Ao som de Slipknot e System Of A Down, duas bandas que estarão no Rock in Rio (#EUVOU!), o blog rbrito irá analisar, nesta segunda-feira, os clubes classificados à segunda fase da Série C do Campeonato Brasileiro. Este é o volume 1 do CD do Brasileirão. O blog rbrito também fará está análise com os clubes da Série D.
Aproveite a leitura do volume 1 do CD (referência as Séries C e D) para escutar Slipknot. Before I Forget, Disasterpiece, Duality, Left Behind, Liberate, Purity, Snap, Spit It Out, Surfacing, Vermilion Pt. 1 e Wait And Bleed são algumas das muitas músicas recomendadas que farão as caixas de som tremerem.
O Ipatinga, rebaixado no Campeonato Mineiro, terminou com a melhor campanha da primeira fase. Aliás, o Tigre, com aproveitamento de 75%, conquistou a melhor campanha da história da Série C desde que a competição passou a ter este formato com 20 clubes em 2009.
Em oito jogos, o Ipatinga somou 18 vitórias, com seis vitórias e apenas duas derrotas. Em 2009, a melhor campanha da primeira fase foi do Icasa-CE que somou 17 pontos. Na temporada passada, o Ituiutaba-MG, hoje Boa Esporte, ficou em primeiro, com 15 pontos.
A boa notícia para o Ipatinga é que todos que terminaram com a melhor campanha na fase inicial conquistaram o acesso à Série B. Enquanto isso, o CRB-AL, goleado pelo Fortaleza, por 4 a 0, e que perdeu o técnico Flávio Lopes (demitido), teve a pior campanha entre os oito clubes classificados.
O time alagoano conquistou aproveitamento de 45,8%. Foram 11 pontos, com três vitórias, dois empates e três derrotas. Em 2009, o posto foi ocupado por Rio Branco-AC e Paysandu-PA que somaram 12 pontos. Com um ponto a menos, Salgueiro-PE e Chapecoense-SC se classificaram em 2010. De todos estes clubes apenas o time pernambucano consegui subir de divisão.
Na rede!
Entre os oito classificados na atual temporada, o Joinville ostenta o melhor ataque. O time catarinense supera a marca de dois gols por jogo. O JEC anotou 17 tentos em oito jogos. Enquanto isso, o Brasiliense tem a melhor defesa: apenas cinco gols tomados.
Aliás, o Brasiliense, assim como Ipatinga e América-RN, foi rebaixado no ano passado na Série B. Dos quatro que caíram apenas o Santo André não conseguiu se classificar. O time paulista só não foi degolado para a Série D porque, até agora, o Brasil-RS foi punido pelo Superior Tribunal de Justiça Desportivo (STJD) com a perda de pontos e acabou rebaixado. Ainda cabe recurso.
Enquanto isso, Guarany-CE, Araguaína-TO, Madureira-RJ e Joinville-SC subiram da Série D para a Série C. Mas o aproveitamento deste quarteto foi bem mais modesto. Apenas o Joinville conseguiu passar de fase e sonha com o segundo acesso consecutivo.
O Araguaína, rebaixado no Campeonato Tocantinense, também foi salvo pelo STJD. Os engravatados da bola puniram o Rio Branco-AC. O time do Acre, que havia se classificado, perdeu os pontos e foi rebaixado à Série D.
Mapa!
Nas últimas duas edições da Série C, o Estado de Minas Gerais conseguiu subir, pelo menos, um clube para a Segundona. Em 2009, o América, hoje na Série A, conquistou o acesso, enquanto o Ituiutaba subiu ano passado. Neste mapa, ainda vimos acessos de Alagoas (ASA), São Paulo (Guaratinguetá [hoje Americana]), Ceará (Icasa), Rio Grande do Norte (ABC), Santa Catarina (Criciúma) e Pernambuco (Salgueiro).
A lista atual apresenta, novamente, um clube mineiro (Ipatinga). Mas é o Estado de Santa Catarina que domina com Chapecoense e Joinville. Ainda há os Estados do Pará (Paysandu), Mato Grosso (Luverdense), Rio Grande do Norte (América), Alagoas (CRB) e Distrito Federal (Brasiliense).
Regulamento:
Os oito classificados serão divididos em dois grupos com quatro clubes cada. Estes clubes irão se enfrentar em jogos de ida e volta dentro dos respectivos grupos. Os dois primeiros de cada grupo conquistarão o acesso para a Série B de 2012. Além disso, os campeões dos grupos disputarão o título da Série C em duas partidas.
Quais clubes vão conquistar o acesso na Série C? Opine! Participe pelo blog rbrito ou através do www.twitter.com/rbrito1984
Confira abaixo os novos grupos da Série C:
Grupo E
Paysandu-PA - (1º Grupo A)
Luverdense-MT - (2º Grupo A)
América-RN - (1º Grupo B)
CRB-AL (2º Grupo B)
Grupo F
Ipatinga-MG - (1º Grupo C)
Brasiliense-DF - (2º Grupo C)
Chapecoense-SC - (1º Grupo D)
Joinville-SC - (2º Grupo D)
Confira a campanha dos oito clubes classificados na Série C:
IPATINGA-MG (75%)
18 pontos, com 6 vitórias e 2 derrotas - 15 gols pró e 8 contra
AMÉRICA-RN (66,7%)
16 pontos, com 5 vitórias, 1 empate e 2 derrotas - 16 gols pró e 8 contra
CHAPECOENSE-SC (66,7%)
16 pontos, com 5 vitórias, 1 empate e 2 derrotas - 13 gols pró e 7 contra
JOINVILLE-SC (62,5%)
15 pontos, com 4 vitórias, 3 empates e 1 derrota - 17 gols pró e 6 contra
PAYSANDU-PA (58,3%)
14 pontos, com 4 vitórias, 2 empates e 2 derrotas - 13 gols pró e 7 contra
LUVERDENSE-MT (54,2%)
13 pontos, com 4 vitórias, 1 empate e 3 derrotas - 11 gols pró e 6 contra
BRASILIENSE-DF (54,2%)
13 pontos, com 4 vitórias, 1 empate e 3 derrotas - 8 gols pró e 5 contra
CRB-AL (45,8%)
11 pontos, com 3 vitórias, 2 empates e 3 derrotas - 7 gols pró e 13 contra
Nenhum comentário:
Postar um comentário