quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Tem ligação...


Na quinta-feira passada, o blog rbrito mostrou como é importante realizar uma boa primeira fase na Série D do Campeonato Brasileiro (Relembre o post aqui!). Agora, o blog rbrito traz outro levantamento que revela a importância do artilheiro na conquista dos acessos das Séries C e D. O blog rbrito levou em consideração as temporadas a partir de 2009 - ano da criação da última divisão nacional.

Mais no blog rbrito:
Desfalcado! Ranking de público das Séries A, B, C e D do Brasileirão!

Brasil afora... Os 100 clubes das Séries A, B, C e D divididos por Estados!

Nestes últimos três anos (2009, 2010 e 2010) apenas em um caso o artilheiro não comemorou o acesso. Em 2010, Bruno Rangel, do Paysandu, anotou oito gols, mas o Papão teve que amargar mais uma temporada na Série C. Naquela oportunidade, subiram ABC, Ituiutaba (hoje Boa Esporte), Criciúma e Salgueiro. Cascata, do ABC, com cinco gols, foi o vice-artilheiro e que o mais se aproximou daqueles que conquistaram o acesso.

Nos outros casos, os artilheiros destas duas divisões levaram seus clubes ao acesso. Tudo começou em 2009. Pela Série C, Nena, do ASA, e Marciano, do Icasa, anotaram oito gols cada e fizeram a festa dupla. Além de alagoanos e cearenses, América-MG e Guaratinguetá também subiram para a Série B.

No primeiro ano de Série D, o São Raimundo fez barba, cabelo e bigode. O clube paraense conquistou o acesso, foi campeão e ainda teve Michel como artilheiro da Edição 2009, com dez tentos. Macaé, Chapecoense e Alecrim foram os outros clubes que subiram para a Série C. Como em 2010, Bruno Rangel estragou a festa na Terceira Divisão nacional, o pessoal da Série D fez valer a escrita.

Escrita...
Assim como o São Raimundo, o Guarany faturou tudo no segundo ano de Série D. O clube cearense conquistou o acesso, foi campeão e ainda viu Danilo Pitbull ser o artilheiro com 11 tentos. Junto com o Guarany subiram Madureira, Araguaína e Joinville.

Falando no time catarinense, o JEC foi o rei da temporada 2011. Após o acesso, o Joinville disputou a Série C com propriedade. Comando por Arturzinho, apelidado de Rei Artur, o Tricolor subiu para a Série B, foi campeão da Terceira Divisão e fez Ronaldo Capixaba, com 11 gols, artilheiro. CRB, Ipatinga e América-RN também pegaram o elevador.

Enquanto isso na Série D 2011, a artilharia foi dividida. Fernando, do Cuiabá, e Marcinho, do Oeste, marcaram 11 gols e ajudaram matogrossenses e paulistas a conquistarem o inédito acesso. O campeão foi o Tupi, seguido pelo Santa Cruz - os outros dois clubes que subiram para a Série C.

E hoje?
Se a escrita for mantida, os quatro acessos da Série C já estão definidos. Afinal, Zambi, do Macaé, Marciano, do Salgueiro, Dênis Marques, do Santa Cruz, e Pedro Júnior, do Vila Nova, estão empatados na liderança, com cinco tentos cada. De todos estes clubes, porém, apenas o Tricolor pernambucano está no G4 do seu grupo.

Na Série D, são apenas dois artilheiros. Henrique, do Cianorte, e Neto Alagoano, do Ypiranga, balançaram as redes em cinco oportunidades. Os gols de Henrique foram essenciais para a boa campanha do líder Cianorte. Já Neto Alagoano sofre com a má fase do clube pernambucano.

Quais clubes vão conquistar os acessos nas Séries C e D do Brasileirão? Opine! Participe pelo blog rbrito ou através do www.twitter.com/rbrito1984

Confira os artilheiros e os clubes que subiram nas Séries C e D:

SÉRIE C

2009
Artilheiros: Nena (ASA-AL) e Marciano (Icasa-CE) - 8 gols

América-MG (campeão)
ASA-AL
Guaratinguetá-SP
Icasa-CE

2010
Artilheiro: Bruno Rangel (Paysandu-PA) - 8 gols

ABC-RN (campeão)
Ituiutaba-MG (hoje Boa Esporte)
Criciúma-SC
Salgueiro-PE

2011
Artilheiro: Ronaldo Capixaba (Joinville-SC) - 11 gols

Joinville-SC (campeão)
CRB-AL
Ipatinga-MG
América-RN

SÉRIE D

2009
Artilheiro: Michel (São Raimundo-PA) - 10 gols

São Raimundo-PA (campeão)
Macaé-RJ
Chapecoense-SC
Alecrim-RN

2010
Artilheiro: Danilo Pitbull (Guarany-CE) - 11 gols

Guarany-CE (campeão)
Madureira-RJ
Araguaína-TO
Joinville-SC

2011
Artilheiros: Fernando (Cuiabá-MT) e Marcinho (Oeste-SP) - 11 gols

Tupi-MG (campeão)
Santa Cruz-PE
Cuiabá-MT
Oeste-SP

2 comentários:

  1. Parabéns pelo Blog.

    Leandro Niehues - Joinville/Sc (JEC)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Leandro! Tento sempre melhorar e trazer posts diferentes para vocês, torcedores-internautas.

      Abs e opine também pelo www.twitter.com/rbrito1984

      Excluir