domingo, 14 de outubro de 2012

Mau Humor FC 137!


O blog rbrito, neste domingo de feriadão, será obrigado a comentar sobre dois assuntos recorrentes do futebol brasileiro. O desrespeito a Data FIFA e a incoerência do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) estão na seção Mau Humor FC.

Mais no blog rbrito:
Apenas dois clubes do Brasileirão têm bons elencos - os outros contam com times!

Todos os principais campeonatos pelo mundo não tiveram rodada neste final de semana. As Seleções disputaram as Eliminatórias para a Copa do Mundo 2014 e o bom senso e o respeito prevaleceram. Digo todos os campeonatos pelo fato do Brasileirão ter sido rebaixado por conta do amadorismo dos dirigentes dos clubes e da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

A não paralisação no calendário não prejudica apenas os clubes nacionais, complica também a situação da Seleção Brasileira que "não pôde" convocar todos os seus melhores jogadores. Afinal, o técnico Mano Menezes chamou apenas um jogador de cada clube brasileiro.

Diante de todas estas mazelas, o Brasil tenta se preparar para a "sua" Copa do Mundo. Além da falta de respeito para com a Data FIFA, a Seleção Brasileira é "obrigada" a disputar amistosos contra Iraque, Sudão, time B da Argentina e tantos outros exemplos.

Mas não podemos fazer nada, né?! Afinal, nos conformamos e ficamos acomodados com a saída de Ricardo Teixeira. Como se tudo tivesse melhorado. Ledo engano. José Maria Marín é igual ou até pior. Ele paga uma mesada para a "consultoria" de Ricardo Teixeira, comanda o COL e CBF - igual a seu antecessor -, manteve os contratos da venda de amistosos... mas isso é assunto para outro dia.

Todo ano...
Os engravatados do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) não fazem nada ao longo de todo ano. Mas é só chegar final de setembro, início de outubro para eles aparecerem. A necessidade de holofotes faz destes engravatados assunto diário nas páginas esportivas.

Mas eles não dão bons exemplos. Pelo contrário. É uma lambança atrás da outra. A incoerência é o que mais irrita o torcedor. No primeiro julgamento a pena é lá em cima, depois vem a complacência e a pena cai vertiginosamente. O contrário também ocorre. Sem falar que o STJD adora opinar em tudo, mesmo quando não é chamado. Muitas vezes eles passam por cima do árbitro - autoridade máxima em campo e que tem o dever de punir o jogador.

O STJD não deveria ter tanto poder no futebol brasileiro ou deveria ter magistrados mais competentes e racionais para tamanha tarefa. E o segundo ponto - este vale para todas as Justiças -, o julgamento deveria ser bem mais rápido, na mesma semana da denúncia. Parece sonho, mas deveria ser realidade.

Deixe o mau humor falar por você neste domingo! Critique! Proteste! Opine aqui no blog rbrito ou através do twitter (@rbrito1984)

Nenhum comentário:

Postar um comentário