sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Condenados!


Se depender dos resultados do primeiro turno, o Sport será rebaixado no Campeonato Brasileiro da Série A e o Atlético-MG terá que disputar a Pré-Libertadores. O blog rbrito aproveita a sexta-feira para projetar a rodada final do Brasileirão. Até aqui, o Fluminense já garantiu o título. Além do Tricolor carioca, Grêmio, Atlético-MG, São Paulo, Corinthians e Palmeiras estarão na Libertadores 2013. Por outro lado, Atlético-GO, Figueirense e Palmeiras foram rebaixados para a Série B.

Mais no blog rbrito:
Esgotado! Penúltima atualização do ranking de público das Séries A, B, C e D!

A situação do Sport é bem complicada. No 17º lugar, com 41 pontos, o Leão da Ilha terá que vencer o rival Náutico no Estádio dos Aflitos, em Recife, e ainda torcer por uma derrota de Bahia ou Portuguesa. Só com este cenário, o Sport escaparia do rebaixamento. No primeiro turno, os rivais pernambucanos empataram sem gols.

Para complicar um pouco mais, o Rubro-negro não costuma se dar bem fora de casa. Como visitante neste Brasileirão, o Sport soma apenas três vitórias, cinco empates e dez derrotas. O Leão anotou 17 gols e levou 30. No geral, a campanha do Sport apresenta dez triunfos, 11 empates e 16 derrotas, com 39 tentos e 55 contra.

Tricolor!
Mas é bom o Bahia buscar seu resultado ao invés de esperar um tropeço do rival. Ainda mais depois da bobeada, em casa, no empate, por 1 a 1, com o Náutico. Pelo menos, o Tricolor enfrentará o lanterna e rebaixado Atlético-GO. No primeiro turno, os rivais empataram, por 1 a 1. O duelo do próximo domingo será em Goiânia e a campanha do Bahia fora de casa é mais ou menos.

Os baianos venceram cinco vezes, empataram cinco e perderam oito como visitante. O Bahia ainda anotou 20 gols e sofreu 25. No geral, o Bahia, com 44 pontos, precisa apenas de um empate para seguir na elite. O Tricolor ostenta dez triunfos, 14 empates e 13 derrotas, além de 36 gols e 41 contra.

Lusa!
A situação da Portuguesa, com 44 pontos, é a mesma do Bahia. A Lusa só precisa de um empate para escapar da degola. Mas o clube paulista costuma aprontar e sempre faz o contrário do óbvio ou daquilo que os torcedores imaginam. E é bom a Lusa não repetir o placar do primeiro turno contra a Ponte Preta.

Naquela oportunidade, a Macaca venceu, por 2 a 1, em Campinas. Neste domingo, o jogo será no Canindé. Mas mesmo em casa, a Portuguesa tem campanha modesta: com sete vitórias, sete empates e quatro derrotas. São 25 gols a favor e 14 contra. No geral, a Lusa ostenta dez vitórias, 14 empates e 13 derrotas, com 39 gols a favor e 41 contra.

Segundão!
Se o trio da degola não quer a Segundona, Grêmio e Atlético-MG sonham em ser o segundão. Faz pouco tempo que o vice-campeonato brasileiro passou a valer muito no país. O segundo colocado do Brasileirão entrará direto na fase de grupos da Libertadores, enquanto o terceiro colocado terá que disputar a Pré-Libertadores.

Vice-líder, com 70 pontos, o Grêmio depende apenas de suas forças. O Tricolor terá que vencer o rival Internacional, de novo, para ser vice. No primeiro turno, fora de casa, o Grêmio fez 1 a 0. No domingo, a partida será no Olímpico e o Grêmio tem um bom retrospecto diante de sua torcida. São 13 vitórias, três empates e só duas derrotas. O Grêmio ainda anotou 30 gols e sofreu dez. No geral, o time do técnico Vanderlei Luxemburgo ostenta 20 triunfos, dez empates e sete derrotas, com 56 gols a favor e 33 contra.

Galo!
O Atlético-MG, além de secar o rival gaúcho, também apostará no fator casa. Aliás, o Galo é o único do Brasileirão que ainda não perdeu diante de sua torcida. São 13 vitórias e cinco empates, com 39 gols e 13 contra. O problema é que no primeiro turno, o Atlético apenas empatou, por 2 a 2, com o rival Cruzeiro.

Por causa do número de vitórias (20 a 19), o time mineiro precisa vencer e ainda torcer por um tropeço do Grêmio. Só neste cenário o time atleticano garantiria o vice-campeonato brasileiro. No geral, o Atlético tem 69 pontos, com 19 vitórias, 12 empates e seis derrotas. São 61 tentos a favor e 35 contra.

Qual clube será rebaixado para a Série B? E qual será vice-campeão brasileiro? Opine! Participe aqui ou através do www.twitter.com/rbrito1984

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Legado para 2013!


No próximo sábado, a Série C do Campeonato Brasileiro terá um campeão inédito. Oeste e Icasa, após conquistarem o acesso, disputarão a partida final da Edição 2012 da terceira divisão nacional. Paysandu e Chapecoense foram os outros dois clubes que subiram de divisão. Apesar da disputa estar aberta este ano, em 2013 a Série C já está definida em relação a seus participantes.

Mais no blog rbrito:
Esgotado! Penúltima atualização do ranking de público das Séries A, B, C e D!


Sampaio Corrêa-MA, CRAC-GO, Baraúnas-RN e Mogi Mirim-SP conquistaram o acesso na Série D. Enquanto isso, no último final de semana, CRB-AL, Guarani-SP, Ipatinga-MG e Grêmio Barueri-SP foram rebaixados na Série B. O Estado de São Paulo terá um recorde de participantes, em 2013, na Série C. O blog rbrito levou em conta apenas as temporadas de 2009 para cá, quando se adotou o formato com 20 clubes.

Os paulistas já dominaram as Séries A e B e, agora, darão as cartas no terceiro escalão do futebol verde e amarelo. Assim como o Rio de Janeiro, São Paulo terá três participantes (Guarani, Grêmio Barueri e Mogi Mirim). Para os cariocas não é novidade a quantidade de clubes. Este ano mesmo, o Rio contou com três representantes. Em 2013 serão Macaé, Duque de Caxias e Madureira.

O Estado de Goiás também cresceu na Série C. Os goianos passaram em branco durante as três primeiras temporadas. O primeiro representante de Goiás na Série C foi o Vila Nova. Em 2013, o Tigrão ganhará a companhia do CRAC. O Estado do Mato Grosso é outro que terá dois clubes (Luverdense e Cuiabá).

Por outro lado, o Estado do Ceará perdeu dois clubes. Os cearenses terão apenas o Fortaleza na Série C em 2013. Pará, Pernambuco e Rio Grande do Sul ficaram com um clube a menos. Além destes Estados, Alagoas, Distrito Federal, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba e Rio Grande do Norte contarão com um clube cada na próxima temporada.

Campeões!
A divisão de títulos por Estados - levando em conta toda a Série C - tem São Paulo na liderança com sete conquistas. Os Estados de Goiás, Rio de Janeiro e Santa Catarina somam três cada, uma mais que o Pará. Com um título aparecem Distrito Federal, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Norte.

Se focarmos apenas de 2009 para cá, o campeão será inédito também em relação ao Estado. Em 2009, Minas Gerais fez festa para o América. O Rio Grande do Norte comemorou o título do ABC em 2010. Na temporada passada foi a vez do Joinville levar o título para Santa Catarina. Agora, em 2012, será a vez do Ceará ou de São Paulo.

Qual clube será campeão da Série C 2012? Opine! Participe pelo blog rbrito ou através do www.twitter.com/rbrito1984

Confira a divisão de Estados da Série C:

2009

AL, MT, MG, PA, RS, SC e SP - 2 clubes
AC, CE, DF, MA, PE e SE - 1 clube

2010

PA e RS - 3 clubes
RN e SC - 2 clubes
AC, AL, CE, DF, MT, MG, PB, PE, RJ e SP - 1 clube

2011

CE, PA, RJ, RS, SC e SP - 2 clubes
AC, AL, DF, MT, MG, PB, RN e TO - 1 clube

2012

CE e RJ - 3 clubes
MT, PA, PE e RS - 2 clubes
DF, GO, MG, PB, SC e SP - 1 clube

2013

RJ e SP - 3 clubes
GO e MT - 2 clubes
AL, CE, DF, MA, MG, PA, PB, PE, RN e RS - 1 clube

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Ao mesmo tempo?!


O sobe e desce do futebol brasileiro é constante e raramente permite que clubes rivais estejam em alta ao mesmo tempo. A situação fica ainda mais complicada com quatro clubes considerados grandes. No caso do Estado de São Paulo, analisado pelo blog rbrito, vide a situação do rebaixado Palmeiras. Mesmo assim, a temporada 2012 pode ser histórica para Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo.

Mais no blog rbrito:
Qual gol marcou a sua vida? Opine! Responda aqui!

Esgotado! Penúltima atualização do ranking de público das Séries A, B, C e D!


Apenas pela segunda vez, o quarteto poderá acabar o ano com, ao menos, uma conquista cada. Para fechar o ciclo, o São Paulo precisa faturar o título da Copa Sul-americana e encerrar o jejum que já vem desde 2008. Semifinalista, o Tricolor paulista empatou, por 1 a 1, com o Universidad Católica, no Chile. O jogo de volta será, nesta quarta-feira, e o classificado enfrentará Tigre ou Millonarios.

Na atual temporada, o Santos puxou a fila com a conquista do Campeonato Paulista. Na verdade foi um genuíno tricampeonato estadual (2010/2011/2012). A última vez que o Peixe tinha sido tri aconteceu entre 1967 e 1969. O Alvinegro praiano ainda tem o Tri de 1960/1961/1962.

Para não ficar atrás, o Corinthians também fez história ao faturar o inédito título da Libertadores. O Timão ainda foi campeão invicto após 14 jogos e contra o temido Boca Juniors. Não satisfeito, o Alvinegro do Parque São Jorge, em dezembro, disputará o título do Mundial de Clubes. A galeria corintiana poderá aumentar em alguns dias.

Já o Palmeiras, antes de chorar o segundo rebaixamento em sua história, festejou a conquista da Copa do Brasil. Título conquistado de forma invicta. O Verdão não ganhava um título desde 208, quando foi campeão do Paulistão. Esta foi a segunda conquista alviverde na Copa do Brasil. O primeiro título foi ganho em 1998.

Faz tempo...
Caso o São Paulo faça valer o favoritismo na Copa Sul-americana, o quarteto paulista repetirá a temporada de 1998. O blog rbrito só considerou torneios oficiais e profissionais. Naquela temporada, todos os quatro clubes gritaram "é campeão" para felicidade geral de seus torcedores.

Em 1998, o São Paulo foi campeão Paulista após encerrar um jejum de seis anos sem conquistas estaduais. O Palmeiras não deixou por menos e faturou logo dois títulos. O Verdão foi campeão da extinta Copa Mercosul, além da Copa do Brasil. O Corinthians, por sua vez, abocanhou o Campeonato Brasileiro - seu segundo título nacional. Já o Santos ficou com a Copa Conmebol. Este torneio também já não existe mais.

A Copa Conmebol teve oito edições (1992 a 1999) e contava com clubes da América do Sul. Nos critérios brasileiros, o vice-campeão da Copa do Brasil, além dos clubes que obtivessem uma colocação do 2º ao 4º lugar no Campeonato Brasileiro, garantiam vaga. Os clubes da Libertadores não podiam participar deste torneio.

O São Paulo será campeão da Copa Sul-americana 2012? Opine! Participe pelo blog rbrito ou através do www.twitter.com/rbrito1984

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Esgotado!


O último final de semana foi um sucesso de público nas Séries A e B do Campeonato Brasileiro. Muitos clubes esgotaram ou chegaram bem próximo disso na venda dos ingressos. Com grande alegria, o blog rbrito - sempre com a colaboração de Marcos Neves - apresenta, nesta terça-feira, a penúltima atualização do ranking de público das Séries A, B, C e D.

Mais no blog rbrito:
Majestoso! Liderança do ranking de público ficará com um clube paulista!

Segredos do acesso! Curiosidades de Goiás, Criciúma, Atlético-PR e Vitória!

Líder do ranking geral, o Corinthians lotou o Pacaembu na despedida diante de sua torcida antes de embarcar para o Japão. No empate, por 1 a 1, com o Santos, o Timão colocou 34.171 pagantes e aumentou sua média para 25.222. Agora, o São Paulo, para tirar o primeiro lugar do rival, terá que ter um público superior a 40 mil pagantes na última rodada.

Fato impossível de acontecer. O Tricolor, que enfrentará o próprio Corinthians, mandará sua partida no Pacaembu e o estádio municipal, teoricamente, "só" acomoda 40 mil torcedores. Mas na maioria das vezes a Polícia Militar não libera a venda da carga máxima. Ou seja, o Sampa terá que se contentar com a vice-liderança.

Ainda na Série A, o Bahia esteve bem próximo de se livrar completamente do rebaixamento. A bobeada durante o empate, por 1 a 1, diante do Náutico não pode ser colocada na conta da torcida. Pelo contrário. Os tricolores fizeram sua parte e lotaram o Pituaçu com 32.157 pagantes. No sexto lugar no ranking geral, o Bahia tem média de 18.981.

O Sport foi outro clube a superar a marca de 30 mil pagantes. Na luta contra a degola, o Leão recebeu o campeão Fluminense e durante o empate, por 1 a 1, na Ilha do Retiro, recebeu o apoio de 32.937 pagantes. Este público ainda precisa ser confirmado pela CBF. A presença da torcida rubro-negra deixou o Sport na oitava colocação, com média de 17.838.

Carga total!
A paixão dos torcedores também invadiu a última rodada da Série B. Após o acesso, o Goiás voltou a lotar o Estádio Serra Dourada, em Goiânia, no jogo do título. O Verdão contou com a presença de 38 mil torcedores na vitória, por 2 a 1, sobre o Joinville.

Dono da segunda melhor média de público da Série B, o Goiás colou no líder Vitória. No geral, o time goiano tem a décima melhor média de público do Brasil com 14.185 pagantes. Uma posição acima está o Vitória, com 16.192 pagantes. No jogo do acesso, o Leão colocou 35 mil pagantes no Barradão.

Outros clubes também fizeram bonito da última rodada. O Cruzeiro levou 12.448 pagantes ao estádio. Já a Ponte Preta teve 9.471 pagantes no empate sem gols contra o São Paulo. Na Série B, o Guarani fez promoção, conseguiu o apoio de 9.618 apaixonados, mas acabou rebaixado à Série C.

Entenda:
Os clubes da Série A do Brasileirão são representados pela cor amarela. O cinza destaca os clubes da Série B, enquanto o laranja é a Série C e o azul é a Série D. Já os números em vermelho precisam da confirmação da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). O Santo André disputou seis jogos com os portões fechados.

O blog rbrito acompanhará TODOS os públicos das Séries A, B, C e D do Campeonato Brasileiro 2012. Fique sabendo da evolução das médias de público. E você, jornalista, lembre de dar crédito, caso utilize qualquer dado dos levantamentos de público do blog rbrito.

Só o blog rbrito acompanha as médias de público do Brasil. Ajude a divulgar o blog rbrito! Opine! Participe aqui ou através do www.twitter.com/rbrito1984


segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Segredos do acesso!


A Edição 2012 da Série B do Campeonato Brasileiro foi encerrada, no último sábado, com os acessos de Atlético-PR e Vitória. A dupla rubro-negra se juntou ao campeão Goiás e ao vice Criciúma. Todos estarão na Série A 2013. Mas quais foram os pontos fortes destes quatro clubes? O blog rbrito responderá esta questão no post desta segunda-feira, que servirá como homenagem ao quarteto do acesso. Parabéns aos clubes e torcedores!

Atlético-PR retorna à elite um ano após o rebaixamento. Goiás e Vitória caíram em 2010. Já a agonia do Criciúma vinha desde 2004. Dos quatro clubes, apenas os dois primeiros colocados começaram e terminaram com o mesmo treinador. Enderson Moreira e Paulo Comelli conduziram Goiás e Criciúma, respectivamente, durante todas as 38 rodadas.

Campeão, o Goiás mostrou sua força no Estádio Serra Dourada, em Goiânia. O time alviverde foi o único que terminou invicto como mandante. Em casa, o Goiás conquistou 15 vitórias e só quatro empates, com direito a 39 gols a favor e apenas oito contra. A campanha fora de casa, porém, não foi lá estas coisas. Em 19 jogos foram oito triunfos, cinco empates e seis derrotas, além de 36 gols a favor e 29 contra.

No geral, o título goiano, que lotou as arquibancadas nas duas últimas rodadas, foi conquistado com 78 pontos e aproveitamento de 68,4%. O Goiás venceu 23 vezes (maior número da Série B), teve nove empates e seis derrotas. O campeão ainda balançou as redes em 75 oportunidades e sofreu 37 gols (melhor defesa). A força do Criciúma, por sua vez, está em outro ponto.

Tigre!
O sistema ofensivo foi o responsável pelo acesso do Criciúma. O atacante Zé Carlos anotou 27 dos 78 gols do Tigre. Zé do Gol, como é conhecido pelos torcedores, se tornou o maior artilheiro da história da Série B, ultrapassando Uéslei, do Bahia, e Alessandro, do Ipatinga, que fizeram dois a menos.

Aliás, o Criciúma teve o melhor ataque da Edição 2012. Com 73 pontos e aproveitamento de 64%, o Tigre subiu após 22 vitórias, sete empates e nove derrotas. O clube catarinense levou 57 tentos. A campanha em casa também ajudou o time de Comelli no acesso.

O Estádio Heriberto Hulse funcionou como um verdadeiro caldeirão. Diante de sua torcida, o Criciúma obteve 14 triunfos, um empate e quatro derrotas. Foram 42 gols a favor e 29 contra. Fora de casa, a campanha foi modesta: oito vitórias, seis empates e cinco derrotas, além de 36 gols a favor e 28 contra.

Furacão!
Com a Arena da Baixada em reforma, o Atlético-PR precisou rodar o Estado do Paraná para mandar seus jogos. Talvez por isso, o time do técnico Ricardo Drubscky não tenha se destacado como mandante. A principal arma do Furacão foi o sistema defensivo.

O Atlético-PR teve a melhor defesa da Série B. Em 38 jogos, o time paranaense sofreu só 37 gols. O acesso veio com 71 pontos e aproveitamento de 62,3%. Ao longo da competição, o Furacão somou 21 vitórias, oito empates e nove derrotas. O ataque fez 65 tentos.

Deste total de gols, 31 aconteceram "em casa" e 34 fora. As campanhas são bem parecidas. Foram 11 vitórias como mandante, uma a mais que o desempenho fora de casa. O Atlético ainda somou seis empates e duas derrotas diante de sua torcida. Fora, o clube teve dois empates e sete tropeços.

Leão!
Assim como o Rubro-negro paranaense, o Vitória só conseguiu o acesso na última rodada. Mas a campanha do Leão não teve um grande destaque. O desempenho que cresce aos olhos é o fator Barradão - líder de público da Série B. Em casa e diante de sua torcida, o Vitória faturou 13 triunfos, três empates e três derrotas, além de 36 gols a favor e 24 contra.

Enquanto isso, o time baiano venceu oito vezes fora de casa, empatou cinco e perdeu seis. O Vitória ainda anotou 23 gols e sofreu 24. No geral, o Rubro-negro baiano subiu com 71 pontos e aproveitamento de 62,3%. Foram 21 vitórias, oito empates e nove derrotas, além de 59 gols a favor e 43 contra.

* Atualizado às 18h20

Os quatro acessos foram merecidos? Opine! Participe pelo blog rbrito ou através do www.twitter.com/rbrito1984

domingo, 25 de novembro de 2012

Mau Humor FC 143!


"Como foi anunciado, não sou mais o técnico da Seleção Brasileira. Fica aqui o meu agradecimento a todos que trabalharam comigo nesse projeto em especial, aos jogadores convocados nesse período, e a todos aqueles que acreditaram no nosso trabalho. Desejo, desde já, sucesso a Seleção Brasileira na conquista do sonho maior da nossa torcida que é o título do Hexacampeonato de 2014". Foi deste jeito, pelo twitter, que Mano Menezes falou sobre sua demissão da Seleção Brasileira e se despediu do cargo mais desejado do futebol mundial. E a forma como ele foi demitido chegou até a seção Mau Humor FC, do blog rbrito, neste domingo.

Mais no blog rbrito:
Notícias velhas? Vandalismo e a falta de organização da FIFA!

Muitas pessoas não entenderam a demissão de Mano Menezes. Lógico que tinha outros tantos querendo vê-lo longe da Seleção Brasileira. Mas a forma da demissão e o momento é que deixaram alguns atônitos. Eu me coloco neste aspecto. Sim! O Brasil ainda não era uma das sete maravilhas do mundo, mas tinha melhorado bastante e estava no caminho certo.

Qual o motivo para não ter demitido Mano Menezes após as Olimpíadas? Ou em outro momento? Agora, ele tinha recuperado Kaká (fui contra sua convocação), encontrado uma forma de jogar e ainda tinha dado uma base a Seleção. Para quem não se lembra, ele foi contratado para renovar a Seleção - e fez isso de forma correta.

Não sou um defensor ferrenho de Mano. Tenho minhas diferenças com seu trabalho, mesmo assim não entendi sua demissão. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) informou que o novo técnico será anunciado em janeiro - poucos meses antes da Copa das Confederações.

Ou seja, este técnico chegará, com suas preferências - de esquema e por jogadores - e tentará dar uma nova cara ao Brasil. Terá tempo? E se José Maria Marín, presidente da CBF, e seu fiel escudeiro Marco Polo Del Nero - presidente da FPF, mas que quase não aparece por lá - quiserem mudar de novo? Se fizeram agora, podem fazer daqui dois, três meses. Até a Copa do Mundo tem tempo, né?

Até que o presidente da CBF se manifeste, não saberemos a verdadeira causa da demissão de Mano Menezes. O técnico falou pouco e pelo twitter. Já Andrés Sanchez, diretor de Seleções, preferiu bater boca com a imprensa. O certo é que foi Andrés, por telefone, que avisou Mano sobre sua demissão. Por telefone? Tem jeito mais covarde para se fazer isso? Mas esperar o que da gloriosa CBF?

Agora, se preparem para a enxurrada de especulações e chutes. Aliás, já começaram com três nomes: Luiz Felipe Scolari, Muricy Ramalho e Tite. Mas até janeiro Abel Braga - atual campeão brasileiro - deverá ganhar força, assim como Pep Guardiola e tantos outros. Inúmeros jornalistas abdicaram do bom senso da profissão pelo prazer de dar um furo. O pior é que lá na frente, todos dirão que acertaram.

Só para deixar claro, não estava 100% ao lado de Mano Menezes, mas fui contra sua demissão. O principal motivo: não há outro melhor no mercado e duvido que seu sucessor fará algo extraordinário ou tão diferente do que fez Mano até aqui. Paciência! E você, torcedor-internauta, o que achou da demissão de Mano Menezes? Quem deverá ser contratado?

Deixe o mau humor falar por você neste domingo! Critique! Proteste! Opine aqui no blog rbrito ou através do twitter (@rbrito1984)

sábado, 24 de novembro de 2012

Um clique XLIV!


Em semana decisiva nas Séries B e C do Brasileirão, o blog rbrito buscou números e curiosidades do clubes. Mas não esquecemos do rebaixamento do Palmeiras, do ranking de público, dos artilheiros e até da Copa das Confederações. O blog rbrito criou a seção Um clique! para elencar todos os posts que agitaram a semana, assim como seus links. Tudo para facilitar a vida de vocês, caros torcedores-internautas.

Mais no blog rbrito:
Participação intensa dos torcedores-internautas, pênaltis, Mundial e mais...

Bola na rede! Com a principal emoção do futebol, o blog rbrito começou sua semana. Mostramos que os artilheiros das Séries A, B e C do Brasileirão estão em clubes tricolores. Mas o blog rbrito trouxe outras curiosidades, o nome completo dos artilheiros e a última vez destes três clubes na ponta da artilharia.

Relembre o post Artilheiros tricolores!

TERÇA-FEIRA
Rebaixado pela segunda vez na Série A, o Palmeiras terá dificuldades na Série B 2013. Para começar, o Verdão caiu com aproveitamento inferior aquele registrado em 2002. No ano que vem, o Palmeiras ainda encontrará clubes velhos conhecidos e uma sina em relação aqueles que disputam a Série B e a Libertadores no mesmo ano.

Relembre o post 2x na Segundona!

QUARTA-FEIRA
Corinthians ou São Paulo? Tricolor ou Timão? A rivalidade paulista deixou os gramados e foi para as arquibancadas. Mas desta vez a notícia é boa. Muito boa! A dupla paulistana brigará até a última rodada do Brasileirão pela liderança do ranking de público das Séries A, B, C e D. O Corinthians saiu na frente, mas o São Paulo detém os três maiores públicos da competição.

Relembre o post Majestoso!

QUINTA-FEIRA
Dose dupla na quinta-feira. O blog rbrito começou o dia com os cenários, as campanhas e as curiosidades dos quatro clubes que brigaram por duas vagas na final da Série C. Logo depois fizemos o esquenta para a rodada final da Série B. O blog rbrito trouxe tudo o que mexeu com os clubes que brigaram pelo título, acesso e contra o rebaixamento.

Relembre o post De qual lado?

Relembre o post Se fosse assim...

SEXTA-FEIRA
Para fechar a semana, o blog rbrito foi atrás das Seleções. Daqueles países que vão disputar a Copa das Confederações 2013. A Seleção Brasileira poderá atingir um feito inédito e ainda poderá igualar uma marca já conquistada por México e França. O blog rbrito também trouxe todos os campeões da competição.

Relembre o post Melhores de cada canto!

O que você gostaria de ver no blog rbrito? Opine! Mande suas sugestões aqui ou pelo www.twitter.com/rbrito1984

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Melhores de cada canto!


A FIFA anunciou que vendeu, em apenas 24 horas, 74 mil ingressos para a Copa das Confederações 2013. A competição será realizada no Brasil. Atual bicampeã e maior vencedora da Copa das Confederações com três títulos, a Seleção Brasileira ainda tentará um feito inédito e outro que vai igualar as façanhas de México e França.

Mais no blog rbrito:
Sr. Goool! Enquete especial para vocês, torcedores-internautas! ESCOLHA!

A Edição 2013 da Copa das Confederações será realizada entre os dias 15 e 30 de junho em seis sedes (Brasília, Belo Horizonte, Fortaleza, Rio de Janeiro, Recife e Salvador). Além do Brasil, a Espanha - atual campeã mundial - está garantida na competição. Como os espanhois também venceram a Eurocopa, a vaga nesta competição ficou com a vice-campeã Itália.

Os outros participantes são: Japão (campeão da Copa da Ásia), México (campeão da Copa Ouro), Uruguai (campeão da Copa América), Taiti (campeão da Copa das Nações da Oceania) e Itália (vice-campeã da Eurocopa). Falta definir o campeão da Copa das Nações Africanas que sairá apenas em fevereiro de 2013.

Em casa!
Mesmo com o apoio do torcedor, não é comum o país-sede faturar a Copa das Confederações. Em oito edições, apenas duas vezes o campeão foi o país local. O México abriu esta possibilidade em 1999 ao derrotar o Brasil. Já em 2003, a França venceu, em casa, a Seleção de Camarões e ficou com o título.

Em 2013 será o Brasil que colocará este tabu a prova. Arábia Saudita, em três oportunidades, Japão e Coreia do Sul, além de Alemanha e África do Sul não obtiveram sucesso. Em 2001, Japão e Coreia dividiram a organização da Copa das Confederações. O Japão acabou com o vice-campeonato. Outro país-sede que ficou em segundo foi a Arábia Saudita em 1992.

Mas há um ponto que a Seleção Brasileira poderá se tornar única. Campeão em 2005 e 2009, o Brasil poderá alcançar o inédito e legítimo tricampeonato se faturar a taça diante de sua torcida. A França foi outra Seleção que chegou perto do tri, mas não teve sucesso.

Os franceses venceram a Copa das Confederações em 2001 e 2003. Mas em 2005 viram o Brasil ficar com o título. Além das duas conquistas já mencionadas, a Seleção Brasileira faturou a taça em 1997. Argentina (1992), Dinamarca (1995) e México (1999) são os outros vencedores.

A Seleção Brasileira será campeã da Copa das Confederações? Opine! Participe pelo blog rbrito ou através do www.twitter.com/rbrito1984

Confira os campeões da Copa das Confederações:

1992
Argentina

1995
Dinamarca

1997
Brasil

1999
México

2001
França

2003
França

2005
Brasil

2009
Brasil

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Se fosse assim...


Atlético-PR e Vitória conquistarão o acesso na Série B do Campeonato Brasileiro se, neste sábado, os resultados se repetirem em relação ao primeiro turno. Nesta quinta-feira, após analisar os semifinalistas da Série C, o blog rbrito trará os cenários da Série B, na luta pelo acesso, na briga pelo título e no embate contra o rebaixamento. Falta uma rodada! Apenas um jogo! Noventa minutos! Façam suas apostas...

Mais no blog rbrito:
De qual lado? Cenários e curiosidades da briga pela final da Série C!

Majestoso! Ranking de público das Séries A, B, C e D do Brasileirão!

Pela 19ª rodada do primeiro turno, o Atlético-PR, fora de casa, bateu o rival Paraná, por 2 a 1. O Vitória, também longe de sua torcida, triunfou sobre o Ceará (3 a 1). Já o São Caetano, mesmo em casa, tropeçou diante do Guarani ao perder, por 2 a 1. Três clubes (Atlético-PR, Vitória e São Caetano) brigam pelas últimas duas vagas do acesso. Goiás e Criciúma já subiram para a Série A.

Nesta luta intensa pelo acesso, os rubro-negros paranaense e baiano dependem apenas de suas forças. A dupla ainda subirá em caso de tropeço do Azulão. O Atlético-PR ocupa a terceira posição com 70 pontos, 21 vitórias, 28 gols de saldo e 64 marcados. O Vitória aparece logo atrás com os mesmos 70 pontos, 21 triunfos, 16 tentos de saldo e 58 anotados.

Na quinta posição, com 68 pontos, só a vitória interessa ao São Caetano. O Azulão precisa vencer o Guarani, em Campinas, e ainda torcer por uma derrota de Atlético-PR ou Vitória. Se a dupla empatar já terá conquistado o acesso por causa do número de vitórias. O São Caetano tem apenas 19 triunfos - dois a menos que os concorrentes direto.

Próximo passo!
Depois de conquistarem o acesso (o Goiás foi rebaixado em 2010, enquanto a agonia do Criciúma vinha desde 2004), Goiás e Criciúma lutarão pelo título. O vencedor entrará para uma seleta lista. Até aqui, só Coritiba, Paysandu, Paraná, Sport e Guarani já deram a volta olímpica duas vezes antes de retornarem à Série A. Os goianos foram campeões em 1999 e o Criciúma faturou o título em 2002.

A vantagem é do líder Goiás, mas se depender dos resultados do primeiro turno, os catarinenses gritarão "é campeão" no sábado. Pela 19ª rodada do turno, o Goiás, fora de casa, perdeu para o Joinville - rival do Criciúma -, por 1 a 0. Já o Tigre, no Estádio Heriberto Hulse, bateu o Avaí, por 2 a 0. Mesmo assim, a situação do Criciúma não é tão fácil como podem imaginar.

Líder, o Goiás soma 75 pontos, 22 vitórias, 37 gols de saldo e 73 gols marcados. Um empate no lotado Estádio Serra Dourada, em Goiânia, garantirá o título ao time alviverde. Ao Criciúma resta vencer o Avaí e torcer por uma derrota do Goiás. O time catarinense ocupa a segunda colocação, com 72 pontos, 22 triunfos, 21 tentos de saldo e 77 gols anotados.

Último suspiro!
Duas vagas e quatro clubes em disputa. A luta contra o rebaixamento mexe com mais clubes do que o embate pelo acesso. Grêmio Barueri e Ipatinga já caíram para a Série C. Agora, a briga está entre CRB, Guaratinguetá, Guarani e Bragantino. Três paulistas e um alagoano.

Se os resultados do primeiro turno se repetirem, Bragantino e CRB serão rebaixados. Naquela oportunidade, o CRB caiu perante ao ASA (1 a 0), mesmo jogando em casa. O Bragantino, por sua vez, perdeu para o Boa Esporte, por 3 a 0, fora de casa. Por outro lado, Guarani e Guaratinguetá venceram São Caetano (2 a 1) e Barueri (3 a 2), respectivamente.

Na tabela de classificação, Bragantino e Guarani, fora da degola, só dependem de suas forças. A dupla paulista soma 41 pontos. Se o Braga tem 11 vitórias, o Guarani ostenta dez. Na degola, o Guaratinguetá aparece com 40 pontos e 12 vitórias. Por conta do número de triunfos - primeiro critério de desempate -, se o Guará empatar e Bragantino ou Guarani perderem, o time do Vale escapará do descenso.

Mas para não correr riscos, o Guaratinguetá precisa da vitória. A situação mais delicada é do CRB. Os alagoanos têm que vencer de qualquer jeito. Só a vitória interessa ao CRB. O clube de Alagoas precisa triunfar e torcer por tropeços de dois dos três clubes que também jogam contra o rebaixamento.

Qual clube será campeão da Série B? Quais clubes subirão para a Série A? E quais serão rebaixados? Opine! Participe pelo blog rbrito ou através do www.twitter.com/rbrito1984

De qual lado?


Oeste, Icasa, Paysandu e Chapecoense já conquistaram o acesso à Série B do Campeonato Brasileiro. Agora, o quarteto quer uma vaga na grande final da Série C. Icasa e Paysandu decidirão a primeira vaga, nesta quinta-feira, às 21 horas, no Estádio Romeirão, em Juazeiro do Norte. O duelo entre Oeste e Chapecoense será na sexta-feira, às 19 horas, no Estádio dos Amaros, em Itápolis.

Mais no blog rbrito:
Majestoso! Ranking de público das Séries A, B, C e D do Brasileirão!

Sr. Goool! Enquete especial para vocês, torcedores-internautas! ESCOLHA!

Pelo levantamento do blog rbrito, os clubes que jogarão em casa (Icasa e Oeste) saem na frente. Em 2009 e 2010, dos quatro finalistas, três atuaram a segunda partida diante de suas torcidas. A única exceção é o ASA, em 2009. O adversário dos alagoanos foi o América-MG que jogou a segunda em casa, o mesmo que ABC e Ituiutaba (hoje Boa Esporte), em 2010. No ano passado, não teve semifinais. A situação dos visitantes fica ainda mais complicada em relação as campanhas.

O Paysandu, pelo menos, tem a vitória, por 3 a 2, na primeira partida para se apegar a uma possível final. Mas de resto, os clubes mandantes dão as cartas. O Icasa se classificará com vitórias simples, por 1 a 0, e 2 a 1. Já o Papão jogará por um empate ou até mesmo uma derrota, desde que marque, ao menos, três gols no campo adversário. O problema é que na primeira fase, o Icasa venceu o rival, como mandante, por 1 a 0 - resultado que o colocaria na decisão. Vitória do Icasa, por 3 a 2, levará a decisão para os pênaltis.

Aliás, não é nada fácil bater o Icasa no Romeirão. Na Série C 2012, o time do técnico Francisco Diá ostenta sete vitórias, um empate e apenas duas derrotas. O Paysandu, por sua vez, é uma grande decepção como visitante. Em dez jogos, o clube paraense triunfou em apenas uma oportunidade, empatou cinco e perdeu quatro.

Complicou!
A situação da Chapecoense é ainda mais complicada. O time catarinense perdeu, em casa, a primeira partida, por 1 a 0. Agora, a Chapecoense precisará de uma vitória simples, por um gol de diferença, desde que faça, pelo menos, dois na casa do rival. Se vencer, por 1 a 0, levará a decisão para os pênaltis. O Oeste, por sua vez, atuará por um empate.

Na primeira fase, Oeste e Chapecoense tiveram frente a frente no interior paulista e os donos da casa triunfaram, por 1 a 0. Aliás, no Estádio dos Amaros, a campanha do Oeste é muito boa, com seis vitórias, três empates e só uma derrota. Por outro lado, a Chapecoense tem dificuldades para jogar no campo adversário. Como visitante o Verdão ostenta uma vitória, três empates e seis derrotas.

Estados!
Os Estados de Minas Gerais e Santa Catarina já colocaram três clubes na Série B. O América-MG, em 2009, chegou a ser campeão. O mesmo aconteceu com o Joinville em 2011. Os Estados de Alagoas, Ceará, Rio Grande do Norte e São Paulo subiram duas vezes cada, contra uma do Pará e Pernambuco. Além de América e Joinville, o ABC também foi campeão da Série C nesta nova fase.

Em 2009, América-MG, ASA-AL, Guaratinguetá-SP e Icasa-CE pegaram o elevador para a Série B. ABC-RN, Ituiutaba-MG (hoje Boa Esporte), Criciúma-SC e Salgueiro-PE subiram em 2010. Na temporada passada os acessos foram de Joinville-SC, CRB-AL, Ipatinga-MG e América-RN.

Quais clubes serão os finalistas da Série C 2012? Opine! Participe pelo blog rbrito ou através do www.twitter.com/rbrito1984

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Majestoso!


A maior rivalidade do Estado de São Paulo é entre Corinthians e Palmeiras. Mas por causa da intensa provocação - fora de campo -, nos últimos anos, cresceu a animosidade entre sãopaulinos e corintianos. Este clássico recebeu o nome, em 1930, de Majestoso - alcunha proferida pela jornalista Thomaz Mazzoni, do jornal A Gazeta Esportiva. E este embate tem tudo para agitar ainda mais as duas últimas rodadas do Campeonato Brasileiro da Série A.

Mais no blog rbrito:
Ranking e perguntinha! Média de pagantes das Séries A, B, C e D!

Artilheiros tricolores! Curiosidades dos goleadores das Séries A, B e C!

Corinthians e São Paulo travam uma disputa interna nas arquibancadas. A dupla paulista poderá terminar a temporada com a maior média de público da elite do nacional e, consequentemente, entre os 100 clubes das Séries A, B, C e D - como mostra, nesta quarta-feira, o blog rbrito e seu colaborador Marcos Neves.

O blog rbrito tem os públicos de 2008 para cá. Mas nem Timão e muito menos Tricolor já terminaram a temporada no topo do ranking geral. O Flamengo ficou com este título em 2008 e 2009. E nos últimos dois anos coube ao Santa Cruz se deliciar no lugar mais alto do pódio. No ranking da Série A, a história é diferente. O Corinthians liderou em 2010 e 2011. Enquanto o Mengão ficou na primeira colocação em 2008 e 2009.

A disputa paulista pegou fogo com o novo recorde do São Paulo. Na estreia do meia Paulo Henrique Ganso - durante o triunfo, por 2 a 1, sobre o Náutico -, o Tricolor paulista levou 62.207 pagantes ao Estádio do Morumbi - maior público do Brasileirão. Aliás, o São Paulo tem os três maiores públicos da Série A 2012.

Com toda esta paixão, o São Paulo ultrapassou o Santa Cruz e assumiu a vice-liderança no ranking geral, com média de 24.401 pagantes, contra 24.155 do Tricolor pernambucano. Ao todo, o Tricolor já contou com a presença de 439.223 torcedores em 18 jogos. Líder, o Corinthians tem público total de 445.055 pagantes e média de 24.725.

Futuro!
A dupla ainda fará mais um jogo como mandante antes do término do Brasileirão. No próximo sábado, o Corinthians receberá o Santos, no Pacaembu, e até agora já vendeu 25 mil ingressos. Na rodada final, será a vez do São Paulo atuar "em casa". Na verdade, por causa do show da Madonna, o Tricolor terá que jogar em outro estádio.

Ao que tudo indica, o Sampa mandará sua partida contra o próprio Corinthians no Pacaembu. A capacidade máxima do estádio municipal é de 40 mil, mas costuma suportar "apenas" 37 mil. Ou seja, Corinthians e São Paulo definirão o futuro no mesmo estádio e em dois clássicos. Resta saber qual torcida comparecerá em maior número nestas últimas duas rodadas.

Se o Corinthians não vender mais nenhuma entrada e tiver público de 25 mil pagantes no próximo sábado, o São Paulo terá que colocar, ao menos, 31 mil pagantes na rodada final. Só assim o Tricolor ultrapassaria o Timão no ranking de pagantes. Vamos aguardar...

Entenda:
Os clubes da Série A do Brasileirão são representados pela cor amarela. O cinza destaca os clubes da Série B, enquanto o laranja é a Série C e o azul é a Série D. Já os números em vermelho precisam da confirmação da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). O Santo André disputou seis jogos com os portões fechados.

O blog rbrito acompanhará TODOS os públicos das Séries A, B, C e D do Campeonato Brasileiro 2012. Fique sabendo da evolução das médias de público. E você, jornalista, lembre de dar crédito, caso utilize qualquer dado dos levantamentos de público do blog rbrito.

Só o blog rbrito acompanha as médias de público do Brasil. Ajude a divulgar o blog rbrito! Opine! Participe aqui ou através do www.twitter.com/rbrito1984


terça-feira, 20 de novembro de 2012

2x na Segundona!


Logo após o segundo rebaixamento de sua história, o Palmeiras junta os cacos já com a cabeça mais fresca. Pelo menos foi o que deu a entender o presidente Arnaldo Tirone. Nesta segunda-feira, ele curtiu uma praia no Rio de Janeiro para aliviar o estresse. O mandatário tem todo o direito, mas nesta hora, o bom senso deveria prevalecer. O blog rbrito, porém, deixa esta derrapada de lado e traz alguns fatos da desastrosa situação do Verdão.

Mais no blog rbrito:
Artilheiros tricolores! Curiosidades dos goleadores das Séries A, B e C!

Sr. Goool! Enquete especial para vocês, torcedores-internautas! OPINE!

Para começar, o Palmeiras já tem campanha pior do que em 2002, quando caiu pela primeira vez à Série B. Até aqui, em 36 jogos, o clube paulista ostenta aproveitamento de 31,5%, São 34 pontos com nove vitórias, sete empates e 20 derrotas. O Palmeiras ainda anotou 37 gols e sofreu 49. Mesmo se vencer as duas últimas partidas do Brasileirão, o Verdão ficaria com 35%.

Em 2002, o clube de Palestra Itália foi rebaixado com aproveitamento de 36%. Naquela oportunidade ainda não havia disputa por pontos corridos. Foram 27 pontos em 25 jogos, com seis triunfos, nove empates e dez derrotas. O Palmeiras chegou a marcar 37 gols e sofrer 46.

A caminhada rumo ao acesso alviverde terá velhos conhecidos em 2013. Assim como em 2003, o Palmeiras encontrará na Série B: Avaí, Ceará, Joinville, América-RN, Vila Nova e América-MG. O Verdão ainda poderá enfrentar Sport ou Portuguesa, que lutam contra a queda na Série A, e o CRB, que joga contra o descenso na Série B.

Lista ingrata!
O Brasileirão conta com 17 campeões. Além do Palmeiras já deram a volta olímpica na Série A: Flamengo, São Paulo, Corinthians, Vasco, Internacional, Fluminense, Santos, Grêmio, Cruzeiro, Atlético-PR, Botafogo, Bahia, Sport, Coritiba, Guarani e Atlético-MG.

Como se não bastasse a dureza de ser rebaixado uma vez, o Palmeiras entra para a galeria de duas degolas. Dos campeões nacionais, apenas Atlético-PR, Bahia, Sport, Coritiba e Guarani já caíram, ao menos, duas vezes. E o clube paulista ainda lutará por um título que poucos torcedores se orgulham de ter.

Campeão da Série B em 2003, o Palmeiras poderá ser bi da Segundona. Até aqui, só Coritiba, Paysandu, Paraná, Sport e Guarani já deram a volta olímpica duas vezes antes de retornarem à Série A. Outra notícia nada boa para os palmeirenses diz respeito a Libertadores.

Dois times?
Sim! O Palmeiras terá que se virar entre o amargo da Série B e o doce da Libertadores. A vaga na competição sul-americana foi conquistada com o título invicto da Copa do Brasil (Veja o especial aqui!). Quatro clubes já tiveram a dura missão de disputar a Libertadores e a Série B no mesmo ano, mas apenas um se saiu bem.

Campeão da Copa do Brasil em 1991, o Criciúma surpreendeu na Libertadores 1992. Após terminar a primeira fase na liderança do seu grupo, o Tigre só caiu perante o São Paulo nas quartas-de-final. As outras histórias não servem de exemplo ao Palmeiras.

O Guarani faturou o Módulo Amarelo - correspondente a Série B - em 1987, mas caiu logo na primeira fase na Libertadores de 1988. O mesmo aconteceu com o Santo André e o Paulista, campeões da Copa do Brasil, em 2004 e 2005, respectivamente.

* Atualizado às 23h10

Você acredita que o Palmeiras fará bate e volta na Série B 2013? Opine! Participe pelo blog rbrito ou através do www.twitter.com/rbrito1984

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Artilheiros tricolores!


As Séries A, B e C do Campeonato Brasileiro 2012 podem acabar com artilheiros de três clubes tricolores. Atacante do Fluminense, Fred - recém convocado para a Seleção Brasileira - reina sozinho na primeira divisão. Na Série B, Zé Carlos, do Criciúma - novo integrante da elite do nacional - disparou na ponta. Já Dênis Marques, do eliminado Santa Cruz, tem tudo para colocar esta façanha no currículo.

E não esqueçam: O blog rbrito resolveu perguntar a vocês, caros torcedores-internautas, qual o Sr. Goool que você guarda na memória? Aquele que faz você arrepiar, se emocionar, agradecer por respirar futebol. Pode ser do time do seu coração, do seu ídolo, de Seleções, clubes do exterior...

O juiz aqui é você! Escreva para o blog rbrito ou através do twitter (@rbrito1984) e nos conte qual Sr. Goool faz você suspirar. Se quiser contar a história do gol, ou como você viu o tento, ou ainda narrar o golaço, fique a vontade. O espaço é de vocês!

Mais no blog rbrito:
Sr. Goool! Enquete especial para vocês, torcedores-internautas! OPINE!

Frederico Chaves Guedes, mais conhecido como Fred, já anotou 19 gols pelo Tricolor carioca e ainda tem dois jogos por fazer no Brasileirão. Sem falar que o atacante do Fluminense faz parte do ataque mais produtivo da Série A (59). Mas não é nenhuma surpresa o Fluminense terminar na ponta da artilharia.

Neste levantamento do blog rbrito, fomos atrás da última vez destes três clubes na ponta da artilharia. Pelo nacional, o Fluminense fez Washington de artilheiro na temporada 2008. Naquela oportunidade, com 21 gols, o atacante dividiu a liderança com Keirrison (Coritiba) e Kléber Pereira (Santos). Mais recentemente, em 2011, pelo Cariocão, Fred anotou dez gols, mesmo número de Loco Abreu, do Botafogo.

Outro estágio!
A mesma desenvoltura não é vista no Criciúma. O clube catarinense jamais terminou na ponta da artilharia em uma competição nacional. Isso não aconteceu nem mesmo em 1991 - ano do título da Copa do Brasil -, nem em 2002 - com o título da Série B - e muito menos em 2006 - campeão da Série C.

A última vez que o Criciúma fez um artilheiro foi no longínquo Campeonato Catarinense de 2003. Naquela oportunidade, Delmer anotou sete tentos, mesmo número de Geraldão, do Tiradentes. Pelo menos, em 2012, o Tigre fará barba, cabelo e bigode.

Até aqui, o Criciúma já conquistou o acesso à Série A após oito anos. E Zé Carlos é o maior artilheiro da história da Série B. Com 27 gols, José Carlos Ferreira Filho, Zé do Gol para os torcedores tricolores, superou em dois tentos Alessandro, do Ipatinga, e Uéslei, do Bahia - então os recordistas da Série B.

Pela metade!
A situação do Santa Cruz é ainda mais inusitada. Ao contrário do Criciúma, o Tricolor até que se destaca na artilharia, mas sofre com a saga do acesso. Eliminado da disputa na Série C, o Tricolor pernambucano tem o cacheado Dênis Marques, com 11 gols, na liderança da artilharia.

Dênis Marques do Nascimento foi o artilheiro do Campeonato Pernambucano 2012, com 15 gols. Sem falar que o Santa Cruz já fez artilheiros nas Séries A e B do Brasileirão. Em 1973, coube a Ramón anotar 21 tentos para o Tricolor na elite do Nacional. Já Reinaldo, em 2005, fez a festa do Santa Cruz na Série B, com 16 gols.

Você está contente com o goleador do seu clube? Opine! Participe pelo blog rbrito ou através do www.twitter.com/rbrito1984

Confira os artilheiros das Séries A, B e C do Brasileirão 2012:

SÉRIE A
Fred (Fluminense) - 19 gols

SÉRIE B
Zé Carlos (Criciúma) - 27 gols

SÉRIE C
Dênis Marques (Santa Cruz) - 11 gols

domingo, 18 de novembro de 2012

Mau Humor FC 142!


A seção Mau Humor FC entra em campo, neste domingo, sem pedir licença para falar sobre vandalismo no futebol brasileiro e da falta de organização da FIFA. Logo a entidade máxima do futebol que adora dar lições de moral nos países e clubes. Tudo isso no blog rbrito.

Mais no blog rbrito:
Especulações! Empresários fazem a festa e jornalistas só buscam ibope!

Antes de mais nada, eu sei que a paixão move o futebol. Se não fosse tal sentimento, o futebol seria sem graça. Mas tudo tem um limite. E é ai que chegamos ao nosso primeiro assunto deste domingo. Não dá para aceitar mais atitudes como as vistas por certos palmeirenses e torcedores do Fortaleza (pode trocar estes dois clubes por tantos outros. Todos têm arruaceiros travestidos de torcedores!).

Lógico que é difícil aceitar ser rebaixado pela segunda vez ou não subir novamente na Série C. A cobrança deve e tem que existir. Mas na arquibancada. Sem quebra-quebra. Sem ameaças. Sem vandalismo. Muitos clubes dão direito a seus torcedores de atuarem como sócios. Logo, de votarem no presidente.

Ainda tem a possibilidade de cobrança e fiscalização. Tudo isso é dever do torcedor. O que vai ajudar na situação do clube destruir e incendiar a loja oficial? Nada! Aliás, o clube perde dinheiro e fica sem caixa para contratar. O que vai ajudar cometer atos que façam o clube perder mando de campo? Nada!

Aliás, o Palmeiras registrou quase 8.500 pagantes no duelo contra o Fluminense. Que direito tem o torcedor de cobrar se ele próprio não vai ao estádio? Já cansei de falar: torcer só na boa, é fácil. Quero ver abraçar o time na fase difícil.

Este não é o caso da torcida do Fortaleza, que sempre abraça o time. Mas não dá para aceitar o quebra-quebra no estádio. Mais prejuízo para o Tricolor. Isso ajudou em algo? O Fortaleza subiu depois deste vandalismo? Não! Não peço para aceitar a atual situação do time. Só peço bom senso e educação. Torcer e cobrar só nas arquibancadas. Aliás, você tem ido ao estádio ver seu clube? Do sofá não vale!

No mais...
Os dirigentes da FIFA adoram dar sermões em Federações, dirigentes e clubes. Sobra até para chefes de estados em épocas de Copa do Mundo. Mas os dirigentes ultrapassados da entidade máxima do futebol não sabem o significado da palavra organização.

A escolha do gol mais bonito de 2012 pelo Prêmio Ferenc Puskas não terá a obra de arte do sueco Zlatan Ibrahimovic. Para quem ainda não sabe, o atacante fez um golaço de bicicleta, de fora da área, no amistoso contra a Inglaterra.

Como a FIFA já tinha colocado em votação os dez gols mais bonitos de 2012, Ibra não teve sua pintura incluída na lista que conta com gols de Emmanuel Agyemang-Badu (Gana), Eric Hassli (Vancouver), Gastón Mealla (Nacional Potosí), Hatem ben Arfa (Newcastle), Lionel Messi (Argentina), Miroslav Stoch (Fenerbahçe), Moussa Sow (Fenerbahçe), Neymar (Santos), Olivia Jimenez (México) e Falcao Garcia (Atlético de Madrid).

A temporada 2012 tinha mais uma data FIFA e tem mais alguns dias de bola rolando. Mesmo assim, a entidade se achou no direito de escolher o gol mais bonito do ano com apenas 11 meses de disputa. Segundo os vovôs da entidade, o gol de Ibra poderá ser lembrado em 2013. Mais uma lambança da Dona FIFA!

Deixe o mau humor falar por você neste domingo! Critique! Proteste! Opine aqui no blog rbrito ou através do twitter (@rbrito1984)

sábado, 17 de novembro de 2012

Um clique XLIII!


A expectativa dos corintianos pelo Mundial de Clubes abriu a semana do blog rbrito que ainda teve interatividade com o torcedor-internauta, ranking de aproveitamento, ranking de público, pênaltis e até cartões amarelos e vermelhos. O blog rbrito criou a seção Um clique! para elencar todos os posts que agitaram a semana, assim como seus links. Tudo para facilitar a vida de vocês, caros torcedores-internautas.

Mais no blog rbrito:
Expectativa de acessos, reta final do Brasileirão, ranking de público...

A semana começou com contagem regressiva para os corintianos. O Corinthians está a menos de um mês da estreia do Mundial de Clubes. Pensando nisso, o blog rbrito trouxe a média de gols dos vencedores da Libertadores e da Liga dos Campeões de 2005 para cá. O campeão continental com a melhor média de gols costuma se dar bem no final do ano.

Relembre o post Daqui um mês...

TERÇA-FEIRA
Depois de apresentar a lista com 33 árbitros que já anotaram pênalti no Brasileirão, o blog rbrito atualizou as penalidades máximas marcadas a favor dos 20 clubes da Série A. Apenas dois clubes ainda não estiveram na marca da cal. O Cruzeiro é o recordista de pênaltis a favor.

Sr. Goool! Este post foi um grande sucesso no blog rbrito. Na nossa conversa diária com você, torcedor-internauta, quisemos saber quel gol marcou a sua vida? Aquele que te emociona, que o faz amar ainda mais o futebol? Muitos torcedores-internautas comentaram o post contando seus gols e outros tantos fizeram pelo twitter (@rbrito1984). Você que ainda não mandou, fique a vontade. O blog rbrito quer saber qual Sr. Goool você não esquece?

Relembre o post Avalanche de pênaltis!

Relembre o post Sr. Goool!

QUARTA-FEIRA
Um dia depois do normal, o blog rbrito atualizou o ranking de público das Séries A, B, C e D do Brasileirão. O grande destaque da semana foi o Grêmio. O Goiás também lotou o estádio e conseguiu o maior público da Série B. Já o Criciúma passou o rival Joinville. E ainda teve as médias históricas da Série D de 2009 para cá.

Relembre o post Ranking e perguntinha!

QUINTA-FEIRA 
No feriado da Proclamação da República, o blog rbrito apresentou o ranking de aproveitamento. Campeão da Série A, o Fluminense ocupa a vice-liderança, atrás do Sampaio Corrêa - campeão da Série D. O quinteto da Série B está muito bem classificado. Enquanto isso, o Palmeiras é um dos cinco piores times do Brasil.


Relembre o post Resultado de um ano!

SEXTA-FEIRA
Para fechar a semana, o blog rbrito inovou. Depois de apresentar inúmeros levantamentos de gols, vitórias, público, aproveitamento e etc, chegamos aos cartões vermelhos e amarelos. O blog rbrito trouxe os clubes mais disciplinados e indisciplinados das Séries A, B e C. Nas duas primeiras divisões é preciso ser disciplinado para ser bem sucedido.

Relembre o post Pra rua!

O que você gostaria de ver no blog rbrito? Opine! Mande suas sugestões aqui ou pelo www.twitter.com/rbrito1984

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Pra rua!


O blog rbrito já analisou as médias de público, o aproveitamento de pontos, os gols, as vitórias, derrotas e tantos outros critérios das Séries A, B e C do Campeonato Brasileiro. Nesta sexta-feira, o blog rbrito inovou e traz os clubes mais indisciplinados e disciplinados dentro das quatro linhas. Os números são do site oficial da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

E não esqueçam: O blog rbrito resolveu perguntar a vocês, caros torcedores-internautas, qual o Sr. Goool que você guarda na memória? Aquele que faz você arrepiar, se emocionar, agradecer por respirar futebol. Pode ser do time do seu coração, do seu ídolo, de Seleções, clubes do exterior...

O juiz aqui é você! Escreva para o blog rbrito ou através do twitter (@rbrito1984) e nos conte qual Sr. Goool faz você suspirar. Se quiser contar a história do gol, ou como você viu o tento, ou ainda narrar o golaço, fique a vontade. O espaço é de vocês!

Mais no blog rbrito:
Resultado de um ano! Ranking de aproveitamento das Séries A, B, C e D!

Sr. Goool! Enquete especial para vocês, torcedores-internautas! ESCOLHA O SEU!

Antes de focar nos clubes, o blog rbrito trará um panorama geral das três principais divisões nacionais. Independentemente do merecimento ou não dos cartões e deixando de lado as polêmicas, os números são altos, principalmente de amarelos. A Série A tem a maior média de advertências, 49,4 por rodada. São 1.729 cartões amarelos em 35 rodadas.

A Série B, com 36 rodadas, vem logo atrás. A média dos 1.731 amarelos já distribuídos é de 48 por rodada. Apesar de ter só 20 rodadas, a Série C chega bem próximo das outras duas divisões. Até aqui foram distribuídos 983 cartões amarelos. Média de 49,1. E é a Série C a recordista de expulsões.

A média da competição é de 3,25 cartões vermelhos por rodada. Ao todo, os árbitros já mandaram 65 jogadores para o chuveiro. A Série A tem 97 cartões vermelhos e média de 2,7 por rodada. O número de expulsões sobe um pouco na Série B, com 113 vermelhos e média de 3,1.

Vale a pena!
O blog rbrito observou que nas Séries A e B vale a pena ser disciplinado. O mesmo não acontece na Série C. O Botafogo luta por uma vaga na Libertadores e é o time mais disciplinado do Brasileirão O time do técnico Oswaldo Oliveira recebeu apenas 65 cartões amarelos e dois vermelhos. O número de expulsões é o mais baixo da Série A. Bahia, Ponte Preta e Corinthians também só tiveram dois jogadores expulsos em 35 rodadas.

Os números do Fluminense - atual campeão - também são animadores. O time do técnico Abel Braga levou 79 cartões amarelos e três vermelhos. Bem diferente da situação do rebaixado Figueirense. O clube catarinense é o recordista de expulsões: nove. O Figueira ainda levou 86 amarelos. Neste quesito, Cruzeiro (110) e Bahia (106) se destacam negativamente como os único clubes a ultrapassarem 100 advertências.

Quer mais uma prova que para ser bem sucedido não precisa ser violento ou indisciplinado? Olhe os números da Série B! Único clube a garantir, até aqui, o acesso à Série A, o Goiás é o mais disciplinado da competição. Comandado por um jovem técnico (Enderson Moreira), o time goiano tem apenas 56 cartões amarelos e um vermelho.

Bem diferente da situação do Bragantino, que luta contra o rebaixamento. O clube paulista é o responsável pelo maior número de expulsões (12). Além do Braga, só o Criciúma, que luta pelo acesso, chega a marca de dez vermelhos. Em relação a cartões amarelos, o recordista é o América-RN (110).

Descompasso!
Na Série C, a bagunça é geral. Eliminado nas quartas-de-final, o Duque de Caxias deixou a competição sem ter, sequer, um jogador expulso. O clube fluminense também teve o menor número de cartões amarelos (42). Já os números do quarteto do acesso (Icasa, Paysandu, Chapecoense e Oeste) não são lá estas coisas...

O Oeste, dono do melhor aproveitamento dentre estes quatro clubes, é o responsável pelo maior número de expulsões (7). O clube paulista ainda foi advertido com 45 amarelos. O Icasa vem logo atrás com seis vermelhos e 55 amarelos. O Paysandu, por sua vez, se foi expulso uma vez a menos, levou mais amarelos (57). Já a Chapecoense tem três expulsões e 40 amarelos.

Seu time é caçado em campo? Como você avalia a violência dentro das quatro linhas? Opine! Participe pelo blog rbrito ou através do www.twitter.com/rbrito1984

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Resultado de um ano!


Campeão brasileiro 2012, o Fluminense tem uma campanha perfeita na Série A - melhor ataque, melhor defesa, artilheiro, maior número de vitórias e menor número de derrotas. O aproveitamento do Tricolor carioca (72,4%) também é espetacular. Mas no ranking de aproveitamento de pontos, que o blog rbrito - com a colaboração de Henrique Guzella (@henriqueguzella) - traz nesta quinta-feira, o clube carioca não está na ponta.

O blog rbrito resolveu perguntar a vocês, caros torcedores-internautas, qual o Sr. Goool que você guarda na memória? Aquele que faz você arrepiar, se emocionar, agradecer por respirar futebol. Pode ser do time do seu coração, do seu ídolo, de Seleções, clubes do exterior...

O juiz aqui é você! Escreva para o blog rbrito ou através do twitter (@rbrito1984) e nos conte qual Sr. Goool faz você suspirar. Se quiser contar a história do gol, ou como você viu o tento, ou ainda narrar o golaço, fique a vontade. O espaço é de vocês!

Mais no blog rbrito:
Ranking e perguntinha! Novidades nas médias de pagantes das Séries A, B, C e D!

Sr. Goool! Enquete especial para vocês, torcedores-internautas!

Campeão da Série D, o Sampaio Corrêa segue na frente, com aproveitamento de 79,1% e, dificilmente, perderá a liderança. Mas já falamos do clube maranhense na última atualização (Veja o post aqui!). Agora, é a vez de destacarmos o quarteto que conquistou o acesso na Série C.

Responsável pela surpresa da Série C ao eliminar o Fortaleza, o Oeste é o mais bem colocado daqueles clubes que subiram para a Série B. O clube paulista, que já havia conquistado o acesso na Série D 2011, tem aproveitamento de 55%, no 12º lugar. Quatro posições abaixo aparece a Chapecoense (53,3%). Já Icasa (46,6%) e Paysandu (45%) estão coladinhos na 24ª e 25ª posições, respectivamente.

Dois lados...
A trupe da Série B também se destaca no ranking de aproveitamento. Líder e com o acesso garantido, o Goiás está no Top 3, com aproveitamento de 68,5%. Prestes a subir, o Criciúma aparece na quarta colocação (65,7%), seguido de perto pela dupla Atlético-PR e Vitória - ambos com 63,9%. O São Caetano, outro postulante ao acesso, está no oitavo lugar, com aproveitamento de 62% - atrás do Grêmio.

Se a alegria pela boa campanha é evidente em alguns clubes, a decepção assola outros. Campeão da Copa do Brasil, o Palmeiras é o quinto pior time do país entre os 48 (20 da Série A, 20 da Série B, 4 da Série C e 4 da Série D) analisados pelo blog rbrito. Prestes a colher o segundo rebaixamento de sua história, o Verdão aparece no 44º lugar, com aproveitamento de apenas 31,4%.

O Palmeiras só supera dois clubes da Série A e dois da Série B. O pior entre todos é o rebaixado Atlético-GO, com aproveitamento de só 24,8%. Uma posição acima está o Grêmio Barueri (25%) - outro degolado. O Figueirense, que também já caiu, tem 28,6%, contra 28,7% do Ipatinga - mais um que desceu em sua divisão.

Como você avalia o desempenho do seu clube? Opine! Participe pelo blog rbrito ou através do www.twitter.com/rbrito1984

Confira o ranking de aproveitamento das Séries A, B, C e D do Brasileirão:

1 - Sampaio Corrêa-MA - 79,1%
2 - Fluminense-RJ - 72,4%
3 - Goiás-GO - 68,5%
4 - Criciúma-SC - 65,7%
5 - Atlético-PR - 63,9%
6 - Vitória-BA - 63,9%
7 - Grêmio-RS - 62,9%
8 - São Caetano-SP - 62%
9 - Atlético-MG - 61,9%
10 - Baraúnas-RN - 61,9%
11 - São Paulo-SP - 56,2%
12 - Oeste-SP - 55%
13 - Joinville-SC - 54,6%
14 - CRAC-GO - 54,1%
15 - Avaí-SC - 53,7%
16 - Chapecoense-SC - 53,3%
17 - Botafogo-RJ - 51,4%
18 - Corinthians-SP - 50,5%
19 - Vasco-RJ - 48,6%
20 - Internacional-RS - 48,6%
21 - América-RN - 48,1%
22 - América-MG - 47,2%
23 - Mogi Mirim-SP - 47,6%
24 - Icasa-CE - 46,6%
25 - Paysandu-PA - 45%
26 - Flamengo-RJ - 44,8%
27 - Paraná-PR - 44,4%
28 - Cruzeiro-MG - 43,8%
29 - Ponte Preta-SP - 43,8%
30 - Santos-SP - 43,8%
31 - Náutico-PE - 42,9%
32 - Coritiba-PR - 42,9%
33 - Ceará-CE - 42,6%
34 - ASA-AL - 40,7%
35 - ABC-RN - 39,8%
36 - Boa Esporte-MG - 39,8%
37 - Portuguesa-SP - 38,1%
38 - Bahia-BA - 38,1%
39 - Guarani-SP - 38%
40 - Bragantino-SP - 35,2%
41 - Sport-PE - 35,2%
42 - Guaratinguetá-SP - 34,3%
43 - CRB-AL - 33,3%
44 - Palmeiras-SP - 31,4%
45 - Ipatinga-MG - 28,7%
46 - Figueirense-SC - 28,6%
47 - Grêmio Barueri-SP - 25%
48 - Atlético-GO - 24,8%

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Ranking e perguntinha!


A atualização do ranking de público pagante das Séries A, B, C e D do Campeonato Brasileiro, nesta semana, tem muitas novidades. O blog rbrito, que sempre conta com a colaboração de Marcos Neves, observou mudanças nas três principais divisões nacionais. Além disso, há ainda o histórico das médias de público da Série D de 2009 para cá. E não esqueça da perguntinha do #blogrbrito!

O blog rbrito resolveu perguntar a vocês, caros torcedores-internautas, qual o Sr. Goool que você guarda na memória? Aquele que faz você arrepiar, se emocionar, agradecer por respirar futebol. Pode ser do time do seu coração, do seu ídolo, de Seleções, clubes do exterior...

O juiz aqui é você! Escreva para o blog rbrito ou através do twitter (@rbrito1984) e nos conte qual Sr. Goool faz você suspirar. Se quiser contar a história do gol, ou como você viu o tento, ou ainda narrar o golaço, fique a vontade. O espaço é de vocês!

Mais no blog rbrito:
Terceira queda! Ranking de público e queda na média da Série B!

Avalanche de pênaltis! Todos os pênaltis anotados no Brasileirão!

De volta ao ranking de público, o Grêmio não deixou por menos e retomou a terceira posição, uma semana após perder o posto do São Paulo. O Tricolor gaúcho foi além ao bater o rival paulista, por 2 a 1, de virada. Neste duelo, o Grêmio levou 40.217 pagantes ao Olímpico e elevou sua média para 22.443. O Tricolor paulista estacionou nos 22.177 pagantes e caiu para o quarto lugar.

Além da dupla, apenas Corinthians e Santa Cruz também ultrapassam a marca de 20 mil pagantes. O líder Corinthians aparece com média de 24.725 pagantes, contra 24.155 do Santa Cruz - segundo colocado no geral e líder da Série C. Mas não foi apenas o Grêmio que lotou o estádio. Pelo contrário. O Goiás fez a festa nas arquibancadas do Serra Dourada pela conquista do acesso.

A diretoria trocou as 38 mil entradas por um quilo de alimento. O Goiás vendeu todos os ingressos, mas acumulou dívida na renda líquida (R$ - 19.007,10). Em relação ao público, o time goiano saltou da 18ª para a 13ª colocação no geral, com média de 12.862 pagantes.

Ainda na Série B, o Criciúma recebeu uma boa notícia. De tanto tentar e com o acesso encaminhado, o Tigre ultrapassou o Joinville. No Top 20 no geral e na terceira posição da Série B, o Criciúma tem média de 9.954 pagantes, contra 9.633 do JEC. Por fim, o Fortaleza chorou sua eliminação perante a mais de 20 mil pagantes. No ranking, pelo menos, o Leão voltou ao Top 10, com média de 13.962.

Justo agora?!
A Série D foi criada em 2009 e desde aquele ano, a média geral de público cresceu - de forma modesta, mas cresceu. Em 2012, porém, tudo mudou. Após 190 jogos e os acessos de Sampaio Corrêa (campeão), CRAC, Baraúnas e Mogi Mirim, a competição terminou com média de 2.314 pagantes - a mais baixa entre as quatro edições.

A diferença de 2012 para 2011 é de quase mil pagantes (966). No ano passado, a Série D teve a maior média de público (3.280). Este número foi uma evolução de 2010 (2.730). No primeiro ano de Série D, a média geral foi de 2.580 pagantes. Mas não foi apenas a média geral da competição que caiu.

O líder também perdeu apoio nas arquibancadas. O Sampaio Corrêa terminou a temporada 2012 com a melhor média da Série D (19.247). Número bom - quinto no geral -, mas ínfimo perto das temporadas anteriores. Para se ter uma ideia, em 2011, o Santa Cruz terminou com média de 36.916 pagantes.

Aliás, o Santa Cruz foi primeiro colocado nas três últimas edições da Série D. Em 2009, o clube pernambucano também ultrapassou a marca de 35 mil pagantes e chegou a 36.249. Em 2010, o número caiu um pouco, mas mostrou toda a paixão do torcedor tricolor (30.243).

Entenda:
Os clubes da Série A do Brasileirão são representados pela cor amarela. O cinza destaca os clubes da Série B, enquanto o laranja é a Série C e o azul é a Série D. Já os números em vermelho precisam da confirmação da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). O Santo André disputou seis jogos com os portões fechados.

O blog rbrito acompanhará TODOS os públicos das Séries A, B, C e D do Campeonato Brasileiro 2012. Fique sabendo da evolução das médias de público. E você, jornalista, lembre de dar crédito, caso utilize qualquer dado dos levantamentos de público do blog rbrito.

Só o blog rbrito acompanha as médias de público do Brasil. Ajude a divulgar o blog rbrito! Opine! Participe aqui ou através do www.twitter.com/rbrito1984


terça-feira, 13 de novembro de 2012

Sr. Goool!


Toda semana, nós - apaixonados por futebol - somos presenteados com pinturas, golaços, verdadeiros srs. gols! Mas sempre paira a dúvida de qual foi o mais bonito. Não há enquete que resolva! Os critérios são diversos e depende de cada "juiz". Há o golaço por natureza, mas também há o sr. gol em relação a importância, dificuldade, plástica...

Pensando nisso, o blog rbrito resolveu perguntar a vocês, caros torcedores-internautas, qual o Sr. Goool que você guarda na memória? Aquele que faz você arrepiar, se emocionar, agradecer por respirar futebol. Pode ser do time do seu coração, do seu ídolo, de Seleções, clubes do exterior...

O juiz aqui é você! Escreva para o blog rbrito ou através do twitter (@rbrito1984) e nos conte qual Sr. Goool faz você suspirar. Se quiser contar a história do gol, ou como você viu o tento, ou ainda narrar o golaço, fique a vontade. O espaço é de vocês!

Vamos manter esta interatividade. Vamos aproveitar este final de ano para elencarmos as belezas do futebol. O blog rbrito está curioso: qual Sr. Goool você vai escolher?

Opine aqui pelos comentários do blog rbrito ou através do www.twitter.com/rbrito1984. Não deixe de participar! A bola está com você! Corra para o abraço!

Avalanche de pênaltis!


A 35ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A, disputada no sábado e domingo, teve uma avalanche de pênaltis. Dos dez jogos, seis tiveram penalidade máxima. O número de infrações na área chegou a 76, sendo 59 gols e 17 erros. Se na semana passada o blog rbrito trouxe a lista de árbitros que já anotaram pênalti no Brasileirão, nesta terça-feira vamos elencar as penalidades a favor dos 20 clubes da Série A.

Mais no blog rbrito:
Peso dois! Todos os árbitros que já deram pênalti no Brasileirão!

Vinte clubes, nada! Na verdade são "apenas" 18. Internacional e Vasco ainda não sofreram pênalti no Brasileirão. Gaúchos e cariocas estão zerados no quesito. O rebaixado Figueirense teve três a favor, mas desde a décima rodada não coloca a bola na marca da cal. Naquela oportunidade, o clube catarinense perdeu para o Atlético-GO, por 3 a 2. Os dois tentos foram anotados por Caio, de pênalti.

Por outro lado, o Cruzeiro não tem do que reclamar. A Raposa é recordista de pênaltis a favor. Até aqui foram oito comemorados. O último ocorreu na 29ª rodada, quando Montillo marcou um dos dois gols na vitória sobre a Portuguesa, por 2 a 0. Wellington Paulista fez cinco de penalidade máxima. Já Borges marcou um e errou outro.

Falando em erros, o Náutico é campeão em perder pênaltis. Com sete infrações a favor - segundo maior número no quesito -, o Timbu desperdiçou três cobranças. Araújo perdeu duas e Kieza errou uma. Outros clubes se destacam pelo alto número de pênaltis a favor. Atlético-GO, Atlético-MG, Corinthians, Coritiba, Flamengo e Fluminense somam seis cada.

Na lista do campeão brasileiro, ou melhor, tetracampeão, todos os pênaltis entraram. Carlinhos deixou sua marca na terceira rodada, enquanto Deco fez na sexta. Já o artilheiro Fred anotou os outros gols do Flu na décima (2), na 11ª e na 30ª rodada.

Você acha que seu clube é prejudicado pela arbitragem? Opine! Participe pelo blog rbrito ou através do www.twitter.com/rbrito1984

Confira todos os pênaltis marcados no Brasileirão:

ATLÉTICO-GO

Atlético-GO 3 x 2 Figueirense (Márcio / 10ª rodada)
Atlético-GO 4 x 3 São Paulo (Márcio / 12ª rodada)
Atlético-GO 1 x 2 Botafogo (Márcio / 14ª rodada)
Atlético-GO 0 x 2 Cruzeiro (Márcio errou / 20ª rodada)
Atlético-GO 0 x 1 Sport (Patric errou / 32ª rodada)
Atlético-GO 2 x 1 Santos (Márcio / 35ª rodada)

ATLÉTICO-MG

Atlético-MG 1 x 1 Bahia (Jô / 3ª rodada)
Atlético-MG 5 x 1 Náutico (Ronaldinho Gaúcho / 6ª rodada)
Figueirense 3 x 4 Atlético-MG (Ronaldinho Gaúcho / 9ª rodada)
Atlético-MG 6 x 0 Figueirense (Ronaldinho Gaúcho / 28ª rodada)
Internacional 3 x 0 Atlético-MG (Jô errou / 29ª rodada)
Vasco 1 x 1 Atlético-MG (Ronaldinho Gaúcho / 35ª rodada)

BAHIA

Palmeiras 0 x 2 Bahia (Souza / 12ª rodada)

BOTAFOGO

Botafogo 4 x 2 São Paulo (Herrera / 1ª rodada)
Botafogo 1 x 2 Ponte Preta (Andrezinho / 6ª rodada)
Atlético-MG 3 x 2 Botafogo (Andrezinho / 18ª rodada)
Botafogo 2 x 0 Coritiba (Elkeson errou / 21ª rodada)
Botafogo 3 x 0 Portuguesa (Andrezinho errou / 35ª rodada)

CORINTHIANS

Corinthians 1 x 3 Botafogo (Chicão / 7ª rodada)
Flamengo 0 x 3 Corinthians (Emerson errou / 10ª rodada)
Corinthians 2 x 0 Cruzeiro (Chicão / 12ª rodada)
Botafogo 2 x 2 Corinthians (Douglas / 26ª rodada)
Corinthians 1 x 1 Bahia (Douglas / 32ª rodada)
Corinthians 5 x 1 Coritiba (Chicão / 35ª rodada)

CORITIBA

Santos 2 x 2 Coritiba (Lincoln / 6ª rodada)
São Paulo 3 x 1 Coritiba (Robinho / 8ª rodada)
Náutico 3 x 4 Coritiba (Leonardo / 12ª rodada)
Coritiba 1 x 1 São Paulo (Éverton Ribeiro / 27ª rodada)
Palmeiras 0 x 1 Coritiba (Deivid / 29ª rodada)
Coritiba 1 x 0 Atlético-MG (Deivid / 34ª rodada)

CRUZEIRO

Botafogo 2 x 3 Cruzeiro (Wellington Paulista / 3ª rodada)
Cruzeiro 1 x 0 Sport (Wellington Paulista / 4ª rodada)
Cruzeiro 1 x 3 Grêmio (Wellington Paulista / 9ª rodada)
Portuguesa 0 x 2 Cruzeiro (Wellington Paulista / 10ª rodada)
Cruzeiro 2 x 1 Palmeiras (Borges / 13ª rodada)
Atlético-GO 0 x 2 Cruzeiro (Wellington Paulista / 20ª rodada)
Cruzeiro 0 x 0 Internacional (Borges errou / 27ª rodada)
Cruzeiro 2 x 0 Portuguesa (Montillo / 29ª rodada)

FIGUEIRENSE

Figueirense 1 x 1 Vasco (Júlio César errou / 8ª rodada)
Atlético-GO 3 x 2 Figueirense (Caio [2] / 10ª rodada)

FLAMENGO

Flamengo 3 x 3 Internacional (Ronaldinho Gaúcho / 2ª rodada)
Flamengo 1 x 0 Santos (Bottinelli / 5ª rodada)
Bahia 1 x 2 Flamengo (Renato Abreu / 9ª rodada)
Atlético-GO 1 x 2 Flamengo (Vágner Love errou / 26ª rodada)
Flamengo 0 x 1 Fluminense (Bottinelli errou / 27ª rodada)
Náutico 0 x 1 Flamengo (Renato / 35ª rodada)

FLUMINENSE

Santos 1 x 1 Fluminense (Carlinhos / 3ª rodada)
Atlético-GO 1 x 4 Fluminense (Deco / 6ª rodada)
Fluminense 4 x 0 Bahia (Fred [2] / 10ª rodada)
Ponte Preta 1 x 2 Fluminense (Fred / 11ª rodada)
Fluminense 2 x 1 Ponte Preta (Fred / 30ª rodada)

GRÊMIO

Vasco 2 x 1 Grêmio (Marcelo Moreno errou / 1ª rodada)
Grêmio 1 x 0 Palmeiras (Léo Gago / 2ª rodada)
Grêmio 3 x 1 Bahia (Elano / 14ª rodada)

INTERNACIONAL

NÁUTICO

Figueirense 2 x 1 Náutico (Araújo / 1ª rodada)
Náutico 3 x 0 São Paulo (Kieza / 17ª rodada)
Náutico 3 x 2 Figueirense (Araújo errou / 20ª rodada)
Botafogo 3 x 1 Náutico (Araújo / 23ª rodada)
Náutico 1 x 0 Atlético-MG (Araújo errou / 25ª rodada)
Náutico 2 x 0 Atlético-GO (Kieza / 27ª rodada)
Santos 0 x 0 Náutico (Kieza errou / 33ª rodada)

PALMEIRAS

Palmeiras 1 x 1 São Paulo (Valdívia errou / 9ª rodada)
Cruzeiro 2 x 1 Palmeiras (Barcos / 13ª rodada)

PONTE PRETA

Ponte Preta 2 x 1 Náutico (Marcinho / 29ª rodada)

PORTUGUESA

Portuguesa 1 x 1 Internacional (Marcelo Cordeiro / 18ª rodada)

SANTOS

Santos 2 x 2 Atlético-GO (Miralles / 16ª rodada)

SÃO PAULO

Atlético-GO 4 x 3 São Paulo (Jadson / 12ª rodada)
São Paulo 3 x 0 Ponte Preta (Rogério Ceni / 18ª rodada)
São Paulo 2 x 0 Atlético-Go (Luis Fabiano errou / 31ª rodada)
Flamengo 1 x 0 São Paulo (Luis Fabiano errou / 32ª rodada)
Grêmio 2 x 1 São Paulo (Rogério Ceni / 35ª rodada)

SPORT

Sport 1 x 0 Coritiba (Gilberto / 26ª rodada)
Sport 1 x 3 Grêmio (Hugo / 29ª rodada)
Sport 2 x 4 São Paulo (Hugo / 33ª rodada)

VASCO

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Daqui um mês...


Nesta segunda-feira, 12 de novembro, o Corinthians - atual campeão da Libertadores - está a um mês da estreia no Mundial de Clubes. O blog rbrito aproveita a expectativa e ansiedade do bando de loucos para trazer um post especial sobre a competição. Post rodeado de gols, como aqueles da goleada do Timão, por 5 a 1, sobre o Coritiba, no último sábado, pelo Brasileirão, ou naquele empate, por 4 a 4, com o Chelsea em amistoso no dia 4 de julho de 1929.

Mais no blog rbrito:
Três vezes campeão!? Corinthians poderá entrar em uma seleta lista!

Mas a notícia aqui não animará tanto os corintianos. Pelo levantamento do blog rbrito, o clube com a melhor média de gols durante o título continental, costuma se dá melhor no Mundial. Dono da melhor defesa da história da Libertadores (4), o Corinthians foi campeão após marcar 22 gols em 14 jogos. Média de 1,57. O Chelsea, por sua vez, chegou a marca de 1,92 tentos por partida. Foram 13 jogos e 25 gols na conquista da Liga dos Campeões. Vantagem para os azuis.

O blog rbrito levou em conta as finais de 2005 para cá. Neste primeiro ano, o São Paulo foi campeão mundial respaldado pela média de 2,42 gols por jogo conquistada durante o título da Libertadores. O Liverpool apresentou média de 1,33 tentos por partida ao longo da Liga dos Campeões. O mesmo aconteceu em 2008, mas naquela oportunidade o campeão do mundo veio da Europa.

O Manchester United, com média de 1,53, superou a LDU, com média parecida, de 1,50. Os ingleses marcaram 20 gols em 13 jogos na Liga dos Campeões. Já a LDU anotou 21 tentos em 14 jogos na Libertadores. Em 2009 e 2011 foram outros dois anos de supremacia europeia. O Barcelona venceu as duas vezes contra Estudiantes e Santos.

Com média de 2,40, o Barça superou os argentinos (1,31), em 2009. Já na temporada passada, a média de gols do Barcelona foi de 2,30, contra apenas 1,42 do Santos. Em 2010, o Internacional chegou respaldado ao Mundial com média de 1,42 gols por jogo. A Internazionale, com 1,30, ficou com o vice.

Outro lado!
Em apenas duas oportunidades, o clube que não teve a melhor média de gols na conquista do continental, ficou com o título no final do ano. Em 2006, o Internacional faturou a Libertadores com média de gols de 1,71. O Barcelona, mesmo com média de 1,84, sucumbiu diante dos brasileiros. No ano seguinte, nova surpresa.

Desta vez, o Milan passou por cima do Boca Juniors. O clube italiano fez a festa na Liga dos Campeões com média de 1,53 gols por jogo. Em 15 partidas foram anotados 23 gols. O Boca, mesmo superior (1,92) - 27 gols em 14 jogos -, teve que aceitar o vice-campeonato mundial.

Campeões!
Juntando todos os campeões do mundo, de 1960 para cá, italianos, brasileiros e argentinos, com nove conquistas cada, se sobressaem diante dos rivais. A Espanha e o Uruguai ostentam seis títulos cada. Com três taças estão Alemanha e Holanda, contra duas de Inglaterra e Portugal. Já Paraguai e Iugoslávia têm um título cada.

Em relação aos clubes, o Milan é o maior vencedor com quatro títulos. Internazionale, São Paulo, Boca Juniors, Real Madrid, Nacional (Uruguai) e Peñarol somam três cada. O Barcelona puxa a fila com dois títulos que ainda têm Manchester United, Porto, Bayern de Munique, Juventus, Ajax, Independiente e Santos.

Por fim, com um título mundial na galeria estão Internacional, Corinthians, Borussia Dortmund, Vélez Sarsfield, Estrela Vermelha, River Plate, Flamengo, Grêmio, Olímpia, Atlético de Madrid, Feyenoord, Estudiantes e Racing Club.

Qual clube será o dono do mundo no final do ano? Opine! Participe pelo blog rbrito ou através do www.twitter.com/rbrito1984

Confira a média de gols dos campeões da Libertadores:

2005
São Paulo (2,42)
14 jogos - 34 gols

2006
Internacional (1,71)
14 jogos - 24 gols

2007
Boca Juniors-ARG (1,92)
14 jogos - 27 gols

2008
LDU-EQU (1,50)
14 jogos - 21 gols

2009
Estudiantes-ARG (1,31)
16 jogos - 21 gols

2010
Internacional (1,42)
14 jogos - 20 gols

2011
Santos (1,42)
14 jogos - 20 gols

2012
Corinthians (1,57)
14 jogos - 22 gols

Confira a média de gols dos vencedores da Liga dos Campeões:

2005
Liverpool-ING (1,33)
15 jogos - 20 gols

2006
Barcelona-ESP (1,84)
13 jogos - 24 gols

2007
Milan-ITA (1,53)
15 jogos - 23 gols

2008
Manchester United-ING (1,53)
13 jogos - 20 gols

2009
Barcelona-ESP (2,40)
15 jogos - 36 gols

2010
Internazionale-ITA (1,30)
13 jogos - 17 gols

2011
Barcelona-ESP (2,30)
13 jogos - 30 gols

2012
Chelsea-ING (1,92)
13 jogos - 25 gols

domingo, 11 de novembro de 2012

Mau Humor FC 141!


Pronto! Começou! A Era de especulações está de volta ao futebol brasileiro, antes mesmo de se definir os acessos nas Séries B e C, além do título da Série A. Agora, nada mais importa. Todo mundo ouviu falar sobre alguma contratação. O buchicho é tanto que chegou a seção Mau Humor FC, do blog rbrito, neste domingo.

Mais no blog rbrito:
Polêmica do gol de mão de Barcos. Mas cadê o áudio da arbitragem?!

Saem os chutes dentro do campo e entra o chutômetro fora das quatro linhas. Os empresários fazem a festa diante dos "inocentes" jornalistas. Tudo vira verdade! Afinal, papel e tela de computador aceitam tudo. O risco de perder a credibilidade é vencido pela fome de acessos, audiência.

Mas reparem, estas "matérias" têm sempre fontes ocultas (aqui vale o bom senso), ou disse-me-disse e aquele que eu mais gosto: "jornal tal afirma que", "segundo a rádio". Não sabia que tais objetos davam declarações. Mas nesta época, todos falam no jornalismo esportivo.

As especulações ainda nem pegaram fogo, mas já tem jogador acertado com uns três clubes. É válido a ânsia pelo furo, mas é preciso ter bom senso e responsabilidade. Checar a informação é obrigatório no jornalismo. E não adianta checar apenas com o empresário de tal jogador. Ele quer mesmo é divulgar a todos as suas historinhas.

Com o término da temporada, início de férias, o jornalismo esportivo fica sem pauta. Eis que surge a especulação. E esta onda aumentou consideravelmente com o apetite dos clubes por jogadores do exterior. Não importa o valor ou qualidade, se está lá fora, é bom e rende votos.

Mas não adianta eu falar, você falar, outros jornalistas falarem, nada vai mudar. No ano que vem veremos a mesma situação. E tudo caminha tranquilo na falta de imaginação do jornalismo esportivo. Imaginação positiva, com fatos e matérias diferentes, não em invenção de fatos. Cuidado!

Deixe o mau humor falar por você neste domingo! Critique! Proteste! Opine aqui no blog rbrito ou através do twitter (@rbrito1984)

sábado, 10 de novembro de 2012

Um clique XLII!


Expectativa de acessos nas Séries B e C pautaram a semana do blog rbrito. Mas também não desgrudamos os olhos da reta final do Brasileirão, sem falar no ranking de público e ainda sobrou espaço para o Gran Finale da Série D. O blog rbrito criou a seção Um clique! para elencar todos os posts que agitaram a semana, assim como seus links. Tudo para facilitar a vida de vocês, caros torcedores-internautas.

Mais no blog rbrito:
Posts especiais das Séries A, B e C, além do ranking de público!

A segunda-feira começou com muita expectativa. Afinal, Goiás e Criciúma poderiam retornar à Série A do Brasileirão. O blog rbrito não perdeu tempo e fez um especial sobre a briga pelo acesso na Série B. Além da campanha da dupla e dos próximos jogos, o blog rbrito ainda mostrou que a pontuação de todos no G4 daria acesso em anos anteriores da competição.

Relembre o post Terça saborosa!

TERÇA-FEIRA
Assim como as Séries A e B, a Série C também perdeu público nos últimos anos. E olha que a competição foi um grande sucesso a partir do momento em que se criou a Série D. Além deste levantamento, o blog rbrito trouxe o ranking de pagantes das Séries A, B, C e D do Brasileirão. O São Paulo conseguiu o maior público da elite e entrou no Top 3.

Relembre o post Terceira queda!

QUARTA-FEIRA
Na quarta-feira não poderia ser diferente e o blog rbrito fez um esquenta para os acessos da Série C. Todos os cenários dos quatro jogos foram expostos. Além disso, o blog rbrito buscou as campanhas dos clubes e um pouco de história da competição.

Relembre o post Nossa chance!

QUINTA-FEIRA
No dia em que o blog rbrito ultrapassou a marca de 260 mil acessos e revelou que, em janeiro de 2013, terá muitas novidades, o post da quinta falou sobre árbitros e pênaltis. Listamos todos os 33 árbitros que já marcaram penalidade máxima no Brasileirão. O blog rbrito ainda separou os árbitros que apitarão jogos decisivos neste final de semana e apresentou o "currículo" deles na marca da cal.

Relembre o post Peso dois!

SEXTA-FEIRA
A sexta-feira cedeu o espaço para encerrarmos - agora, sim - e de uma vez por todas a Série D 2012. Depois do Raio-X faltou o valor médio dos ingressos. O blog rbrito trouxe os preços das entradas no geral e dos quatro clubes que conquistaram o acesso: Sampaio Corrêa, CRAC, Baraúnas e Mogi Mirim.

Relembre o post Uma nota e alguma moedas!

O que você gostaria de ver no blog rbrito? Opine! Mande suas sugestões aqui ou pelo www.twitter.com/rbrito1984

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Uma nota e algumas moedas!


O torcedor, no geral, precisou apenas de uma nota e algumas moedas para acompanhar os jogos da Série D do Campeonato Brasileiro. Nesta sexta-feira, o blog rbrito - sempre com a colaboração de Ricardo Almeida - traz o valor médio dos ingressos da última divisão nacional.

Mais no blog rbrito:
Ararinha! A última atualização do valor médio dos ingressos da Série D!

Extra, extra... Os valores dos ingressos nas Séries A e B do Brasileirão!

Na temporada 2012, o preço médio da entrada da Série D foi de R$ 10,84. O Mirassol teve o valor mais baixo entre os 40 clubes - apenas R$ 2,53. Por outro lado, o Cerâmica liderou o quesito com o ingresso mais salgado (R$ 19,24). O blog rbrito aproveita para analisar os valores dos quatro clubes que conquistaram o acesso.

O Baraúnas, dentre o quarteto, terminou com o valor médio do ingresso mais caro (13,56). No geral, o clube potiguar ocupou a oitava colocação. Campeão, o Sampaio Corrêa apresentou valor de R$ 11,22 - o 17º colocado. Os mais em conta foram de CRAC - 23º no geral - com R$ 9,71 - e Mogi Mirim. O clube paulista, com valor médio de R$ 7,92, ficou na 30ª colocação.


Balança!
Ainda neste Raio-X dos ingressos, o blog rbrito traz os maiores e os menores valores dos quatro clubes que subiram para a Série C. A balança do Baraúnas ficou entre R$ 14,55 no duelo contra o Horizonte e R$ 11,95 na partida diante do Sousa. O valor mais em conta do CRAC foi contra o Sobradinho (R$ 8,66). Por outro lado, o valor médio do clube goiano chegou a R$ 13,13 no embate diante do Aparecidense.

A balança do Mogi Mirim não pendeu para nenhum dos lados. O clube paulista enfrentou o Marília com ingressos a R$ 9,51. Já no confronto contra o Cianorte, o bilhete foi de R$ 7,38. OS preços do Sampaio Corrêa, porém, foram bem distintos. O campeão da Série D teve valor médio de só R$ 2 no jogo contra o Vilhena. Já na final, contra o CRAC, a entrada chegou a R$ 20,13.



O ingresso do seu clube está caro? Opine! Participe aqui ou através do www.twitter.com/rbrito1984