quarta-feira, 4 de maio de 2011

Cinco estrelas!

O Cruzeiro é o melhor e único clube invicto da Libertadores 2011. Em sete jogos foram seis vitórias e apenas um empate. Na primeira partida das oitavas-de-final, a Raposa venceu o Once Caldas, na Colômbia, por 2 a 1. Nesta quarta-feira, às 21h50, em Minas Gerais, o Cruzeiro joga pelo empate e até por uma derrota, por 1 a 0, para avançar às quartas-de-final. Vitória do time colombiano, por 2 a 1, leva a decisão para os pênaltis.

Mas caso o time mineiro se classifique sem derrota, manterá o sonho de ser campeão invicto, além de entrar para um seleto grupo. Se a Liga dos Campeões tem nove times que levantaram a taça sem derrotas (Veja post aqui!), a Libertadores tem apenas cinco. Se a competição europeia já terminou 13 vezes com um time campeão invicto, a disputa sul-americana conseguiu o feito só seis vezes.

A façanha do time cinco estrelas, se vier a ser alcançada, será histórica. Afinal, desde que o novo regulamento da Libertadores entrou em vigor, em 2005, jamais um clube se sagrou campeão invicto. As conquistas sem derrotas aconteceram em temporadas distantes, muito distantes.

Rapidinho!

A Libertadores teve sua primeira edição em 1960. E logo de cara, o Peñarol-URU foi campeão invicto. Naquela temporada, o clube realizou sete jogos, com três vitórias e quatro empates. Aliás, nas primeiras temporadas, a competição sul-americana tinha poucos clubes e poucos jogos. Caso o Cruzeiro seja campeão invicto, fará 14 partidas - o dobro do Peñarol em 1960.

Mas a Raposa não seria o primeiro clube brasileiro a faturar a Libertadores sem derrotas. O Santos foi o primeiro e único clube verde e amarelo a atingir este objetivo. Em 1963, o Peixe jogou míseros quatro jogos e conquistou três vitórias e um empate.

O time da Vila Belmiro já tinha levantado a taça em 1962 e, por isso, entrou na fase final da competição. Após uruguaios e brasileiros, a Libertadores viu um argentino ter uma campanha perfeita.

O Independiente, maior vencedor da Libertadores com sete títulos, faturou a temporada de 1964 com cinco vitórias e dois empates. Os times argentinos e, principalmente, o Estudiantes, gostaram da façanha e repetiram o êxito. O time de La Plata é o único Bicampeão invicto.

Bicho-papão!
Em 1969, o Estudiantes levantou a taça com quatro vitórias em quatro jogos. Este é o único título conquistado com aproveitamento 100%. O Estudiantes, campeão em 1968, entrou nas semifinais da temporada de 1969 e, por isso, realizou apenas quatro partidas. O clube se valeu do mesmo artifício para ser Tricampeão da Libertadores e Bi invicto, em 1970. Mas desta vez foram três vitórias e um empate.

O mais recente campeão invicto da Libertadores é o Boca Juniors, temido pelos brasileiros. O clube, campeão de 1977, também entrou na fase final e realizou apenas cinco jogos. Antes de levantar a taça, o Boca conquistou três triunfos e dois empates.

Devagar!
Mas antes dos cruzeirenses se animarem, é preciso pés no chão. Do mesmo modo que há a possibilidade de ser campeão invicto, há a possibilidade de ser eliminado sem derrotas. Ao todo 14 clubes já deixaram a Libertadores de forma invicta, mas sem o trofeu. A Raposa, inclusive, já sentiu este gostinho amargo.

Em 2001, o Cruzeiro terminou na quinta colocação. Após dez jogos, foram sete vitórias e três empates, mesmo assim caiu perante o Palmeiras nos pênaltis. Antes, o rival Atlético-MG também já tinha passado esta vergonha.

Os dois clubes mineiros são os únicos do país que deixaram a competição sul-americana de forma invicta, porém, sem a taça. Em 1981, o Galo conseguiu apenas duas vitórias e cinco empates. O time foi eliminado ainda na primeira fase.

Sporting Cristal-PER (1968), River Plate-ARG (1980 e 1997), Cobresal-CHI (1986), Universidad Católica-CHI (1988), Vélez Sarsfield-ARG (1995), Deportivo Táchira-VEN (2000), Racing Club-ARG (2003), Colo-Colo-CHI (2005), Defensor-URU (2006), Nacional-PAR (2006) e Universitário-PER (2010) são os outros clubes que terminaram a Libertadores sem derrotas e sem título.

O Cruzeiro se manterá invicto? A Raposa vai faturar o título da Libertadores? Opine! Participe pelo blog rbrito ou através do twitter (@rbrito1984)

Nenhum comentário:

Postar um comentário