segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Deu no que deu!


Demorou, mas aconteceu o que todos esperavam ou temiam. Um clube paga caro por ter deixado de lado o Campeonato Brasileiro - competição mais importante do país. O Palmeiras sofre pela falta de planejamento - tão comum no futebol local - de sua diretoria. O Verdão se dedicou ao título da Copa do Brasil e a tão sonhada vaga para a Libertadores. Foi campeão, mas está prestes a ser rebaixado pela segunda vez à Série B.

Não é deu hoje que os clubes negligenciam o Brasileirão para focar na conquista de uma vaga para a Libertadores - coqueluche entre dirigentes, torcedores, técnicos e jogadores. Recentemente Santos e Corinthians, com elencos para conquistarem a Série A, largaram tudo pelo título da Libertadores e pelo Mundial de Clubes.

O Fluminense - hoje favoritíssimo ao título do Brasileirão - foi além ao não conquistar a Libertadores e quase cair para a Série B. Já o Palmeiras sofre na mão de seus dirigentes. Uma guerra é travada nos bastidores alviverdes. O clube encerrou um jejum de quatro anos sem títulos, mas pode ver a alegria do primeiro semestre se transformar em choro no final do ano.

Lógico que a culpa é de dirigentes pela falta de planejamento e organização, além de uma parcela de técnico, jogadores e até "torcedores". Afinal, torcedor de verdade não promove quebra-quebra e faz o clube perder mandos de campo em uma fase decisiva da competição. Mas há outro item neste desastre anunciado.

Vai piorar!
O calendário brasileiro vai piorar e com a anuência dos clubes, técnicos, dirigentes, jogadores e, lógico, TV. Em 2013, a Copa do Brasil será durante todo ano. Ou seja, o Brasileirão não valerá nada. Todos deixarão de lado a competição mais importante do Brasil.

Hoje os clubes fazem isso até com a insossa Copa Sul-americana. Tudo por causa da bendita vaga na Libertadores. Nada contra a competição mais importante da América do Sul. Pelo contrário. Mas o futebol brasileiro está deixando de valorizar a Série A.

A elite do futebol brasileiro, hoje em dia, só é importante para os clubes da Série B que se dedicam quase o ano todo para conquistar o acesso. Antes, o Estadual era disputado com voracidade. Depois passou a ser o Brasileirão. Agora, qualquer coisa serve, desde que leve o clube à Libertadores.

Um passo atrás no futebol brasileiro. Em 2013, os clubes ficarão sobrecarregados. Um clube da Libertadores poderá disputar a Copa do Brasil. E o número de datas dos Estaduais continuarão o mesmo. Apenas no país da Copa do Mundo, os responsáveis pelo futebol conseguem destruir o próprio produto.

Parece piada, mas não é. O futebol brasileiro desce um degrau a cada temporada. O Brasileirão 2012 é um fiasco de goleadas (Veja o post aqui!). Há diferenças tremendas de um clube para o outro. Poucos clubes se preocuparam com elencos. Pensam apenas em times - 11 jogadores (Veja o post aqui!). Caminharemos até 2014 sem um calendário decente. E pior de tudo: com clubes em frangalhos e uma Seleção que não consegue treinar e juntar o que tem de melhor.

O que vale mais: o título do Brasileirão ou uma vaga na Libertadores a qualquer custo? Opine! Participe pelo blog rbrito ou através do www.twitter.com/rbrito1984

2 comentários:

  1. É por esse motivo que estou desanimando de assistir futebol. Torço para um time da Série B, mas sei que a CBF não tem interesse nenhum deste time subir, principalmente a rede Globo. Tem muita máfia por trás, e nós pagamos o pato, sofrendo em ver o time sendo injustiçado pela arbitragem, falta de patrocínios. Aqui no nosso estado de SC o exemplo é claro. Os times da capital, Avaí e Figueirense, por força política e interesses, conseguiram a Eletrosul e caixa Econômica como patrocinadores mestres. Porque o JEC e o Criciúma não tem este direito também??? Isso é apenas um exemplo, imagina Brasil afora!!!! ABs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pior de tudo, Leandro, os clubes aceitam e dizem "amém". Ao invés de defender os direitos de seus clubes, os dirigentes preferem paparicar o pessoal das Federações, Confederações e TV.

      O futebol brasileiro anda para trás todos os anos e ninguém faz nada. E você acha que a Copa do Mundo mudará alguma coisa? Pelo contrário. Uma pena!

      Abs

      Excluir