segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Segura!


Seja aqui ou no twitter (@rbrito1984), o blog rbrito sempre fala de planejamento ou, no caso do futebol brasileiro, da falta de organização dos clubes. Aliás, no último domingo, mais uma vez, este foi o assunto da seção Mau Humor FC (Veja aqui!). Agora, o blog rbrito traz um levantamento com outros argumentos, usando como exemplo os clubes que conquistaram o acesso na Série D, mas que não conseguiram se manter na Série C do Campeonato Brasileiro.

Mais no blog rbrito:
Lavar a alma! Sampaio Corrêa bate recorde com título da Série D!

Neste final de semana, Tupi e Guarany foram rebaixados na Série C. O time mineiro foi campeão da Série D do ano passado, mas não conseguiu se organizar. Trocou de comando e montou um time frágil. O resultado é visto no Grupo B, com a lanterna, apenas 14 pontos, três vitórias, cinco empates e nove derrotas.

O Guarany, campeão da Série D em 2010, até que ficou um ano na Série C, mas agora está de volta a última divisão nacional. Lanterna do Grupo A, o clube cearense somou só 13 pontos, três triunfos, quatro empates e dez derrotas. Mas não pense que são apenas estes dois clubes que não conseguiram se manter na Série C. Há uma "zica", inclusive, com os campeões da Série D.

Bate e volta!
O São Raimundo, primeiro campeão da Série D, foi também o responsável por inaugurar o bate e volta. O clube paraense subiu em 2009, mas caiu na temporada seguinte. Ao lado do São Raimundo estava o Alecrim. O clube potiguar também havia subido na primeira edição da Série D, mas não se planejou e desceu ladeira abaixo na Série C 2010.

Em 2010, como já falamos, o Guarany foi campeão da Série D e, agora, caiu na Série C. Mas naquela oportunidade, o Araguaína foi outro que subiu para a terceira divisão. Um ano depois, em 2011, o clube tocantinense voltou para a Série D. E, por fim, como mencionado, o Tupi subiu, com faixa no peito, no ano passado e, em 2012, sem planejamento, amargou a queda.

A Série D 2012 acabou no último domingo com o título do Sampaio Corrêa. Além do clube maranhense, CRAC, Mogi Mirim e Baraúnas também conquistaram o acesso. Cabe ao quarteto iniciar o planejamento para 2013 imediatamente. A Série C é completamente diferente da Série D, exige muito mais dos clubes. Elenco não é luxo, é obrigação e necessidade. Pensem nisso, ou acabarão fazendo o famoso e temido bate e volta.

Qual o principal motivo para este bate e volta dos clubes? Opine! Participe pelo blog rbrito ou através do www.twitter.com/rbrito1984

Confira os clubes que subiram na Série D e aqueles que caíram na Série C:

Série D 2009 (acesso)
São Raimundo-PA
Macaé-RJ
Chapecoense-SC
Alecrim-RN

Série C 2010 (descenso)
São Raimundo-PA
Alecrim-RN

Série D 2010 (acesso)
Guarany-CE
Madureira-RJ
Araguaína-TO
Joinville-SC

Série C 2011 (descenso)
Araguaína-TO

Série D 2011 (acesso)
Tupi-MG
SantaCruz-PE
Cuiabá-MT
Oeste-SP

Série C 2012 (descenso)
Guarany-CE
Tupi-MG

2 comentários:

  1. Parabéns às torcidas que subiram, em especial a boliviana, e ao Rodolfo Brito e seu excelente blog, verdadeiramente sobre todo o futebol brasileiro, tratando de assuntos que quase ninguém aborda.

    S.T.
    Rodrigo 100% Flu (faltam 5 pro tetra).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Rodrigo. Busco sempre melhorar, sempre buscar posts diferentes e por todo o futebol brasileiro. De fato, o Sampaio Corrêa fez uma Série D muito boa. Os números comprovam isso.

      O mesmo acontece com o Fluminense. Basta apenas fazer a contagem regressiva para o título. Para o tetra!

      Abs e opine também pelo www.twitter.com/rbrito1984

      Excluir