quinta-feira, 19 de maio de 2011

A e B!

A maioria dos Estaduais já faz parte do passado. A partir desta sexta-feira, os principais clubes do Brasil começam a pensar nas Séries A e B do Campeonato Brasileiro. Estas competições mantiveram a disputa por pontos corridos. Na Série B, os quatro primeiros colocados conquistarão o acesso e as vagas dos últimos quatro colocados rebaixados na elite.

Com jogos já nesta sexta-feira, a Série B terá a volta do Grêmio Barueri. O clube que estava em Presidente Prudente foi rebaixado na temporada passada e com a degola no Paulistão, resolveu voltar para Barueri, onde ficou conhecido nacionalmente. Além do Barueri, Goiás, Guarani e Vitória também foram rebaixados em 2010.

Aliás, o Guarani chega animado pelo acesso conquistado na Série A2 Paulista. Enquanto isso, o Vitória, derrotado na final do Estadual pelo Bahia de Feira de Santana, terá novo técnico no banco de reservas. Geninho foi anunciado, nesta quinta-feira, como substituto de Antônio Lopes.

O ABC é outro clube que voltou para a Segundona. Campeão da Série C 2010, o time potiguar entra na disputa respaldado pelo título estadual. Ituiutaba-MG, que mudou de cidade e de nome (agora se chama Boa), Salgueiro-PE e Criciúma foram os outros clubes que ascenderam a Série B.

A competição ainda terá o decadente Paraná. O clube amargou seu primeiro rebaixamento no Estadual. Já o Duque de Caxias será o único clube a começar a competição com técnico interino (Caco Espinosa). Para finalizar são sete clubes do Estado de São Paulo, três de Pernambuco, dois de Goiás e um de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Alagoas, Ceará, Santa Catarina, Bahia e Paraná.

Dos 20 clubes que disputam a Série B em 2011, Paraná (1992 e 2000), Sport (1990), Guarani (1981), Criciúma (2002), Goiás (1999) e Bragantino (1989) já conquistaram o título da competição.

Elite!
Esfacelado no Campeonato Carioca e eliminado na Libertadores, o Fluminense, com Abel Braga, tentará lutar pelo Bicampeonato Brasileiro. Dos clubes cariocas, apenas o Flamengo já foi Bicampeão Nacional. Mas é o nordeste que está em festa.

O Bahia, apesar dos tropeços no Estadual e na Copa do Brasil, está de volta à elite Nacional, após passar por Série C e Série B. Sem falar na Carroça Desembestada. Campeão Estadual, o Ceará é um dos semifinalistas da Copa do Brasil e, mais uma vez, deve lotar os estádios.

A mesma animação é observada no sul. Mas engana-se quem pensa na dupla gaúcha. O Coritiba é a grande sensação da temporada 2011. O time conquistou 24 vitórias consecutivas e bateu o recorde nacional que era do Palmeiras em 1996. Campeão Estadual invicto, o Coxa também está na semifinal da Copa do Brasil.

Além de Bahia e Coritiba, América-MG e Figueirense conquistaram o acesso no ano passado. Todos lutarão contra o Santos, de Muricy Ramalho. Aliás, o técnico brigará pelo Pentacampeonato Brasileiro e o Tri em times diferentes. Muricy já foi campeão pelo São Paulo e pelo Fluminense.

A radiografia da Série A mostra quatro clubes de São Paulo, quatro do Rio de Janeiro, três de Minas Gerais, dois do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina, além de um da Bahia, do Ceará e de Goiás. Dos 17 campeões Brasileiro, apenas Sport e Guarani não estarão na elite em 2011.

Ainda é cedo, mas opine sobre quais clubes vão conquistar o acesso na Série B! Participe pelo blog rbrito ou através do twitter (@rbrito1984)

Confira os técnicos das Séries A e B do Brasileirão:

SÉRIE A


América-MG - Mauro Fernandes
Atlético-GO - PC Gumão
Atlético-MG - Dorival Junior
Atlético-PR - Adilson Batista
Avaí - Silas
Bahia - Renê Simões
Botafogo - Caio Junior
Ceará - Vágner Mancini
Corinthians - Tite
Coritiba - Marcelo Oliveira
Cruzeiro - Cuca
Figueirense - Jorginho
Flamengo - Vanderlei Luxemburgo
Fluminense - Abel Braga
Grêmio - Renato Gaúcho
Internacional - Falcão
Palmeiras - Luiz Felipe Scolari
Santos - Muricy Ramalho
São Paulo - Paulo César Carpegiani
Vasco - Ricardo Gomes

SÉRIE B

ABC-RN - Leandro Campos
Americana-SP - Toninho Cecílio
ASA-AL - Vica
Bragantino-SP - Marcelo Veiga
Criciúma-SC - Edson Gaúcho
Duque de Caxias-RJ - Caco Espinosa (interino)
Goiás-GO - Artur Neto
Grêmio Barueri-SP - Sérgio Soares
Guarani-SP - Vilson Tadei
Icasa-CE - Dado Cavalcanti
Ituiutaba-MG - Nedo Xavier
Náutico-PE - Waldemar Lemos
Paraná-PR - Ricardo Pinto
Ponte Preta-SP - Gilson Kleina
Portuguesa-SP - Jorginho
Salgueiro-PE - Neco
São Caetano-SP - Márcio Goiano
Sport-PE - Hélio dos Anjos
Vila Nova-GO - Heron Ferreira
Vitória-BA - Geninho

Nenhum comentário:

Postar um comentário