sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Sem importância?!

Se o Fluminense conquistar o título do Campeonato Brasileiro da Série A - o quarto de sua história - não será por causa da disputa pela artilharia de Fred, como vocês verão neste levantamento do blog rbrito. Nada contra o atacante. Pelo contrário. Sou mais um a questionar a ausência dele em, ao menos, um amistoso com a Seleção Brasileira.

Mais no blog rbrito:
Tem ligação... Artilheiros são essenciais nos acessos das Séries C e D!


O levantamento do #blogrbrito nesta sexta-feira vai além do jogador em questão. Este trabalho mostra que ser artilheiro na era dos pontos corridos nada tem a ver com o campeão ao término da temporada. De 2003 para cá, apenas um clube deu a volta olímpica e ainda festejou o título pessoal de seu jogador na liderança da artilharia.

Em 2009, o Flamengo se sagrou campeão e colocou Adriano (quem diria!) na artilharia. O então Imperador marcou 19 gols e dividiu a artilharia com Diego Tardelli, do Atlético-MG. Em todos os outros anos, o clube campeão não fez o artilheiro e o goleador não ajudou seu clube a ficar com a taça da Série A.

A campanha do Fluminense, em 2012, é espetacular. O blog rbrito, inclusive, dedicou um post a todas façanhas tricolores (Relembre aqui!). Em relação aos tentos, são 44 gols do Fluminense - melhor ataque - sendo 13 do artilheiro Fred. Na abertura da 27ª rodada, Bruno Mineiro marcou três gols na goleada da Portuguesa sobre o Sport, por 5 a 1, e assumiu o topo da artilharia com 14 tentos. A Lusa, porém, tem um jogo a mais que o Fluminense. Vágner Love (Flamengo) e Luís Fabiano (São Paulo) somam 11 gols cada. Mas até aqui, nenhum destes clubes briga pelo título.

No passado...
O próprio Fluminense não conseguiu fazer barba, cabelo e bigode nos pontos corridos. Em 2010, o Tricolor carioca foi campeão, mas o artilheiro foi Jonas, do Grêmio, com 23 gols. O maior goleador do Flu, naquela oportunidade, foi Washington, com dez tentos. O atacante, porém, marcou dois quando ainda vestia a camisa do São Paulo.

No ano passado, o artilheiro máximo da Série A também anotou 23 gols e não foi campeão. Borges, do Santos, ficou com a artilharia e o Corinthians garantiu o título. O mesmo se repetiu nos outros anos. Em 2008, mesmo com a artilharia dividida, nenhum dos goleadores foi do time campeão.

O São Paulo ficou com a taça mais uma vez, mas seus atacantes não se destacaram. Coube a Keirrison (Coritiba), Washington (Fluminense) e Kleber Pereira (Santos) garantirem a liderança no quesito com 21 gols.

Qual clube será campeão do Brasileirão 2012? Opine! Participe pelo blog rbrito ou através do www.twitter.com/rbrito1984

Confira os campeões e os artilheiros do Brasileiro de 2003 para cá:

2003
Campeão: Cruzeiro
Artilheiro: Dimba (Goiás) - 31 gols

2004
Campeão: Santos
Artilheiro: Washington (Atlético-PR) - 34 gols

2005
Campeão: Corinthians
Artilheiro: Romário (Vasco) - 22 gols

2006
Campeão: São Paulo
Artilheiro: Souza (Goiás) - 17 gols

2007
Campeão: São Paulo
Artilheiro: Josiel (Paraná) - 20 gols

2008
Campeão: São Paulo
Artilheiro: Keirrison (Coritiba), Washington (Fluminense) e Kleber Pereira (Santos) - 21 gols

2009
Campeão: Flamengo
Artilheiro: Diego Tardelli (Atlético-MG) e Adriano (Flamengo) - 19 gols

2010
Campeão: Fluminense
Artilheiro: Jonas (Grêmio) - 23 gols

2011
Campeão: Corinthians
Artilheiro: Borges (Santos) - 23 gols

Nenhum comentário:

Postar um comentário