domingo, 11 de novembro de 2012

Mau Humor FC 141!


Pronto! Começou! A Era de especulações está de volta ao futebol brasileiro, antes mesmo de se definir os acessos nas Séries B e C, além do título da Série A. Agora, nada mais importa. Todo mundo ouviu falar sobre alguma contratação. O buchicho é tanto que chegou a seção Mau Humor FC, do blog rbrito, neste domingo.

Mais no blog rbrito:
Polêmica do gol de mão de Barcos. Mas cadê o áudio da arbitragem?!

Saem os chutes dentro do campo e entra o chutômetro fora das quatro linhas. Os empresários fazem a festa diante dos "inocentes" jornalistas. Tudo vira verdade! Afinal, papel e tela de computador aceitam tudo. O risco de perder a credibilidade é vencido pela fome de acessos, audiência.

Mas reparem, estas "matérias" têm sempre fontes ocultas (aqui vale o bom senso), ou disse-me-disse e aquele que eu mais gosto: "jornal tal afirma que", "segundo a rádio". Não sabia que tais objetos davam declarações. Mas nesta época, todos falam no jornalismo esportivo.

As especulações ainda nem pegaram fogo, mas já tem jogador acertado com uns três clubes. É válido a ânsia pelo furo, mas é preciso ter bom senso e responsabilidade. Checar a informação é obrigatório no jornalismo. E não adianta checar apenas com o empresário de tal jogador. Ele quer mesmo é divulgar a todos as suas historinhas.

Com o término da temporada, início de férias, o jornalismo esportivo fica sem pauta. Eis que surge a especulação. E esta onda aumentou consideravelmente com o apetite dos clubes por jogadores do exterior. Não importa o valor ou qualidade, se está lá fora, é bom e rende votos.

Mas não adianta eu falar, você falar, outros jornalistas falarem, nada vai mudar. No ano que vem veremos a mesma situação. E tudo caminha tranquilo na falta de imaginação do jornalismo esportivo. Imaginação positiva, com fatos e matérias diferentes, não em invenção de fatos. Cuidado!

Deixe o mau humor falar por você neste domingo! Critique! Proteste! Opine aqui no blog rbrito ou através do twitter (@rbrito1984)

Nenhum comentário:

Postar um comentário