domingo, 12 de agosto de 2012

Mau Humor FC 128!


O blog rbrito traz para debate na seção Mau Humor FC, deste domingo, mais um assunto rotineiro do futebol e que, de tão comum, já não tira a paciência dos torcedores. Desta vez vamos falar do "um minuto de silêncio" e que também nos remeterá ao Hino Nacional antes das partidas.

Mais no blog rbrito:
Erros em nomes de clubes e o post que tirou os torcedores-internautas do sério!

Assim como o Hino Nacional, o "um minuto de silêncio" em respeito a alguém que acabara de morrer não é respeitado nos estádios brasileiros. Um contraste com os jogos europeus, quando o estádio todo fica calado até o apito inicial do árbitro.

Mas desta vez, a falta de respeito chega até aos narradores, comentaristas e repórteres. Se no Hino Nacional algumas emissoras evitam, neste momento, comentários e outras emissoras vão ou estão nos comerciais, no "minuto de silêncio" a situação é outra e até constrangedora.

Ao invés de esperarem o término do "minuto de silêncio" e mostrarem respeito, os narradores seguem seu falatório, com informações até inúteis. Há ainda os repórteres que insistem em explicar sobre o homenageado do dia. Tudo isso durante o tributo.

Não seria o caso de esperar o término do "minuto de silêncio" e o apito inicial do árbitro para fazerem tais explicações?! O "minuto de silêncio", na verdade, só é respeitado pelo pessoal de dentro do campo. Alguns jogadores abaixam a cabeça, assim como a arbitragem

Enquanto isso, nas cabines de rádios e TVs haja falatório e um total desrespeito. Como estes jornalistas podem exigir dos torcedores em campo respeito ao Hino Nacional? Sou contra Hino Nacional em todos os jogos. Ficaria com a execução do Hino apenas em finais e em duelos entre Seleções. Mas já que não tenho voz perante as autoridades, é preciso respeitar o Hino Nacional, assim como o "um minuto de silêncio".

No mais, deve ser terrível para os jogadores, aquecidos, concentrados e ávidos por jogar futebol, ter que esperar intermináveis minutos no Hino Nacional e até no "minuto de silêncio". Talvez por isso, eles não param quieto. Arrumam o meião, se alongam, tentam relaxar... É hora de repensar tudo isso!

Deixe o mau humor falar por você neste domingo! Critique! Proteste! Opine aqui no blog rbrito ou através do twitter (@rbrito1984)

2 comentários:

  1. Boa tarde Rodolfo

    Discordo da parte em que você pontuou que o Hino Nacional deve ser executado apenas em jogos finais. Na minha opinião, deve ser em todos os jogos de campeonato nacional. Temos que respeitar a nossa pátria. Mas ante disso, os jogadores, narradores, comentaristas e repórteres tem que aprender pelo menos a letra, já que muitos, e tenho certeza disso, se quer sabem como é a primeira estrofe.

    E sobre o respeito de todos em um jogo, concordo plenamente contigo. É vergonhoso. Eu, sempre que posso estar no estádio, no meio da torcida maravilhosa, na hora do Hino Nacional é mão direita no lado esquerdo do coração e "Ouviram ....." com toda a força, mesmo que a torcida esteja entoando outra música, o que acontece direto. No minuto de silêncio, simplesmente silêncio.

    Sobre os repórteres que ficam falando da vida do fulano no minuto de silêncio, a história deles devem ser contadas pouco antes do minuto de silêncio, aí o torcedor sabe o que irão estar respeitando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo, Lucas. Falo de não ser obrigatório o Hino, pelo fato de que, do jeito que está, não há respeito algum. Não há respeito dos torcedores, jogadores ou imprensa.

      Por conta disso, vejo mais falta de respeito do que amor à pátria. Por isso, não deixaria o Hino em todos os jogos. Há estádios ainda que temos o Hino do Estado. Poucos sabem o Hino Nacional, imagina o Hino do Estado...

      Abs e é sempre bom debater futebol!

      Excluir