que isso aconteceu foi no duelo do Sul, em 1991, quando o Criciúma foi campeão em cima do Grêmio. O Sudeste esteve presente nas outras sete oportunidades.

Em 1996, o Cruzeiro bateu o Palmeiras. Mas o Verdão deu o troco na Raposa dois anos depois. Em 2000, o Cruzeiro derrotou o São Paulo. O mesmo clube mineiro não deu moleza ao Flamengo, em 2003. O Mengão voltou a cair na decisão, em 2004, diante do Santo André. Já o Paulista, em 2005, surpreendeu o Fluminense ao se sagrar campeão. E por fim, em 2006, deu Flamengo em cima do Vasco.

Histórico!
A Copa do Brasil 2012 não pode ser apenas histórica em relação a dois clubes do mesmo Estado na decisão. Se São Paulo ou Coritiba derem a volta olímpica, será o primeiro título dos clubes na competição apelidada de "atalho para a Libertadores".

O Coxa é o atual vice-campeão - na temporada passada, o Coritiba perdeu para o Vasco. E se vencer, será o primeiro título do Estado do Paraná na Copa do Brasil. Enquanto isso, o Palmeiras foi campeão em 1998. Já o Grêmio faturou quatro títulos da Copa BR - 1989, 1994, 1997 e 2001. Em relação aos Estados semifinalistas, São Paulo soma sete títulos. O Rio Grande do Sul, por sua vez, tem seis.

E você, torcedor-internauta, acredita em qual clube para levantar o caneco? Opine! Participe pelo blog rbrito ou através do www.twitter.com/rbrito1984

2 comentários:

  1. Boa tarde Rodolfo,
    o legal também é relação a Copa do Brasil, é que até 2001, o Sul dominava a competição, tanto que sete das 11 primeiras edições foram conquistadas por times do RS ou SC. Mas, desde 2002, em nove edições, apenas três times sulistas (um de cada estado), chegou à decisão, sendo que, em todas as oportunidades, terminaram com o vice-campeonato.

    att
    Lucas Heckler

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Lucas. Não tinha reparado nestes dados. O Inter, campeão em 1992, tem uma boa desculpa. Nos últimos anos, o Inter tem disputado a Libertadores, seja por causa do título na competição sul-americana ou pelo Brasileirão. O que valoriza ainda mais a região Sul.

      Obrigado e abs

      Excluir