quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Quem pode mais?


A Edição 2012 da Série D do Campeonato Brasileiro será encerrada, neste domingo, com o confronto final entre Sampaio Corrêa e CRAC. Maranhenses e goianos, assim como Mogi Mirim e Baraúnas, já conquistaram o acesso à Série C 2013. Nesta quarta-feira, o blog rbrito traz um levantamento sobre a história das finais da última divisão nacional.

No primeiro duelo, em Catalão, CRAC e Sampaio Corrêa empataram, por 1 a 1. O duelo de volta será, neste domingo, no Estádio Castelão, em São Luís. Empate sem gols dará o título aos donos da casa. Ao CRAC basta um empate por dois ou mais gols. Igualdade em um tento levará a decisão para os pênaltis.

Pelo histórico da Série D, o Sampaio Corrêa saiu na frente para ficar com seu terceiro título nacional. Em 2009 e 2010, o clube que decidiu em casa deu a volta olímpica ao lado do seu torcedor. O Guarany foi campeão em 2010 após empatar a primeira partida, fora de casa, contra o América-AM (1 a 1), mas vencer no duelo de volta (4 a 1).

O título do São Raimundo, em 2009, foi mais dramático. Afinal, o clube paraense perdeu o primeiro jogo, por 3 a 2, para o Macaé. Mas o São Raimundo fez valer o mando de campo e venceu, em casa, por 2 a 1. Apenas na temporada passada, o time que decidiu em casa não ficou com o título da quarta divisão nacional.

Em 2011, o Santa Cruz atuou a primeira partida fora de casa e perdeu para o Tupi, por 1 a 0. Depois, mesmo jogando diante de seu fanático torcedor, o Tricolor pernambucano voltou a sucumbir diante dos mineiros, por 2 a 0. O Tupi garantiu o primeiro título da Série D para a Região Sudeste. As regiões Norte e Nordeste já haviam feito a festa na Série D.

Invicto - de novo?!
Na atual temporada, o Sampaio Corrêa, que já venceu a Série B em 1972, só poderá ser campeão invicto. Não há outra hipótese. Mas o clube maranhense já está acostumado com títulos sem derrota. Em 1997, o Sampaio Corrêa foi campeão invicto da Série C ao alcançar a marca de 12 vitórias e seis empates. O Tubarão ainda fez 33 gols e sofreu 11. Em 2012, são 15 jogos, com dez vitórias e cinco empates. O Sampaio Corrêa marcou 34 gols e sofreu apenas sete.

Outro fato que anima os maranhenses é a sensação de Déjà vu. Nas outras fases do mata-mata, o Sampaio Corrêa também empatou a primeira partida e depois trucidou seus adversários em casa. Foi assim nas oitavas-de-final, quando empatou, por 2 a 2, com o Vilhena, em Rondônia, e depois meteu 4 a 1 em casa.

Nas quartas-de-final, o Mixto até que segurou a igualdade em um gol no Mato Grosso, mas em São Luis, o empate sem gols colocou o Tubarão na semifinal. Nesta fase, o Sampaio Corrêa empatou, por 1 a 1, com o Baraúnas, no Rio Grande do Norte. Na volta, o clube do Maranhão se garantiu na final com triunfo, por 1 a 0.

Histórico!
Mas não pense que o Sampaio Corrêa terá facilidade. Pelo contrário. O CRAC já fez história ao conquistar seu primeiro acesso nacional. Mas o time goiano, com 81 anos, ainda quer mais e sonha com o inédito título da Série D. E o CRAC sabe sair das adversidades do futebol.

Nas oitavas-de-final, mesmo com a derrota para o Nacional-MG, por 2 a 1, no primeiro jogo, o CRAC venceu, em casa, por 1 a 0, e se classificou. Na fase seguinte, nova superação. É verdade que o clube de Catalão venceu a primeira partida, em casa, por 2 a 0. Mas na volta, o Friburguense fez 3 a 1. Se não fosse o gol de Dinei, o CRAC estava eliminado.

Por fim, na semifinal, o CRAC empatou, por 1 a 1, com o Mogi Mirim, no interior de São Paulo. A classificação para a final só veio no jogo de volta, com o triunfo, por 2 a 0, sob os olhares de mais de 5 mil pagantes.

* Atualizado às 13h40

Qual clube será campeão da Série D 2012? Opine! Participe pelo blog rbrito ou através do www.twitter.com/rbrito1984

Confira as decisões da Série D de 2009 para cá:

2009
Macaé-RJ 3 x 2 São Raimundo-PA
São Raimundo-PA 2 x 1 Macaé-RJ

2010
América-AM 1 x 1 Guarany-CE
Guarany-CE 4 x 1 América-AM

2011
Tupi-MG 1 x 0 Santa Cruz-PE
Santa Cruz-PE 0 x 2 Tupi-MG

2012
CRAC-GO 1 x 1 Sampaio Corrêa-MA
Sampaio Corrêa-MA x CRAC-GO

Nenhum comentário:

Postar um comentário