terça-feira, 10 de maio de 2011

Atlético centenário!

O futebol brasileiro tem diversos Américas e Atléticos. No último dia 30 de abril, o Jaboticabal Atlético, time do interior de São Paulo, completou 100 anos. E foi justamente o Tigre de Atenas, como é conhecido por seus torcedores, que evitou o vexame completo de público na Segundona do Campeonato Paulista. O blog rbrito, sempre com a colaboração do torcedor-internauta Marcos Neves, apresentará, nesta terça-feira, o ranking de público pagante das Séries A1, A2 e A3, além da Segundona.

Mais no blog rbrito:
Destaque nas semifinais da elite e presença da Segundona!


A estreia não foi como os torcedores esperavam - 0 a 0 com o Guariba -, mesmo assim o Jaboticabal teve o melhor público da Segundona Paulista. Com a presença de 1.340 pagantes, o time ainda ultrapassou a Votuporanguense (994) e assumiu a ponta do ranking da competição. No geral, o Jaboticabal aparece na 27ª posição - a frente de Velo Clube, São Carlos, Santacruzense e Penapolense -, times que conquistaram o acesso na Série A3.

O Manthiquera também conseguiu um bom público para os padrões da Segundona (745). O número deixa o clube na terceira posição do ranking da Segundona e na 43ª no geral. Tradicionais, Jabaquara (554) e Portuguesa Santista (394) não fizeram feio.

Mesmo assim a última divisão paulista não agrada os torcedores. Um campeonato longo e sem graça na primeira fase deixa os estádios vazios. O Joseense conseguiu superar o Jacareí e, agora, é o dono da pior média de público pagante. Apenas 30 gatos pingados pagaram ingresso, enquanto o Jacareí tem média de 50.

O Olé Brasil, que já foi uma decepção na temporada passada, segue em baixa, mesmo com a cidade de Ribeirão Preto em festa. O Olé teve público pagante de 52, contra 70 do Guarujá, 72 do Assisense e 76 do Osasco. Muito pouco para o país do futebol, mas que ainda não sabe se organizar fora das quatro linhas.

Fanáticos!
O final de semana foi mesmo pintado de preto e branco. Além do Jaboticabal, Corinthians e XV de Piracicaba lotaram seus estádios. Finalista do Paulistão, o Timão levou 34.547 pagantes ao Estádio do Pacaembu no empate sem gols com o Santos pela primeira partida. Este foi o maior público do Corinthians na temporada.

O Alvinegro de Parque São Jorge se manteve na liderança do ranking e ainda aumentou sua vantagem para o São Paulo, segundo colocado (17.018 a 15.226). Palmeiras (12.638), São Bernardo (11.272) e Santos (8.869) completam o Top 5.

Isso porque o XV de Piracicaba aparece na sexta colocação. Campeão da Série A2, o Nhô Quim também lidera o ranking da competição. Na final contra o Guarani, o XV levou 18.693 pagantes ao Barão da Serra Negra e elevou sua média a 6.465. Número bem superior ao do São José (4.232), segundo colocado, e ao do Guarani (4.013), na terceira posição.

Definido!
Penapolense, Santacruzense, Velo Clube e São Carlos conquistaram o acesso na Série A3. Os dois primeiros ainda são finalistas da competição. Neste final de semana, a torcida do Velo, em festa, lotou o estádio - 3.190 pagantes. A Santacruzense fez a mesma coisa com 2.536 pagantes.

A decepção, em campo e nas arquibancadas, foi o Grêmio Osasco. Bicho-papão na primeira fase, o time de Vampeta sumiu na fase final. Na última rodada, o GEO teve público pagante de apenas 141. Com média de 1.009 pagantes, o Grêmio Osasco ficou atrás do Barueri, XV de Jaú e Velo Clube.

Geral!
A média da Série A1 segue como a melhor entre todas as divisões. Em 199 jogos com a presença de público, o Paulistão apresenta média de 5.693 pagantes e público total de 1.132.824. A partir dai, os números caem vertiginosamente. A Série A2, em 198 duelos, tem média de 1.542 pagantes e público total de 305.407.

A Série A3 passou o título de pior média para a Segundona. Enquanto a A3 apresenta público total de 139.467 e média de 723 pagantes em 193 jogos, a Segundona tem média de apenas 288 pagantes em 34 partidas. O público total é de 9.788. Por fim, na soma de todas as divisões, são 624 jogos, com média de 2.544 pagantes e público total de 1.587.486.

Legenda!

Os clubes em azul são da Série A1, enquanto a Série A2 é representada pela cor verde e a Série A3 pela amarela. Já a Segundona está em cinza. O Santo André disputou dois jogos, em casa, com os portões fechados. Na Série A2, Rio Preto, Rio Branco, União Barbarense, São José, Pão de Açúcar e Comercial jogaram uma vez cada com os portões fechados.

Na Série A3, Inter de Bebedouro, Lemense, Taubaté e Osvaldo Cruz também jogaram uma partida com os portões fechados. O Taquaritinga disputou dois jogos com os portões fechados e o Flamengo quatro. A Federação Paulista de Futebol (FPF) ainda não divulgou o público de Penapolense e XV de Jaú pela última rodada da fase final da A3.

Por fim, na Segundona Paulista, o duelo entre Atibaia e Primavera foi adiado. O mesmo aconteceu com Cotia e Atibaia. São Vicente, Palmeirinha, Brasilis e Cal Bariri jogaram com os portões fechados.

Ajude a divulgar a média de público e o blog rbrito! Participe! Opine pelo próprio blog rbrito ou através do twitter (@rbrito1984)

Nenhum comentário:

Postar um comentário