quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Sem rumo e sem casa!

A Série B do Campeonato Brasileiro começou de forma errada para o Duque de Caxias e parece que terminará ainda pior. O clube fluminense, como relatou o blog rbrito no dia 22 de julho, se tornou nômade e disputou jogos com mandante em vários estádios pelo Rio de Janeiro. Este foi apenas um dos detalhes que culminou com a fraca campanha do Duque de Caxias na Série B.

Mais no blog rbrito:
A triste história de um clube que não tem onde “morar”!


Após 22 rodadas e 66 pontos disputados, o Duque de Caxias, hoje sob o comando do técnico Paulo Campos – o terceiro durante toda a competição – soma míseros nove pontos. O clube do Rio de Janeiro, ao contrário de seus conterrâneos da Série A (Botafogo, Vasco, Flamengo e Fluminense), se afunda na tabela de classificação.

O Duque de Caxias amarga a lanterna com apenas uma vitória, seis empates e inacreditáveis 15 derrotas. O clube fluminense ainda marcou 17 gols e levou 45. Se continuar neste ritmo, o Duque de Caxias terminará a Segundona com a pior campanha dos pontos corridos.

O formato de disputa entrou em vigor na temporada de 2006. A pior campanha, até agora, é do CRB-AL em 2008. Naquela oportunidade, o time alagoano somou 24 pontos, com cinco vitórias, nove empates e 24 derrotas. O CRB também carrega o fato de ter conseguido o menor número de vitórias e o maior de derrotas. Até agora, o Duque está "conquistando" o quesito 'falta de vitórias'.

Sobe e desce!
Em 2007, o Ituano-SP amargou a lanterna com 33 pontos – foram oito vitórias, nove empates e 21 derrotas. O ABC-RN também decepcionou sua fanática torcida ao terminar na última colocação em 2009. O Mais Querido somou 35 pontos, com dez vitórias, cinco empates e 23 derrotas.

O América-RN, rival do ABC, não deixou por menos e também se afundou na lanterna na temporada passada. O Mecão, com 11 vitórias, oito empates e 19 derrotas, apresentou 41 pontos. A degola menos trágica de um lanterna aconteceu em 2006. Naquele que foi o primeiro ano da Era dos pontos corridos, o Vila Nova-GO caiu com 42 pontos. O time goiano triunfou em 11 oportunidades e ainda teve nove empates. As derrotas foram 18.

Atualmente, o Vila Nova luta contra o rebaixamento na Série B. Enquanto isso, o ABC faz campanha modesta na Segundona. Já o América-RN e CRB brigam pelo acesso na Série C. Por fim, o Ituano está fora do cenário nacional.

Dá tempo!?
O Duque de Caxias tem mais 16 jogos e 48 pontos em disputa. Há tempo para evitar o desastre, mas a situação não é nada fácil. A única vitória do clube, que tem a pior média de público da Série B e a quarta no geral, com 225 pagantes (Veja o ranking completo aqui!), foi diante do ASA (2 a 1) pela 17ª rodada.

Mas este panorama não deve mudar. Lógico que o Duque de Caxias nunca teve um público numeroso, mas há um motivo extra para esta fraca atuação nas arquibancadas. Nos seis primeiros jogos como mandante, o Duque de Caxias atuou em quatro estádios diferentes. A falta de apoio e de intimidade com o gramado transformam um jogo em casa, como se fosse fora. O destino do Duque de Caxias parece que já foi traçado e não é nada animador.

Você acha que o Duque de Caxias conseguirá escapar do rebaixamento? E o time se livrará da pior campanha da Série B? Opine! Participe pelo blog rbrito ou através do www.twitter.com/rbrito1984

Confira os lanternas da Série B a partir de 2006:


2006

Vila Nova-GO (42 pontos, com 11 vitórias, 9 vitórias e 18 derrotas)

2007
Ituano-SP (33 pontos, com 8 vitórias, 9 empates e 21 derrotas)

2008
CRB-AL (24 pontos, com 5 vitórias, 9 empates e 24 derrotas)

2009
ABC-RN (35 pontos, com 10 vitórias, 5 empates e 23 derrotas)

2010
América-RN (41 pontos, com 11 vitórias, 8 empates e 19 derrotas)

2011
Duque de Caxias-RJ (9 pontos, com 1 vitória, 6 empates e 15 derrotas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário