quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Da água para o vinho!

O tempo no futebol é cruel. Em 2006, o Fortaleza estava leve, livre e solto na Série A do Campeonato Brasileiro. Mas tudo mudou ao término das 38 rodadas. Mesmo com o apoio de seu fanático torcedor, o Tricolor cearense amargou o rebaixamento e de lá para cá colheu resultados negativos na competição nacional.

Mais no blog rbrito:
Cruzem os dedos! A trajetória dos clubes até a 2ª fase da Série C!

Continua assim... Ranking de público das Séries A, B, C e D!

A situação em 2012 parece querer mudar. Mas antes de falar desta boa fase, o blog rbrito traz a penúria vivida pelo Leão do Pici de 2006 para cá. O rebaixamento na Série A veio com aproveitamento de apenas 33,33%. O Fortaleza somou 38 pontos em 38 jogos e caiu para a Série B no 18º lugar.

Em 2007, o clube bem que sonhou com o acesso, mas não teve forças até o final. Desarrumado dentro e fora de campo, um novo rebaixamento surgiu na história do Tricolor em 2009. A Série C virou realidade com o mesmo aproveitamento daquele visto em 2006 (33,33%). Novamente, o Fortaleza somou apenas 38 pontos em 38 rodadas e desceu no 18º lugar.

Mesmo com este sofrimento, nada mudou no Pici. As últimas duas temporadas quase jogaram o Fortaleza ao fundo do poço chamado Série D. Em 2010, o Tricolor amargou a décima colocação no geral e, com 12 pontos em oito jogos, conseguiu ser eliminado na primeira fase da Série C. No ano passado, o clube fez ainda pior.

Em 2011, o Fortaleza somou míseros nove pontos em oito jogos. O time cearense só não foi rebaixado por ter feito mais gols que o Campinense. As campanhas dos dois clubes nordestinos eram parecidíssimas. Mas de uma hora para a outra, como da água para o vinho, tudo mudou. E o sorriso voltou ao rosto do tristonho torcedor tricolor.

Volta por cima?!
É verdade que 2012 começou devagar e com o rival Ceará festejando o título estadual. Sem falar que as duas primeiras rodadas da Série C foram de desespero - um empate sem gols com o Águia, em casa, e a derrota, por 2 a 0, para o Luverdense. Resultado: Nedo Xavier foi substituído por Vica.

A partir dai o Leão rugiu alto. O Fortaleza não perde desde o dia 8 de julho, quando foi derrotado ainda na segunda rodada pelo clube matogrossense. Vica está invicto. Mas os torcedores apontam a união do grupo e o planejamento da diretoria como os principais fatores da boa fase do Tricolor - já classificado para a segunda fase.

Vice-líder do Grupo A, o Fortaleza tem aproveitamento de 69%. São 29 pontos, com oito vitórias, cinco empates e só uma derrota. O clube ainda anotou 21 gols e sofreu nove (melhor defesa). Como não poderia ser diferente, a força tricolor está nos jogos em casa.

O Fortaleza dá show nas arquibancadas, com a décima melhor média de público das quatro divisões e a segunda melhor da Série C (14.697). Em campo, são cinco triunfos e dois empates. Aliás, o Tricolor não perde como mandante desde o dia 2 de maio, pela primeira partida das oitavas-de-final da Copa do Brasil, quando o Grêmio saiu vitorioso (2 a 0). Acrescenta-se a estes sete jogos de invencibilidade mais um empate pelo Estadual.

O próximo duelo será justamente em casa. No sábado, o time do técnico Vica receberá o Cuiabá, pela 15ª rodada. O retrospecto fora de casa também é animador. Como visitante, o Fortaleza buscou três vitórias, três empates e sofreu uma derrota. Esta boa campanha faz jus a força do Nordeste na Série C.

De 2009 para cá, seis clubes já subiram para a Série B, sendo um cearense. Em 2009, o Icasa garantiu presença entre os quatro melhores colocados. Assim como em 2009, dois clubes nordestinos conquistaram o acesso em 2010 e outros dois na temporada passada.

* Atualizado às 15h30

Quais clubes conquistarão o acesso na Série C? Opine! Participe pelo blog rbrito ou através do www.twitter.com/rbrito1984

Confira a campanha do Fortaleza na Série C 2012:

Fortaleza 0x0 Águia
Luverdense 2x0 Fortaleza
Paysandu 0x1 Fortaleza
Fortaleza 2x1 Salgueiro
Fortaleza 2x1 Treze
Cuiabá 0x0 Fortaleza
Fortaleza 2x0 Santa Cruz
Icasa 0x2 Fortaleza
Fortaleza 4x1 Guarany
Águia 0x0 Fortaleza
Fortaleza 3x3 Luverdense
Fortaleza 3x1 Paysandu
Salgueiro 0x0 Fortaleza
Treze 0x2 Fortaleza

2 comentários:

  1. Ótimo post sobre o maior time do estado. Ano que vem, se Deus quiser, estaremos de volta à Série B

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Eduardo. Assim como o Luverdense, o Fortaleza também faz uma grande campanha na Série C. Que continue assim até o final. O Fortaleza precisa voltar para as principais divisões nacionais.

      Abs

      Excluir