sábado, 31 de dezembro de 2011

Um clique II!

A semana foi "morta" no futebol. Mesmo assim o blog rbrito manteve sua rotina de posts diário. Aliás, aos sábados, o blog rbrito, através da seção Um clique!, listará todos os posts que agitaram a semana, assim como seus links. Tudo para facilitar a vida de vocês, caros torcedores-internautas. E Feliz Ano Novo para todos os torcedores-internautas do blog rbrito! Sucesso para todos nós!

Mais no blog rbrito:
Semana de estreia das análises de regulamento!

Logo na segunda-feira tivemos um post pesado. Listamos todos os gols de 15 competições: Campeonato Paulista das Séries A1, A2, A3 e Segundona, Copa Paulista, Campeonato Brasileiro das Séries A, B, C e D, Copa do Brasil, Libertadores, Sul-americana, Mundial de Clubes, Eliminatórias Sul-americana da Copa do Mundo e Copa América.

Relembre o post Simplesmente TUDO! E as bolas na rede!


TERÇA-FEIRA
Dando sequência a nossa análise de regulamentos, chegamos ao Campeonato Cearense. Na verdade, o Estadual conta com um documento que mais parece um resumo de sete páginas. O regulamento do Cearense 2012 está todo incompleto e ainda terá três rebaixados, contra apenas dois acessos. Entenda tudo no link abaixo!

Relembre o post CE em foco! e os problemas no Estadual 2012!


QUARTA-FEIRA
Para completar o post "Simplesmente TUDO!", o blog rbrito criou o "Nome aos bois!", em que retratamos campeonato por campeonato uma análise sobre vitórias de mandantes e visitantes, além de gols e goleadas. Levantamento completo da temporada 2011.

Relembre o post Nome aos bois! e as curiosidades da bola em 2011!


QUINTA-FEIRA
A quinta-feira começou com a impossibilidade de analisar a Federação Brasiliense de Futebol. Então chegamos a Federação de Futebol do Estado do Espírito Santo (FES). Assim como o pessoal do Amazonas, o Estadual Capixaba "briga" com o regulamento da CBF em um artigo.


Relembre o post ES em foco! e o aumento de clubes nas temporada 2012!


SEXTA-FEIRA
Para fechar a semana, o blog rbrito foi buscar, ao longo da história, as sequências dos 20 clubes na elite do Campeonato Paulista. Também trouxemos os títulos dos campeões estaduais.

Relembre o post Regularidade! e as séries dos clubes na elite do Paulistão!


O que você gostaria de ver no blog rbrito? Opine! Mande suas sugestões aqui ou pelo www.twitter.com/rbrito1984

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Regularidade!

O blog rbrito, mais uma vez com a colaboração do torcedor-internauta Ricardo Almeida, apresentará, nesta sexta-feira, as maiores sequências dos clubes na Série A1 do Campeonato Paulista. Vamos destacar os 20 clubes que estarão presentes na Edição 2012, mas o gráfico mostrará todas as séries de 1902 até hoje.

Mais no blog rbrito:
Levantamento de todos os campeonatos na temporada 2011!

Catanduvense, Comercial, Guarani e XV de Piracicaba acabaram de subir da Série A2 e, no momento, não ostentam uma série. O time de Catanduva é o único que nunca participou de uma Série A1 Paulista.

O Guarani, por sua vez, tem uma sequência de 57 anos na elite - de 1950 a 2006. As séries do Nhô Quim e do Leão de Ribeirão Preto são de 17 anos. Enquanto o XV permaneceu na primeira divisão de 1949 a 1965, o Comercial ficou de 1970 a 1986.

Os melhores desempenhos são de Corinthians, Palmeiras e Santos. O trio está há 97 anos no Paulistão - de 1916 até hoje. O São Paulo só não está junto aos rivais por conta de sua fundação. O Tricolor tem 77 anos de Série A1 - 1936 até hoje.

Dos clubes que estarão no Paulistão em 2012, a Portuguesa também se destaca com uma série de 69 anos (1938 a 2006). Mas a atual sequência da Lusa é modesta, de apenas cinco anos (1998 a 2012). O mesmo observa-se do Botafogo.

O clube de Ribeirão Preto evitou o rebaixamento em 37 oportunidades - de 1957 a 1993. Mas hoje são apenas quatro anos - 2009 a 2012. Atual campeão do interior, o Oeste tem esta mesma série de quatro temporadas.



Campeões!
O Corinthians é o maior vencedor do Estado de São Paulo. Fundado em 1910, o Timão precisou de apenas dois anos disputando o Paulistão para faturar a primeira taça. O mesmo período foi observado no título inaugural do São Paulo.

Apenas São Paulo Athletic e São Bento de São Paulo foram campeões no mesmo ano em que entraram na disputa Estadual. Estes dois clubes não existem mais. Enquanto isso, o Palmeiras foi campeão quatro anos após adentrar a competição.

Dos clubes considerados grandes, o Santos, atual Bicampeão Paulista, foi o que mais demorou - 22 anos. A Portuguesa aparece com 15, contra 12 do Ituano e 11 do São Caetano. Todos estes clubes estarão na Edição 2012 do Campeonato Paulista.




Ajude a fazer o blog rbrito! Mande sugestões! Opine! Participe aqui ou através do www.twitter.com/rbrito1984

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

ES em foco!

O blog rbrito iria apresentar, nesta quinta-feira, a análise do regulamento da Federação Brasiliense de Futebol, mas o site da instituição não existe ou está fora do ar. Assim passamos para a Federação de Futebol do Estado do Espírito Santo (FES). Alagoas, Amazonas, Bahia e Ceará foram os outros Estados em destaque no blog rbrito.

Mais no blog rbrito:
CE em foco! Regulamento que mais parece um resumo de sete páginas!

O Campeonato Capixaba 2012 voltará a ter dez clubes. Neste ano, Jaguaré e Rio Bananal alegaram falta de dinheiro e pularam fora do barco. Assim, o Estadual 2011 não teve rebaixamentos e, agora, ganha a presença de Botafogo e Real Noroeste, que subiram à elite. O São Mateus, atual campeão, brigará pelo Bi.

Regulamento:
Os dez clubes se enfrentarão em jogos de ida e volta. Os quatro primeiros colocados estarão garantidos na próxima fase. A semifinal será definida no sistema de mata-mata e em caso de empate na pontuação, serão obedecidos dois critérios de desempate: maior saldo de gols na semifinal e melhor classificação na primeira fase.

A final também será no mata-mata. E os critérios são parecidos: maior saldo de gols na decisão e melhor classificação na primeira fase. Os dois últimos colocados serão rebaixados. Isso se não tivermos desistência no meio do caminho.

O campeão ganhará uma vaga na Copa do Brasil 2013 e outra na Série D do Campeonato Brasileiro 2012. Se o vencedor desistir de alguma vaga, o clube seguinte vai poder carimbar seu passaporte.

Critérios de desempate:

a) - maior número de vitórias;
b) - maior saldo de gols;
c) - maior número de gols conquistados;
d) - caso somente 02 (duas) associações continuarem empatadas em uma das colocações, o desempate será a favor da associação que somar o maior número de pontos ganhos no confronto direto;
e) - menor número de cartões vermelhos;
f) - menor de número de cartões amarelos;
g) – sorteio realizado pela FES.

Ingressos:
Assim como a maioria das Federações, a FES tem problema em ver os estádios cheios. A Federação Capixaba limita o valor mínimo do ingresso de arquibancada a R$ 5. Até para fazer promoção, o clube deve pedir autorização a entidade, como está no quarto parágrafo do Art. 39º.

"Caso o clube, queira fazer promoção referente à venda de ingressos, deverá comunicar, por oficio, protocolado junto a Secretaria da FES até 5 dias úteis antes da realização da partida".

Os torcedores visitantes, para conseguirem ingressos, precisarão que seus clubes façam o pedido da carga de 10% com cinco dias úteis de antecedência ao jogo. O ofício deverá ser dirigido à associação mandante e, necessariamente, com cópia à FES.

Bola:
Enquanto Bahia e Ceará não divulgaram a marca das bolas que vão utilizar nos Estaduais, Alagoas escolheu a Umbro e Amazonas ficou com a Penalty, mesma marca do Espírito Santo.

"Art. 51 - A bola utilizada no CAMPEONATO será da marca Penalty, CAMPO PRO modelo S11".


TV:
A FES, ao que tudo indica, não vendeu os direitos de transmissão do Estadual para nenhuma emissora. Mesmo assim, a entidade faz questão de exigir alguns pontos que só serão necessários em caso de solicitação por parte da TV.

"Art. 28 - Todos os estádios deverão obedecer às normas de segurança e de higiene exigidas pela legislação (municipal, estadual e federal) e com laudos expedidos pelo Corpo de Bombeiros, contendo a capacidade de público de 2.000 (duas mil) pessoas sentadas para os jogos da 1ª e 2ª fases, e de 5.000 (cinco mil) pessoas sentadas para as partidas da Fase Final, e desde que estádio possua estrutura adequada para as transmissões dos jogos, caso as finais sejam transmitidas pela rede de TV".

"Art. 31 - Os jogos da TV serão realizados sempre em dia e horário, conforme escolha da emissora detentora dos direitos de transmissão do CAMPEONATO". Sonhar não custa nada!

Curiosidades:
A Federação de Futebol do Estado do Espírito Santo tem seus defeitos, mas é preciso tirar o chapéu para seu Art. 3º. Ao contrário de muitas entidades, a Federação respeita seus jogadores e árbitros. Tanto é que faz questão de instituir a parada técnica ou "Tempo Técnico Obrigatório (TTO)".

Em todos os jogos com "início programado até às 16h", haverá a parada técnica. Para quem acha um exagero, recentemente, jogadores do Rio Grande Sul desmaiaram em campo, assim como um comentarista de TV. No Paulistão, outros jogadores passaram mal e, mesmo assim, nada foi feito.

Por outro lado, a Federação Capixaba esqueceu de dar um nome ao trofeu do campeão e vice estadual ou as taças são chamadas de forma esquisita. O Art. 14º fala do "Troféu XXXX" para o campeão e vice. Vai entender...

Com certeza o jornalismo esportivo está em baixa e vive um de seus piores momentos. Também, ao invés de buscar informações e pautas novas, prefere a fofoca e as especulações. Mesmo assim, entramos na dura vida de um jornalista que costuma ir aos estádios, ao contrário de muitos que ficam no ar condicionado das empresas.

"Art. 34º 8. Providenciar para que todos os estádios sejam equipados com Cabine de Imprensa ou, na sua falta, com local adequado em área isolada do torcedor, para o trabalho dos profissionais da imprensa especializada".

E se ficar na arquibancada, dá-lhe ofensas e copos com diversos líquidos. Outro artido que não dá para acreditar é 46º "§ 3º -  As associações deverão informar a imprensa 45 (quarenta e cinco) minutos antes da hora marcada para o inicio da partida a relação de atletas".

Aliás, este parágrafo pode entrar no faz de conta, assim como o décimo ponto do Art. 34º "Providenciar um quadro de no mínimo quatro gandulas, os quais deverão ser treinados e uniformizados para os serviços das partidas, com a exigência de rápida reposição de bola e absoluta neutralidade de comportamento em relação às equipes participantes".

Faço questão sempre de lembrar dos gandulas porque nos remete amadorismo do nosso futebol. É tão simples contratar estudantes de Educação Física e colocá-los nesta função. Nas finais do Paulistão é sempre assim. Pena que são em poucos jogos. Quando há garotas na função, nunca dá confusão. Mas os dirigentes gostam de complicar.

Por fim, a FES, assim como a Federação do Amazonas, diverge da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) em relação ao valor das vitórias por W.O. É de conhecimento de todos que os triunfos por W.O., agora, são por 3 a 0. A própria CBF divulgou novamente o Regulamento Geral das Competições que afirma isso em seu Art. 20 (Veja aqui na íntegra!).

No entanto, o Art. 47º da FES diz: "§ 1º - Em caso de não realização da partida por falta de ambulância no padrão (U.T.I. Móvel) exigido pelo Estatuto do Torcedor e/ou Policiamento Militar, a equipe detentora do mando de campo será, automaticamente, declarada perdedora pelo escore de 2 x 0". E ai, CBF?

Site: http://www.futebolcapixaba.com/

Nos próximos dias, o blog rbrito seguirá sua saga pelos regulamentos dos Estaduais. Não perca nenhum capítulo desta série cômica. Até agora, não foi possível encontrar os sites da Federação de Futebol do Estado do Acre, da Federação Amapaense de Futebol e da Federação Brasiliense de Futebol. Se alguém souber algo a respeito, basta nos avisar pelo blog rbrito ou através do twitter (@rbrito1984).

Confira os jogos da primeira rodada do Capixaba 2012:


21/01
16h
Rio Branco x Aracruz
Linhares x Colatina
Vitória x Botafogo

18h
São Mateus x Espírito Santo

19h
Real Noroeste x Serra

Ajude a fazer o blog rbrito! Mande sugestões! Opine! Participe aqui ou através do www.twitter.com/rbrito1984 

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Nome aos bois!

Em primeiro lugar, quero me desculpar pelo lugar comum no título deste post. Odeio chavões, mas às vezes não dá para fugir. Com a colaboração do torcedor-internauta Ricardo Almedia, o blog rbrito, nesta quarta-feira, dará continuidade ao post "Simplesmente TUDO!", que envolveu Campeonato Paulista das Séries A1, A2, A3 e Segundona, Copa Paulista, Campeonato Brasileiro das Séries A, B, C e D, Copa do Brasil, Libertadores, Sul-americana, Mundial de Clubes, Eliminatórias Sul-americana da Copa do Mundo e Copa América.

Mais no blog rbrito:
Gols, goleadas e curiosidades nas competições 2011!

Como prometido, o blog rbrito irá contar algumas curiosidades das 15 competições analisadas na temporada 2011. Em 2.778 jogos foram anotados 7.356 gols. Média interessante de 2,65 por partida. O Mundial de Clubes foi o torneio com a melhor média de tentos.

Graças as goleadas do Barcelona, a competição teve 24 gols em oito jogos. Média de três por partida. A Segundona Paulista, com seus 2,76, superou com sobra a elite do Estadual de São Paulo, que teve apenas 2,54. A pior média, como era de se esperar, foi na Copa América. Com apenas 54 gols em 26 jogos, a média foi de 2,08.



Enquanto isso, podemos perceber que a vitória em casa é fundamental nas Eliminatórias Sul-americana. Nada menos do que 68,8% dos clubes venceram em casa, contra apenas 43,1% na Copa Paulista - o pior índice avaliado. A Copa Sul-americana também preza pela vitória diante de seu torcedor (57,9), assim como a Série D do Campeonato Brasileiro (54,7%).

Mas arrancar pontinhos fora de casa se faz necessário. Prova disso é a Série B do Brasileiro e a Série A1 do Paulista, com 31,7%. As Eliminatórias, por sua vez, estão na rabeira com apenas 12,5%, contra 17,1% da Sul-americana. Apenas estas duas competições ficaram abaixo dos 20%. No geral são 1.310 vitórias dos donos da casa, 711 empates e 723 triunfos dos visitantes. O aproveitamento dos mandantes chega a 47,7%, contra 26,3% dos clubes que jogam fora de casa.



Além de vencer em casa, as Seleções sul-americanas costumam marcar muitos gols. A competição tem a melhor média de tentos como mandante (2,06). Por outro lado, a segunda pior em relação aos gols como visitantes (0,81). A Copa do Brasil, com média de 1,23 gol por jogo, está na ponta do ranking como visitante.



Mais uma vez, o blog rbrito faz questão de lembrar que só consideramos goleadas por quatro ou mais gols de diferença. Assim, o Mundial de Clubes se destaca na liderança com inacreditáveis 25% ou duas goleadas - ambas do Barcelona-ESP.

A Copa do Brasil também é uma competição que o torcedor se anima ao ver muitos gols. Foram dez goleadas ou 9% dos jogos. No total, a Série B é recordista com 31 goleadas. Por outro lado, a Copa América decepcionou e não teve nenhuma. Já a Série A3 amargou a penúltima colocação, com 1,5%.



Há ainda os números de goleadas em casa e fora. No geral, como mandante foram 99 goleadas ou apenas 7,6%. os números dos visitantes são mais modestos com 27 placares dilatados e 3,7%. Números aqui sem contar os jogos em campos neutros no Mundial de Clubes e Eliminatórias.



Para fechar, os placares que levantam os torcedores. Pelo menos, os vitoriosos. O Plácido de Castro, do Acre, foi o responsável pela maior goleada da temporada 2011 ao enfiar 9 a 1 no Vila Aurora-MT, pela Série D.

O Atlético-MG, na Copa do Brasil, fez 8 a 1 no IAPE, do Maranhão. A Segundona Paulista produziu três 7 a 1 - Mauaense, Jaboticabal e Guariba golearam Palestra, Matonense e Américo Brasiliense, respectivamente. Ainda tivemos 6 a 0, 5 a 0, 6 a 1, 8 a 3 entre outros placares dilatados.



Confira as legendas das siglas utilizadas pelo blog rbrito:

GM - Gols dos Mandantes
GV - Gols dos Visitantes
GM/J - Gols dos Mandantes por Jogo
GM/V - Gols dos Visitantes por Jogo
Total-Casa-Fora - Sem as partidas neutras do Mundial de Clubes e Copa América
VM - Vitória dos Mandantes
E - Empates
VV - Vitória dos Visitantes
VM% - Porcentagem de Vitória dos Mandantes no Total geral
E% - Empates no Total geral
VV% - Porcentagem de Vitória dos Visitantes no Total geral
Gld% - Porcentagem de Goleadas no Geral
Gld casa - Goleadas em Casa
GldC/V.M. - Porcentagem de Goleadas em Casa em relação ao Total de Partidas Vencidas
Gld fora - Goleadas fora de casa
GldF/V.V - Porcentagem de Goleadas Fora de Casa em relação ao Total de Partidas Vencidas
SP-A1 - Série A1 do Paulistão
SP-A2 - Série A2 do Paulistão
SP-A3 - Série A3 do Paulistão
SP-B - Segundona do Paulistão
BR-A - Série A do Brasileirão
BR-B - Série B do Brasileirão
BR-C - Série C do Brasileirão
BR-D - Série D do Brasileirão


Ajude a fazer o blog rbrito! Mande sugestões! Opine! Participe aqui ou através do www.twitter.com/rbrito1984

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

CE em foco!

A Federação Cearense de Futebol (FCF) se superou no regulamento do Estadual 2012. Até agora, este é o pior documento que o blog rbrito analisou desde que começou sua cobertura pelos Estaduais. Alagoas, Amazonas e Bahia foram os outros Estados em destaque no blog rbrito.


Mais no blog rbrito:
BA em foco! Federação Bahiana foi bem econômica no regulamento!

Incompleto! O regulamento do Campeonato Cearense é na verdade um resumo de alguma coisa. Alguém explica o motivo de uma Federação que conta com 12 clubes na elite, rebaixar três e subir apenas dois? Em 2013, o Estadual do Ceará terá 11 clubes ou seja, um time sempre folgará na tabela. Uma maluquice desnecessária. (A ideia, segundo nos informou o torcedor-internauta Ed Taylor, é deixar o Estadual 2014 com dez clubes. O mesmo será feito na Segundona).

Os integrantes da Federação Cearense de Futebol, sequer, digitaram o regulamento. No site há apenas o arquivo em pdf. Para não ter desmentidos, o blog rbrito deu um "PrntScr" no Art. 19º, responsável por rebaixar três clubes e subir apenas dois.



Deixando esta bagunça para o ano que vem, a temporada 2012 terá 12 clubes (Icasa, Tiradentes, Ceará, Crato, Ferroviário, Fortaleza, Guarani, Guarany, Itapipoca, Horizonte, Trairiense e Crateús). Estes dois últimos subiram e pegaram as vagas dos rebaixados Limoeiro e Quixadá.

O Ceará, rebaixado no Campeonato Brasileiro, defenderá o título estadual. Enquanto isso, o Guarani vai jogar pelo Bicampeonato do Interior. Aliás, os finalistas do Estadual não poderão disputar o Título do Interior, que terá uma final, com jogos de ida e volta, entre os dois clubes do interior melhores colocados.

Regulamento:
Todos os clubes se enfrentarão em jogos de ida e volta. Os quatro melhores colocados se classificarão para as semifinais. No sistema de mata-mata serão definidos os finalistas e depois o campeão.

No mata-mata, em caso de empate, melhor saldo de gols, maior número de gols marcados e melhor campanha na fase classificatória serão os critérios de desempate.

Critérios de desempate:

I - Maior número de vitórias;
II - Melhor saldo de gols;
III - Maior número de gols pró;
IV - Confronto direto (entre duas Entidades de Prática somente) (soma do resultado dos dois confrontos);
V - Sorteio.

Ingressos:
Nos jogos entre clubes da mesma cidade ou nos duelos das semifinais e finais, a renda será dividida da seguinte maneira: 50% para cada clube em caso de empate ou 60% para vencedor e 40% para perdedor.

A Federação Cearense de Futebol ainda determinou que o valor mínimo a ser cobrado pelos ingressos serão de R$ 10 a entrada cheia e R$ 5 a meia entrada.

Curiosidades:
Com míseras sete páginas, o regulamento do Campeonato Cearense deixa várias informações de fora, como a marca da bola e a emissora de TV que transmitirá os jogos. Isso falando apenas de algumas informações que não constam neste "resumão".

Pelo menos, no final do regulamento há artigos interessantes que o blog rbrito faz questão de colocar em curiosidades. Diz o Art. 22º Parágrafo Único "Todas as pessoas a serviço, exceto os militares fardados, deverão estar identificados através de uso de crachá, bata ou jaleco".

Bom... quem acompanha o blog rbrito, sabe que o Estado do Ceará faz reverência aos militares. Nos borderôs dos jogos, há uma cota chamada de “cortesia”, pasmem, para os militares e autoridades. Estes ingressos não são pagos (Veja o post aqui!).

Já no Art. 24º "As Entidades de Prática devem, junto à administração das praças esportivas, cuidar para que o visitante faça seu aquecimento dentro do campo de jogo, salvo, a critério do delegado do jogo, se for oferecido local adequado para este fim".

É difícil acreditar! Muitos clubes agem como instituições amadoras. Vemos isso até na Libertadores. O que mostra como o futebol sul-americano, fora de campo, é pequeno, mesquinho e varzeano.

E como a maioria das Federações, no regulamento cearense há um artigo para arrecadação de dinheiro. Fica a pergunta se a FCF também cobra a TV em caso de mudança de tabela? Alguém acredita nisso? Ou só os clubes é que se dão mal? E reparem na palavra 'posterior'. Os clubes pagam, para só depois terem a resposta.

"Art. 25º Após a divulgação do desdobramento da tabela, com datas, horários e locais, a solicitação de mudança de tabela deve vir acompanhada do pagamento de taxa de R$ 300, para posterior avaliação de viabilidade pelo Departamento de Competições".

Por fim, para se livrar de qualquer problema devido a preguiça, a FCF tasca em seu último artigo: "Art. 26º Os casos omissos serão resolvidos pelo Departamento de Competições". Assim fica fácil!

Site: http://www.futebolcearense.com.br

Nos próximos dias, o blog rbrito seguirá sua saga pelos regulamentos dos Estaduais. Não perca nenhum capítulo desta série cômica. Até agora, não foi possível encontrar os sites da Federação de Futebol do Estado do Acre e da Federação Amapaense de Futebol. Se alguém souber algo a respeito, basta nos avisar pelo blog rbrito ou através do twitter (@rbrito1984).

*Atualizado às 12h

Confira os jogos da primeira rodada do Cearense 2012:


18/01
20h20
Horizonte x Ferroviário

20h50
Ceará x Trairiense

19/01
20h
Guarani x Crateús

20h20
Tiradentes x Guarany
Crato x Fortaleza


Ajude a fazer o blog rbrito! Mande sugestões! Opine! Participe aqui ou através do www.twitter.com/rbrito1984

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Simplesmente TUDO!

O blog rbrito recebeu números bem interessantes do colaborador Ricardo Almeida. Ele simplesmente nos passou o levantamento completo do Campeonato Paulista das Séries A1, A2, A3 e Segundona, Copa Paulista, Campeonato Brasileiro das Séries A, B, C e D, Copa do Brasil, Libertadores, Sul-americana, Mundial de Clubes, Eliminatórias Sul-americana da Copa do Mundo e Copa América. Nos próximos dias vamos apresentar outras análises destas competições de 2011.

Nesta segunda-feira, um dia após o Natal, o blog rbrito analisará as estatísticas dos gols misturando todos estes campeonatos. Há a diferença de gols nas partidas e com que frequência elas acontecem, assim como uma tabela sobre a quantidade de resultados com diferença de gols maior ou igual a um determinado número, a diferença de gols dentro e fora de casa, o número de gols ocorridos nas partidas, a frequência de placares em todos os campeonatos e os placares considerando o mando de campo.


Para começar, o blog rbrito analisou 2.778 partidas acontecidas na temporada 2011. São muitos jogos, mas poucos com goleadas. No futebol brasileiro, principalmente, a prioridade é o resultado, o futebol feio, de marcação e desarme. O blog rbrito considera goleada apenas placares por diferença de quatro ou mais gols. Logo podemos ver que apenas 128 das 2.778 partidas acabaram com este quesito.




Partidas com diferença de quatro gols estiveram presentes em 86 jogos ou 3,10% do total. Muito pouco para aquele que se auto intitula o melhor futebol do mundo. E aqui falo dos sul-americanos (leia-se brasileiros e argentinos). Por outro lado, o "futebol bonito" dos treinadores, de vitórias apertadas se destaca. Triunfo pelo satisfatório 1 a 0 esteve em 1.087 partidas, ou 39,13%. O placar de 2 a 0 esteve em 583 jogos, contra 256 do 3 a 0.




Em relação a análise da diferença de gols em casa e fora, levamos em consideração as 2744 partidas em solo não-neutro. É por isso que há diferença em relação a quantidade de partidas.



O grito entalado na garganta segue no quadro em que podemos ver o número de gols ocorridos nas partidas. Em apenas um jogo, tivemos 11 gols. Pelo menos, pudemos ver três partidas cada com nove e dez gols. Uma evolução. Mesmo assim, estes duelos representam 0,11%.



Os placares magros com diferença de apenas um gol são 506. O líder no quesito são os resultados com diferença de dois gols. Ao todo são 701 partidas ou 25,23. Logo abaixo, um alento, já que os placares com diferença de três gols representam 21,74% ou 604 partidas.



Quem não gostaria de ir ao estádio acompanhar duelos com placares de 9 a 1, 8 a 3, 8 a 1? É uma pena que poucos tiveram este privilégio. Estes resultados apareceram, na temporada 2011, em apenas uma oportunidade cada ou 0,04%.

A tradicional goleada, por 4 a 0 - mesmo placar do Barcelona sobre o Santos no Mundial de Clubes - ocupou 66 jogos ou 2,38%. Há de se ressaltar ainda os 6 a 4, 6 a 2, 5 a 4 e 4 a 4. Números pequenos, mas que nos fazem sonhar.



Triste mesmo é ver o 1 a 0 soberano. Foram 506 jogos ou 18,21% de jogos com este placar. O magro 2 a 1 está na segunda colocação (436), seguido pelo 2 a 0 (353). O mais revelador, porém, o blog rbrito deixou por último. As vitórias dos mandantes estão na cor preta, dos visitantes em vermelhos e os empates são verdes.

Se os treinadores andam medrosos na América do Sul, este temor aumenta consideravelmente quando duelam como visitante. Poucos placares com vitórias consistentes foram feitas pelos clubes fora de casa. Para se ter uma ideia, apenas os mandantes têm placares como 9 a 1, 8 a 3, 8 a 1, 7 a 1, 6 a 4, 6 a 2 e 5 a 4.

A vitória mais acachapante de uma visitante foi, por 7 a 1, em duas oportunidades. Lógico que, de vez em quando, há algumas surpresas. Os times que jogaram longe de suas torcidas também souberam vencer por 6 a 4, 5 a 4, 6 a 2, 6 a 1... mas ainda são tímidos.

São 96 goleadas dos mandantes contra apenas 27 dos visitantes. Prova disso é que o empate, por 1 a 1, ganhou disparado em 343 oportunidades ou 12,50%. Uma triste realidade, mais uma vez, constatada no futebol. Enquanto isso, o Barcelona...




Ajude a fazer o blog rbrito! Mande sugestões! Opine! Participe aqui ou através do www.twitter.com/rbrito1984

domingo, 25 de dezembro de 2011

Mau Humor FC 95!

A Seleção Brasileira Feminina de futebol foi campeã do Torneio Cidade de São Paulo que, na verdade, não vale nada. É sempre assim! Comemora-se muito, por pouco. O blog rbrito não está nem ai para o Natal e segue firme com sua seção Mau Humor FC, neste domingo, dia 25 de dezembro.

Mais no blog rbrito:
No futebol, algumas pessoas gostam de prometer, mas não cumprem!

As meninas do futebol não são as melhores do mundo só porque têm a Marta no time. Aliás, nem os rapazes da bola são os melhores. Estão longe disso. Vide a última Copa do Mundo e a goleada sofrida pelo Santos contra o Barcelona. Não é complexo de vira-lata. É fato! Apenas isso!

É preciso parar de pensar que o Brasil pode ir longe só porque conta com uma jogadora cinco vezes melhor do mundo no time. Não estou criticando a Marta. Pelo contrário. É um absurdo o Brasil ter apenas uma grande jogadora e as outras medianas, para não falar pernas de pau, que costumam amarelar na reta final.

É preciso investimento. O Brasil vive de lampejos. Ganha o que não é para ganhar e perde as competições importantes. As mulheres não têm o mesmo investimento dos homens e isso precisa mudar. Nem competição oficial, digna de um país que vai sediar a Copa do Mundo, tem no Brasil. Lamentável!

A Seleção Brasileira Feminina está como a F1, o tênis a ginástica. A F1 acabou para os brasileiros no dia 1º de maio de 1994. Não houve investimento. Agora, qualquer um pode virar 'ídolo' do torcedor brasileiro. Tudo para a TV vender cotas e encobrir a baixa audiência.

No tênis tivemos Guga recentemente. Lampejos! Ginástica idem com Daiane dos Santos. O vôlei, sim, pode se orgulhar. Mas a boa fase do esporte só começou após as Federações investirem pesado. Profissionais gabaritados foram contratados e houve investimento na base.

A receita é simples e serve para qualquer competição. As mulheres já mereciam este respeito faz tempo. Aliás, depois da Copa do Mundo, o Brasil receberá as Olimpíadas. Vexame à vista! Não falo apenas na estrutura, mas no material humano. Cadê o investimento e o planejamento?

Deixe o mau humor falar por você neste domingo! Critique! Proteste! Opine aqui no blog rbrito ou através do twitter (@rbrito1984)

sábado, 24 de dezembro de 2011

Um clique I!

O blog rbrito começou a semana com a ideia de iniciar sua cobertura pelos Campeonatos Estaduais 2012. Mas este não foi nosso primeiro post. Aliás, aos sábados, o blog rbrito, através da seção Um clique!, listará todos os posts que agitaram a semana, assim como seus links. Tudo para facilitar a vida de vocês, caros torcedores-internautas.

Mais no blog rbrito:
A estreia da nova seção Um clique e tudo o que rolou na semana!

A semana começou com um gosto amargo na boca dos santistas. O melhor clube do país levou um sonora goleada do Barcelona no Mundial de Clubes. A derrota do Santos foi a pior da história da competição desde que a FIFA assumiu o comando e a segunda pior desde 1960.

Relembre o post Amargo! e todos os números do Mundial de Clubes!


TERÇA-FEIRA
O blog rbrito seguiu a semana com um post duplo. Logo de cara trouxemos um levantamento detalhado sobre a Copa Sul-americana. Sem perder tempo iniciamos nossa cobertura pelos Estaduais. O primeiro a entrar no ar foi o Campeonato Alagoano.

Relembre os números e curiosidades do Raio-X Copa Sul-americana!


Relembre o post AL em foco! e as novidades no regulamento do Alagoano!

QUARTA-FEIRA
A peregrinação do blog rbrito pelo Brasil seguiu no Amazonas. O regulamento do Estadual tem erros e até diverge da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Pelo menos há os valores de quanto a arbitragem recebe a cada jogo.

Relembre o post AM em foco! e as curiosidades do Amazonense 2012!


QUINTA-FEIRA
Antes do Natal, o blog rbrito ainda foi verificar o que acontece no Campeonato Baiano. Os dirigentes da Federação Bahiana de Futebol (FBF) têm o problema de esquecimento e ainda cometem alguns equívocos. Tudo analisado por nós.

Relembre o post BA em foco! e a falta de informação do Estadual da Bahia!


SEXTA-FEIRA
Para dar uma quebrada no ritmo, o blog rbrito resolveu prestar contas a vocês, torcedores-internautas. Divulgamos nossos acessos e algumas curiosidades das visualizações dos posts neste ano de 2011.

Relembre o post Contador... sobre os acessos do blog rbrito!


O que você gostaria de ver no blog rbrito? Opine! Mande suas sugestões aqui ou pelo www.twitter.com/rbrito1984

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Contador...

O blog rbrito está prestes a atingir a marca de 190 mil acessos em menos de dois anos. Números animadores para quem não tem um grande portal por trás e conta apenas com muito trabalho de quem vos escreve e a confiança de vocês, torcedores-internautas. Se na semana passada, o blog rbrito agradeceu seus colaboradores, nesta sexta-feira iremos prestar contas com os números dos acessos.

Mais no blog rbrito:
Mais um ano... pessoas que ajudaram muito o blog rbrito!

Juntando os acessos do endereço antigo e do novo blog rbrito, nossa marca está em 185.519 acessos. No endereço atual, em cinco meses foram 42.747. Média de 8.549 acessos a cada 30 dias. Como não poderia deixar de ser, os posts sobre ranking de público foram o que elevaram esta marca.

O post mais acessado até hoje é o "Tendência é aumentar" (Veja a matéria aqui!) que foi ao ar no dia 28 de setembro. Logo atrás está "Vermelho de desrespeito"(Veja a matéria aqui!) - 6 de setembro - e "Justificativa!" (Veja a matéria aqui!) - 10 de agosto.

Sem contar os posts de público pagante, o mais acessado é "A mão pesada dos números!" (Veja a matéria aqui!), do dia 23 de agosto, quando abordamos o ranking de aproveitamento dos 100 clubes das Séries A, B, C e D do Campeonato Brasileiro.

Os acessos do blog rbrito vêm de todos os lugares: sites "específicos" de futebol, sites de clubes e torcidas, redes sociais e até palavras chaves. Algumas se destacaram como rbrito1984.blogspot.com, cd brasileirão, rbrito, blog rbrito, blog rbrito médias de publico, brasileirão cd, diploma cruzeiro 6x1 atlético mg e de cravar os erros.



E estes acessos são em sua maioria do Brasil. Mas nem por isso, o blog rbrito deixou de marcar presença pelo mundo. Fomos destaque na imprensa portuguesa e espanhola. Mas também tivemos acessos nos EUA, Alemanha, Rússia, Canadá, Reino Unido, Japão e França.



Para terminar, há ainda as visualizações de página por navegador e as visualizações de página por sistema operacional.




Ajude a fazer o blog rbrito! Mande sugestões! Opine! Participe aqui ou através do www.twitter.com/rbrito1984

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

BA em foco!

"Os casos omissos do presente regulamento serão resolvidos pela Diretoria da FBF". É desta forma, se eximindo de erros, que a Federação Bahiana de Futebol (FBF) termina o regulamento do Campeonato Estadual 2012. Sem nenhum suspense, o blog rbrito parte para seu terceiro dia de análises daqueles documentos que grande parte dos interessados por futebol tem preguiça de ler.


Mais no blog rbrito:
AM em foco! Erros grotescos no regulamento do Amazonense 2012!

E como prevemos ao ler o Art. 53, a FBF esqueceu de mencionar a marca da bola que será utilizada na Edição 2012 e, sequer, citou os valores mínimos e máximos dos ingressos. Ou seja, os torcedores podem ser roubados pelos espertalhões dos dirigentes. Só para deixar claro, o blog rbrito seguiu a nomenclatura que está no regulamento a respeito do Bahiana. O engraçado é que o Campeonato Baiano não tem "h".

Os 12 clubes (Vitória da Conquista, Camaçari, Juazeiro, Bahia de Feira, Fluminense de Feira, Juazeirense, Bahia, Atlético, Itabuna, Serrano, Feirense e Vitória) garantidos no Estadual disputarão o título entre 18 de janeiro a 13 de maio. O Bahia de Feira, que surpreendeu todos neste ano, lutará pelo Bicampeonato. Já Juazeirense e Itabuna são as caras novas da próxima edição. A dupla conquistou o acesso e pegou as vagas dos rebaixados Colo Colo e Ipitanga.


Regulamento:
O regulamento do Campeonato Baiano é um pouco diferente do Alagoano e Amazonense. Os 12 clubes se enfrentarão em turno e returno. Os quatro primeiros colocados se classificarão às semifinais. No sistema de mata-mata, os semifinalistas vão duelar por uma vaga na final que terá o mesmo panorama até chegar ao campeão. Os mandos de campo da semi e da final serão decididos através da melhor campanha.

Os dois últimos colocados serão rebaixados. Enquanto isso, campeão e vice vão carimbar o passaporte para a Copa do Brasil 2013. O campeão também terá vaga assegurada na Série D, desde que não faça parte das Séries A, B e C. O regulamento do Estadual da Bahia ainda reserva duas curiosidades.

Além da disputa pelo título, o campeonato terá briga pela terceiro e quarto lugares. Explica-se: caso os dois primeiros colocados já tenham garantido vagas nas Séries A, B e C, o clube da terceira posição ficará com a vaga na Série D.

Outro ponto chave será a briga para se garantir na Copa do Nordeste, atração anunciada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para a temporada 2013. Assim, os três primeiros colocados estarão garantidos no Nordestão.

Critérios de desempate:

O regulamento do Campeonato Baiano é simples, mas ao mesmo tempo rico em curiosidades. Os critérios de desempate, por exemplo, ganham de goleada dos Estaduais de Alagoas e Amazonas. Se nestes outros dois são apenas cinco, seis critérios, no Baiano há oito.

Mesmo assim os dirigentes não conseguem eliminar o maldito sorteio. Não dá para aceitar que um título seja disputado por sorteio. É hora de se pensar em algo diferente. Ou vão esperar algo dar errado para se mexer, assim como aconteceu no Brasileirão e suas rodadas derradeiras com os jogos duvidosos?

a) Maior número de vitórias;
b) Maior saldo de gols;
c) Maior número de gols marcados;
d) Maior número de pontos ganhos no confronto direto;
e) Maior saldo de gols no confronto direto;
f) Menor número de cartões vermelhos recebidos pelos atletas integrantes de cada Associação ao longo da competição;
g) Menor número de cartões amarelos recebidos pelos atletas integrantes de cada Associação ao longo da competição;
h) Sorteio.

TV - Plim Plim:
Já estava ficando assustado, mas depois de dois Estaduais, enfim, a Globo apareceu no mercado. A Rede Bahia, afiliada da Globo, detém os direitos de transmissão do Campeonato Baiano.

Diz o Art. 29 "No contrato de patrocínio entre as Associações Participantes e a REDE BAHIA, para transmissão ao vivo no sistema TV aberta, de jogos do CAMPEONATO BAIANO DE FUTEBOL PROFISSIONAL PRIMEIRA DIVISÃO – EDIÇÃO 2012, conforme ficou 12/15 discutido e aprovado pelos integrantes do Conselho Técnico, um jogo escolhido por rodada, pela REDE BAHIA, deverá ser televisionado".

Bola:
Mesmo sem a definição da marca da bola no Estadual da Bahia, o blog rbrito resolveu abrir um sub-título para este item. Afinal, é bem interessante o que teremos pela frente. Caberia até em curiosidades. Os clubes mandantes deverão manter "sete bolas novas da marca determinada pelo regulamento da competição, fornecida pela FBF via Departamento Técnico, sendo uma atrás de cada meta, duas em cada lateral do campo e uma em jogo".

Apesar de estar escrito "marca determinada pelo regulamento da competição" não há nada a respeito da marca da gorduchinha. Enquanto isso, os clubes mandantes deverão ter seis "gandulas treinados para procedimentos de reposição de bola". Treinados para repor bola? Se bem que alguns precisam de treino e educação!

Curiosidades:
Solidariedade! A Federação Bahiana de Futebol pode dar suas mancadas, mas não deixa de se preocupar com os clubes chamados pequenos. A ajuda pode ser modesta, mas já vale pela iniciativa. Não lembro de outra Federação que faz igual.

O Art. 15 do regulamento diz: "Das rendas brutas verificadas nos borderôs das Associações disputantes do CAMPEONATO BAIANO DE FUTEBOL PROFISSIONAL 1ª DIVISÃO - EDIÇÃO 2012, excluindo-se Bahia e Vitória, haverá uma dedução de 3% (três por cento), que serão depositadas em conta específica em Caderneta de Poupança, para que ao final da competição a importância arrecadada seja rateada em percentuais iguais, para os representantes da Bahia no CAMPEONATO BRASILEIRO DE FUTEBOL SÉRIE “D” – EDIÇÃO 2012".

Se os outros regulamentos apenas exigem que os clubes utilizem seus uniformes tradicionais, de número um, o Estadual da Bahia vai além e obriga os clubes a mandarem descrição, desenho e até fotografias coloridas dos uniformes.

Para fechar mais duas curiosidades que podem entrar no "eu sei, mas será que é respeitado?". Os jogos das semifinais só poderão ser disputados em estádios com capacidade de quatro mil ou mais espectadores. Na final, exige-se seis mil.

Em relação ao Art. 24 "Caso a arrecadação de  qualquer partida não seja suficiente para cobrir as despesas da competição, inclusive a cota e respectivas despesas dos árbitros, a Associação financeiramente mandante terá que efetuar o pagamento do déficit verificado, logo após o encerramento da partida, sob pena de multa automática no valor  de 02 (dois) salários mínimos e de ficar impedida de continuar na competição, sem prejuízo das penas previstas no CBJD, Normas Gerais dos Campeonatos e Resoluções de Diretoria da FBF".

O Art. 25 vai além: "As Associações mandantes de campo terão de efetuar o pagamento das cotas e  respectivas despesas aos árbitros, logo após o encerramento das partidas, sob pena de ficarem impedidas de continuar na competição, até a quitação total do débito, sem prejuízo das penas impostas pelo CBJD, Normas Gerais dos Campeonatos e Resoluções de Diretoria da FBF".

Site: http://www.fbfweb.org

Nos próximos dias, o blog rbrito seguirá sua saga pelos regulamentos dos Estaduais. Não perca nenhum capítulo desta série cômica. Até agora, não foi possível encontrar os sites da Federação de Futebol do Estado do Acre e da Federação Amapaense de Futebol. Se alguém souber algo a respeito, basta nos avisar pelo blog rbrito ou através do twitter (@rbrito1984).

Confira os jogos da primeira rodada do Baiano 2012:


18/01
20h30
Vitória da Conquista x Camaçari
Juazeiro x Bahia de Feira
Fluminense de Feira x Juazeirense
Bahia x Atlético
Itabuna x Serrano

21h50
Feirense x Vitória

Ajude a fazer o blog rbrito! Mande sugestões! Opine! Participe aqui ou através do www.twitter.com/rbrito1984

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

AM em foco!

O Campeonato Amazonense 2012 não espera nem o blog rbrito fazer as apresentações e já lança sua maior curiosidade. Se na temporada 2011, o Estadual contou com apenas nove clubes, em 2012 serão novamente dez times. Explica-se: Manaus Compensão desistiu da Edição 2011 dias antes do apito inicial. A Federação Amazonense de Futebol (FAF) recorreu ao Grêmio Coariense que também deu para trás. Logo, o Estadual deste ano ficou com nove clubes.

Mais no blog rbrito:
AL em foco! Bola, regulamento e outras curiosidades do Alagoano 2012!

Mesmo assim, a Federação não aliviou e rebaixou o Sul América. Dias depois de encerrada a competição, o América desistiu de participar do Estadual 2012. Por outro lado, três clubes conquistaram o acesso. São eles: Iranduba, CDC Manicoré e Holanda. O trio se junta a Fast Clube, Nacional, Penarol - atual campeão -, Princesa do Solimões, São Raimundo, Operário e Rio Negro.

E por conta disso já reparamos no primeiro erro do regulamento. No Art. 5º., logo no Parágrafo único: "As entidades participantes, Campeão e Vice-Campeão da Série B de 2011, classificadas através do sistema de “Acesso”, no Campeonato Amazonense de Futebol Profissional de 2011 da Série B, participarão do Campeonato, em igualdade de direitos e condições com as demais filiadas disputantes de 2012".

Na verdade subiram três clubes. O responsável pelo regulamento, no melhor estilo copia e cola, esqueceu de atualizar este item. Erro grave, uma vez que o regulamento é a base de toda a competição.

Os clubes iniciarão a disputa do Campeonato Amazonense no dia 28 de janeiro, 14 dias após o início do Alagoano - primeiro Estadual analisado pelo blog rbrito. O Amazonense irá até o dia 19 de maio.

Regulamento:
Na primeira fase, todos os clubes jogarão contra todos em turno único. Os quatro primeiros colocados se classificarão para a semifinal. Com jogos de ida e volta, no sistema de mata-mata, será definido os finalistas e, consequentemente, o campeão.

Se na semi e na final ocorrerem empates na pontuação, teremos pênaltis. O segundo turno terá formato igual. Se a mesma equipe que ganhou o turno, faturar o returno, será declarada campeão estadual. Caso contrário, haverá dois jogos entre os campeões do turno. Neste caso, o mando de campo será definido pela melhor campanha nas duas fases iniciais, exceto as semifinais e finais de cada fase.

Os dois últimos clubes na classificação geral serão rebaixados. As equipes campeãs de cada fase, porém, não poderão ser rebaixadas. Enquanto isso, o campeão estadual assegurará vaga na Série D e na Copa do Brasil. Já o vice, tem vaga garantida na Copa BR.

Critérios de desempate:

a) Maior número de vitórias;
b) Maior saldo de gols;
c) Maior número de gols prós;
d) Confronto direto;
e) Sorteio.

TV e bola:
O Campeonato Amazonense tem transmissão da TV Acrítica (Record) desde 2009. Mesmo assim, a FAF detém os direitos de transmissão das partidas. Já a bola a ser utilizada na Edição 2012 será da marca Penalty e serão fornecidas pela Federação Amazonense de Futebol.

Arbitragem:
A FAF não se faz de rogada e mostra quanto cada um dos árbitros recebe por partida. Muito pouco para quem não tem o trabalho reconhecido, precisa de dois empregos e ainda é xingado, quando não agredido e suspenso.

De acordo com o Art. 42. a taxa de arbitragem utilizará mil reais da receita do jogo que será dividido entre o quarteto. O árbitro receberá R$ 350, enquanto cada assistente levará R$ 230 e o quarto árbitro ficará com apenas R$ 190. Esses valores são retirados dos borderôs das partidas.

Para piorar, o valor total pago a cada membro da equipe de arbitragem será descontado a taxa do INSS, equivalente a 11%. Pelo menos a Federação dará um auxilio a arbitragem quando o jogo for realizado nos municípios do interior do Estado. Eles receberão taxa de transporte e alimentação.

Jogos no Município de Manacapuru, o valor será de R$ 300,00, contra R$ 500 no Município de Itacoatiara, R$ 200 no Município do Rio Preto e Iranduba, além de R$ 440 no Município do Manicoré.

Ingressos:
Os ingressos do Campeonato Amazonense são mais caros que as entradas do Alagoano. O ingresso de arquibancada terá o mínimo de R$ 10,00 e máximo R$ 20,00. Já a arquibancada interior terá um mínimo de R$ 10,00. Os valores da cadeira são R$ 20,00 (mínimo) e R$ 30,00 (máximo).

Curiosidades:
Quer maior curiosidade que o salário dos árbitros? Bom... Federação Amazonense de Futebol e Confederação Brasileira de Futebol divergem quanto ao valor das vitórias por W.O. É de conhecimento de todos que os triunfos por W.O., agora, são por 3 a 0. A própria CBF divulgou novamente o Regulamento Geral das Competições que afirma isso em seu Art. 20 (Veja aqui na íntegra!).

No regulamento da FAF, porém, no Art. 29 há diversas referências de vitórias por W.O. no placar de 1 a 0. Caso um clube tenha menos de sete jogadores para iniciar o jogo, o Parágrafo único do Art. 29 determina "o Árbitro aguardará até um máximo de 15 (quinze) minutos após a hora marcada para o início da partida ou a geração do fato, findo os quais, a entidade participante, regularmente presente, será declarada vencedora pelo placar de 1x0 (um a zero)".

O mesmo equívoco segue no Art. 30., quando os dois clubes estiveram com uniformes semelhantes, mas se o time que tiver que "trocar de uniforme, disporá para isso de 15 (quinze) minutos, findo os quais será declarada ausente, e neste caso perdendo a partida pelo placar de 1x0 (um a zero)".

Sem perder tempo, a gente vai para o faz de conta. Aquilo que é muito bonito no papel, mas na prática nunca é cumprido, para desespero de quem quer ver o futebol brasileiro organizado.

O Art. 19. dá plenos poderes aos árbitros "é a única autoridade competente, para decidir em campo, por motivo relevante de mau tempo ou de força maior, sobre o adiamento, suspensão interrupção ou encerramento de um jogo, devendo para tal, utilizar o bom senso, considerando que a prioridade é a realização do mesmo".

Mas sabemos que isso não funciona, ainda mais quando há interesses da TV. Mesmo assim, a FAF relaciona os motivos relevantes para se parar um jogo no Art. 20.:

a) Ausência de garantia de segurança para os atletas, dirigentes, árbitros e torcedores;
b) Mau estado do gramado, que possa prejudicar a realização da partida, oferecendo perigo de acidente aos atletas e árbitros;
c) Falta de iluminação adequada à realização da partida;
d) Conflitos ou distúrbios graves no campo de jogo ou fora dele nas dependências do estádio;
e) Motivo extraordinário, não provocado pelas entidades participantes, que represente uma situação de comoção incompatível com a realização ou continuidade da partida;
f) No caso de uma ou as duas entidades participantes tiverem suas equipes reduzidas a menos de 07 (sete) jogadores, de acordo com o que estabelece a Regra do Futebol.

Site: http://faf-am.com.br/index.html

Nos próximos dias, o blog rbrito seguirá sua saga pelos regulamentos dos Estaduais. Não perca nenhum capítulo desta série cômica. Até agora, não foi possível encontrar os sites da Federação de Futebol do Estado do Acre e da Federação Amapaense de Futebol. Se alguém souber algo a respeito, basta nos avisar pelo blog rbrito ou através do twitter (@rbrito1984).

*Atualizado 13/01 às 22h17

Confira os jogos da primeira rodada do Amazonense 2012:


28/01
15h
Nacional x CDC Manicoré

15h30
Fast Clube x Iranduba
São Raimundo x Princesa do Solimões

29/01
15h30
Operário x Rio Negro
Penarol x Holanda

Ajude a fazer o blog rbrito! Mande sugestões! Opine! Participe aqui ou através do www.twitter.com/rbrito1984

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

AL em foco!

O blog rbrito inicia, nesta terça-feira, sua cobertura pelos Campeonatos Estaduais 2012. Como vocês, torcedores-internautas, já sabem, não temos a intenção de competir com os sites especializados. Vamos procurar fatos diferentes e com curiosidades em todo o território brasileiro. Neste primeiro momento, o blog rbrito irá analisar os regulamentos dos Estaduais, começando pelo Alagoano.

O correto seria o pontapé inicial com o Estadual do Acre, mas pelo visto não há um site da Federação de Futebol do Estado do Acre. Se alguém souber algo a respeito, basta nos avisar pelo blog rbrito ou através do twitter (@rbrito1984).

O Campeonato Alagoano 2012, organizado pela Federação Alagoana de Futebol (FAF), terá início no dia 14 de janeiro e término no dia 12 de maio. Dez clubes estão confirmados: ASA, Coruripe, CEO, CSA, CRB, CSE, Murici, Corinthians, Penedense e Sport Atalaia. As novidades são CEO e Penedense que entraram nas vagas dos rebaixados Santa Rita e Ipanema. O ASA é o atual campeão estadual.

Regulamento:
Na primeira fase, todos jogarão contra todos em turno único. Os quatro primeiros colocados se classificarão para a semifinal. Com jogos de ida e volta, no sistema de mata-mata, serão definidos os finalistas e, consequentemente, o campeão.

Se na semi e na final ocorrerem empates na pontuação, teremos prorrogação e depois pênaltis. O segundo turno será no mesmo formato. Se a mesma equipe que ganhou o turno, faturar o returno, será declarada campeã estadual. Caso contrário, haverá dois jogos entre os campeões do turno e returno. Neste caso, o mando de campo será definido através de sorteio.

Campeão e vice se garantem na Copa do Brasil, enquanto que os dois últimos colocados serão rebaixados. O campeão ainda garante vaga na Série D do Brasileirão.

Critérios de desempate:

a) Maior número de vitórias;
b) Melhor saldo de gols;
c) Vencedor do confronto direto;
d) Maior número de gols marcados;
e) Menor número de gols sofridos;
f) Sorteio.

Bola:
A bola que irá rolar pelos gramados alagoanos será da marca UMBRO. A FAF colocará duas bolas novas para cada partida, enquanto que o clube mandante será o responsável por entregar ao quarto árbitro quatro bolas.

Ingressos:
De acordo com o Art. 51º, Parágrafo Segundo, os preços dos ingressos ficaram assim definidos:

Arquibancadas:
Preço Mínimo R$ 6,00;
Preço Máximo R$ 30,00;

Arquibancadas em jogos exclusivamente entre CRB, CSA, ASA e jogos da final do Campeonato:
Preço Mínimo R$ 10,00;
Preço Máximo R$ 50,00;

Cadeiras:
Preço Mínimo R$ 15,00;
Preço Máximo R$ 50,00;

Parágrafo Terceiro:
Nenhum tipo de ingresso poderá ser inferior ao estabelecido acima, exceto a meia-entrada para estudante no valor de R$ 3,00 para a arquibancada e R$ 7,50 para a cadeira.

TV
No Campeonato Alagoano, a TV Pajuçara, filial da Rede Record, detém os direitos de transmissão. E não pense que é só isso que a TV domina no futebol. A TV Pajuçara é a responsável por autorizar a colocação de placas de publicidade estática, tapetes e de qualquer outra modalidade de material de merchandising nos estádios. Se o clube não cumprir com o combinado, pode até ter o estádio interditado, além de multas contratuais. Tudo é muito bem explicado no regulamento, até o tamanho de cada placa.

"A FAF e a TV Pajuçara/Rede Record autorizaram a colocação de 08 (oito) placas de publicidade estática pelos clubes, sendo 04 (quatro) placas atrás dos gols nas posições 02, 08, 31 e 32, e 04 (quatros) placas na lateral do campo com as posições 13, 14, 25 26, sendo as demais posições a disposição da FAF e TV Pajuçara/Rede Record".

Curiosidades:
Esta é a parte bem interessante do post. Lógico que já vimos algumas curiosidades ao longo de todo o texto, como o número de bolas cedidas pela FAF e pelo clube mandante, assim como a quantidade e posições das placas de publicidade, mas agora vem outras tantas curiosidades do regulamento do Campeonato Alagoano.

Para a gente não se perder, vamos pela ordem dos artigos. O Art. 13º é bem curioso pelo fato de não ser cumprido em qualquer gramado brasileiro. Diz o Parágrafo Primeiro:

"Todas as associações mandantes deverão obrigatoriamente ter um local adequado e isolado em seus estádios para acomodar a Diretoria da associação visitante, com capacidade para 04 (quatro) pessoas, mais 10 (dez) ingressos de arquibancada".

Ainda no clima de faz de conta, chegamos ao Art. 28º. Logo de cara, no Parágrafo Primeiro: "A associação que deixar de pagar aos Árbitros após o prazo de 48 (quarenta e oito) horas do término da partida, terá que realizar o pagamento de todos os seus jogos restantes de forma antecipada, sob pena da perda de pontos, o não cumprimento do disposto no presente artigo, implicará na impossibilidade da associação devedora de participar da próxima partida e a súmula será encaminhada ao TJD".

Para e pense, torcedor-internauta. Se um clube não teve dinheiro para pagar a arbitragem, como terá o montante para pagar tudo antecipadamente? É correto exigir isso, mas todo mundo sabe que nenhum clube devedor conseguirá honrar com seus compromissos. Ainda mais aqueles clubes esquecidos pelas Federações, Confederações e TV.

Agora, se vocês acabaram de ler a seção Mau Humor FC (Veja o post aqui!) e querem relaxar, aproveitem para ler o Art. 45°. É uma piada ou não?!

"Caso o árbitro da partida relate em súmula que houve falta de bola ou retardamento da partida em função do trabalho dos gandulas, maqueiros, dirigentes ou integrantes da Comissão Técnica, a equipe que causou o fato, será advertida com uma multa no valor de R$ 500,00 (quinhentos reais). Em caso de reincidência, o clube sofrerá multa no valor de R$ 5.000,00 (cinco mil reais) ou a perda do mando de campo".

Bom... ou os árbitros não têm relatado nada ou a Federação não tem respeitado seu próprio regulamento. Sinceramente é difícil acreditar que clubes são punidos por "falta de bola ou retardamento da partida". Isso acontece muito e a toda hora!

Mais uma aitude boa no papel, mas difícil de acreditar no dia a dia. Art. 47º "De acordo com a legislação esportiva vigente, o presidente da Federação Alagoana de Futebol poderá afastar do presente Campeonato o clube que não cubra o débito de sua partida no prazo máximo de 48 (quarenta e oito) horas após a realização da mesma, independentemente das sanções oriundas de processo junto ao TJD".

Site: http://www.futeboldealagoas.net/

Nos próximos dias, o blog rbrito seguirá sua saga pelos regulamentos dos Estaduais. Não perca nenhum capítulo desta série cômica.

Confira os jogos da primeira rodada do Alagoano 2012:


14/01
16h
ASA x CEO

15/01
15h
Corinthians x Penedense
Murici x Sport


16h
CSE x Coruripe
CRB x CSA

Ajude a fazer o blog rbrito! Mande sugestões! Opine! Participe aqui ou através do www.twitter.com/rbrito1984 

Raio-X Copa Sul-americana!

A Universidad de Chile surpreendeu todos com seu bom futebol e faturou o título da Copa Sul-americana 2011. Nesta terça-feira, o blog rbrito, sempre com a colaboração do torcedor-internauta Ricardo Almeida, apresentará o especial que encerrará de vez a competição.

Mais no blog rbrito:
Raio-X Série C: a melhor média de gols entre todas as divisões!

Após bater a LDU, no Equador, por 1 a 0, o time chileno venceu, em casa, por 3 a 0. Este placar esteve presente em quatro dos 76 jogos disputados na Edição 2011. O triunfo, por 1 a 0 - resultado do primeiro jogo -, foi o que mais apareceu na Sul-americana, em 19 oportunidades.

Os placares de 2 a 0 e 1 a 1 foram outros que chegaram aos dois dígitos - 14 e 12, respectivamente. Mas o que mais chamou a atenção, com certeza, foi o triunfo, por 8 a 3, do Vasco sobre o Aurora-BOL. Aliás, este foi o resultado com a maior diferença de gols, aquele em que aconteceu mais gols, aquele também com mais gols de um time e a maior vitória de um mandante.

No geral foram anotados 175 tentos, sendo 119 dos mandantes e apenas 56 dos visitantes. A média foi de 2,30 gols por partida. Enquanto os donos da casa conquistaram 44 vitórias, os visitantes tiveram 13, contra 19 empates.

Qual ponto te chamou mais atenção deste levantamento? Participe! Opine pelo blog rbrito ou através do www.twitter.com/rbrito1984


Confira TODOS os números da Copa Sul-americana 2011:


RESUMÃO:

76 jogos
175 gols
2,30 gols por jogo
119 gols dos mandantes
56 gols dos visitantes
Gols dos mandantes por jogo: 1,57
Gols dos visitantes por jogo: 0,74
Vitórias dos mandantes: 44 (diferença média de gols: 1,84)
Empates: 19 (placar médio: 0,74 x 0,74)
Vitórias dos visitantes: 13 (diferença média de gols: 1,38)

FREQUÊNCIA DE RESULTADOS:

1 x 0 (19)
2 x 0 (14)
1 x 1 (12)
2 x 1 (9)
0 x 0 (6)
3 x 0 (4)
3 x 1 (2)
3 x 2 (2)
4 x 0 (2)
4 x 1 (2)
5 x 2 (2)
2 x 2 (1)
8 x 3 (1)

DIFERENÇA E GOLS:

- Maior diferença de gols (5): 6ª rodada - Vasco da Gama-BRA 8 x 3 Aurora-BOL
- Mais gols em um jogo (11): 6ª rodada - Vasco da Gama-BRA 8 x 3 Aurora-BOL
- Mais gols de um time (8): 6ª rodada - Vasco da Gama-BRA 8 x 3 Aurora-BOL
- Maior vitória do mandante (5): 6ª rodada - Vasco da Gama-BRA 8 x 3 Aurora-BOL
- Maior vitória do visitante (4): 5ª rodada - Flamengo-BRA 0 x 4 Universidad de Chile-CHI
- Maior empate: 3ª rodada - Lanús-ARG 2 x 2 Godoy Cruz-ARG

MAIORES PLACARES:


1ª FASE:

- 1ª rodada: La Equidad-COL 2 x 0 Juan Aurich-PER e Olimpia-PAR 2 x 0 The Strongest-BOL
- 2ª rodada: Universidad Católica-CHI 3 x 0 Bella Vista-URU

2ª FASE:

- 3ª rodada: LDU-EQU 4 x 1 Trujillanos-VEN
- 4ª rodada: Vélez Sarsfield-ARG 4 x 0 Argentinos Juniors-ARG

OITAVAS DE FINAL:

- 5ª rodada: Flamengo-BRA 0 x 4 Universidad de Chile-CHI
- 6ª rodada: Vasco da Gama-BRA 8 x 3 Aurora-BOL

QUARTAS DE FINAL:

- 7ª rodada: Universitario-PER 2 x 0 Vasco da Gama-BRA
- 8ª rodada: Vasco da Gama-BRA 5 x 2 Universitario-PER

SEMIFINAIS:

- 9ª rodada: LDU-EQU 2 x 0 Vélez Sarsfield-ARG
- 10ª rodada: Universidad de Chile-CHI 2 x 0 Vasco da Gama-BRA

FINAL:

- 11ª rodada: LDU-EQU 0 x 1 Universidad de Chile-CHI
- 12ª rodada: Universidad de Chile-CHI 3 x 0 LDU-EQU

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Amargo!

A goleada sofrida diante do Barcelona, por 4 a 0, não só acabou com o sonho do Santos em conquistar o Tricampeonato do Mundial de Clubes, como ainda foi a mais elástica nesta nova Era da competição. O maior placar, até aqui, tinha acontecido na temporada passada, quando a Internazionale enfiou 3 a 0 no Mazembe, do Congo.

O Peixe, Bicampeão Mundial, de Pelé e cia., é idolatrado até hoje. Os lances daqueles jogos de 1962 e 1963 são lembrados a cada momento. Mas Neymar, a garotada santista e, principalmente Muricy Ramalho e sua cautela (mal que assola os técnicos brasileiros) colocaram o Santos em um lugar que ninguém gostaria de ver.

A amarga derrota foi a segunda pior em toda a história do Mundial de Clubes, que passou a ser disputado em 1960. Em 1961, o Peñarol-URU impôs a maior goleada da competição - 5 a 0 sobre o Benfica-POR. Um ano antes, o Real Madrid bateu este mesmo Peñarol, por 5 a 1. Estes são os placares mais dilatados do Mundial.

Soberania!
Como pouca desgraça é bobagem, com a derrota, a América do Sul ficou para trás na disputa do melhor do mundo. A Europa, com o título do Barça, chegou a 26, contra 25 dos sul-americanos. Pelo menos, a maior série de títulos é da América do Sul.

A sequência de sete títulos começou em 1977 com o Boca Juniors. Como em 1978 não houve disputa, o Olímpia faturou a taça em 1979, seguido por Nacional-URU (1980), Flamengo (1981), Peñarol (1982), Grêmio (1983) e Independiente (1984). Enquanto isso, a Europa ostenta duas séries de cinco títulos.

Ajax (1995), Juventus (1996), Bayern de Munique (1997), Real Madrid (1998) e Manchester United (1999) garantiram o domínio europeu. A outra sequência é a atual com Milan (2007), Manchester United (2008), Barcelona (2009 e 2011) - único clube a faturar dois títulos após a FIFA iniciar a organização do Mundial de Clubes - e Internazionale (2010).

Campeões!
Com o título do Barcelona, a Espanha chegou a sua sexta taça. Itália, Brasil e Argentina ainda são os países recordistas em títulos do Mundial de Clubes com nove cada um. O Uruguai soma seis, contra três da Alemanha e Holanda. Com dois títulos estão Inglaterra e Portugal. Paraguai e Iugoslávia somam apenas um.

Em relação aos clubes, o Barcelona, agora, ostenta dois títulos. O Milan, recordista, soma quatro, contra três da rival Internazionale, São Paulo, Boca Juniors, Real Madrid, Nacional-URU e Peñarol. Manchester United, Porto, Bayern de Munique, Juventus, Ajax, Independiente e Santos têm duas taças.

Com um título estão: Internacional, Corinthians, Borussia Dortmund, Vélez Sarsfield, Estrela Vermelha, River Plate, Grêmio, Flamengo, Olímpia, Atlético de Madrid, Feyenoord, Estudiantes e Racing Club.

Ajude a fazer o blog rbrito neste final de ano. Opine! Mande sugestões de posts aqui ou através do www.twitter.com/rbrito1984 


Confira todos os resultados das finais do Mundial de Clubes:

* Campeões estão em caixa alta


TAÇA INTERCONTINENTAL DE CLUBES

1960
REAL MADRID-ESP x Peñarol-URU [0x0 e 5x1]

1961
PEÑAROL-URU x Benfica-POR [0x1, 5x0 e 2x1 (jogo extra)]

1962
SANTOS-BRA x Benfica-POR [3x2 e 5x2]

1963
SANTOS-BRA x Milan-ITA [2x4, 4x2 e 1x0 (jogo extra)]

1964
INTERNAZIONALE-ITA x Independiente-ARG [0x1 e 2x0 (prorrogação: 1x0)]

1965
INTERNAZIONALE-ITA x Independiente-ARG [3x0 e 0x0]

1966
PEÑAROL-URU x Real Madrid-ESP [2x0 e 2x0]

1967
RACING CLUB-ARG x Celtic Glasgow-ESC [0x1, 2x1 e 1x0 (jogo extra)]

1968
ESTUDIANTES-ARG x Manchester United-ING [1x0 e 1x1]

1969
MILAN-ITA x Estudiantes-ARG [3x0 e 1x2]

1970
FEYENOORD-HOL x Estudiantes-ARG [2x2 e 1x0]

1971
NACIONAL-URU x Panathinaikos-GRE [1x1 e 2x1]

1972
AJAX-HOL x Independiente-ARG [1x1 e 3x0]

1973
INDEPENDIENTE-ARG x Juventus-ITA [1x0 (jogo único)]

1974
ATLÉTICO DE MADRID-ESP x Independiente-ARG [0x1 e 2x0]

1976
BAYERN MUNIQUE-ALE x Cruzeiro-BRA [2x0 e 0x0]

1977
BOCA JUNIORS-ARG x Borussia Möenchengladbach-ALE [2x2 e 3x0]

1979
OLÍMPIA-PAR x Malmöe-SwE [1x0 e 2x0]

COPA TOYOTA - MUNDIAL INTERCLUBES


1980
NACIONAL-URU x Nottingham Forest-ING [1x0]

1981
FLAMENGO-BRA x Liverpool-ING [3x0]

1982
PEÑAROL-URU x Aston Villa-ING [2x0]

1983
GRÊMIO-BRA x Hamburgo-ALE [1x1 (prorrogação: 1x0)]

1984
INDEPENDIENTE-ARG x Liverpool-ING [1x0]

1985
JUVENTUS-ITA x Argentinos Juniors-ARG [2x2 (pênaltis: 4x2)]

1986
RIVER PLATE-ARG x Steaua Bucareste-ROM [1x0]

1987
PORTO-POR x Peñarol-URU [1x1 (prorrogação: 1x0)]

1988
NACIONAL-URU x PSV Eindhoven-HOL [2x2 (pênaltis: 7x6)]

1989
MILAN-ITA x Atlético Nacional-COL [0x0 (prorrogação: 1x0)]

1990
MILAN-ITA x Olímpia-PAR [3x0]

1991
ESTRELA VERMELHA-IUG x Colo Colo-CHL [3x0]

1992
SÃO PAULO-BRA x Barcelona-ESP [2x1]

1993
SÃO PAULO-SP x Milan-ITA [3x2]

1994
VÉLEZ SARSFIELD-ARG x Milan-ITA [2x0]

1995
AJAX-HOL x Grêmio-BRA [0x0 (pênaltis: 4x3)]

1996
JUVENTUS-ITA x River Plate-ARG [1x0]

1997
BORUSSIA DORTMUND-ALE x Cruzeiro-BRA [2x0]

1998
REAL MADRID-ESP x Vasco-BRA [2x1]

1999
MANCHESTER UNITED-ING x Palmeiras-BRA [1x0]

2000
BOCA JUNIORS-ARG x Real Madrid-ESP [2x1]

2001
BAYERN MUNIQUE-ALE x Boca Juniors-ARG [0x0 (prorrogação: 1x0)]

2002
REAL MADRID-ESP x Olímpia-PAR [2x0]

2003
BOCA JUNIORS-ARG x Milan-ITA [1x1 (pênaltis: 3x1)]

2004
PORTO-POR x Once Caldas-COL [0x0 (pênaltis: 8x7)]

COPA DO MUNDO DE CLUBES


2000
CORINTHIANS-BRA x Vasco-BRA [0x0 (pênaltis: 4x3)]

2005
SÃO PAULO-BRA x Liverpool-ING [1x0]

2006
INTERNACIONAL-BRA x Barcelona-ESP [1x0]

2007
MILAN-ITA x Boca Juniors-ARG [4x2]

2008
MANCHESTER UNITED-ING x LDU-EQU [1x0]

2009
BARCELONA-ESP x Estudiantes-ARG [2x1]

2010
INTERNAZIONALE-ITA x Mazembe-ZRE [3x0]

2011
BARCELONA-ESP x Santos-BRA [4x0]

domingo, 18 de dezembro de 2011

Mau Humor FC 94!

Assim como futebol, gosto bastante de música e livros. De vez em quando dou algumas dicas de livros através do twitter (@rbrito1984). Eu até poderia fazer isso com "Os Distintivos de Futebol Mais Curioso do Mundo", mas não farei. Os motivos estarão na seção Mau Humor FC, do blog rbrito, neste domingo.

Mais no blog rbrito:
O marketing maléfico no futebol brasileiro!


É preciso cumprir o que se promete, mas os autores José Renato Sátiro Santiago Jr. e Luiz Fernando Bindi (já falecido) dão algumas derrapadas em sua obra. Como o próprio título do livro diz, os autores iriam relatar as curiosidades dos distintivos, escudos, emblemas de clubes mundo afora.

De fato há curiosidades incríveis, ainda mais naqueles escudos que fazem parte do nosso dia a dia, mas não damos a devida atenção. Com certeza o livro ajuda no fato da gente ficar mais atento aos escudos a partir de agora. Mas voltando aos percalços...

Em muitos casos, porém, "Os Distintivos de Futebol Mais Curioso do Mundo" não passa de simples descrições de escudos. Não sei se foi falta de tempo ou de informação, mas muitos escudos são apenas descritos. Uma pena! Afinal, o futebol é rico em informações.

Como disse, o livro é bom e interessante, mas deixa a desejar ao não cumprir com aquilo que foi prometido pelos autores. Alguns escudos são amplamente explicado (como deveria ser!), mas outros tantos são apenas descritivos - um mal irreparável!

Este episódio me lembrou um mal que assola a maioria dos sites "especializados" de futebol. Virou moda ter um box com os escudos dos 40 clubes das Séries A e B do Campeonato Brasileiro. Bonito e com amplo destaque na capa do site. Apenas isso!

Os sites também não cumprem com o prometido. Destes 40 escudos, apenas cinco ou seis têm notas diárias. Na verdade, basta acompanhar dia após dia e verá que os oito clubes do Rio de Janeiro e de São Paulo são os queridinhos dos jornalistas. O resto...

Não vou citar os sites que fazem isso, mas uma procura rápida e vocês saberão quem são os (ir)responsáveis. Basta acessar o escudo do Atlético-GO e perceberão que o clube, em uma situação otimista, teve informações a cada 15 dias. E estamos falando de um clube de Série A do Brasileirão. O próprio Figueirense, que quase pegou uma Libertadores, sofreu com a falta de informações.

Oras... então que se tenha apenas oito escudos ou nenhum. O que não pode é enganar o torcedor-internauta. O Marca, por exemplo, coloca em sua página inicial apenas oito escudos (Corinthians, Palmeiras, Santos, São Paulo, Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco).

Não estou falando que é correto, mas este site se comprometeu a destacar estes clubes. Os torcedores têm a escolha de acessar ou abolir o site. O Marca, simplesmente, cumpre com o que promete. Ao contrário de outros endereços.

Deixe o mau humor falar por você neste domingo! Critique! Proteste! Opine aqui no blog rbrito ou através do twitter (@rbrito1984)

sábado, 17 de dezembro de 2011

Um clique!

A cada dia que passa, as pessoas ficam ainda mais sem tempo. Pensando nisso e sabendo que muitos não conseguem acessar a internet diariamente, o blog rbrito resolveu criar a seção "Um clique". Aos sábados, o blog rbrito listará todos os posts que agitaram a semana, assim como seus links. Tudo para facilitar a vida de vocês, caros torcedores-internautas.

Na primeira semana pós-Brasileirão, o blog rbrito não ficou sem o que fazer e já planejou a temporada 2012. Antes, porém, atacamos com posts duplos na segunda-feira. Coma  colaboração do torcedor-internauta Ricardo Almeida, o blog rbrito trouxe as curiosidades das Séries A e B. Em Despedida A e Despedida B, levamos em consideração a diferença de gols dos times em cada uma de suas vitórias no Nacional para traçarmos um ranking diferente.

Relembre o post da Série A do Brasileirão!

Relembre o post da Série B do Brasileirão!

TERÇA-FEIRA
De olho na temporada 2012, o blog rbrito apresentou todos os clubes das Séries A, B e C do Brasileirão. E ainda trouxemos a quantidade de participações de cada um dos 20 clubes da Série A, sem falar em títulos e divisão por Estados.

Relembre o post Visão 2012 sobre as Séries A, B e C!

QUARTA-FEIRA
A quarta-feira chegou e foi a vez dos clubes das Séries A1, A2 e A3 do Campeonato Paulista. O novo cenário de 2012, os títulos e as participações dos principais clubes do Estado de São Paulo estiveram em pauta.

Relembre o post Fundação Paulista sobre as Séries A1, A2 e A3!

QUINTA-FEIRA
De volta ao Brasileirão, o blog rbrito estendeu o post Despedida A e apresentou as sequências atuais mais duradoras na elite do nacional. Com a queda do Atlético-PR, o Fluminense tomou a ponta, sem contar os cinco clubes que ainda não foram rebaixados.

Relembre o post Sócios do Brasileirão e suas sequências!

SEXTA-FEIRA
Por fim, na sexta-feira, o blog rbrito fez questão de agradecer seus colaboradores Marcos Neves, Ricardo Almeida, Bernardo Pombo e, lógico, todos os torcedores-internautas.

Mais um ano... e o blog rbrito cada vez mais feliz!

O que você gostaria de ver no blog rbrito? Opine! Mande suas sugestões aqui ou pelo www.twitter.com/rbrito1984

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Mais um ano...

O blog rbrito se prepara para completar dois anos. Mesmo neste curto tempo no ar, já temos mais de 180 mil acessos. Neste período só tenho a agradecer a confiança de todos vocês, torcedores-internautas. No final do post, desta sexta-feira, escreverei mais a respeito. Antes, queria agradecer três colaboradores assíduos do blog rbrito que acreditaram em nosso projeto e têm ajudado a tornar este sonho uma realidade.

As vezes é difícil acreditar na falta de oportunidades no jornalismo esportivo. Sou formado, acabei de terminar minha pós-graduação, já lancei um livro (Basílio: o anjo sob a sombra Do Gol), meu blog vai bem, dá repercussão em outros sites esportivos, sites de clubes, sites de torcedores, redes sociais e as portas insistem em não abrir. Vale uma tese? Enfim... vamos ao que interessa!

O primeiro a embarcar neste projeto foi Marcos Neves. Ele colabora desde o tempo em que eu trabalhava no Futebol Interior. E eu só tenho a agradecer ao Marcos. Ele é o responsável pelo post de maior repercussão do blog rbrito.

Graças a ele temos os famosos rankings de público pagante atualizados rodada após rodada das Séries A1, A2, A3 e Segundona do Campeonato Paulista, Copa do Brasil e das Séries A, B, C e D do Campeonato Brasileiro. O blog rbrito ficou conhecido no Estado de São Paulo, no Brasil e até em Portugal e Espanha.

Tudo isso se deve a dedicação e colaboração do Marcos Neves. Sou muito grato a ele. O Marcos, assim como todos os outros colaboradores, têm suas obrigações pessoais e profissionais, e mesmo assim ele não deixa o blog rbrito de lado. É muito bom tê-lo como parceiro. #obrigado e #eternamentegrato

"Ideias malucas"!
O sub-título acima estava no "assunto" do primeiro e-mail que Ricardo Almeida mandou ao blog rbrito, quando este ainda estava no antigo endereço. E foram com estas "ideias malucas" que começou a nossa parceria de muitos e muitos posts.

Logo de cara Ricardo Almeida caiu como uma luva no blog rbrito. É como eu digo em nossas conversas, Ricardo sabe 'ler' os números como ninguém. Ele entende os números e eu as letras. Nem me arrisco a entrar na especialidade dele.

Ricardo Almeida é um grande parceiro e colaborador. Sempre tem uma "ideia maluca" para acrescentar ao blog rbrito. Além de colaborar, ele ainda faz questão de participar com opiniões nos outros posts. #obrigado e #eternamentegrato

Para o mundo!
O mais novato desta lista, que faço questão de agradecer, é Bernardo Pombo. Jornalista, Bernardo colabora com o blog rbrito de outra forma. Ele divulga o nosso trabalho (ranking de público) através de seu blog no site Globoesporte.com (Pombo Sem Asa). Graças a ele o blog rbrito foi destaque em sites de Portugal e Espanha.

O melhor de tudo é que já 'assinamos o novo contrato' e seguiremos com a parceria em 2012. Bernardo também é louco por curiosidades no futebol brasileiro. Ele é o Rei das súmulas por todo o país. Descobre coisas interessantíssimas.

Ele tem sido um grande parceiro para o blog rbrito. Sem falar que ele é mais um exemplo de que o jornalismo esportivo pode ser bem diferente do atual - engessado, sem graça e cheio de fofocas e especulações. #obrigado e #eternamentegrato

V-O-C-Ê-S!
Será que estou esquecendo de alguém? Nem que eu quisesse, esqueceria de todos vocês, torcedores-internautas! Os três caras de cima foram essenciais ao blog rbrito, mas se não fossem vocês, já tínhamos saído do ar. Falo vocês, porque não conseguiria citar o nome de todos que me ajudam com palpites, pitacos, opiniões, sugestões e até em urgências quando estava sem o photoshop para cuidar do ranking de público do Brasileirão.

E não falo apenas em acessos. Isso vai muito além. Falo de comentários, votos nas enquetes do blog rbrito e do bate papo diário pelo twitter (@rbrito1984). Tenho muito a agradecer vocês pelo carinho para com o blog rbrito. Ainda busco meu espaço no jornalismo esportivo, não sou famoso, não tenho nenhum portal, TV, rádio ou jornal por trás e, mesmo assim, vocês acreditaram e aceitaram o projeto do blog rbrito.

Vocês, torcedores-internautas, são o blog rbrito. Recebo sempre sugestões de posts e muito mais. Com toda esta participação, o blog rbrito cresce a cada dia. Sou muito grato a vocês. Espero nunca decepcioná-los. Prometo sempre buscar posts diferentes, com curiosidades, números e por todo o Brasil. Afinal, o futebol não se resume aos chamados "clubes grandes" e muito menos a dois Estados. #obrigado e #eternamentegrato

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Sócios do Brasileirão!

Do post Visão de 2012 (Veja na íntegra aqui!) nasceu este levantamento que também contou com a colaboração do torcedor-internauta Ricardo Almeida. Nesta quinta-feira, o blog rbrito mostrará a assiduidade dos 20 clubes no Campeonato Brasileiro da Série A.

O rebaixamento do Atlético-PR deixou a elite órfã de seu clube com a maior presença na competição. Isso sem contar os cinco times que ainda não foram rebaixados - Cruzeiro, Flamengo, Internacional, Santos e São Paulo. O Furacão jogou 16 vezes seguidas a primeira divisão, de 1996 a 2011. Neste período, o clube paranaense foi campeão em 2001 e vice em 2004.

Antes do Atlético, o rival Paraná foi figurinha carimbada na Série A. O Tricolor paranista, que entrou em uma profunda crise, ficou de 1993 a 2007 na elite do Brasileirão - mesmo período do Juventude. A Ponte Preta, de volta à primeira divisão, chegou a permanecer na Série A de 1998 a 2006. Já o Goiás foi de 2000 a 2010.

Postulantes!
Sem o Atlético-PR e estas outras sequências citadas pelo blog rbrito, quem assume a ponta é o Fluminense - ainda sem considerar os cinco que não caíram. Após amargar o rebaixamento à Série C e pegar o elevador direto para a Série A, sem passar pela Série B, o Tricolor carioca não desceu mais. O Flu se mantém na elite desde 2000 - ano da malfadada Copa João Havelange.

As 13 participações superam a dupla Palmeiras e Botafogo que estão na Série A desde 2004, após amargarem o rebaixamento. Enquanto isso, o Grêmio vai para seu sétimo ano, contra o sexto do Atlético-MG. Já o Corinthians, atual campeão brasileiro, se prepara para a quarta temporada seguida após o acesso em 2008.

Vasco e Atlético Goianiense somam três anos consecutivos, contra dois de Bahia, Figueirense e Coritiba. Os quatro da Série B - Portuguesa, Ponte, Náutico e Sport começarão a batalha em 2012.

Falando em Série B...
A permanência na Segundona Nacional é mais curta. Até 2009 tinha o Ceará, que disputava desde 1994 a Série B. Agora o recordista é o São Caetano, que vai pra sexta participação (2007).

Participe do blog rbrito! Opine! Envie sugestões de posts aqui ou através do www.twitter.com/rbrito1984

Confira a sequência dos 20 clubes na Série A do Brasileirão:

Cruzeiro - 1971 a 2012
Flamengo - 1971 a 2012
Internacional - 1971 a 2012
Santos - 1980 a 2012
São Paulo - 1980 a 2012
Fluminense - 2000 a 2012
Palmeiras - 2004 a 2012
Botafogo - 2004 a 2012
Grêmio - 2006 a 2012
Atlético-MG - 2007 a 2012
Corinthians - 2009 a 2012
Vasco - 2010 a 2012
Atlético-GO - 2010 a 2012
Bahia - 2011 a 2012
Figueirense - 2011 a 2012
Coritiba - 2011 a 2012
Portuguesa - 2012
Náutico - 2012
Ponte Preta - 2012
Sport - 2012