terça-feira, 20 de novembro de 2012

2x na Segundona!


Logo após o segundo rebaixamento de sua história, o Palmeiras junta os cacos já com a cabeça mais fresca. Pelo menos foi o que deu a entender o presidente Arnaldo Tirone. Nesta segunda-feira, ele curtiu uma praia no Rio de Janeiro para aliviar o estresse. O mandatário tem todo o direito, mas nesta hora, o bom senso deveria prevalecer. O blog rbrito, porém, deixa esta derrapada de lado e traz alguns fatos da desastrosa situação do Verdão.

Mais no blog rbrito:
Artilheiros tricolores! Curiosidades dos goleadores das Séries A, B e C!

Sr. Goool! Enquete especial para vocês, torcedores-internautas! OPINE!

Para começar, o Palmeiras já tem campanha pior do que em 2002, quando caiu pela primeira vez à Série B. Até aqui, em 36 jogos, o clube paulista ostenta aproveitamento de 31,5%, São 34 pontos com nove vitórias, sete empates e 20 derrotas. O Palmeiras ainda anotou 37 gols e sofreu 49. Mesmo se vencer as duas últimas partidas do Brasileirão, o Verdão ficaria com 35%.

Em 2002, o clube de Palestra Itália foi rebaixado com aproveitamento de 36%. Naquela oportunidade ainda não havia disputa por pontos corridos. Foram 27 pontos em 25 jogos, com seis triunfos, nove empates e dez derrotas. O Palmeiras chegou a marcar 37 gols e sofrer 46.

A caminhada rumo ao acesso alviverde terá velhos conhecidos em 2013. Assim como em 2003, o Palmeiras encontrará na Série B: Avaí, Ceará, Joinville, América-RN, Vila Nova e América-MG. O Verdão ainda poderá enfrentar Sport ou Portuguesa, que lutam contra a queda na Série A, e o CRB, que joga contra o descenso na Série B.

Lista ingrata!
O Brasileirão conta com 17 campeões. Além do Palmeiras já deram a volta olímpica na Série A: Flamengo, São Paulo, Corinthians, Vasco, Internacional, Fluminense, Santos, Grêmio, Cruzeiro, Atlético-PR, Botafogo, Bahia, Sport, Coritiba, Guarani e Atlético-MG.

Como se não bastasse a dureza de ser rebaixado uma vez, o Palmeiras entra para a galeria de duas degolas. Dos campeões nacionais, apenas Atlético-PR, Bahia, Sport, Coritiba e Guarani já caíram, ao menos, duas vezes. E o clube paulista ainda lutará por um título que poucos torcedores se orgulham de ter.

Campeão da Série B em 2003, o Palmeiras poderá ser bi da Segundona. Até aqui, só Coritiba, Paysandu, Paraná, Sport e Guarani já deram a volta olímpica duas vezes antes de retornarem à Série A. Outra notícia nada boa para os palmeirenses diz respeito a Libertadores.

Dois times?
Sim! O Palmeiras terá que se virar entre o amargo da Série B e o doce da Libertadores. A vaga na competição sul-americana foi conquistada com o título invicto da Copa do Brasil (Veja o especial aqui!). Quatro clubes já tiveram a dura missão de disputar a Libertadores e a Série B no mesmo ano, mas apenas um se saiu bem.

Campeão da Copa do Brasil em 1991, o Criciúma surpreendeu na Libertadores 1992. Após terminar a primeira fase na liderança do seu grupo, o Tigre só caiu perante o São Paulo nas quartas-de-final. As outras histórias não servem de exemplo ao Palmeiras.

O Guarani faturou o Módulo Amarelo - correspondente a Série B - em 1987, mas caiu logo na primeira fase na Libertadores de 1988. O mesmo aconteceu com o Santo André e o Paulista, campeões da Copa do Brasil, em 2004 e 2005, respectivamente.

* Atualizado às 23h10

Você acredita que o Palmeiras fará bate e volta na Série B 2013? Opine! Participe pelo blog rbrito ou através do www.twitter.com/rbrito1984

2 comentários:

  1. Não esqueçamos que esse ano o campeão da série B também será bi, seja ele Goiás (1999) ou Criciúma (2002).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem lembrado, Ricardo. O título sairá neste sábado. O certo é que o Palmeiras não terá vida fácil em 2013. Terá que se organizar muito para conquistar o acesso.

      Abs

      Excluir