quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Justificativa!

Muitos clubes das Séries A, B, C e D do Campeonato Brasileiro optaram pela escolha mais fácil e trocaram de comando. Com estas atitudes, os dirigentes tentam justificar aos torcedores o mau rendimento em campo. Pensando nisso, o blog rbrito resolveu analisar o comportamento destes clubes nas arquibancadas para saber se, de fato, a diretoria sofreria uma grande pressão.

Mais no blog rbrito:
Corinthians assume liderança da Série A e outros clubes despencam!


Com a colaboração do torcedor-internauta Marcos Neves, o blog rbrito focará nos públicos de Atlético-MG, Salgueiro-PE, Araguaína-TO, Campinense-PB e Caxias-RS. Todos estes clubes mudaram de comando nesta semana. Apenas o Campinense não teve culpa, uma vez que seu técnico, Maurício Simões, aceitou uma proposta melhor do Salgueiro.

Próximo à zona de rebaixamento no Brasileirão, o Atlético-MG trocou o certo (Dorival Junior) pelo duvidoso (Cuca). Apaixonada, a torcida do Galo também é impaciente. O time atleticano tem a décima melhor média de público no geral e a oitava melhor da Série A, com média de 13.646 pagantes. Com certeza a pressão era grande no Atlético-MG. Apenas Santa Cruz, Corinthians, Bahia, Flamengo, Coritiba, Sport, Atlético-PR, Palmeiras e São Paulo estão acima do Galo.

O Salgueiro, por sua vez, dispensou Neco para "roubar" Maurício Simões. Na zona da degola na Série B, o time pernambucano tem uma pressão mediana. Décimo no ranking da Segundona, o Salgueiro, com média de 5.252 pagantes, ocupa a modesta 39º colocação no geral. O maior público do representante pernambucano foi na quinta rodada (8.707).

E tem mais...
Ao chegar na Série C, a situação mais complicada seria do Campinense, justamente o clube que não demitiu seu treinador. Apesar da modesta quarta colocação no Grupo B, Maurício Simões tinha tranquilidade para trabalhar. Mas como ele mudou de divisão, a diretoria fechou com Agnaldo Liz, ex-zagueiro do Palmeiras.

O Campinense tem a quarta melhor média de público da Série C. Com média de 6.342 pagantes, o time paraibano só perde para Paysandu, Fortaleza e Joinville. No geral, o Campinense aparece na 31ª colocação - 20 posições acima do Araguaína.

Aliás, apesar da campanha medíocre na Série C - lanterna do Grupo A, com apenas um ponto -, o time tocantinense, rebaixado no Estadual, não teria muita pressão. O Araguaína, que demitiu Léo Goiano e contratou Roberto Oliveira, ocupa a modesta 51ª posição, com média de apenas 2.594 pagantes.

Mais tranquilo que o time de Tocantins apenas o Caxias. O time gaúcho tem a sexta pior média da Série C. Lanterna do Grupo D, com apenas um ponto, o Caxias, que fechou com Argel para a vaga de Guilherme Macúglia, realizou apenas um jogo em casa e ocupa a 62º colocação, com média de 1.624 pagantes.

Geral!
Alguns sites até tentam copiar a média de público, mas só o blog rbrito atualiza rodada a rodada. Sem falar que ainda temos o total e a média de públicos pagantes. A Série A, por exemplo, teve 147 jogos com a presença do torcedor e ostenta média de 12.461 e total de 1.831.835 pagantes. A média da Série B cai para 5.458 pagantes. Em 149 jogos, a competição ainda tem o total de 813.264.

Em 32 jogos, a Série C apresenta total de 127.042 pagantes e média de 3.970. Lanterninha, a Série D, com 63 jogos, tem média modesta de 1.919 pagantes e total de 120.912. Juntando as quatro divisões, são 391 jogos, total de 2.892.793 e média de 7.398 pagantes.

Só pagantes!
Os clubes do Rio de Janeiro, Pernambuco e Alagoas colocam os não pagantes nos borderôs e acabam levando vantagem no ranking das médias. O blog rbrito recusou esta artimanha e divulga apenas o público pagante.

Enquanto isso, o Ceará tem uma cota chamada de “cortesia”, pasmem, para os militares e autoridades. Estes ingressos, como NÃO foram pagos, ficaram de fora das estatísticas do blog rbrito. O mesmo acontece com o América-MG e sua distribuição de entradas para alguns setores.

Já nos borderôs da Ponte Preta há um item especificado como "VENDA PROIBIDA". São ingressos distribuídos pela diretoria a amigos, autoridades, clientes, "bicões". Estas entradas estão na soma de ingressos vendidos na CBF, mas não no ranking do blog rbrito.

Legenda!

Neste ranking, os clubes da Série A estão representados pela cor amarela, enquanto que a cor cinza sinaliza os clubes da Série B. A Série C está em laranja e a Série D em azul claro. Já os números em vermelho ainda não foram confirmados pela CBF. O clássico entre Santos e Corinthians, pela quinta rodada, será realizado apenas no dia 10 de agosto.

Enquanto isso, o duelo entre Santos e Fluminense acontecerá no dia 24 de agosto. Já a partida entre Grêmio e Santos vai ocorrer no dia 5 de outubro. Com o estádio interditado, o Oeste jogou sua primeira partida como mandante na cidade de Catanduva. Mas a pedido da Polícia Militar, que não tinha contingente para dar segurança ao jogo, o duelo foi disputado com os portões fechados.

Ajude a divulgar o blog rbrito! Só a gente acompanha rodada após rodada os públicos das Séries A, B, C e D do Brasileirão! Opine! Participe pelo próprio blog rbrito ou através do twitter (@rbrito1984)

16 comentários:

  1. Os jogos da Ponte estão com os públicos errado Brito. A Ponte divulga o publico pagante, e não o público total. Apenas no jogo contra o Vitória foi divulgado o publico total. Contra a Portuguesa foi 7.017 o publico pagante, contra o Bragantino foi aproximadamente 4.700 e nos outros jogos também é maior do que o postado. é só ver no bordero da CBF. Grato.

    ResponderExcluir
  2. Olá, td bom? Entendo a sua observação. Mas o blog rbrito, além de analisar apenas os públicos pagantes, ainda tira um item especificado como "VENDA PROIBIDA". São ingressos distribuídos pela diretoria da Ponte Preta a amigos, autoridades, clientes, "bicões". Estas entradas estão na soma de ingressos vendidos na CBF, mas não no ranking do blog rbrito. Fazemos isso também com outros clubes. Queremos deixar bem claro apenas os ingressos que entram nos cofres do clube.
    Abs e opine também pelo www.twitter.com/rbrito1984

    ResponderExcluir
  3. O público atribuido ao Alecrim-Rn deveria ser computado para o Santa Cruz-Pe, pois, este público refere-se ao jogo Alecrim x Santa Cruz realizado em João Pessoa, que fica a 110Km do Recife e 180Km de Natal. Se este jogo tivesse sido em Natal, provavelmente o público teria sido 126 pessoas.

    ResponderExcluir
  4. R BRITO FIQUE DE OLHO NO JOGO DESTA QUINTA FEIRA ENTRE ITUMBIARA X GAMA, VAMOS LOTAR O JK ESTÁDIO DO ITUMBIARA E NOSSA MEDIA VAI SUBIR AINDA MAIS E DESBANCAR OS GRANDES CLUBES..

    ResponderExcluir
  5. Caro autor do blog, o publico do SANTA CRUZ não foi - 37.272 não! FOI 42.584 - vale lembrar! :) CONSERTE ISSO POR FAVOR!

    ResponderExcluir
  6. Olá, td bom? Mas o Santa Cruz não precisa disso! Todos nós sabemos da paixão de vocês pelo clube. A gente só considera os pagantes para os clubes mandantes. Ou a conta iria ficar muito complicada e difícil de achar a exatidão.
    Abs e opine também pelo www.twitter.com/rbrito1984

    ResponderExcluir
  7. Pode deixar, Fernando! E você também fique ligado no blog rbrito. Toda semana a gente atualiza o ranking de público. Força nas arquibancadas e em campo. Torcidas com esta paixão merecem o clube lutando por títulos e acessos!
    Abs e opine também pelo www.twitter.com/rbrito1984

    ResponderExcluir
  8. Olá, td bom? Sabemos que o público TOTAL do Santa Cruz foi de mais de 42 mil torcedores. Mas o blog rbrito só leva em consideração o público PAGANTE! Mesmo assim o Tricolor dá show nas arquibancadas.
    Abs e opine também pelo www.twitter.com/rbrito1984

    ResponderExcluir
  9. O meu JEC jogou apenas duas partidas enquanto tem time que jogou mais de dez, é claro que a medida que o time vai passando de fase o publico aumenta, vamos ver de novo no final do ano

    ResponderExcluir
  10. o publico pagante do CAMPINENSE foi mas ide 8.000 TORCEDORES então ta errado !!!!

    ResponderExcluir
  11. Olá, td bom? Por isso, o blog rbrito prefere fazer a média, ao invés do total de público. Assim fica mais justo. E lógico que no mata-mata o público vai aumentar. Boa sorte na briga pelo acesso!
    Abs e opine também pelo www.twitter.com/rbrito1984

    ResponderExcluir
  12. Olá, td bom? O público do Campinense NÃO está errado! O público pagante foi de 6 mil e pouco. Veja o link da CBf: http://201.57.66.52/sumulas/cacr230711b.pdf
    O público total deve ter sido de 8 mil. Mesmo assim, a torcida do Campinense já mostrou sua força e no jogo deste final de semana, com certeza o estádio estará lotado.
    Abs e opine também pelo www.twitter.com/rbrito1984

    ResponderExcluir
  13. Santa Cruz isso sim é uma torcida na quarta divisão e tem a maior média de publico e maior publico do ano com mais de 60 mil pessoas chega pelo menos perto quero ver.
    Cadê o flamengo,corintians e são paulo cadê???????

    ResponderExcluir
  14. Olá, td bom? A torcida do Santa Cruz é espetacular. Mas já passou da hora dos dirigentes pensarem mais em planejamento e os jogadores honrarem a camisa. Chega de amadorismo. Exemplo, até agora, só de vocês, nas arquibancadas. Parabéns!
    Abs e opine também pelo www.twitter.com/rbrito1984

    ResponderExcluir
  15. Apesar dos dados postados divergirem do oficial , provamos que o Campinense Clube, é a maior torcida da Paraíba e também é a mais participativa nos estádios da Paraíba.
    Campinense Clube, rumo a série B.

    ResponderExcluir
  16. Olá Alan, td bom? Os números são do borderô oficial da partida. Mas também sabemos que na Paraiba, assim como em todo o país, há mais torcedores nos estádios do que o anunciado. O blog rbrito só leva em consideração os números oficiais dos pagantes.
    Abs e opine também pelo www.twitter.com/rbrito1984

    ResponderExcluir