A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) acredita que está acima do bem e do mal. A entidade de Ricardo Teixeira pisou na bola, outra vez, ao não cumprir o Estatuto do Torcedor e não apresentar os borderôs das Séries A, B, C e D do Campeonato Brasileiro. Com a colaboração do torcedor-internauta Marcos Neves, o blog rbrito leva a campo o ranking de público pagante ainda esperando pela confirmação da CBF.
Mais no blog rbrito:
Relembre como estava o ranking de público em sua última edição!
Como é possível notar no ranking de público, muitos números ainda estão em vermelho, ou seja, aguardam a ratificação da entidade. Outros públicos não saíram em nenhum lugar (sites de clubes, mídias especializadas e federações). Assim que a CBF cumprir com sua obrigação, o blog rbrito, como sempre, atualizará vocês, torcedores-internautas.
Mas chega de apontar os erros dos outros e vamos a parte que vocês tanto esperam. As Séries A e B já estão no segundo turno, enquanto isso, as Séries C e D se aproximam da segunda fase. Nesta expectativa por títulos e acessos, o Santa Cruz, enfim, conseguiu conciliar bom público com uma campanha de respeito. Líder em seu grupo, o Tricolor segue soberano no ranking geral, com média de 31.837 pagantes.
O Corinthians, do filósofo Tite, faz de tudo para perder a liderança do Brasileirão. Mas a única coisa que o Timão não consegue é se livrar de sua fanática e fiel torcida. O Alvinegro de Parque São Jorge, segundo colocado no geral, lidera o ranking da Série A, com média de 26.029 pagantes. O Bahia, que ainda luta contra o rebaixamento, é o terceiro colocado (22.768). Coritiba e Flamengo completam o Top 5.
São Paulo Vasco e Botafogo, assim como Corinthians e Flamengo, estão na luta pelo título do Brasileirão. Mas o trio não anima seus torcedores. O Tricolor paulista aparece na modesta nona posição, com média de 15.154 pagantes. Mais abaixo, a dupla carioca está coladinha. O Botafogo, com o contestado Engenhão, ocupa a 20ª posição, com média de 9.619. Uma posição atrás aparece o Vasco, campeão da Copa do Brasil, terceiro colocado na Série A e com média de "apenas" 9.297.
Sem sintonia!
A Série B também apresenta alguns clubes em descompasso com seus torcedores. Com exceção do Sport, os primeiros colocados naufragam nas arquibancadas, mas vão bem em campo ou vice e versa. A um ponto do G4, o Leão da Ilha tem a melhor média da Série B e ocupa a sexta colocação no geral (16.987).
Barueri e Goiás tropeçam dentro das quatro linhas, mas conseguem bons públicos. O time paulista é aquela história, muitos ingressos vendidos, mas poucos torcedores nos estádios. É um caso para a CBF investigar. Já Vitória e Náutico fazem boas campanhas. Suas médias, porém, são modestas.
O Vitória, apesar de estar a três pontos do G4, ocupa apenas a 19ª colocação, com média de 9.733 pagantes. Enquanto isso, o Náutico figura na terceira colocação, a quatro pontos do líder, e só aparece no 23º lugar, com média de 8.867.
Mais respeito!
Querem mais declaração de amor? A Série C apresenta esta paixão não correspondida em suas primeiras colocações. O Paysandu é o líder de público na competição e 17º colocado no geral, com média de 10.806 pagantes. Mesmo assim, o Papão está fora da zona de classificação no Grupo 1. É verdade também que o time paraense tem um jogo a menos e até outro dia estava na liderança.
Seguimos para Fortaleza e Campinense. Aqui a falta de respeito aumenta consideravelmente. A paixão e o fanatismo de cearenses e paraibanos não são discutidos. Eles estão de parabéns. O que não dá para aceitar é a falta de compromisso de dirigentes e jogadores destes dois clubes.
Ao término da primeira fase, muito provavelmente, um destes dois clubes amargará o rebaixamento. Com a segunda melhor média de público da Série C (9.167), o Fortaleza está na penúltima colocação do Grupo B, com seis pontos. Enquanto isso, o lanterna Campinense apresenta a terceira melhor média da Série C (7.062).
Panorama!
Em 608 jogos com a presença de torcedores nas Séries A, B, C e D, a média é de 7.096 pagantes para um total de 4.314.186. Mais alta, a média da Série A chega a 12.689 pagantes em 208 partidas. O público total aparece com 2.639.243.
Em 210 jogos, a Série B ostenta média de 5.458 pagantes e total de 1.146.206. A Série C, que se aproxima da segunda fase, já teve realizada 64 partidas, com média de 3.596 pagantes e total de 230.156. Por fim, a Série C apresenta média de 2.364 pagantes em 126 duelos e público total de 297.845.
Só pagantes!
Os clubes do Rio de Janeiro, Pernambuco e Alagoas colocam os não pagantes nos borderôs e acabam levando vantagem no ranking das médias. O blog rbrito recusou esta artimanha e divulga apenas o público pagante.
Enquanto isso, o Ceará tem uma cota chamada de “cortesia”, pasmem, para os militares e autoridades. Estes ingressos, como NÃO foram pagos, ficaram de fora das estatísticas do blog rbrito. O mesmo acontece com o América-MG e sua distribuição de entradas para alguns setores.
Já nos borderôs da Ponte Preta há um item especificado como "VENDA PROIBIDA". São ingressos distribuídos pela diretoria a amigos, autoridades, clientes, "bicões". Estas entradas estão na soma de ingressos vendidos na CBF, mas não no ranking do blog rbrito.
Legenda!
Neste ranking, os clubes da Série A estão representados pela cor amarela, enquanto que a cor cinza sinaliza os clubes da Série B. A Série C está em laranja e a Série D em azul claro. Já os números em vermelho ainda não foram confirmados pela CBF. O duelo entre Grêmio e Santos vai ocorrer no dia 5 de outubro, enquanto Santos e Botafogo jogarão no dia 19 de outubro.
Com o estádio interditado, o Oeste jogou sua primeira partida como mandante na cidade de Catanduva. Mas a pedido da Polícia Militar, que não tinha contingente para dar segurança ao jogo, o duelo foi disputado com os portões fechados.
* Atualizado às 18h33
Ajude a divulgar o blog rbrito! Só a gente acompanha rodada após rodada os públicos das Séries A, B, C e D do Brasileirão! Opine! Participe pelo próprio blog rbrito ou através do twitter (@rbrito1984)
Belo trabalho Rodolfo.
ResponderExcluirA torcida do Santa Cruz é inacreditável. Na série D e com maior a média de público do Brasil, vive virando notícia por isso, e ainda proporciona espetáculos futebolísticos de grande qualidade(haja vista o jogo contra o São Paulo).
Sofrem, mas não desistem. E podem falar falar que têm um clube do coração. E não de controle remoto.
Por isso torço pela volta do "Santa" à primeira divisão, e assim enriquecer nosso futebol, tão pobre.
Valeu, Júlio! A torcida do Santa Cruz é um exemplo mesmo. Também estou com saudade deles na Série A. Aliás, os torcedores pernambucanos estão de parabéns, assim como os cearenses. O Fortaleza em má fase e, mesmo assim, eles não desistem.
ResponderExcluirMuitos clubes e torcedores deveriam seguir estes exemplos.
Abs e opine também pelo www.twitter.com/rbrito1984
As torcidas Norte-Nordestinas, são indiscutivelmente, as maiores em média de público.
ResponderExcluirSérie A: 3ª posição é o Bahia(liderou por um bom tempo)
Série B: 1ª posição é o Sport.
Série C: 1ª posição é o Paysandu e a 2ª é o Fortaleza
Série D: 1ª posição é do Santa Cruz e no geral.
Se o Campeonato do Nordeste fosse bem estruturado, o calendário justo e bem feito, teriam o campeonato com a maior média de público das Américas.
A paixão da torcida Nordestina é sensacional, mesmo com todos os "bombardeios" midiáticos em favor de Flamengo de Corinthians, provam que esse tipo de paixão é muito maior que qualquer influencia da mídia. Afinal de contas quem sobreviveu de uma queda da 1ª à 4ª divisão, não morreria com qualquer ação da Globo.
Você está completamente correto, Júlio. Aliás, estes "bombardeios" não deveriam existir na internet, afinal um acesso no Norte ou no Sudeste tem o mesmo valor. Esta cultura das grandes mídias faz por diminuir o futebol brasileiro.
ResponderExcluirÉ uma pena. Por isso, luto tanto para buscar pautas diferentes da imprensa "especializada".
Os torcedores que vão aos estádios, lotam as arquibancadas e não se intimidam pelos resultados de seus clubes merecem os parabéns, sejam do Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sul ou Sudeste.
Abs
Queria saber como ficará após a copa do mundo os Times de Mato Grosso, Amazonas e Distrito Federal com seus futuros elefantes brancos. Se hoje seus representantes da capital como no caso Cuiabá-MT, Nacional-AM(Manaus) e Brasiliense-DF e Gama-DF (Taguatinga e Gama) já jogam com estadios as moscas imagina então quando seus estádios tiverem capacidade para 40, 50 mil pessoas??
ResponderExcluirÉ uma boa pergunta, Neto! Aliás, você já deu a resposta. Serão eternamente elefantes brancos. O pessoal de Brasília pensou ou ainda pensa em fazer um "elefante" de 70 mil lugares, sonhando com a abertura da Copa. Dinheiro jogado fora. Meu dinehiro! Seu dinheiro! É triste, mas ninguém está preocupado com isso ou com o futebol brasileiro. Nem dirigentes, nem políticos e muito menos a FIFA.
ResponderExcluirAbs e opine também pelo www.twitter.com/rbrito1984
É tão ruim ver esta média de público do AVAÍ-SC, porém os altos preços praticados pela diretoria tanto em ingressos quanto elitização para associação, visto que a maior parte do estádio é coberta, os preços ficam majorados.
ResponderExcluirSem bastar o preço de ir ao estádio, temos ainda a questão do acesso, a Ressacada, o pior acesso do Brasil, filas intermináveis, é um funil, apenas uma via de acesso para chegar e para sair da Ressacada!
Combinando com a fraca resposta em campo, péssima campanha, a torcida realmente merece mais e diante de tantos fatores acaba não presenciando tanto no estádio.
Os ingressos "venda proibida" da Ponte Preta são referentes ao pacote de fidelidade "Torcedor Camisa 10" onde o torcedor paga uma mensalidade de R$ 40,00 mensais e tem direito a entrar em todos os jogos "em casa" portanto os ingressos "venda proibida" também devem ser considerados pois foram vendidos no pacote "Torcedor Camisa 10".
ResponderExcluirSou fã desse seu trabalho de média de publico das series A,B,C,D
ResponderExcluirEstou feliz pois meu @campinensePB é 28°Torcida com maior publico do Brasil 3 Jogos em casa,Total de publico: 21.185, Media de 7.062, 3° Maior Torcida da Serie C
Isso é gratificante, é bom saber q a torcida esta comprindo com seu papel, apesar do time não esta rendendo. Mais um motivo pra criticar-mos!
A diretoria do Avaí, de fato, precisaria pensar em alternativas, Luis Paulo. Quando a Ressacada está lotada, vira um caldeirão. Este apoio é essencial no atual momento do clube.
ResponderExcluirEste ano, durante o carnaval, estive em Florianópolis e passei pela Ressacada. Você está coberto de razão em relação ao acesso até a casa do Leão.
Ah, ainda neste ano fiz um post sobre os valores dos ingressos dos clubes das Séries A e B do Brasileirão. O Avaí está no meio termo.
Veja o post neste link: http://rbrito1984.blogspot.com/2011/06/mao-na-carteira.html
Abs e opine também pelo www.twitter.com/rbrito1984
Verdade, Erickisson! Na Série B a torcida do Campinense também já dava show. Mas está na hora dos jogadores honrarem a camisa. Não dá para aceitar uma campanha tão ruim. Não tem desculpas.
ResponderExcluirÉ preciso ter respeito - jogadores e dirigentes. Os torcedores estão fazendo sua parte e merecem mais dedicação.
Abs
Olá Jefferson, td bom?
ResponderExcluirNa verdade, o "venda proibida" é a entrada de amigos dos dirigentes, políticos, 'bicões' e etc. São aqueles que, ao contrário de você e de todos os fanáticos torcedores da Macaca, não pagam ingresso.
O "Torcedor Camisa 10" é especificado de outra forma nos borderôs da CBF. E todos eles estão no ranking de público.
Este link da CBF vai facilitar o entendimento. Veja aqui: http://www2.cbf.com.br/sumulas/pocr130811b.pdf
Há os itens: "ARQUIBANCADA - Venda Proibida, além de "ARQUIBANCADA - Sócio Torcedor
ARQUIBANCADA - Sócio Torcedor Meia
ARQUIBANCADA - Camisa 10
CADEIRA COBERTA - Sócio Torcedor
CADEIRA COBERTA - Sócio Torcedor Meia".
Abs e opine também pelo www.twitter.com/rbrito1984
Curioso isso, Rodolfo. Você faz ideia de porque eles lançam esses ingressos com o valor de 6 reais?
ResponderExcluirÉ mais um mistério do futebol, Ricardo! Mas vou entrar em contato com a assessoria da Ponte Preta. Assim acabamos com todas as dúvidas.
ResponderExcluirAssim que receber a resposta deles, aviso vocês.
Abs
Muito bom este levantamento, mas não podemos deixar de levar em conta o custo dos ingressos. Por exemplo: Um jogo do Santa Crus-PE teve o maior publico do Brasil esse ano com 42.400 pagantes e uma renda de pouco mais de R$ 300.000,00. O segundo maior publico do Brasil foi um jogo do Flamengo com 42.000 pagantes e uma renda de um pouco mais de R$ 1.200.000,00. É muito mais fácil encher um estadio nas series de menor divisão do que nas maiores.
ResponderExcluirDepende, Ricardo! Os times de Pernambuco, que sempre lotam os estádios, fazem promoção com nota fiscal. Isso ajuda a encher os estádios. Há clubes que buscam outras alternativas.
ResponderExcluirAliás, têm torcedores que pensam o contrário. Que é mais fácil lotar os estádios com os clubes na elite. Eu penso o seguinte:
Os dirigentes precisam se movimentar. Precisam pensar em alternativas, promoções... chamar o torcedor para o estádio. Muitos clubes abusam dos valores dos ingressos, principalmente quando o jogo é importante. É hora de pensar mais no torcedor. Só o torcedor sofre e se dá mal no futebol.
Ah, ainda neste ano fiz um post sobre os valores dos ingressos dos clubes das Séries A e B do Brasileirão. Veja o post neste link: http://rbrito1984.blogspot.com/2011/06/mao-na-carteira.html
Abs e opine também pelo www.twitter.com/rbrito1984
olá RBrito, parabenizo pelo excelente blog, trazendo informações atualizadissimas do futebol..!! estou feliz com o comparecimento dos torcedores de treze e campinense no estadio..isso mostra a força do futebol paraibano...moro em manaus..mas sempre na torcida pelo futebol, da paraiba...obg.
ResponderExcluirRicardo Araújo... as pessoas pensam que o ingresso no NE é muito barato, mas não é bem assim.
ResponderExcluirO ingresso do santa cruz ta menos caro porque esta jogando a serie "d". No pernambucano era de 40 a 60 reais na arquibancada.
Agora na serie "d" ta o seguinte:
Estudande: R$15
Arqubancada: R$30
Cadeiras: R$ 50, 70
camarote: em torno de R$120
e a geral tem um programa do governo. Opreço também está de R$15.
Logo , aquela renda q você disse não tem condições de ser e também porque o clube deve muito no governo e os diretores diminuem o valor divulgado para segurar mais a receita. É comum aqui em PE
O jogo santa x sport no pernambucano teve 46mil pessoas e uma renda de R$1.250.000,00
Depende do campeonato, mas não é barato torcer para o santa cruz.
PARABÉNS AMIGO BRITO, SEU BLOG É DOS MEUS PREFERIDOS, ME MANTENHO INFORMADO SEMPRE COM SEUS DADOS, E SOBRE MEU SANTINHA, JÁ NÃO É SURPRESA P NGM, JÁ TEM UNS 3 ANOS Q LIDERAMOS O RANKING DE Nº DE TORCEDORES A CAMPO, ESSE ANO TEMOS UMA AGRAVANTE, POIS TDS OS ADVERSÁRIOS DO GRUPO DO SANTA ESTÃO JOGANDO EM JOÃO PESSOA POR CONTA DA PROXIMIDADE DE RECIFE P DAR MAIS RENDA PARA ELES, NA PRIMEIRA PARTIDA CONTRA O ALECRIM, FORAM NADA MENOS QUE 16 MIL TRICOLORES SANTACRUZENSES NO ESTADO VIZINHO, ISSO ME ENCHE DE ORGULHO, ESSE DOMINGO 10, ESTAREI LÁ NOVAMENTE APOIANDO MEU TIME, FICO POR AQUI MAS SEMPRE AGRADECENDO PELO APOIO AO FUTEBOL DO NORDESTE!! SDS SANTACRUZENSES
ResponderExcluirÉ incômodo ver times como América-MG e Duque de Caxias-RJ, bem posicionados nas divisões do Campeonato, mas com públicos medíocres. Não acho correto a média de público ser critério para alguma coisa, mas, por exemplo, um clube por 3 anos consecutivos ter uma média de público abaixo de 1000 pessoas, merece descer de divisão. Isso ainda vai acontecer com a Portuguesa-SP que tem um torcida ínfima para o que está apresentando seu time.
ResponderExcluirAs torcidas do Nordeste são realmente um exemplo. Então por que não fortificar os clubes? Um Campeonato do NE bem estruturado, com premiações e participações em torneios internacionais. Inclusive com mais de uma divisão, porque o NE não se resume à NÁUTICO, Bahia, Santa Cruz, Ceará e tal... Temos o Central/PE, o Atlético/BA, o CSE/AL, o Parnahyba/PI, o Itabaiana/SE, e tantos outros que movem todo o nosso país com o único objetivo de sobreviver, promovendo o futebol.
Saudações Alvirrubras Pernambucanas, direto de Manaus/AM. www.vermelhodeluta.com
Olá JF Queiroga, td bom? Os torcedores da Paraíba estão de parabéns. Aliás, em campo, o Treze também chegou a se destacar. Figurou, certa vez, na liderança de aproveitamento entre os 100 clubes das Séries A, B, C e D do Brasileirão.
ResponderExcluirO Campinense que precisa tomar jeito. Os dirigentes precisam se organizar e os jogadores precisam ter amor a camisa.
Um clube que tem uma torcida fanática e apaixonada merece um lugar bem melhor na tabela.
Abs e opine também através do www.twitter.com/rbrito1984
Você está coberto de razão, Leonardo Alves! Aliás, eu aprovo esta promoção da nota fiscal. Os dirigentes brasileiros precisam se mexer, trazer o torcedor para os estádios.
ResponderExcluirÉ preciso pensar em soluções para manter as arquibancadas sempre lotadas. Os torcedores pernambucanos estão fazendo (e não é de hoje) sua parte. Falta agora, os dirigentes e jogadores colaborarem. A Série A não pode ficar sem representante de Pernambuco.
Ah, ainda neste ano fiz um post sobre os valores dos ingressos dos clubes das Séries A e B do Brasileirão. Veja o post neste link: http://rbrito1984.blogspot.com/2011/06/mao-na-carteira.html
Abs e opine também pelo www.twitter.com/rbrito1984
Parabéns a vocês, torcedores fanáticos que fazem os estádios se encherem de alegria. Marcelo é uma pena que a grande mídia não dê a devida atenção aos clubes fora do Eixo Rio-São Paulo.
ResponderExcluirAqui no blog rbrito tento sempre buscar uma pauta diferente, com números e curiosidades. Também procuro sempre um clube esquecido pela mídia.
Como você falou, o Santa Cruz sempre foi poderoso nas arquibancadas. A torcida tricolor merece respeito, assim como tantos outros torcedores.
Este ano, além das arquibancadas lotadas, o Santa tem feito uma boa campanha. Um clube deste tamanho merece um lugar melhor no futebol brasileiro. A torcida fez e faz sua parte. Agora, faltam dirigentes e jogadores.
Abs e opine também pelo www.twitter.com/rbrito1984
Olá Fernando, td bom? E primeiro lugar, parabéns pelo blog. Ainda não conhecia. Vou ficar de olho.
ResponderExcluirNa verdade, seria necessário fortalecer os Estaduais ou fazer Regionais. Aliás, eu acredito que o problema nem sejam os clubes de pequenas torcidas.
Muitos destes torcedores são tão ou mais fanáticos do que outros apaixonados. Sou contra estes clubes de empresários. Em São Paulo tem crescido o número de clubes que são fundados apenas para revelar jogadores. Mas este problema está em todo o país.
Enfim, é um bom tema para debate entre os apaixonados por futebol.
Abs e opine também pelo www.twitter.com/rbrito1984
Cinco Maiores Públicos do Brasil em 2011:
ResponderExcluirSanta Cruz 0 x 1 Sport (Arruda) : 62.243
Santa Cruz 1 x 0 São Paulo (Arruda): 46.681
Santa Cruz 2 x 0 Sport (Arruda): 45.621
Santa Cruz 0 x 0 Guarani/CE (Arruda): 42.584
Flamengo 1 x 1 Corinthians (Engenhão): 42.010
A maior média também é do Santa Cruz, na estréia em casa nesta série D o Santa colocou 42.584, 35.020 no domingo, dia dos pais e no último domingo 27.746.
105.350 torcedores em apenas três jogos(sem contar com o jogo em João Pessoa, foram debaixo de chuva 16 mil tricolores), há times na Série A(meu Atlético, exemplo), que precisam de 15 jogos pra colocar esse público.
Abraços.
É para encher de orgulho qualquer torcedor tricolor, Júlio. Ah, se eu não me engano, hoje o São Paulo também levou 60 mil torcedores ao Morumbi.
ResponderExcluirMas isso não tira o brilho da festa pernambucana do Santa Cruz. Um time que merece um lugar melhor na competição nacional.
Abs
Parabéns pelo blog e por realmente divulgar notícias que a "grande mídia" esquece. Espero que o Santa possa sair desse limbo, chamado série D.
ResponderExcluirOlá Lúcio, td bom? Obrigado pela força. Sou apaixonado por futebol e tento sempre dar este ênfase em meus posts. O Brasil é enorme e conta com grandes clubes que vão além do Eixo Rio-São Paulo.
ResponderExcluirÉ uma pena a "grande mídia" ter olhos só para uma parcela diminuta deste universo. Por isso, faço questão de dar destaque aos clubes, independente da região ou série.
Sobre o Santa Cruz, o time vem jogando bem. Se depender da torcida subirá. Mas é preciso ter calma. O Tricolor realmente não merece uma Série D.
Abs e opine também pelo www.twitter.com/rbrito1984
Santa cruz tá na serie C . com publico de 72 mil torcedores , divulgaram q foi 60 mil . mas o publico real foi 72 mil
ResponderExcluirÉ... vi algumas imagens do estádio! Com certeza estava abarrotado de gente! A torcida do Santa Cruz é um show a parte. Vocês merecem o acesso! Parabéns!
ResponderExcluirAbs e opine também pelo www.twitter.com/rbrito1984