quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Ao mesmo tempo?!


O sobe e desce do futebol brasileiro é constante e raramente permite que clubes rivais estejam em alta ao mesmo tempo. A situação fica ainda mais complicada com quatro clubes considerados grandes. No caso do Estado de São Paulo, analisado pelo blog rbrito, vide a situação do rebaixado Palmeiras. Mesmo assim, a temporada 2012 pode ser histórica para Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo.

Mais no blog rbrito:
Qual gol marcou a sua vida? Opine! Responda aqui!

Esgotado! Penúltima atualização do ranking de público das Séries A, B, C e D!


Apenas pela segunda vez, o quarteto poderá acabar o ano com, ao menos, uma conquista cada. Para fechar o ciclo, o São Paulo precisa faturar o título da Copa Sul-americana e encerrar o jejum que já vem desde 2008. Semifinalista, o Tricolor paulista empatou, por 1 a 1, com o Universidad Católica, no Chile. O jogo de volta será, nesta quarta-feira, e o classificado enfrentará Tigre ou Millonarios.

Na atual temporada, o Santos puxou a fila com a conquista do Campeonato Paulista. Na verdade foi um genuíno tricampeonato estadual (2010/2011/2012). A última vez que o Peixe tinha sido tri aconteceu entre 1967 e 1969. O Alvinegro praiano ainda tem o Tri de 1960/1961/1962.

Para não ficar atrás, o Corinthians também fez história ao faturar o inédito título da Libertadores. O Timão ainda foi campeão invicto após 14 jogos e contra o temido Boca Juniors. Não satisfeito, o Alvinegro do Parque São Jorge, em dezembro, disputará o título do Mundial de Clubes. A galeria corintiana poderá aumentar em alguns dias.

Já o Palmeiras, antes de chorar o segundo rebaixamento em sua história, festejou a conquista da Copa do Brasil. Título conquistado de forma invicta. O Verdão não ganhava um título desde 208, quando foi campeão do Paulistão. Esta foi a segunda conquista alviverde na Copa do Brasil. O primeiro título foi ganho em 1998.

Faz tempo...
Caso o São Paulo faça valer o favoritismo na Copa Sul-americana, o quarteto paulista repetirá a temporada de 1998. O blog rbrito só considerou torneios oficiais e profissionais. Naquela temporada, todos os quatro clubes gritaram "é campeão" para felicidade geral de seus torcedores.

Em 1998, o São Paulo foi campeão Paulista após encerrar um jejum de seis anos sem conquistas estaduais. O Palmeiras não deixou por menos e faturou logo dois títulos. O Verdão foi campeão da extinta Copa Mercosul, além da Copa do Brasil. O Corinthians, por sua vez, abocanhou o Campeonato Brasileiro - seu segundo título nacional. Já o Santos ficou com a Copa Conmebol. Este torneio também já não existe mais.

A Copa Conmebol teve oito edições (1992 a 1999) e contava com clubes da América do Sul. Nos critérios brasileiros, o vice-campeão da Copa do Brasil, além dos clubes que obtivessem uma colocação do 2º ao 4º lugar no Campeonato Brasileiro, garantiam vaga. Os clubes da Libertadores não podiam participar deste torneio.

O São Paulo será campeão da Copa Sul-americana 2012? Opine! Participe pelo blog rbrito ou através do www.twitter.com/rbrito1984

Nenhum comentário:

Postar um comentário