domingo, 5 de agosto de 2012

Mau Humor FC 127!


Constantemente critico certos "comentaristas" que adoram comer o "s" ou erram na concordância. A TV em busca de brincar com a paixão dos torcedores, contrata ex-jogadores sem o menor grau de escolaridade e que adoram falar sandices no ar. Mas há outro problema grave no jornalismo esportivo, como vocês verão na seção Mau Humor FC, deste domingo.

Mais no blog rbrito:
As damas da bola ficam com os restos no machista país chamado Brasil!

O Coritiba chegou em mais uma decisão de Copa do Brasil e a imprensa resolveu dar destaque nacional. Mas, como sempre, derraparam no nome do campeão brasileiro de 1985. Ao invés de pronunciarem Coritiba, os "gênios" da TV cansaram de falar o nome do Estado, com "u" - Curitiba.

E há uma grande diferença. Pergunte a qualquer torcedor do Coxa ou aficionado por futebol. Não pense que é bobeira. O nome do clube é Coritiba e não Curitiba. Pegue qualquer transmissão de jogo e você escutará narradores, comentaristas e até repórteres derrapando na pronúncia.

O Coxa não é o único a sofrer com o desleixo de certos profissionais. Também não suporto escutar Guarani, de Campinas. Oras, com todo respeito aos outros Guarani's, mas o clube paulista é campeão brasileiro. Ou seja, se algum Guarani - com "i" ou "y" - merece complemento, não é o clube de Campinas.

Esta situação fica ainda mais grave no caso do Vitória. Afinal, experimente falar Vitória, da Bahia, para os torcedores rubro-negros... é quase um xingamento. Afinal, Bahia é o arquirrival do Vitória. Engraçado que isso não acontece com os clubes que vivem na TV.

Mas quem se importa com os outros clubes? Devem pensar certos analistas da bola. Outra redundância é vista pelos Estaduais. No Campeonato Paulista, há alguns meios de comunicação que insistem em colocar a sigla do Estado a frente do nome do Botafogo.

Entenderia este zelo se o Botafogo estivesse no Brasileirão ou na Copa do Brasil. Mas no Paulistão, como algum torcedor poderia imaginar que o Botafogo seria o do Rio de Janeiro e não o de Ribeirão Preto? Improvável, né?! Enfim... é apenas respeito que peço aos clubes e a seus torcedores! Só isso!

Deixe o mau humor falar por você neste domingo! Critique! Proteste! Opine aqui no blog rbrito ou através do twitter (@rbrito1984)

8 comentários:

  1. Narradores são realmente muito ruins.
    Além desses que você citou com o nome dos times, tem também com os nomes de jogadores. Alex por exemplo, sempre falam "Aléquis" e por ai vai...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São inúmeros as gafes, erros, mancadas, pisadas de bola..., André. E o pior é que eles nem se preocupam em estudar a pronúncia. Ou seja, eles não estão nem um pouco interessados com os telespectadores. #lamentável

      Abs e opine também pelo www.twitter.com/rbrito1984

      Excluir
  2. É verdade, amigo. Isso é uma palhaçada mesmo.

    O mesmo ocorre com o Santa Cruz, que nos Jornais do Sul é constantemente chamado de "Santa Cruz-PE", como se tivesse algum outro Santa Cruz famoso que pudesse confundir o leitor. Na verdade os editores desafiam a inteligência do leitor.

    Aliás, com todos os clubes de Pernambuco é assim. Precisam colocar "PE" ao lado do nome, como se ninguém soubesse que Náutico, Sport e Santa Cruz (que é chamado de Sport Recife) são de Pernambuco.

    #lamentável

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Júlio, td bom? Gostei da frase "os editores desafiam a inteligência do leitor". É isso mesmo, infelizmente.

      Uma coisa é definir o clube em caso de xarás na mesma divisão. Por exemplo, se tivesse um outro Santa Cruz na Série C caberia a definição do Estado. Agora, não tem cabimento escrever sobre a Série C e mesmo assim explicar o Estado do clube. Não há a menor necessidade.

      Engraçado que outros clubes não sofrem com este problema. É caso de bom senso, cada vez mais raro no jornalismo esportivo.

      Abs

      Excluir
  3. Olá Rodolfo Brito, aqui em Goiás não é diferente!
    Vou citar 3 exemplos: Vila Nova, Atlético e CRAC.

    Esses 3 campeões goianos também sofrem com isso.
    _______


    O Atlético-GO tem seu nome registrado como: Atlético Clube Goianiense, e conforme a sua sigla no escudo podemos comprovar que tem o ACG em seu distintivo. Ano passado, alguns blog e sites paulistas insistiram em colocar, por exemplo: Palmeiras x CAG - ao invés de ACG, parecem querer mudar o nome do clube goianiense.

    Por falar em Goianiense, esse é o nome dado a quem nasce no município de Goiânia-GO, ou seja eu mesmo sou Goianiense, pois nasci aqui, entretanto até hoje se ouve falar volta e meia a palavra: Goianense, parecem que estão falando que o time então é de Goiana-PE. Pois se fosse de Goiânia seria GOIANIENSE! Eles tendem a comer a letra "i". E isso ocorre corriqueiramente, basta ver sites de fora de Goiás e programas de rádio e tv, que o digam a turma da Band: Renata Fan, Luciano do Valle e Dr. Osmar de Oliveira, que volta e meia esquecem e o chamam de Goianense.

    OBS: GOIANO é quem nasce no interior de Goiás, GOIANIENSE é quem nasce na capital do estado de Goiás, Goiânia!
    ______


    Já o Vila Nova é outra coisa complicada: O mesmo exemplo de Guarani e Vitória! Sempre faço questão de colocar Vila Nova-GO, pois mesmo que o time seja mais tradicional que o primo mineiro, que se escreve com dois éles: Villa Nova, a imprensa do sudeste teima em pensar que o Vila Nova-GO é que tem menos tradição que o mineiro. Os dois são vermelhos: O Goiano: Vila Nova (Goiânia-GO) , o Mineiro: Villa Nova (Nova Lima-MG). Mascotes: Vila Nova-GO: (Tigre), Villa Nova-MG (Leão). Até os nomes de registros sdão diferentes: Vila Nova Futebol Clube e Villa Nova Atlético Clube. Pelo menos os distintivos das equipes não são semelhantes, já é uma ajuda!

    Mesmo assim a imprensa tende a confundir e quando falam Vila Nova - fazem referência ao clube mineiro de menor torcida e tradição e quando mencionam o Clube goiano, falam: Vila Nova de Goiás.,ou Vila Nova-GO. Eu sempre faço questão de colocar a sigla do estado para o pessoal sobretudo do sudeste, ter a real distinção de quem é quem, mas a torcida do Vila Nova-GO e a imprensa daqui de Goiás, não gostam nada nada dessa confusão! Pois os goianos, neste caso, deveriam ser a referência pois tem cerca de 1 milhão de torcedores.
    ______


    O CRAC também tem outra particularidade, essa que foi criada aqui mesmo em Goiás! Em Catalão, cidade do sul goiano, só tem um time de futebol profissional, um dos mais fortes e mais tradicionais do interior goiano, pois já foi campeão da 1ª divisão goiana duas vezes, sendo o maior campeão do interior. Então deveria ser falar apenas CRAC, para identificar o clube. Mas de tanto falar CRAC de Catalão, aí pegou. O nome do Clube é Clube Recreativo e Atlético Catalano (daí se vê o que significa a sigla: CRAC). É o clube profissional de futebol mais antigo de Goiás e Catalão, é uma das principais cidades do estado e uma das que mais atraem mão de obra de fora, pois a geração de empregos na cidade está sempre crescente.

    O mascote é o Leão, e a torcida faz do estádio Genervino da Fonseca um verdadeiro alçapão. Há poucos anos surgiu um novo time com o nome de CRAC, mas com o escudo em predominância amarelo, mais que é do estado de MS e claro, não tem ainda a mesma tradição do CRAC. Sem falar que o clube lá do MS surgiu baseado na fama do primo goiano. A torcida do CRAC-GO não vê com bons olhos essa de serem chamados de CRAC de Catalão, pois querem que falem somente CRAC, pois agora que surgiu o outro homônimo e é praticamente desconhecido, já o CRAC original, é bem mais famoso..

    Abração

    www.digaofutebol.com
    @digaofutebol

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Rodrigo, td bom? Em primeiro lugar, parabéns pela aula que você deu dos clubes goianos. Em relação aos clubes, esqueci de mencionar o Atlético. Já fiquei irritado com a falta do "i" na pronúncia.

      Agora, não sabia do erro na sigla. Esta é ainda mais amadora. Não dá para acreditar neste erros infantis. E sobre os outros dois exemplos é como o Júlio - no comentário acima - disse: "os editores desafiam a inteligência do leitor".

      Abs

      Excluir
  4. Pior ainda Rodrigo, é nas transmissões quando anunciam algo do jogo do Figueirense, eles nao mencionam que o jogo é em Florianopolis, eles mencionam que o jogo é em SANTA CATARINA. Puta burrice destas emissoras paulistas e cariocas que olham somente para o próprio umbigo.

    PS: e olha que eu nem torco para o figueirense, mas que é uma vergonha isso é.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É assim mesmo, Pedro. Total descaso. Sou paulista e fico irritado com a falta de sensibilidade e respeito com os outros clubes fora do Eixo Rio-São Paulo.

      Este foi um dos motivos que criei o blog rbrito para debater futebol NACIONAL e dar atenção aos outros clubes.

      Abs e opine também pelo www.twitter.com/rbrito1984

      Excluir