sexta-feira, 30 de setembro de 2011

#vcpergunta 7!

A seção #vcpergunta, desta sexta-feira, tem um toque de Mau Humor FC. Mas precisávamos fazer estes questionamentos. Tem muita gente no futebol que se acha no direito de agir e não pensar nas consequências. Romário nunca foi um exemplo dentro e muito menos fora de campo.

Mais no blog rbrito:
Pergunta para Mano Menezes e até para técnico internacional!


Agora, o baixinho quer se passar por anjinho do futebol. Mesmo assim ele acha normal o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, escalar ou convocar algum jogador para a Seleção Brasileira. Pelo menos foi isso que Romário deixou a entender sobre o caso da Copa do Mundo 2002.

Falando nisso, Felipão voltou a ser ele mesmo. Já que o treinador não rende mais nada, que tal colocar a culpa na imprensa ou nas declarações dos jogadores? Mano Menezes, Leonel Martins Oliveira e o jogador avesso a Seleção Brasileira também estão na berlinda.

Mostre que o jornalismo esportivo pode e deve ter outra cara. Envie aquelas perguntas que você gostaria de escutar nas coletivas. Participe pelo próprio blog rbrito ou através do www.twitter.com/rbrito1984

Confira as perguntas da nova seção do blog rbrito:


1 – Mano Menezes, a habilidade vista no primeiro gol do Brasil é de se festejar. Agora o que você achou e o que você falou para as gracinhas seguintes ao gol? Pés por cima da bola. Toques de letra. E tudo sem objetividade. Você aprova? #vcpergunta

2 – Felipão, o problema do Palmeiras eram as declarações dos jogadores? Com este veto as entrevistas o time será outro em campo? #vcpergunta

3 – Mário Fernandez, o que é mais importante do que vestir a camisa da Seleção Brasileira? #vcpergunta

4 – Leonel Martins Oliveira, o Sr. prometeu pagar os salários dos jogadores, mas não fez. Ainda dá para acreditar em alguma coisa que o Sr. diz? #vcpergunta

5 – Romário, você acha certo o presidente da CBF escalar ou garantir a convocação de algum jogador? #vcpergunta

6 – Liedson, você operou o joelho para acabar com os problemas e as dores. O que deu errado? O que acontece? #vcpergunta

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Brasileiro mesmo?

O novo formato da Série C com 20 clubes só tem brasileiro no nome e na primeira fase. Nas duas primeiras temporadas, a Terceira Divisão conseguiu emplacar na Série B apenas clubes de três Regiões do Brasil, como mostra o levantamento feito pelo blog rbrito, nesta quinta-feira.

Mais no blog rbrito:
Para que lado jogam os números no mata-mata da Série D?


Dos oito clubes que subiram de divisão em 2009 e 2010, quatro eram do Nordeste, três do Sudeste e um do Sul. O Estado de Minas Gerais foi o único a festejar dois acessos. Em 2009, o América-MG conseguiu subir, assim como o Ituiutaba (hoje Boa Esporte) em 2010.

ASA-AL, Icasa-CE e Guaratinguetá-SP (hoje Americana) foram os outros clubes que conquistaram o acesso na temporada 2009. Enquanto isso, Salgueiro-PE, ABC-RN e Criciúma-SC fizeram a festa em 2010. Mas este panorama pode mudar na atual temporada.

A Região Norte conta com dois representantes na segunda fase. Aliás, já nesta fase, os dois primeiros colocados de cada um dos grupos vai obter o acesso. Paysandu-PA e Rio Branco-AC defendem as bandeiras do Norte.

O Centro-Oeste é outra região que ainda não conseguiu ascender no Nacional. Apenas o Brasiliense-DF pode conseguir esta façanha. Enquanto isso, as Regiões Nordeste e Sul ostentam dois representantes cada.

CRB-AL e América-RN querem aumentar a cota do Nordeste, enquanto que Santa Catarina, representada por Chapecoense e Joinville, é o Sul na Série C. Por fim, o Sudeste aposta suas fichas no Ipatinga-MG.

Quais clubes vão passar de fase? Opine! Participe pelo blog rbrito ou através do www.twitter.com/rbrito1984

Confira os jogos da 2ª rodada na Série C:

Grupo E
Sábado

15h15
América-RN x CRB-AL

Domingo
19h

Rio Branco-AC x Paysandu-PA

Grupo F
Domingo
16h

Chapecoense-SC x Joinville-SC
Ipatinga-MG x Brasiliense-DF

Matar ou morrer na Série D!

Mirassol-SP, Volta Redonda-RJ, Treze-PB, Santa Cruz-PE, Sampaio Corrêa-MA e Penarol-AM jogaram em casa e venceram o primeiro duelo nas oitavas-de-final da Série D do Campeonato Brasileiro. De acordo com o levantamento feito pelo blog rbrito, todos estes times têm bons motivos para sonharem com a classificação.

Mais no blog rbrito:
Desempenho dos clubes da Série D no ranking de público do Brasileirão!


O blog rbrito não colocou neste levantamento o duelo entre Itumbiara-GO e Villa Nova-MG. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anulou a partida entre Anapolina-GO e Tocantinópolis (acusado de cai-cai) válido pela primeira fase. Os rivais terão que jogar novamente na próxima quarta-feira, às 20h30. Só assim o Villa Nova conhecerá seu adversário de oitavas-de-final.

Em 2009, ano da criação da Série D, cinco clubes venceram a primeira partida diante de sua torcida e três conseguiram a classificação. Brasília-DF e Uberlândia-MG não tiveram a mesma sorte porque tomaram gols em casa. Como venceram o primeiro duelo, por 3 a 2, a derrota no jogo de volta, por 2 a 0, eliminou a dupla. Em 2011, nenhum clube mandante levou dois gols.

O panorama da temporada 2010 foi idêntico, onde cinco clubes venceram em casa e três carimbaram o passaporte. Um destes clubes que tiveram problemas, novamente, foi por causa dos gols tomados em casa. O Santa Cruz até bateu o Guarany, por 4 a 3, mas depois foi derrotado, por 2 a 0. No outro embate, o Fluminense-BA foi eliminado pelo Brasília – venceu a primeira (1 a 0), mas perdeu no jogo de volta (3 a 0).

Histórico!

O que chama a atenção, porém, é outro fato. Na atual temporada, apenas o Oeste-SP triunfou fora de casa – 1 a 0 sobre o Cianorte-PR. Em toda a história da Série D, apenas uma vez um time havia vencido como visitante na segunda fase. No ano passado, o Joinville passou pelo Iraty-PR. Jogando no Paraná, o JEC venceu, por 2 a 0, mesmo resultado na partida de volta, em Santa Catarina. Retrospecto que anima o time de Itápolis. O duelo decisivo será nesta sexta-feira.

Outra curiosidade é que pela primeira vez, a segunda fase da Série D não teve nenhum empate nos jogos iniciais. Em 2009 e 2010 foram quatro placares iguais. Nas últimas duas temporadas, a segunda fase contava com dez duelos, contra oito em 2011.

Melhores e...
Com aproveitamento de 79,2%, o Juventude-RS terminou como o melhor clube da primeira fase. Mas no primeiro jogo do mata-mata, o time de Caxias do Sul foi derrotado pelo Mirassol, por 2 a 0. Agora, o Juventude precisará vencer por diferença de três ou mais tentos de diferença para se classificar.

O time alviverde tem duas opções como exemplos. Em 2009, a Chapecoense terminou com a melhor campanha da primeira fase e conseguiu carimbar o passaporte na fase seguinte. O time catarinense eliminou o Corinthians-PR. Por outro lado, o Mixto-MT, dono da melhor campanha em 2009 e da história da Série D, caiu logo na segunda fase. O time matogrossense foi eliminado pelo América-AM.

Quais clubes vão passar de fase? Opine! Participe pelo blog rbrito ou através do www.twitter.com/rbrito1984

Confira os duelos da segunda fase na história da Série D:

2009

Cristal-AP 1 x 1 Nacional-AM
Nacional-AM 2 x 5 Cristal-AP

Gênus-RO 1 x 1 São Raimundo-PA
São Raimundo-PA 2 x 0 Gênus-RO

Sergipe-SE 2 x 0 Ferroviário-CE
Ferroviário-CE 3 x 3 Sergipe-SE

Alecrim-RN 2 x 0 Central-PE
Central-PE 1 x 0 Alecrim-RN

Paulista-SP 0 x 0 Macaé-RJ
Macaé-RJ 3 x 1 Paulista-SP

Fluminense-BA 1 x 1 Tupi-MG
Tupi-MG 4 x 2 Fluminense-BA

Brasília-DF 3 x 2 Uberaba-MG
Uberaba-MG 2 x 0 Brasília-DF

Uberlândia-MG 3 x 2 Araguaína-TO
Araguaína-TO 2 x 0 Uberlândia-MG

Londrina-PR 3 x 1 São José-RS
São José-RS 1 x 0 Londrina-PR

2010
Vila Aurora-MT 0 x 0 Remo-PA
Remo-PA 1 x 1 Vila Aurora-MT

América-AM 3 x 1 Mixto-MT
Mixto-MT 4 x 2 América-AM

Santa Cruz-PE 4 x 3 Guaranu-CE
Guarany-CE 2 x 0 Santa Cruz-PE

Sampaio Corrêa-MA 5 x 0 CSA-AL
CSA-AL 2 x 2 Sampaio Corrêa-MA

Araguaína-TO 1 x 1 Treze-PB
Treze-PB 2 x 2 Araguaína-TO

Fluminense-BA 1 x 0 Brasília-DF
Brasília-DF 3 x 0 Fluminense-BA

Tupi-MG 2 x 2 Uberaba-MG
Uberaba-MG 2 x 0 Tupi-MG

Rio Branco-ES 1 x 1 Madureira-RJ
Madureira-RJ 2 x 1 Rio Branco-ES

Iraty-PR 0 x 2 Joinville-SC
Joinville-SC 2 x 0 Iraty-PR

Operário-PR 1 x 0 Metropolitano-SC
Metropolitano-SC 2 x 3 Operário-PR

2011

Mirassol-SP 2 x 0 Juventude
Volta Redonda-RJ 1 x 0 Tupi-MG
Cianorte-PR 0 x 1 Oeste-SP
Treze-PB 3 x 1 Santa Cruz-RN
Santa Cruz-PE 1 x 0 Coruripe-AL
Sampaio Corrêa-MA 2 x 1 Cuiabá-MT
Penarol-AM 1 x 0 Independente-PA

Sexta-feira
20h

Oeste-SP x Cianorte-PR

Sábado
16h

Tupi-MG x Volta Redonda-RJ

20h
Coruripe-AL x Santa Cruz-PE

Domingo
16h

Cuiabá-MT x Sampaio Corrêa-MA
Juventude-RS x Mirassol-SP

17h
Independente-PA x Penarol-AM

19h
Santa Cruz-RN x Treze-PB

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Tendência é aumentar!

A segunda fase deve aumentar os públicos das Séries C e, principalmente, D. Mas antes de entrarmos neste assunto, o blog rbrito, sempre com a colaboração do torcedor-internauta Marcos Neves, falará do ranking de público analisando a queda vertiginosa do Flamengo, responsável pela maior torcida do Brasil. Só o blog rbrito acompanha a evolução das médias de público nas Séries A, B, C e D. Atualizamos o ranking toda a semana. É só acessar para ficar bem informado!

Mais no blog rbrito:
As explicações de um clube sobre os ingressos dos não pagantes!


É verdade que o Maracanã está fechado, mas os torcedores do Flamengo desapareceram do Engenhão com o mau rendimento do clube. Para se ter uma ideia, no final de semana, o clube carioca teve o segundo pior público da Série A. Com a presença de apenas 6.886 pagantes, o Flamengo só não foi superado pelo Cruzeiro (6.348). A média do Mengo é de 15.386, na oitava colocação.

O Rubro-negro conseguiu ser superado até por Avaí e Atlético-GO, dois clubes que namoram a lanterna no quesito. O time catarinense tem a segunda pior média da Série A, com 6.741 pagantes. Já o Atlético-GO, mesmo com a ascensão, segue na 28ª colocação no geral, com média de 7.030.

Situação bem diferente de dois alvinegros. Corinthians e Botafogo jogam em casa e ainda estão em boa fase. O Timão, dono da melhor média do Brasileirão, ocupa a vice-liderança no geral, com média de 27.212 pagantes. O público na rodada passada foi de 23.765 contra 22.348 do Botafogo. O clube carioca tem média de 13.564 pagantes, na 12ª posição.

Como sempre...

O Santa Cruz também está nesta de bom desempenho em campo e fora das quatro linhas. Mais uma vez, o Tricolor, dono da melhor média do Brasil, teve o maior público da rodada. Na primeira partida das oitavas-de-final da Série D, o Santa Cruz teve o apoio de 40.341 pagantes. Sua média subiu para 33.450.

A Série D ainda mantém os públicos suspeitos do Itumbiara-GO. Como a CBF não toma nenhuma posição, o clube goiano vende todos os ingressos, mas o estádio segue vazio. No final de semana, o público, outra vez, foi redondo - 10 mil pagantes. No mais, públicos modestos. Sampaio Corrêa (5.256) e Volta Redonda-RJ (5.765) chamaram atenção pelo fato de terem média inferior - 3.742 e 2.406, respectivamente - ao público apresentado na rodada.

Paixão!
A Série C tem seus donos. Paysandu e Joinville lutam pelo acesso e lotam os estádios. O JEC teve o maior público do final de semana na competição, com 11.753 pagantes. O clube catarinense, com sua média de 8.747, ainda está atrás do líder Paysandu. O Papão levou 10.026 apaixonados ao estádio. O clube do Pará, com média de 10.513 pagantes, ocupa o 17º lugar no geral. Em 83 partidas, a Série C apresenta média de 3.850 pagantes e total de 319.589.

Enquanto isso, os jogos da Série B, nesta terça-feira, ainda não foram contabilizados. A CBF não disponibilizou os borderôs. Já a média da Série A é de 13.270 pagantes em 258 jogos. O público total está na casa de 3.423.556. A Série D é responsável por média de 2.545 pagantes em 167 jogos.

Só pagantes!

Os clubes do Rio de Janeiro, Pernambuco e Alagoas colocam os não pagantes nos borderôs e acabam levando vantagem no ranking das médias. O blog rbrito recusou esta artimanha e divulga apenas o público pagante.

Enquanto isso, o Ceará tem uma cota chamada de “cortesia”, pasmem, para os militares e autoridades. Estes ingressos, como NÃO foram pagos, ficaram de fora das estatísticas do blog rbrito. O mesmo acontece com o América-MG e sua distribuição de entradas para alguns setores.

Já nos borderôs da Ponte Preta há um item especificado como "VENDA PROIBIDA". São ingressos distribuídos pela diretoria a amigos, autoridades, clientes e "bicões". Estas entradas estão na soma de ingressos vendidos na CBF, mas não no ranking do blog rbrito.

Legenda!
Neste ranking, os clubes da Série A estão representados pela cor amarela, enquanto que a cor cinza sinaliza os clubes da Série B. A Série C está em laranja e a Série D em azul claro. Já os números em vermelho ainda não foram confirmados pela CBF. O duelo entre Grêmio e Santos vai ocorrer no dia 5 de outubro, enquanto Santos e Botafogo jogarão no dia 19 de outubro.

Com o estádio interditado, o Oeste jogou sua primeira partida como mandante na cidade de Catanduva. Mas a pedido da Polícia Militar, que não tinha contingente para dar segurança ao jogo, o duelo foi disputado com os portões fechados.

Ajude a divulgar o blog rbrito! Só a gente acompanha rodada após rodada os públicos das Séries A, B, C e D do Brasileirão! Opine! Participe pelo próprio blog rbrito ou através do twitter (@rbrito1984)


terça-feira, 27 de setembro de 2011

Outra interminável fase!

A Segundona do Campeonato Paulista está acabando, mas ainda falta muito. Após a rodada do final de semana, oito clubes (Capivariano, Portuguesa Santista, Barretos, Olímpia, Guaçuano, Votuporanguense, Independente e Primeira Camisa) se classificaram à quarta ou penúltima fase e seguem na briga pelo acesso à Série A3. Com a colaboração do torcedor-internauta Marcos Neves, o blog rbrito apresentará, nesta terça-feira, mais uma atualização do ranking de público.

Mais no blog rbrito:
Ingressos da Segundona mais caros que as entradas do Brasileirão!


Dos oito clubes classificados, a Votuporanguense é a responsável pela melhor média de público. Aliás, a Pantera, que se classificou na segunda colocação do Grupo 13, tem a melhor média da competição - 1.318 pagantes. O Barretos, que precisou lutar muito para carimbar o passaporte, assumiu a terceira colocação, ultrapassando o Guaçuano. O time da Terra do Rodeio, que obteve o melhor público da rodada (1.587), tem média de 1.026 pagantes.

Já o Guaçuano, líder do Grupo 14, despencou para o quinto lugar. O time de Mogi Guaçu, que já chegou a ter a segunda melhor média de público, hoje ostenta 1.004 pagantes. O dono da terceira melhor média entre os oito classificados é o Capivariano. Líder do Grupo 13, o time de Capivari aparece na sétima posição, com média de 438 pagantes. Em seu último jogo na terceira fase, o Capivariano teve público de 786.

Daqueles clubes que terminaram a terceira fase na liderança, a tradicional Portuguesa Santista é a que tem a média mais modesta. A Briosa ocupa a 14ª colocação, com média de 331 pagantes. No último final de semana, o time de Santos levou apenas 284 pagantes. Também tradicional, o Olímpia ocupa a nona colocação.

O Primeira Camisa é o dono da pior média de público entre os classificados. O time de São José dos Campos está na 17ª colocação (206), uma posição abaixo do Independente (306). No último final de semana, o time de Limeira conseguiu o apoio de 737 pagantes.

No geral, a Segundona Paulista realizou 363 jogos, com média bem modesta de 325 pagantes e total de 118.115.

Regulamento:

A penúltima fase, com os oito clubes classificados, será dividida em dois grupos com quatro em cada um. Os times jogarão entre si em turno e returno. Os quatro melhores conquistam o acesso à Série A3 e os líderes de cada um dos grupos ainda fazem a final da Segundona de 2011.

Cadê?
O Brasilis disputou todos seus oito jogos em casa sem a presença do torcedor. São Vicente, Bandeirante, Atibaia e Guarujá realizaram três partidas com os portões fechados. Tanabi duas, enquanto, Palmeirinha, CAL Bariri e Jaboticabal jogaram sem torcida apenas uma vez.

Ajude a divulgar a média de público e o blog rbrito! Participe! Opine pelo próprio blog rbrito ou através do twitter (@rbrito1984)

Confira os grupos da fase final da Segundona Paulista:

Grupo 16

Capivariano (1º colocado do Grupo 13)
Portuguesa Santista (1ª colocada do Grupo 15)
Barretos (2º colocado do Grupo 14)
Olímpia (segundo melhor 3º colocado)

Grupo 17
Guaçuano (1º colocado do Grupo 14)
Votuporanguense (2º colocado do Grupo 13)
Independente (2º colocado do Grupo 15)
Primeira Camisa (melhor 3º colocado)

Confira a 1ª rodada da 4ª fase da Segundona:

Sexta-feira
20 horas

Barretos x Capivariano

Sábado
19 horas

Primeira Camisa x Independente

Domingo
10 horas

Olimpia x Portuguesa Santista
Votuporanguense x Guaçuano

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Rock in Football!

25 de outubro! #RockinRio! Passei do estágio #EuVou para #EuFui! O que o Rock in Rio tem a ver com o blog rbrito? Vou contar para vocês os inúmeros episódios que observei no último domingo, dia dos metaleiros. Ao som de Matanza, Sepultura, Motörhead, Slipknot e Metallica começamos esta tabelinha que dará muitos resultados.

Os metaleiros, além de gostarem de boas músicas, também amam e gostam de exibirem seus clubes. Na Cidade do Rock foi facilmente observado pessoas portando bandeiras e até camisas de seus clubes. E todas ganharam destaque nos telões do Palco Mundo.

O interior paulista foi representado pelo Guarani, campeão Brasileiro de 1978. A rival Ponte Preta também apareceu em uma camisa de um torcedor. Já XV de Piracicaba, que acabou de subir para a elite do Paulistão, e Penapolense, novo integrante da Série A2, contaram com bandeiras.

Ainda no Estado de São Paulo, mas na capital, o solitário sãopaulino tentou evitar as brincadeiras dos botafoguenses quando o time carioca ainda vencia. “Não me preocupo. Somos um time de chegada”, disse o torcedor tricolor que logo se mandou da “discussão”.

Os palmeirenses estavam em turma, todos vestidos a caráter. Futebol mesmo só na camisa, nada de comentar a má fase do clube. Não! O Corinthians, time de maior torcida do Estado, não ficou sem representante. A bandeira alvinegra tremulou logo na música que mais balançou os presentes no show do Slipknot. Spit It Out foi comemorada como um gol.

Celebridade!

A fase do Cruzeiro não é nada boa, ainda mais após a contratação do fraco técnico Vágner Mancini. Mas no Rock in Rio, o azul se fez presente. Havia ali um torcedor com uma camisa retrô espetacular. Toda lisa, de gola branca e apenas o escudo no lado esquerdo. Linda, até mesmo para quem não torce pela Raposa.

Bandeiras do time celeste também se destacaram no telão. Mas o rival Atlético-MG deu o troco em grande estilo. O Galo que também luta contra o rebaixamento, teve sua marca exposta pelo guitarrista da banda Motörhead, Phil Campbell. O metaleiro foi presenteado com o mimo atleticano pelo baixista do Sepultura, Paulo Jr.

No sul, até onde pude observar, só vi uma menina enrolada no manto colorado. Logo, ela fora apelidada de Chapeuzinho Vermelho. Com certeza algum torcedor do Grêmio estava por lá, mas não consegui vê-lo, assim como bandeiras ou camisas tricolores.

Mais Querido!
Não pensem que o dono da maior média de público do Brasil (Veja o ranking aqui!) ficaria de fora desta festa. Sim! A bandeira do Santa Cruz apareceu em vários momentos do show do Metallica. Toda tricolor com o distintivo pulsando.

Deixei o Rio de Janeiro por último por conta do Vasco da Gama. Mas antes vamos falar de Flamengo, Botafogo e Fluminense. O Mengão contou com o apoio de camisa e bandeira. Mas os rubro-negros não eram maioria no último domingo.

Enquanto isso, um torcedor ostentou com orgulho sua camisa grená do Fluminense. O Botafogo entrou na jogada com a bandeira e os dois torcedores, não vestidos a caráter, que tiraram onda com o são-paulino.

Eis que a maior alegria era do Vasco. Na fila dos hambúrgueres, os cruzmaltinos fizeram a festa com um... dois... três gols de Diego Souza ou seria Diego Showza? Foi assim que o meia foi chamado pela massa vascaína.

Não lembro de bandeiras, mas com toda a certeza havia um mar de torcedores com a camisa do Vasco. A festa foi grande com todos os “s” arrastados. O Vascão faz por merecer. Campeão da Copa do Brasil... líder do Brasileirão... e não briga pela Sul-americana!

Mais do que nunca futebol combina com música. E é bom saber que não dependemos apenas de “É Uma Partida de Futebol”, dos mineiros do Skank, e “Eu quero ver gol”, do O Rappa.

Foi ao Rock in Rio? Mande sua foto ou seu relato! Vamos divulgar no blog rbrito ou pelo www.twitter.com/rbrito1984

domingo, 25 de setembro de 2011

Mau Humor FC 83!

Com os relatos da Polícia Militar, a Federação Paulista de Futebol (FPF), após banir a Mancha Alviverde dos estádios de São Paulo, também enxotou os “torcedores” da Torcida Jovem e Sangue Jovem, do Santos, além da Torcida Jovem, do Penapolense, time que acabou de subir para a Série A2 do Paulistão. Mas não pense que isso é uma boa notícia ou então não ela estaria na seção Mau Humor FC, do blog rbrito, neste domingo.

Mais no blog rbrito:
A festa de mil dias da Copa do Mundo que foi paga pelo povão!


Questionado pela reportagem da Folha de S. Paulo sobre a proibição, um dos integrantes da facção santista disse simplesmente que isso não adiantaria nada. Ele foi além ao afirmar que continuaria a ir aos estádios, mas apenas de bermuda, sem a camisa da organizada.

Não adianta fazer um trabalho mal feito. O mesmo já tinha acontecido com a Mancha Verde, que foi punida, e surgiu como Mancha Alviverde. Não satisfeitos, os “torcedores” do Palmeiras foram novamente banidos. Mas não se apegue aos nomes dos clubes. Esta bandidagem tem em todos os lugares. De norte a sul do país.

Se a FPF quisesse mesmo solucionar o problema, cadastraria cada um dos integrantes das torcidas organizadas. Só assim conseguiria barrar os problemáticos. Lógico que dá trabalho! Mas se fosse fácil, os estádios brasileiros já estariam livres desta doença.

É preciso cooperação de todos. Os dirigentes dos clubes, que só pensam em apoio e votos, deveriam parar de dar ingressos a estes pseudos-torcedores e até mesmo proibir “reunião” com técnicos e jogadores.

Ou você, caro torcedor-internauta, acredita que se solicitar uma reunião com algum jogador do seu clube a diretoria irá permitir? Lógico que não! É um absurdo que aconteça isso nos clubes brasileiros.

O futebol brasileiro perdeu a graça dentro de campo e está cada vez pior fora das quatro linhas. Ninguém quer trabalhar. É muito mais fácil colocar a culpa nos outros! #triste

Deixe o mau humor falar por você neste domingo! Critique! Proteste! Opine aqui no blog rbrito ou através do twitter (@rbrito1984)

sábado, 24 de setembro de 2011

Faaala 42!

A seção “Faaala”, deste sábado, repercute as polêmicas da Série C do Campeonato Brasileiro. Coisas de futebol varzeano. A primeira fase da competição acabou em campo, mas não nos tribunais. Enquanto isso, cada um fala o que quer e acaba aparecendo no blog rbrito.

Mais no blog rbrito:
Declarações nada condizentes com os personagens do futebol brasileiro!


Mas também têm dirigentes passando a mão na cabeça de dois jogadores polêmicos, além da briga do atacante Kléber com a torcida do Palmeiras. Também temos um caso de polícia envolvendo um ex-jogador do São Paulo.

Você, torcedor-internauta, também pode participar desta seção. Mande as frases que te marcaram ao longo da semana. Participe pelo próprio blog rbrito ou através do www.twitter.com/rbrito1984

Aprecie sem moderação as principais declarações da semana:

POLÊMICA!

“Quem perde sempre chora. Saimos de cabeça erguida, pois fizemos por merecer o resultado dentro de campo. Eles estavam falando que não íamos permanecer (na Série C). Estavam duvidando da nossa capacidade. Quando fizemos o gol, mostrei que faltava apenas um e xinguei bastante", Carlinhos Bala, atacante do Fortaleza, polêmico até no cano de uma arma.

CONFUSÃO...
“A situação foi tão grave que até o Guarany, parte interessada, vai entrar como litisconsorte, oferecendo denúncia contra as supostas irregularidades. Estamos entrando com um pedido de impugnação junto ao STJD”, William Simões, presidente do Campinense, sobre a suposta marmelada de Fortaleza e Guarany.

...  E MAIS CONFUSÃO!

“É uma cambada de bandidos, de palhaços. Eles não devem ser jogadores de futebol e sim artistas. Nunca vi um absurdo tão grande”, Nivaldo Lancuna, técnico do Anapolina, indignado com um suposto cai-cai dos jogadores do Tocantinópolis para beneficiar o Itumbiara-GO.

LENHA NA FOGUEIRA!

"Eles falavam que nós já estávamos classificados e que poderíamos abrir o jogo para eles, mas nos reunimos e falamos que não íamos deixar isso acontecer", Marco Antônio, volante do CRB, alimentando ainda mais a polêmica na Série C.

COMEÇOU...
"Ele disse que o voo atrasou e só chegou aqui depois das 18h. Não é justo segurar o pessoal aqui até depois da hora. Por isso, não deixamos que ele treinasse. O Adriano vai tomar uma multa normal, por falta, que é de 10% do salário", Roberto de Andrade, diretor de futebol do Corinthians, e mais um a passar a mão na cabeça do Imperador.

PROTEGIDO?!
"Por se tratar do primeiro atraso dele, foi advertido ontem (segunda) pelo Isaías (Tinoco), gerente de futebol. Este é o procedimento que adotamos neste caso. Em caso de reincidência, aplica-se uma multa", Luiz Augusto Veloso, diretor-executivo do Flamengo, passando a mão na cabeça do camisa 10.

INSATISFAÇÃO!

"É difícil digerir algumas coisas. Tive problemas e tenho até hoje. Em alguns momentos deixei me abater, é até normal uma queda de rendimento se a cada dia tem uma pressão, uma bomba... Ninguém sabe o esforço que fiz para jogar no Palmeiras, isso de jogarem moedas me deixou chocado. Eu sou o mercenário mais burro da história, já que não ganhei aumento, não fui vendido e sempre falei que não queria sair", Kléber, atacante do Palmeiras, agraciado com uma chuva de moedas por parte de alguns torcedores.

SEMPRE ELE!
"O que vou dizer? Tenho um jogador que ainda não treinou com bola, mas deve ter condição de jogar contra o América. Não tenho o que falar, não adianta mais discutir, isso é uma coisa que a lei permite. O bom senso seria se ele não fosse, mas não adianta falar em bom senso. A convocação está lá e ele vai ter que atender. Vou ficar mais um tempo sem o Valdivia, mas fazer o quê?", Felipão, técnico do Palmeiras, dando chilique, mais uma vez, e pensando apenas em suas necessidades.

XIIII...
"O jogador Breno, do Bayern de Munique, declara que são infundadas as suspeitas sobre a autoria do incêndio que destruiu sua casa na Alemanha. O jogador está à disposição das autoridades alemãs e agradece todas as manifestações de carinho dos fãs do Bayern, dos colegas e da diretoria do clube. O atleta se recupera do incidente e em breve retomará sua atividade normalmente", nota divulgada pelo staff de Breno, zagueiro do Bayern de Munique-ALE, desmentido que ele próprio teria ateado fogo em sua casa.

MEDO?!

"Esse campeonato está complicado. Não podemos subestimar o América-MG (...) Dez jogos sem vitória incomodam, mas não vejo o Flamengo fora da disputa de nada. Dois clubes campeões recentes, Fluminense e Santos, conseguiram vitórias seguidas e já estão chegando. O pessoal está querendo e se empenhando. Mas entre se empenhar e a vitória chegar tem uma distância", Vanderlei Luxemburgo, técnico do Flamengo, tentando não se desesperar com a queda rubro-negra.

FALA MUITO!
"Foi uma minoria, a galera que gosta de agitar. Quem torce pelo título não vem, vai lá torcer no estádio, incentivar. Talvez, a galera que venha aqui não torça nem pelo título, talvez não seja nem corintiana. Quem têm meu respeito são os torcedores que vão lá ao estádio, apóiam. Torcedor que quer brigar e fazer bagunça, eu não respeito. Com torcedores que lotam os estádio para nos apoiar, nós estamos em paz", Emerson, atacante do Corinthians, que ainda não disse a que veio, mas não abaixa o “topete”.

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

#vcpergunta 6!

Com direito a uma pergunta para o número 1, José Mourinho, o blog rbrito apresenta a sexta edição do #vcpergunta. O treinador português tem um bom time nas mãos, mas parece que não fará milagres como em seus clubes anteriores. Mas não pense que o blog rbrito fechou os olhos para o futebol brasileiro. Pelo contrário.

Mais no blog rbrito:
Todos tentaram fugir de suas responsabilidades, mas nós não deixamos!


O Cruzeiro está caindo pelas tabelas e, mais uma vez, temos a certeza que o problema não era o treinador. E Vanderlei Luxemburgo? Será que ele vai aguentar a pressão rubro-negra? O blog rbrito também ultrapassa a marca clubística e chega até a Seleção Brasileira. Pobre, Mano Menezes!

Mostre que o jornalismo esportivo pode e deve ter outra cara. Envie aquelas perguntas que você gostaria de escutar nas coletivas. Participe pelo próprio blog rbrito ou através do www.twitter.com/rbrito1984

Confira as perguntas da nova seção do blog rbrito:


1 – Mano Menezes, não está na hora de você pensar mais na Seleção Brasileira do que nos clubes da Série A? #vcpergunta

2 – José Mourinho, o time atual do Real Madrid é a prova de que dinheiro não é tudo no futebol? #vcpergunta

3 – Zezé Perrella, o problema do Cruzeiro é o treinador, os jogadores ou a diretoria? Adiantou mudar de técnico? #vcpergunta

4 – Vanderlei Luxemburgo, se você perceber que o time do Flamengo não responde mais a seus comandos, deixaria o clube? #vcpergunta

5 – Adilson Batista e Tite, além de colocarem atacantes e mais atacantes no time não é necessário ter uma mentalidade vencedora? #vcpergunta

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Outro na lista...

Já faz um bom tempo que o blog rbrito não atualiza vocês, torcedores-internautas, com os pênaltis marcados no Campeonato Brasileiro. A grande novidade, nesta quinta-feira, é que o Grêmio também se tornou um recordista no quesito, assim como Corinthians e Cruzeiro. O trio já comemorou a marcação de sete penalidades máximas cada um.

Mais no blog rbrito:
Como estava a situação dos clubes do Brasileirão no último post sobre pênaltis!


Mas já faz um tempinho que estes três clubes não colocam a bola na marca da cal. O último pênalti a favor do Timão foi na 20ª rodada. O Grêmio sofreu uma infração na área na 22ª rodada e o Cruzeiro na 23ª rodada. Até agora, apenas o Flamengo não teve, sequer, um pênalti marcado a seu favor.

Em 25 rodadas, o Brasileirão 2011 teve a marcação de 74 penalidades máximas. Média alta de 2,96 por rodada. Deste total, 19 pênaltis não balançaram as redes. Entre os jogadores que perderam a cobrança temos, simplesmente, o calibrado Marcos Assunção, do Palmeiras, e o artilheiro da Série A, Borges, do Santos.

Souza, do Bahia, e Montillo, do Cruzeiro, marcaram quatro gols de pênalti cada um. Enquanto isso, Márcio, goleiro do Atlético-GO, e Rogério Ceni, do São Paulo, anotaram dois tentos cada. O camisa 1 rubro-negro ainda desperdiçou uma cobrança.

Seu clube está bem cotado nesta lista de penalidades máximas? Opine! Participe pelo blog rbrito ou através do www.twitter.com/rbrito1984

Confira a relação de pênaltis marcados no Brasileirão:

AMÉRICA-MG


Avaí 2 x 2 América-MG (Fábio Júnior / 4ª rodada)
América-MG 3 x 0 Fluminense (Alessandro / 15ª rodada)
América-MG 4 x 1 Vasco (Kempes / 21ª rodada)

ATLÉTICO-GO

Atlético-GO 0 x 1 Avaí (Márcio errou / 10ª rodada)
Atlético-GO 3 x 1 Coritiba (Márcio / 20ª rodada)
Fluminense 3 x 2 Atlético-GO (Márcio / 21ª rodada)

ATLÉTICO-MG

Santos 2 x 1 Atlético-MG (Jônatas Obina / 10ª rodada)
Atlético-MG 2 x 3 Corinthians (Guilherme / 17ª rodada)
Atlético-PR 0 x 1 Atlético-MG (Mancini / 20ª rodada)
Atlético-MG 2 x 0 Bahia (Magno Alves / 23ª rodada)

ATLÉTICO-PR

Atlético-PR 1 x 1 Corinthians (Cléber Santana / 15ª rodada)
Atlético-PR 2 x 2 Palmeiras (Marcinho / 22ª rodada)

AVAÍ

Avaí 2 x 2 América-MG (Julinho / 4ª rodada)
Avaí 1 x 3 Internacional (Willian errou / 11ª rodada)
Avaí 1 x 2 Santos (William / 22ª rodada)

BAHIA

América-MG 2 x 1 Bahia (Souza / 1ª rodada)
Bahia 1 x 1 Atlético-MG (Souza / 4ª rodada)
Bahia 1 x 1 Internacional (Jóbson / 16ª rodada)
Bahia 1 x 2 Grêmio (Souza / 22ª rodada)
Bahia 3 x 0 Fluminense (Souza / 24ª rodada)

BOTAFOGO

São Paulo 0 x 2 Botafogo (Herrera / 7ª rodada)
Botafogo 4 x 2 América-MG (Alex / 16ª rodada)

CEARÁ

Ceará 0 x 2 São Paulo (Osvaldo errou / 5ª rodada)
Ceará 1 x 1 Internacional (Washington / 21ª rodada)

CORINTHIANS

Grêmio 1 x 2 Corinthians (Chicão / 1ª rodada)
Corinthians 2 x 0 Fluminense (Willian / 4ª rodada)
Bahia 0 x 1 Corinthians (Chicão / 7ª rodada)
Atlético-PR 1 x 1 Corinthians (Alex / 15ª rodada)
Atlético-MG 2 x 3 Corinthians (Alex marcou um e errou outro / 17ª rodada)
Corinthians 3 x 2 Grêmio (Chicão / 20ª rodada)

CORITIBA

Coritiba 1 x 1 Internacional (Davi errou / 5ª rodada)
Coritiba 3 x 0 Atlético-MG (Rafinha errou e Leonardo marcou outro / 16ª rodada)
Coritiba 5 x 0 Botafogo (Marcos Aurélio / 23ª rodada)

CRUZEIRO

Cruzeiro 1 x 1 Santos (Montillo / 4ª rodada)
Cruzeiro 2 x 1 Coritiba (Montillo / 6ª rodada)
Vasco 0 x 3 Cruzeiro (Roger / 7ª rodada)
Cruzeiro 5 x 0 Avaí (Montillo marcou um e errou outro / 16ª rodada)
Cruzeiro 1 x 0 Ceará (Montillo / 18ª rodada)
Santos 1 x 0 Cruzeiro (Montillo errou / 23ª rodada)

FIGUEIRENSE

Figueirense 0 x 0 Grêmio (Elias errou / 10ª rodada)
Figueirense 2 x 0 Botafogo (Júlio Cesar / 14ª rodada)
Figueirense 2 x 3 Avaí (Julio Cesar errou / 19ª rodada)

FLAMENGO

FLUMINENSE


Fluminense 2 x 0 Internacional (Rafael Moura / 14ª rodada)
América-MG 3 x 0 Fluminense (Rafael Moura errou / 15ª rodada)
Fluminense 3 x 2 Atlético-GO (Rafael Moura errou / 21ª rodada)
Cruzeiro 1 x 2 Fluminense (Fred / 22ª rodada)

GRÊMIO

Grêmio 1 x 2 Corinthians (Douglas / 1ª rodada)
Grêmio 1 x 1 Vasco (Gabriel errou / 5ª rodada)
Grêmio 2 x 2 Avaí (Douglas / 7ª rodada)
Grêmio 2 x 2 Atlético-MG (Fábio Rochemback / 14ª rodada)
Grêmio 2 x 1 Internacional (Douglas / 19ª rodada)
Grêmio 4 x 0 Atlético-PR (André Lima / 21ª rodada)
Bahia 1 x 2 Grêmio (Douglas errou / 22ª rodada)

INTERNACIONAL

Fluminense 2 x 0 Internacional (D'Alessandro errou / 14ª rodada)
Internacional 3 x 2 Cruzeiro (D'Alessandro / 15ª rodada)
Internacional 3 x 1 Santos (Oscar / 20ª rodada)
Internacional 4 x 2 América-MG (D'Alessandro / 22ª rodada)

PALMEIRAS

Palmeiras 5 x 0 Avaí (Kléber / 5ª rodada)
Palmeiras 2 x 0 Atlético-GO (Marcos Assunção / 7ª rodada)
Palmeiras 1 x 1 Cruzeiro (Marcos Assunção errou / 21ª rodada)

SANTOS

Santos 1 x 1 Internacional (Keirrison / 1ª rodada)
Santos 2 x 1 Atlético-MG (Borges / 10ª rodada)
Santos 4 x 5 Flamengo (Elano errou / 12ª rodada)
Santos 2 x 3 Coritiba (Borges errou / 17ª rodada)
Bahia 1 x 2 Santos (Neymar / 18ª rodada)

SÃO PAULO

São Paulo 3 x 0 Bahia (Rogério Ceni / 14ª rodada)
São Paulo 1 x 2 Fluminense (Rogério Ceni / 20ª rodada)

VASCO


Vasco 3 x 0 América-MG (Bernardo / 2ª rodada)
Atlético-MG 1 x 2 Vasco (Alecsandro errou e Diego Souza marcou outro / 11ª rodada)
Vasco 1 x 1 Fluminense (Juninho Pernambucano / 18ª rodada)

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Começa a clarear...

O blog rbrito ao apresentar o ranking de público pagante das Séries A, B, C e D do Campeonato Brasileiro tenta chegar ao mais próximo do número real de ingressos vendidos. É por isso que no final de cada post trazemos explicações a respeito dos borderôs de alguns clubes. Dias atrás, alguns torcedores-internautas perguntaram sobre o borderô da Ponte Preta.

Mais no blog rbrito:
Hora de entrar em campo com o ranking separado por séries!


Há um item especificado como "VENDA PROIBIDA" que o blog rbrito não contabiliza em seu ranking. Entramos em contato com a assessoria da Macaca que nos respondeu o seguinte: “Estes ingressos não são vendidos realmente e sim distribuídos para autoridades e convidados. No entanto, a Federação exige que se atribua o valor deles”.

Enquanto isso, a FPF, desta vez, nos respondeu: “O fato do clube não cobrar o ingresso de seus convidados, não está isento de suas obrigações financeiras, portanto todos os ingressos são devidamente lançados no borderô da partida. Todos os torcedores devem portar ingressos para acesso ao estádio, no qual deve constar o local do seu assento e o valor de face, sobre o qual serão contabilizados para efeito de recolhimento de impostos e cumprimento da lei”.

Devido a esta resposta, enviamos outras perguntas para a assessoria da FPF. Queremos acabar de vez com as dúvidas que pairam no ar. Assim que tivermos alguma resposta da entidade paulista, avisaremos vocês. Para ficar nesta onda de explicações, a Série D apresenta uma grande quantidade de números vermelhos porque a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) insiste em não respeitar o Estatuto do Torcedor ao não apresentar alguns borderôs. Já entramos em contato com a assessoria da entidade.

Agora, vamos ao que interessa. Chegou a hora de apresentar o ranking de público desta semana, sempre com a colaboração do torcedor-internauta Marcos Neves.

Que diferença!
Não! O Santa Cruz não teve o maior público do final de semana. A honra ficou com o Corinthians, líder no ranking da Série A. O Timão levou 34.308 pagantes ao Pacaembu na derrota, por 3 a 1, para o Santos. Com média de 27.499 pagantes, o Corinthians ocupa a segunda colocação no ranking geral.

O público do Alvinegro de Parque São Jorge foi maior 5,5 vezes que o menor público da última rodada do Brasileirão. O Atlético-GO, que conseguiu uma arrancada incrível na Série A e sonha com a Copa Sul-americana, teve o apoio de apenas 6.186 pagantes. Com média de 6.581, o Dragão amarga a 28ª colocação no geral.

A diferença do Santa Cruz, melhor público da Série D na última rodada da primeira fase, para o Vila Aurora, responsável pelo pior público, é absurda. O Tricolor pernambucano contou com a presença de 33.999 pagantes (número que ainda precisa ser confirmado pela CBF), enquanto que o time matogrossense foi eliminado sob os olhares de 21 míseros pagantes.

O Santa Cruz, dono da maior média de público do Brasil (32.378) teve um público 1.619 maior que o do Vila Aurora. E olha que o Vila Aurora, 94º colocado, não é o lanterna do ranking. O Cerâmica-RS, com sua média de 111 pagantes, amarga a última colocação. Nesta rodada da Série D ainda tivemos estádios às moscas com 31, 38, 50, 65 e 75 pagantes.

Tímidos!

A Série B decepcionou na rodada do final de semana. Até o maior público foi modesto. O Náutico, firme e forte na luta pelo acesso, foi o único que lotou o estádio com 13.771 pagantes. O Timbu ocupa o 20º lugar, com média de 9.704 pagantes. Enquanto isso, o Duque de Caxias, virtual rebaixado, levou 118 pagantes em sua última partida.

O público do clube fluminense foi quase 117 vezes menor que o do Náutico. Com a pior média da Série B (199), o Duque de Caxias aparece na 97ª colocação no geral. Além do Duque de Caxias, apenas o São Caetano (552) também não consegue superar a marca de mil pagantes na Série B.

Por fim, temos a Série C que também encerrou a sua primeira fase. Apesar de alguns estádios abarrotados de gente, os números são modestos. Coisas que só acontecem no Brasil. O Paysandu se classificou à segunda fase com o melhor público da rodada - 10.119 pagantes. Número 33 vezes maior que o público mais limitado do final de semana.

O Madureira, que tem a pior média de público da Série C (374), contou com a presença de apenas 300 pagantes na última rodada. O clube do Rio de Janeiro ocupa a 87ª colocação no geral. Macaé-RJ e Santo André-SP também não têm médias superiores a mil pagantes.

Visão!
Em 717 jogos com a presença de torcedor, as Séries A, B, C e D contabilizam público total de 5.058.601 e média modesta de 7.055 pagantes. Com quase o dobro de média (13.175), a Série A tem público total de 3.135.737 pagantes em 238 jogos.

Enquanto isso, a Série B, com seus 240 jogos - ainda sem contabilizar as partidas desta terça-feira -, apresenta média de 5.300 pagantes e total de 1.272.065. Com o fim da primeira fase, a Série C realizou 80 jogos e tem média de 3.710 pagantes. O público total é de 296.779. Já a Série D e seus 159 duelos apresentam média de 2.222 pagantes e total na casa dos 353.284.

Só pagantes!

Os clubes do Rio de Janeiro, Pernambuco e Alagoas colocam os não pagantes nos borderôs e acabam levando vantagem no ranking das médias. O blog rbrito recusou esta artimanha e divulga apenas o público pagante.

Enquanto isso, o Ceará tem uma cota chamada de “cortesia”, pasmem, para os militares e autoridades. Estes ingressos, como NÃO foram pagos, ficaram de fora das estatísticas do blog rbrito. O mesmo acontece com o América-MG e sua distribuição de entradas para alguns setores.

Já nos borderôs da Ponte Preta há um item especificado como "VENDA PROIBIDA". São ingressos distribuídos pela diretoria a amigos, autoridades, clientes e "bicões". Estas entradas estão na soma de ingressos vendidos na CBF, mas não no ranking do blog rbrito.

Legenda!
Neste ranking, os clubes da Série A estão representados pela cor amarela, enquanto que a cor cinza sinaliza os clubes da Série B. A Série C está em laranja e a Série D em azul claro. Já os números em vermelho ainda não foram confirmados pela CBF. O duelo entre Grêmio e Santos vai ocorrer no dia 5 de outubro, enquanto Santos e Botafogo jogarão no dia 19 de outubro.

Com o estádio interditado, o Oeste jogou sua primeira partida como mandante na cidade de Catanduva. Mas a pedido da Polícia Militar, que não tinha contingente para dar segurança ao jogo, o duelo foi disputado com os portões fechados.

Ajude a divulgar o blog rbrito! Só a gente acompanha rodada após rodada os públicos das Séries A, B, C e D do Brasileirão! Opine! Participe pelo próprio blog rbrito ou através do twitter (@rbrito1984)


Além das fronteiras...

Alguns clubes não se importam com a falta de atenção de grande parte da mídia. Estas instituições se transformam em campo para dar alegria aos torcedores e atingir seus objetivos. Será isso que você, caro torcedor-internauta, perceberá no post, desta quarta-feira, do blog rbrito. Chegou a hora de listarmos o ranking de aproveitamento com os 64 clubes das Séries A, B, C e D do Campeonato Brasileiro.

E não esqueçam: ainda nesta quarta, o blog rbrito terá mais uma atualização do ranking de público pagante do Brasileirão. Avise todos e ajude a divulgar as médias dos 100 clubes das Séries A, B, C e D. Só o blog rbrito mantém este árduo trabalho rodada após rodada.

Mais no blog rbrito:
CD do Brasileirão Vol. 1 – sucesso com os classificados da Série C!

CD do Brasileirão Vol. 2 – sucesso com os classificados da Série D!


Dono de uma campanha impecável na Série D, o Juventude assumiu a liderança do ranking do blog rbrito. O time de Caxias do Sul disputou 24 pontos e conquistou 19. Aproveitamento incrível de 79,2%. Na segunda fase, o Juventude, que não recebeu atenção da imprensa nacional, enfrentará o Mirassol-SP.

Nada de clubes das Séries A ou B na segunda colocação. O Ipatinga, responsável pela melhor campanha da história da Série C desde que a competição passou a ter 20 clubes em 2009, é o dono da vice-liderança, com aproveitamento de 75%. O Tigre mineiro, outro clube que só é lembrado pela mídia regional, conquistou 18 pontos de 24 possíveis.

Para deixar os 20 clubes da elite do Brasileirão ainda mais envergonhados, a Portuguesa, líder da Série B, completa o Top 3 com aproveitamento de 68,1%. A Lusa caminha a passos largos rumo ao acesso. Cuiabá-MT, América-RN, Chapecoense-SC, Villa Nova-MG, Santa Cruz-RN e Coruripe-AL estão logo atrás com aproveitamento de 66,7%.

Após parecer favorável do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) reconheceu a volta do Rio Branco-AC à Série C (http://www.cbf.com.br/noticias/competicoes/campeonato-brasileiro---serie-c/2011/9/20/rio-branco). Assim, o Luverdense-MT está eliminado. Haverá ainda outro julgamento. Mas enquanto isso não acontece, o blog rbrito mantém o Rio Branco no ranking de aproveitamento, na décima colocação, com 66,7%.

Apenas na 11ª colocação aparece o primeiro representante da Série A e, assim, a grande imprensa pode respirar aliviada. Trata-se do líder Vasco da Gama, atual campeão da Copa do Brasil. O time de Juninho Pernambucano, que assumiu a primeira colocação do Brasileirão no último final de semana, tem aproveitamento de 62,5%. Só para vocês terem uma ideia, São Paulo e Corinthians, clubes que já lideraram a Série A, estão na 16ª e 18ª colocações, respectivamente.

Torcida!
Recordista de público na temporada 2011, o Santa Cruz também está na frente da dupla paulista. O Tricolor pernambucano encontra-se na 14ª colocação, com aproveitamento de 62,5%. Já o Flamengo, dono da maior torcida do Brasil, ocupa a modesta 35ª colocação, com aproveitamento de 51,4%.

Enquanto isso, o Atlético-MG, que vende ingresso mais barato que dois clubes da quarta divisão do Paulistão (Veja o post estarrecedor aqui!), amarga o 59º lugar, com aproveitamento de apenas 33,3%. Campeão da Libertadores e se recuperando no Brasileirão, o Santos está melhor que o Galo, mas ainda deixa a desejar. O time de Muricy Ramalho, com 48,5%, aparece na 40ª colocação.

Desastre!

O CRB-AL é o último clube entre os representantes das Séries C e D. O time alagoano, com aproveitamento de 45,8%, fica na 44ª posição. Ou seja, as últimas 20 colocações são ocupadas por clubes das Séries A e B, as duas principais divisões do Nacional. Destes retardatários, 11 são da Série B e nove da elite do Brasileirão.

O lanterna não é novidade para ninguém. O Duque de Caxias, que pode ter a pior campanha da história da Série B (Veja o post aqui!), amarga a última colocação, com aproveitamento pífio de 13,9%. A penúltima colocação é da Série A, do América-MG (26,4%). Salgueiro-PE e Avaí-SC aparecem com 30,6%.

* Atualizado às 12h55

Ajude a divulgar o blog rbrito! Repasse o endereço do blog, o link do post... vamos aumentar a divulgação dos clubes que não são vistos pela grande mídia. Participe! Opine também pelo blog rbrito ou através do www.twitter.com/rbrito1984

Confira o ranking de aproveitamento dos clubes das Séries A, B, C e D:


1 - Juventude-RS - 79,2%
2 - Ipatinga-MG - 75%
3 - Portuguesa-SP - 68,1%
4 - Cuiabá-MT - 66,7%
5 - América-RN - 66,7%
6 - Chapecoense-SC - 66,7%
7 - Villa Nova-MG - 66,7%
8 - Santa Cruz-RN - 66,7%
9 - Coruripe-AL - 66,7%
10 - Rio Branco-AC - 66,7%
11 - Vasco-RJ - 62,5%
12 - Volta Redonda-RJ - 62,5%
13 - Joinville-SC - 62,5%
14 - Santa Cruz-PE - 62,5%
15 - Treze-PB - 62,5%
16 - São Paulo-SP - 61,1%
17 - Náutico-PE - 61,1%
18 - Corinthians-SP - 59,7%
19 - Ponte Preta-SP - 59,7%
20 - Botafogo-RJ - 59,4%
21 - Paysandu-PA - 58,3%
22 - Oeste-SP - 58,3%
23 - Independente-PA - 58,3%
24 - Tupi-MG - 58,3%
25 - Penarol-AM - 58,3%
26 - Cianorte-PR - 58,3%
27 - Mirassol-SP - 58,3%
28 - Sport-PE - 55,6%
29 - Americana-SP - 54,7%
30 - Bragantino-SP - 54,2%
31 - Sampaio Corrêa-MA - 54,2%
32 - Itumbiara-GO - 54,2%33 - Brasiliense-DF - 54,2%
34 - Fluminense-RJ - 51,4%
35 - Flamengo-RJ - 51,4%
36 - Vitória-BA - 50%
37 - Internacional-RS - 50%
38 - Boa Esporte-MG - 48,6%
39 - Palmeiras-SP - 48,6%
40 - Santos-SP - 48,5%
41 - Criciúma-SC - 47,2%
42 - Coritiba-PR - 45,8%
43 - Atlético-GO - 45,8%
44 - CRB-AL - 45,8%
45 - Paraná-PR - 44,4%
46 - Grêmio Barueri-SP - 44,4%
47 - ASA-AL - 44,4%
48 - Figueirense-SC - 44,4%
49 - ABC-RN - 44%
50 - Grêmio-RS - 43,5%
51 - Goiás-GO - 41,7%
52 - Cruzeiro-MG - 40,3%
53 - Guarani-SP - 40%
54 - Icasa-CE - 38,9%
55 - Ceará-CE - 37,5%
56 - Bahia-BA - 37,5%
57 - Vila Nova-GO - 36%
58 - São Caetano-SP - 34,7%
59 - Atlético-MG - 33,3%
60 - Atlético-PR - 31,9%
61 - Avaí-SC - 30,6%
62 - Salgueiro-PE - 30,6%
63 - América-MG - 26,4%
64 - Duque de Caxias-RJ - 13,9%

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Piadistas de Segunda!

O blog rbrito, sempre com a colaboração do torcedor-internauta Marcos Neves, acompanha as médias de público desde o início da Segundona Paulista. Nesta terça-feira, vamos revelar mais um fator que contribui para os diminutos públicos da competição.

Mais no blog rbrito:
Os clubes de sempre conseguem ter bons públicos na Segundona!


Alguns clubes perderam o bom senso e, como sempre, o torcedor paga a conta. Estamos falado dos abusivos valores cobrados pelos ingressos da Segundona. Acho melhor vocês sentarem porque é estarrecedor o fato a seguir.

Desportivo Brasil e Portuguesa Santista, que sonham com o acesso à Série A3, tem a arquibancada mais cara que a do Atlético-MG, clube da Série A do Brasileirão. Isso mesmo! Enquanto o Galo cobra R$ 10 a entrada inteira e R$ 5 a meia-entrada, a dupla paulista enfia a faca em seus torcedores com ingressos de arquibancada a R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia).

América-MG é outro que tem ingresso mais barato que estes dois clubes do Estado de São Paulo. Icasa, Barueri, São Caetano, ASA, Criciúma e Goiás são outros clubes que respeitam seus torcedores e superaram Desportivo Brasil e Portuguesa Santista nos valores dos ingressos.

Você, torcedor-internauta, pode fazer a comparação. No longínquo dia 22 de junho, o blog rbrito dedicou um post aos valores dos ingressos dos 40 clubes das Séries A e B do Brasileirão (Veja o post na íntegra!). Depois daquele post, alguns clubes mexeram nos valores, mas o panorama é praticamente o mesmo, sem muitas mudanças.

Nas arquibancadas fica claro que a política de Desportivo Brasil e Portuguesa Santista está errada. O time de Porto Feliz tem a 14ª pior média de público, com 87 pagantes. A Briosa, mesmo sendo um time tradicional, ocupa a 13ª colocação, com média de 335 pagantes.

A Portuguesa Santista realizou apenas o primeiro jogo com ingressos a R$ 10 e R$ 5 (meia). Logo no segundo duelo em casa já arrebentou com a economia do torcedor. O Desportivo Brasil resolveu elevar o valor da entrada a partir da segunda fase.

Consenso!
Para vocês terem uma ideia, a Votuporanguense, que tem e melhor média da Segundona (1.365) cobra R$ 10 o ingresso e R$ 5 a meia entrada. A maioria dos clubes que ainda briga pelo acesso mantém estes valores. De acordo com o regulamento da competição, que pode ser lido no site oficial da Federação Paulista de Futebol (FPF): Art. 18 - O preço mínimo do ingresso nos Estádios será de R$ 10,00 (dez reais).

Mas logo depois, a FPF abre brecha a todos: Art. 19 - Os Clubes delegam poderes à FPF para alterar o preço mínimo dos ingressos nos Estádios.

Na verdade o preço mínimo é uma grande bobeira. Deveria ter um preço máximo estipulado para os clubes não se aproveitarem dos torcedores. Ainda bem que há dirigentes sensatos. Primeira Camisa e Barretos deveriam ser exemplos a todos. A dupla tem o ingresso mais barato da Segundona.

O Primeira Camisa, do ex-jogador Roque Júnior, cobra R$ 5 (inteira). O preço é único e mulheres e crianças de até 12 anos não pagam. Enquanto isso, o Barretos tem ingresso para arquibancada a R$ 8 (inteira) e R$ 4 (meia). As entradas não deveriam superar estes valores. Lembrem que estamos falando de Segundona Paulista.

A matemática é simples. É bem melhor um estádio ter 10 mil torcedores com ingressos a R$ 1 do que um estádio com apenas mil torcedores e ingressos a R$ 10. A renda seria a mesma, mas o apoio dos torcedores faria a diferença. Pena que nossos dirigentes não têm condição de pensar. São poucos que respeitam sua torcida.

Regulamento:

A terceira fase será disputada em forma de quadrangular, com três grupos de quatro clubes, em turno e returno. Os dois primeiros colocados se classificam para a quarta fase, juntamente com os dois melhores terceiros de cada grupo.

A penúltima fase, com os oito clubes classificados, será dividida em dois grupos com quatro em cada um. Os times jogarão entre si em turno e returno. Os quatro melhores conquistam o acesso à Série A3 e os líderes de cada um dos grupos ainda fazem a final da Segundona de 2011
.

Cadê?

O Brasilis disputou todos seus oito jogos em casa sem a presença do torcedor. São Vicente, Bandeirante, Atibaia e Guarujá realizaram três partidas com os portões fechados. Tanabi duas, enquanto, Palmeirinha, CAL Bariri e Jaboticabal jogaram sem torcida apenas uma vez.

* Atualizado às 18h53 do dia 26/09/2011

Ajude a divulgar a média de público e o blog rbrito! Participe! Opine pelo próprio blog rbrito ou através do twitter (@rbrito1984)

Confira os valores dos ingressos dos clubes que estão na 3ª fase:

Primeira Camisa

Arquibancada: R$ 5 (inteira) e R$ 2,50 (meia)

Barretos
Arquibancada: R$ 8 (inteira) e R$ 4 (meia)

Jacareí
Arquibancada: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia)

Guaçuano
Arquibancada: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia)

Independente
Arquibancada: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia)

Capivariano
Arquibancada: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia)

ECUS
Arquibancada: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia)

Votuporanguense
Arquibancada: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia)

Fernandópolis
Arquibancada: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia)
Arquibancada especial: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia)

Olímpia
Arquibancada: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia)
Arquibancada coberta: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia)

Desportivo Brasil

Arquibancada: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia)

Portuguesa Santista

Arquibancada: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia)

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

CD do Brasileirão Vol. 2!

O blog rbrito lança, nesta segunda-feira, o volume 2 do CD do Brasileirão. Se antes demos destaque ao Slipknot e a Série C, agora vamos focar nosso post no System Of A Down, outra banda que estará no Rock in Rio, e nos clubes classificados às oitavas-de-final da Série D do Campeonato Brasileiro.

Mais no blog rbrito:
CD do Brasileirão Vol. 1 – sucesso com os classificados da Série C!


Para acompanhar mais este lançamento, o blog rbrito recomenda músicas como Spiders, War, Mind, Chop Suey, Forest, ATWA, Toxicity, Aerials, Cigaro, Hypnotize, Sugar, Peephole e Mr. Jack, além de tantas outras. Aproveite mais este sucesso do blog rbrito que estará nos sites mais próximos de você!

Ao contrário das temporadas 2009 e 2010, a Série D deste ano contou com apenas oito grupos com cinco clubes cada. Nas temporadas anteriores eram dez grupos com quatro clubes cada. Este jogo a mais, porém, não parou o Juventude. O time de Caxias do Sul teve a melhor campanha entre os 16 clubes classificados.

O Juventude conquistou aproveitamento de 79,2%. Foram 19 pontos, com seis vitórias, um empate e apenas uma derrota. Mas a melhor da campanha da história da Série D é do Mixto-MT, em 2010, quando o clube conquistou 88,9% dos pontos disputados.

Mesmo assim, o Mixto não conquistou o acesso. Situação diferente foi observada em 2009, temporada em que foi criada a Série D. Naquela oportunidade, Macaé-RJ e Chapecoense-SC tiveram as melhores campanhas da primeira fase (72,2%) e, mais tarde, conseguiram o acesso.

Riscado!
Por outro lado, Sampaio Corrêa-MA e Itumbiara-GO, com aproveitamento de 54,2%, tiveram as piores campanhas entre os 16 clubes classificados deste ano. A dupla conseguiu 13 pontos, com quatro vitórias, um empate e três derrotas.

Mas nada está perdido para maranhenses e goianos. No ano passado, o Araguaína-TO esteve entre os clubes de pior campanha e, mesmo assim, conquistou o acesso. O Guarany-CE foi além e também ficou com o título da Série D.

Regiões!
Se o desempenho dos paulistas foi pífio na Série C, na última divisão nacional o Estado de São Paulo pode sorrir. Oeste e Mirassol representam os paulistas. O Estado de Minas Gerais também tem dois representantes (Tupi e Villa Nova). As outras bandeiras são do Mato Grosso (Cuiabá), Amazonas (Penarol), Pará (Independente), Maranhão (Sampaio Corrêa), Rio Grande do Norte (Santa Cruz), Pernambuco (Santa Cruz), Alagoas (Coruripe), Paraíba (Treze), Goiás (Itumbiara), Rio de Janeiro (Volta Redonda), Rio Grande do Sul (Juventude) e Paraná (Cianorte).

Mesmo com a superioridade de paulistas e mineiros, nenhum dos dois Estados já conseguiu subir na Série D. O primeiro campeão foi o São Raimundo-PA. Em 2009 também conquistaram o acesso: Macaé-RJ, Chapecoense-SC e Alecrim-RN. Deste quarteto, apenas o Estado de Santa Catarina não tem representantes nas oitavas-de-final da atual edição.

No ano passado, como o blog rbrito já frisou, o Guarany-CE foi o campeão. Os outros três clubes que subiram foram: Madureira-RJ, Araguaína-TO e Joinville-SC. Apenas o Estado do Rio de Janeiro poderá ter a façanha de subir, ao menos, um clube por temporada.

Desistentes!

Os dados a seguir sobre os clubes que desistiram de disputar a Série D são do site Plano Tático (http://www.planotatico.com). O pessoal do Plano Tático fez um ótimo levantamento e o blog rbrito utilizará alguns destes detalhes.

A Série D, que chegou as oitavas-de-final neste final de semana, contabilizou 27 desistências. Apesar de ser um número alto, é o menor já apresentado desde 2009. Ao todo, 31 clubes desistiram da competição em 2009 e 36 na temporada de 2010.

Ainda de acordo com o Plano Tático (Veja a matéria na íntegra aqui: http://www.planotatico.com/reportagens/10325), CRAC, Aparecidense, Goianésia, Morrinhos, Santa Helena e Trindade foram os clubes goianos que deram para trás.

Em Roraima, Real, São Raimundo, Roraima, Náutico, GAS e Rio Negro também não aceitaram o desafio da Série D. Assim, o Nacional-AM ficou com a vaga de Roraima. Em Tocantins, o Gurupi negou a vaga. América de Teófilo Otoni disse “não” em Minas Gerais.

A lista do Rio de Janeiro tem Boavista, Olaria, Resende, Americano e Nova Iguaçu. O inusitado vem de Rondônia. Lá, Espigão, Ariquemes, Vilhena, Gênus, Rolim de Moura e Moto Clube não quiseram disputar a Série D. A vaga passou para o Barra do Garças e União Rondonópolis, de Mato Grosso, que também não aceitaram. Por fim, sobrou para o Vila Aurora-MT aceitar o desafio.

Regulamento:

Os 16 clubes classificados iniciam a disputa por mata-mata até a decisão. Os semifinalistas vão conquistar o acesso à Série C. Enquanto isso, os dois melhores ainda disputam o título da Edição 2011. No mata-mata, será adotado o critério de gol fora de casa valer mais, como na Copa do Brasil. Caso haja empate, a decisão será nos pênaltis.

Quais clubes vão conquistar o acesso na Série C? Opine! Participe pelo blog rbrito ou através do www.twitter.com/rbrito1984

Confira os confrontos das oitavas-de-final da Série D:


Cuiabá-MT (1º Grupo 1) x Sampaio Correa-MA (2º Grupo 2)
Independente-PA (1º Grupo 2) x Penarol-AM (2º Grupo 1)
Santa Cruz-RN (1º Grupo 3) x Treze-PB (2º Grupo 4)
Coruripe-AL (1º Grupo 4) x Santa Cruz-PE (2º Grupo 3)
Tupi-MG (1º Grupo 5) x Volta Redonda - (2º Grupo 6)
Villa Nova-MG (1º Grupo 6) x Itumbiara-GO (2º Grupo 5)
Oeste (1º Grupo 7) x Cianorte-PR (2º Grupo 8)
Juventude (1º Grupo 8) x Mirassol (2º Grupo 7)

Confira a campanha dos 16 clubes classificados na Série D:

JUVENTUDE-RS (79,2%)

19 pontos, com 6 vitórias, 1 empate e 1 derrota - 19 gols pró e 7 contra

CUIABÁ-MT (66,7%)

16 pontos, com 5 vitórias, 1 empate e 2 derrotas - 19 gols pró e 11 contra

VILLA NOVA-MG (66,7%)

16 pontos, com 5 vitórias, 1 empate e 2 derrotas - 11 gols pró e 6 contra

SANTA CRUZ-RN (66,7%)
16 pontos, com 5 vitórias, 1 empate e 2 derrotas - 9 gols pró e 6 contra

CORURIPE-AL (66,7%)
16 pontos, com 5 vitórias, 1 empate e 2 derrotas - 13 gols pró e 11 contra

TREZE-PB (62,5%)
15 pontos, com 5 vitórias e 3 derrotas - 14 gols pró e 11 contra

VOLTA REDONDA-RJ (62,5%)

15 pontos, com 4 vitórias, 3 empates e 1 derrota - 11 gols pró e 3 contra

SANTA CRUZ-PE (62,5%)
15 pontos, com 4 vitórias, 3 empates e 1 derrota - 10 gols pró e 6 contra

OESTE-SP (58,3%)

14 pontos, com 4 vitórias, 2 empates e 2 derrotas - 12 gols pró e 8 contra

INDEPENDENTE-PA (58,3%)
14 pontos, com 4 vitórias, 2 empates e 2 derrotas - 12 gols pró e 10 contra

TUPI-MG (58,3%)

14 pontos, com 4 vitórias, 2 empates e 2 derrotas - 10 gols pró e 8 contra

PENAROL-AM (58,3%)
14 pontos, com 4 vitórias, 2 empates e 2 derrotas - 9 gols pró e 8 contra

CIANORTE-PR (58,3%)
14 pontos, com 4 vitórias, 2 empates e 2 derrotas - 9 gols pró e 9 contra

MIRASSOL-SP (58,3%)
14 pontos, com 4 vitórias, 2 empates e 2 derrotas - 6 gols pró e 7 contra

SAMPAIO CORRÊA-MA (54,2%)
13 pontos, com 4 vitórias, 1 empate e 3 derrotas - 17 gols pró e 8 contra

ITUMBIARA-GO (54,2%)

13 pontos, com 4 vitórias, 1 empate e 3 derrotas - 13 gols pró e 10 contra

CD do Brasileirão Vol. 1!

Ao som de Slipknot e System Of A Down, duas bandas que estarão no Rock in Rio (#EUVOU!), o blog rbrito irá analisar, nesta segunda-feira, os clubes classificados à segunda fase da Série C do Campeonato Brasileiro. Este é o volume 1 do CD do Brasileirão. O blog rbrito também fará está análise com os clubes da Série D.

Aproveite a leitura do volume 1 do CD (referência as Séries C e D) para escutar Slipknot. Before I Forget, Disasterpiece, Duality, Left Behind, Liberate, Purity, Snap, Spit It Out, Surfacing, Vermilion Pt. 1 e Wait And Bleed são algumas das muitas músicas recomendadas que farão as caixas de som tremerem.

O Ipatinga, rebaixado no Campeonato Mineiro, terminou com a melhor campanha da primeira fase. Aliás, o Tigre, com aproveitamento de 75%, conquistou a melhor campanha da história da Série C desde que a competição passou a ter este formato com 20 clubes em 2009.

Em oito jogos, o Ipatinga somou 18 vitórias, com seis vitórias e apenas duas derrotas. Em 2009, a melhor campanha da primeira fase foi do Icasa-CE que somou 17 pontos. Na temporada passada, o Ituiutaba-MG, hoje Boa Esporte, ficou em primeiro, com 15 pontos.

A boa notícia para o Ipatinga é que todos que terminaram com a melhor campanha na fase inicial conquistaram o acesso à Série B. Enquanto isso, o CRB-AL, goleado pelo Fortaleza, por 4 a 0, e que perdeu o técnico Flávio Lopes (demitido), teve a pior campanha entre os oito clubes classificados.

O time alagoano conquistou aproveitamento de 45,8%. Foram 11 pontos, com três vitórias, dois empates e três derrotas. Em 2009, o posto foi ocupado por Rio Branco-AC e Paysandu-PA que somaram 12 pontos. Com um ponto a menos, Salgueiro-PE e Chapecoense-SC se classificaram em 2010. De todos estes clubes apenas o time pernambucano consegui subir de divisão.

Na rede!
Entre os oito classificados na atual temporada, o Joinville ostenta o melhor ataque. O time catarinense supera a marca de dois gols por jogo. O JEC anotou 17 tentos em oito jogos. Enquanto isso, o Brasiliense tem a melhor defesa: apenas cinco gols tomados.

Aliás, o Brasiliense, assim como Ipatinga e América-RN, foi rebaixado no ano passado na Série B. Dos quatro que caíram apenas o Santo André não conseguiu se classificar. O time paulista só não foi degolado para a Série D porque, até agora, o Brasil-RS foi punido pelo Superior Tribunal de Justiça Desportivo (STJD) com a perda de pontos e acabou rebaixado. Ainda cabe recurso.

Enquanto isso, Guarany-CE, Araguaína-TO, Madureira-RJ e Joinville-SC subiram da Série D para a Série C. Mas o aproveitamento deste quarteto foi bem mais modesto. Apenas o Joinville conseguiu passar de fase e sonha com o segundo acesso consecutivo.

O Araguaína, rebaixado no Campeonato Tocantinense, também foi salvo pelo STJD. Os engravatados da bola puniram o Rio Branco-AC. O time do Acre, que havia se classificado, perdeu os pontos e foi rebaixado à Série D.

Mapa!
Nas últimas duas edições da Série C, o Estado de Minas Gerais conseguiu subir, pelo menos, um clube para a Segundona. Em 2009, o América, hoje na Série A, conquistou o acesso, enquanto o Ituiutaba subiu ano passado. Neste mapa, ainda vimos acessos de Alagoas (ASA), São Paulo (Guaratinguetá [hoje Americana]), Ceará (Icasa), Rio Grande do Norte (ABC), Santa Catarina (Criciúma) e Pernambuco (Salgueiro).

A lista atual apresenta, novamente, um clube mineiro (Ipatinga). Mas é o Estado de Santa Catarina que domina com Chapecoense e Joinville. Ainda há os Estados do Pará (Paysandu), Mato Grosso (Luverdense), Rio Grande do Norte (América), Alagoas (CRB) e Distrito Federal (Brasiliense).

Regulamento:
Os oito classificados serão divididos em dois grupos com quatro clubes cada. Estes clubes irão se enfrentar em jogos de ida e volta dentro dos respectivos grupos. Os dois primeiros de cada grupo conquistarão o acesso para a Série B de 2012. Além disso, os campeões dos grupos disputarão o título da Série C em duas partidas.

Quais clubes vão conquistar o acesso na Série C? Opine! Participe pelo blog rbrito ou através do www.twitter.com/rbrito1984

Confira abaixo os novos grupos da Série C:

Grupo E

Paysandu-PA - (1º Grupo A)
Luverdense-MT - (2º Grupo A)
América-RN - (1º Grupo B)
CRB-AL (2º Grupo B)

Grupo F
Ipatinga-MG - (1º Grupo C)
Brasiliense-DF - (2º Grupo C)
Chapecoense-SC - (1º Grupo D)
Joinville-SC - (2º Grupo D)

Confira a campanha dos oito clubes classificados na Série C:

IPATINGA-MG (75%)

18 pontos, com 6 vitórias e 2 derrotas - 15 gols pró e 8 contra

AMÉRICA-RN (66,7%)

16 pontos, com 5 vitórias, 1 empate e 2 derrotas - 16 gols pró e 8 contra

CHAPECOENSE-SC (66,7%)
16 pontos, com 5 vitórias, 1 empate e 2 derrotas - 13 gols pró e 7 contra

JOINVILLE-SC (62,5%)

15 pontos, com 4 vitórias, 3 empates e 1 derrota - 17 gols pró e 6 contra

PAYSANDU-PA (58,3%)
14 pontos, com 4 vitórias, 2 empates e 2 derrotas - 13 gols pró e 7 contra

LUVERDENSE-MT (54,2%)
13 pontos, com 4 vitórias, 1 empate e 3 derrotas - 11 gols pró e 6 contra

BRASILIENSE-DF (54,2%)
13 pontos, com 4 vitórias, 1 empate e 3 derrotas - 8 gols pró e 5 contra

CRB-AL (45,8%)

11 pontos, com 3 vitórias, 2 empates e 3 derrotas - 7 gols pró e 13 contra

domingo, 18 de setembro de 2011

Mau Humor FC 82!

Fogos! Shows! Festas! Políticos! Ex-jogadores! Dirigentes! E até relógios! A Copa do Mundo 2014 começou! Ou melhor, faltam mil dias para o Mundial no Brasil. Mas isso não impediu os “donos” do país de celebrar em grande estilo esta marca. E tudo com o dinheiro dos brasileiros, é lógico! Quer tema mais propício para uma seção Mau Humor FC do que este?

Mais no blog rbrito:
Futebol na piscina... brigão e até greve em clube da Série B do Brasileirão!


Brasília ainda alimenta a esperança de sediar a abertura da Copa do Mundo. Mesmo todos dizendo que o evento será em São Paulo, a capital do país insiste nesta bobeira. Mais uma forma de gastar dinheiro. Em um Estado que a média de público não chega a 5 mil torcedores, vão construir um elefante branco de 70 mil.

Como se isso não bastasse, o governo do Distrito Federal ainda contratou Daniela Mercury, Restart e Cláudio Leitte para tocar na festa dos mil dias do Mundial. E quem pagou esta continha? Outros Estados fizeram algo parecido.

Como dissemos no começo do post teve de tudo. Todo este evento foi amplamente divulgado pela passiva mídia esportiva. Questionamentos? Pra que dor de cabeça? Basta divulgar e pronto. Fizemos o nosso trabalho.

Deixe os políticos angariarem votos para 2012. Deixe os dirigentes contarem histórias. Deixe o Ministro dos Esportes fazer o que ele mais gosta, falar e falar. Falar e não dizer nada é o esporte preferido de Orlando Silva, supera, inclusive, a modalidade de pagar tapioca com cartão corporativo.

Investigar? Não! Sai fora! Deixe os repórteres esportivos continuarem a ir a treinos, fazer uma boquinha durante os trabalhos em campo e fofocar. Pra que dar tanto trabalho a estes profissionais? Lembre-se que o Brasil está em festa!

Pelo menos foi isso que eu vi em todos os jornais, sites, rádios e TVs. A Copa do Mundo 2014 será a melhor da história. Organização de primeira. Pelo menos é isso que todos falam. Pra que duvidar! É isso que a imprensa retrata! Vamos acreditar em tudo o que é mostrado! Simples assim!

Deixe o mau humor falar por você neste domingo! Critique! Proteste! Opine aqui no blog rbrito ou através do twitter (@rbrito1984)

sábado, 17 de setembro de 2011

Faaala 41!

O contundente jornalista Flávio Prado deu um belo recado a Seleção de Mano Menezes. O atacante do Santos, Borges, fez a mesma coisa após o empate sem gols contra a Argentina. Estes são alguns pratos do recheado cardápio da seção “Faaala”, do blog rbrito, neste sábado.

Mais no blog rbrito:
Felipão tem pensamento igual ao blog rbrito e Neymar mostra que está crescendo!


Há ainda declarações polêmicas como a do novo-velho preparador físico do Corinthians e do goleiro Rogério Ceni, do São Paulo. O agressor Gustavo, zagueiro do Flamengo, volta a seção com outro discurso.

Você, torcedor-internauta, também pode participar desta seção. Mande as frases que te marcaram ao longo da semana. Participe pelo próprio blog rbrito ou através do www.twitter.com/rbrito1984

Aprecie sem moderação as principais declarações da semana:

HISTÓRICO!

"[A concentração] serve para recuperar o jogador da melhor maneira. Além dos treinamentos, o atleta tem que se alimentar e dormir bem. Essa é a segunda parte do trabalho", Riva Carli, preparador físico do Atlético-PR, que foi demitido pelo São Paulo porque estava exagerando nos exercícios e esgotando os atletas para a hora do jogo.

PODE SER DIFERENTE!

"As coisas não estão saindo do jeito que queremos e a melhor coisa é ficar em casa. Se encontrarmos alguns torcedores, vão querer tirar satisfação, como aconteceu com o Vagner Love. (...) Não é o momento de ficar na rua, na balada. Tem de ficar no treino e ir para casa. É um ato de respeito, não é momento de diversão", Marcos Assunção, meia do Palmeiras, que esqueceu o fato de ser direito de todos, inclusive dos jogadores, uma saída para jantar e beber com os amigos nos dias de folga.

ANTES TARDE...

"Fiquei envergonhado com a situação toda. Não sou assim e já aprendi com a lição. Ele estava falando besteiras para mim, é um companheiro de profissão, um bom jogador", Gustavo, zagueiro do Flamengo, que agrediu Liedson, brigou com a imagem e, só agora, resolveu se desculpar.

LIBEROU GERAL!

"Vou usar uma frase antiga: mente sã, corpo são. Não adianta o corpo estar inteiro se a mente dele estiver um traste. Se for bom para o Adriano tomar uma cervejinha um dia por semana, que seja assim", Fabio Mahseredjian, novo-velho preparador físico do Corinthians, dando crédito a quem não merece.

FALOU E DISSE!

“Já vi muitos jogos entre Argentina e Brasil, mas feio como esse de Córdoba, não consigo lembrar. (...) O Mano Menezes, que falou em renovação, escalou pelo lado esquerdo Kleber, Ronaldinho Gaúcho e Renato Abreu, quase cem anos somando os três. E nenhum deles fez nada de útil”, Flávio Prado, apresentador da TV Gazeta, sendo pontual em seu comentário.

BONZÃO!

“Garanto que nem 50% das entradas são faltosas, nem 50%. Agora, que ele é o melhor jogador do Brasil não se discute. Mas em 50%, é simulação”, Rogério Ceni, goleiro do São Paulo, sendo ele mesmo – arrogante.

REI DA COCADA PRETA!
"Gostaria que o Mano Menezes desse uma oportunidade para o Lucas, deixar ele no banco é brincadeira, ele e Neymar são a bola da vez do Brasil", Rivaldo, meia do São Paulo, que acha que o São Paulo e a Seleção Brasileira estão a sua disposição, assim como o falido Mogi Mirim.

HERMANOS!

"Se há essa chance no regulamento, é possível que eu convoque alguém do Brasil", Alejandro Sabella, técnico da Seleção Argentina, sonhando em convocar D’Alessandro e Montillo para o clássico do dia 28 de setembro.

ESCALDADO!

"Tem gente querendo que a Argentina convoque jogadores que atuam no Brasil, mas isso não é permitido", Mano Menezes, técnico da Seleção Brasileira, contrário a convocação de argentinos-brasileiros e preocupado em perder mais um amistoso.

FOI DADO O RECADO!

"Eu acho que cada atleta tem a sua maneira de ser. Conheço uns que se você deixar ele fica o dia inteiro dando entrevistas. Não sou assim. Eu prefiro continuar jogando. O meu maior marketing é dentro das quatro linhas, procurando fazer gols. E, graças a Deus, nos últimos cinco anos tenho demonstrado isso. Se eu continuar com essa média, a minha oportunidade irá aparecer", Borges, atacante do Santos, querendo uma chance na Seleção Brasileira.

PALAVRAS...

“Não podemos ser contra essas manifestações (greves), ainda mais eu, que sou comunista, do partido comunista, graças a Deus, e valorizo a organização dos trabalhadores porque o país que eu sonho, que é um país socialista, só vai ser feito se os trabalhadores se organizarem e tomarem o seu destino nas próprias mãos, como diz uma música importante, que é a Internacional, que é o nosso hino”, Orlando Silva, Ministro dos Esportes, que não tem a mesma veemência quando o assunto são os exorbitantes gastos com estádios.

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

#vcpergunta 5!

A seção #vcpergunta desta sexta-feira chega com os questionamentos corretos. O que está fora do ar são as atitudes dos personagens que passarão pelo blog rbrito. Essas pessoas direcionaram suas artilharias para o lado errado.

Mais no blog rbrito:
Agressor e alguns presidentes ficaram na berlinda, assim como Mano Menezes!


A diretoria do Fortaleza se eximiu da culpa pelo fracasso do time da Série C e atirou contra os torcedores. O Paysandu fez quase a mesma coisa, mas acertou o técnico Roberto Fernandes. Sem falar na declaração polêmica de Rogério Ceni, aquele goleiro que nunca reclamou e, sequer, fez cera. É neste conto de fadas que o blog rbrito dá início a quinta edição do #vcpergunta.

Mostre que o jornalismo esportivo pode e deve ter outra cara. Envie aquelas perguntas que você gostaria de escutar nas coletivas. Participe pelo próprio blog rbrito ou através do www.twitter.com/rbrito1984

Confira as perguntas da nova seção do blog rbrito:


1 - Osmar Baquit, culpar o “inexplicável” pela má fase do Fortaleza não é chamar o torcedor de burro ou tirar o corpo fora de suas responsabilidades? #vcpergunta

2 – Luiz Omar Pinheiro, a campanha irregular do Paysandu na Série C só foi culpa do Roberto Fernandes? Qual a sua parcela neste episódio? #vcpergunta

3 – Antônio Lopes, se a concentração integral funcionasse, você não acha que os líderes estariam usando desta artimanha? Esta atitude não lembra sua época de delegado? #vcpergunta

4 – Rogério Ceni, simular faltas, reclamar da arbitragem e fazer cera. Há alguma diferença nestes três episódios de falta de fair-play? #vcpergunta

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Série D em jogo!

O blog rbrito apresenta, nesta quinta-feira, as contas para aqueles clubes que ainda brigam pela liderança e pela classificação na Série D do Campeonato Brasileiro. A última divisão nacional não tem rebaixamento. No início da semana, o blog rbrito mostrou os números dos clubes da Série C.

Mais no blog rbrito:
As contas para a última rodada da Série C do Brasileirão!


Até agora, Penarol-AM, Cuiabá-MT, Coruripe-AL, Treze-PB, Villa Nova-MG, Mirassol-SP e Juventude-RS já carimbaram o passaporte para a segunda fase. Com as contas feitas, os clubes só precisam se preocupar em treinar ao longo da semana. Então, vamos aos cenários dos Grupos 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7 e 8.

GRUPO 1

PENAROL-AM

Líder e já classificado, com 14 pontos, o Penarol irá enfrentar o Cuiabá-MT. Vitória e empate garantem a primeira colocação do grupo ao clube amazonense.

CUIABÁ-MT

Vice-líder e já classificado, com 13 pontos, o Cuiabá precisa vencer o rival Penarol para ficar com a ponta e ter um duelo, teoricamente, mais fácil na segunda fase.

GRUPO 2

SAMPAIO CORRÊA-MA

Líder, com 12 pontos, o Sampaio Corrêa está praticamente classificado. O time maranhense só não pode levar uma goleada de cinco ou mais gols. Qualquer outro resultado coloca o Sampaio Corrêa na segunda fase.

INDEPENDENTE-PA
Vice-líder, com 11 pontos, o Independente depende apenas de suas forças. Uma vitória coloca o time na segunda fase e o ainda faz sonhar com a liderança. Para ficar com a ponta, o time do Pará precisa vencer e torcer por um tropeço do Sampaio Corrêa. Em caso de empate, o Independente terá que torcer por uma vitória do Sampaio Corrêa ou empate.

TREM-AP

Terceiro colocado, com 11 pontos, o Trem tem situação parecida com a do rival Independente. Uma vitória coloca o time na segunda fase e o ainda faz sonhar com a liderança. Para ficar com a ponta, o time do Amapá precisa vencer e torcer por um tropeço do Sampaio Corrêa. Outro resultado e o Trem estará eliminado.

SÃO RAIMUNDO-PA
Quarto colocado, com nove pontos, o São Raimundo tem uma difícil missão. Além de vencer o Sampaio Corrêa, o São Raimundo ainda terá que torcer por um empate entre Independente e Trem. Só esta combinação de resultado classificará o time paraense e por saldo de gols.

GRUPO 3

SANTA CRUZ-RN

Líder, com 13 pontos, o Santa Cruz-RN se classifica com um simples empate. Para se manter na ponta, o time potiguar precisa vencer. Em caso de empate ou derrota terá que torcer por um tropeço do xará Santa Cruz-PE. Mesmo que o time pernambucano empate, o Santa Cruz-RN se classificaria por conta do número de vitórias (4 a 3).

SANTA CRUZ-PE

Vice-líder, com 12 pontos, o Santa Cruz, ainda responsável pela maior torcida da Série D e do Brasil (Veja o ranking COMPLETO aqui!), garante sua passagem a segunda fase com um triunfo. Em caso de empate, o time pernambucano terá que torcer por um tropeço do Guarani-CE.

GUARANI-CE
Terceiro colocado, com 11 pontos, o Guarani também depende apenas de suas forças. O time cearense só precisa vencer o Santa Cruz, no Rio Grande do Norte. Em caso de empate ou derrota, o time estará eliminado.

ALECRIM-RN

Quarto colocado, com nove pontos, o Alecrim precisa vencer o Santa Cruz-PE e torcer por um tropeço do Guarani. Assim o Alecrim se classificaria por ter mais vitórias.

GRUPO 4

CORURIPE-AL

Líder e classificado, com 16 pontos, o Coruripe já disputou todos seus jogos. De folga no final de semana, o time alagoano, para se manter na ponta, terá que torcer por uma derrota do Treze. Só assim o Coruripe terminará na ponta.

TREZE-PB
Vice-líder e classificado, com 15 pontos, o Treze vai enfrentar o Vitória da Conquista, na Bahia, precisando de um simples empate para assegurar a liderança. O clube paraibano tem melhor saldo de gols que o Coruripe (5 a 2).

GRUPO 5

ITUMBIARA-GO

Líder, com 13 pontos, o Itumbiara se classificará com uma vitória ou um empate. Em caso de derrota, o time goiano terá que torcer por um tropeço do Anapolina.

TUPI-MG

Vice-líder, com 11 pontos, o Tupi também só depende de suas forças, desde que vença o Itumbiara. Em caso de empate, o time mineiro torcerá por um tropeço do Anapolina. Já em caso de derrota do Tupi, o Anapolina também terá que ser derrotado pelo Tocantinópolis.

ANAPOLINA-GO

Terceiro colocado, com dez pontos, o Anapolina precisa vencer o Tocantinópolis e torcer por um empate entre Tupi e Itumbiara ou uma vitória do time goiano. Caso o Tupi vença, o Anapolina terá que tirar uma diferença de cinco gols no Itumbiara. Hoje, o Itumbiara tem saldo positivo de quatro gols, contra um negativo do Anapolina. Resultado que não seja a vitória eliminará o Anapolina.

GRUPO 6

VILLA NOVA-MG

Com 16 pontos, o Villa Nova já disputou todos os seus jogos e assistirá a última rodada de camarote. Além da classificação, o clube mineiro também garantiu a liderança do grupo.

VOLTA REDONDA-RJ

Vice-líder, com 12 pontos, o Volta Redonda se classificará com uma vitória e até um empate. Em caso de derrota, o time do Rio de Janeiro ficará de olho no Formosa-DF que não pode vencer. Caso o clube, que representa o Distrito Federal, vença, o desempate será no saldo de gols, hoje a favor do Volta Redonda (5 a -3).

FORMOSA-DF
Terceiro colocado, com nove pontos, apenas a vitória e por goleada interessa ao Formosa. Sem falar que o time ainda precisa de uma derrota do Volta Redonda.

GRUPO 7

MIRASSOL-SP

Líder e classificado, com 14 pontos, o Mirassol entrará em campo para assegurar a primeira colocação. Um triunfo contra o Operário garante o topo. Em caso de empate, o Mirassol vai torcer por uma igualdade na outra partida ou vitória do Oeste.

CENE-MS
Vice-líder, com 13 pontos, o CENE se classificará com uma vitória ou empate contra o Oeste. Com estas duas possibilidades, o time ainda ficará na ponta caso o Mirassol seja derrotado no Paraná. Em caso de derrota, o CENE estará eliminado.

OESTE-SP
Terceiro colocado, com 11 pontos, o Oeste só se classificará se vencer o CENE, em Itápolis. A vitória ainda poderá colocar o clube paulista na liderança, desde que o Mirassol seja derrotado.

GRUPO 8

JUVENTUDE-RS

Líder e classificado, com 16 pontos, o Juventude vai cumprir tabela contra o Brusque. Vitória e empate mantém o time de Caxias do Sul na liderança. Até uma derrota, desde que o Cianorte não vença o seu jogo ou ganhe, mas sem ser por goleada. O Juventude leva ampla vantagem no saldo de gols (11 a 0).

CIANORTE-PR

Vice-líder, com 13 pontos, o Cianorte chegou a ser o melhor time da Série D, mas bobeou e corre o risco de ficar de fora da segunda fase. O time paranaense se classificará com vitória ou empate. Em caso de derrota, o Cianorte torcerá por um tropeço do Brusque ou uma vitória simples, sem goleada, do time catarinense.

BRUSQUE-SC
Terceiro colocado, com dez pontos, o Brusque precisa vencer o líder e torcer por uma derrota do Cianorte. Tudo isso de olho no saldo de gols. Atualmente, o Brusque tem saldo negativo de quatro tentos e o Cianorte está zerado.

Regulamento:
Os 16 clubes classificados iniciam a disputa por mata-mata até a decisão. Os semifinalistas vão conquistar o acesso à Série C. Enquanto isso, os dois melhores ainda disputam o título da Edição 2011. No mata-mata, será adotado o critério de gol fora de casa valer mais, como na Copa do Brasil. Caso haja empate, a decisão será nos pênaltis.

* Atualizado às 15h20

Quais clubes vão se classificar na Série D? Opine! Participe pelo blog rbrito ou através do www.twitter.com/rbrito1984

Confira os jogos da última rodada da primeira fase:

Grupo 1
Domingo
16h

Cuiabá-MT x Penarol-AM
Vila Aurora-MT x Nacional-AM

Grupo 2
Domingo
16h

Sampaio Corrêa-MA x São Raimundo-PA
Independente-PA x Trem-AP

Grupo 3
Domingo
16h

Santa Cruz-RN x Guarani-CE
Santa Cruz-PE x Alecrim-RN

Grupo 4
Domingo
16h

Vitória da Conquista-BA x Treze-PB
River Plate-SE x Bahia de Feira-BA

Grupo 5
Domingo
16h

Anapolina-GO x Tocantinópolis-TO
Tupi-MG x Itumbiara-GO

Grupo 6
Domingo
16h

Formosa-DF x Audax-RJ
Volta Redonda-RJ x São Mateus-ES

Grupo 7
Domingo
16h

Oeste-SP x CENE-MS
Operário-PR x Mirassol-SP

Grupo 8
Domingo
16h

Brusque-SC x Juventude-RS
Cruzeiro-RS x Cianorte-PR

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Hora de "entrar" em campo!

Ainda sem os públicos deste meio de semana, o blog rbrito, sempre com a colaboração do torcedor-internauta Marcos Neves, apresenta as médias dos públicos pagantes das Séries A, B, C e D do Campeonato Brasileiro. Nesta terça-feira, o blog rbrito mostrará os rankings separados pelas séries dando enfoque na Série C.

Mais no blog rbrito:
Ranking do Brasileirão voltou a ser apresentado após mancada da CBF!


A primeira fase da Série C será encerrada neste final de semana. O blog rbrito fez um post especial com as contas dos clubes que ainda brigam pela liderança, classificação e contra o rebaixamento (Veja o post completo aqui!). Nesta quinta-feira, o blog rbrito apresentará o mesmo especial com as contas da Série D. Mas vamos aos públicos.

Desesperado e não dependendo apenas de suas forças para se classificar, o Paysandu só tem uma certeza: poderá contar com a força do seu torcedor. É verdade que a diretoria chegou a culpar (pasmem!) a torcida pela modesta situação do Papão. Talvez, os "brilhantes" dirigentes não soubessem que o Paysandu, que demitiu Roberto Fernandes e contratou Edson Gaúcho, tem a maior média da competição, 10.806 pagantes.

A situação do Fortaleza é ainda mais dramática. Mesmo com a segunda melhor média (9.167), o Tricolor luta contra o rebaixamento. Pelo menos, dentro do Top 3, há um clube que faz bonito em campo e nas arquibancadas. Classificado, o Joinville ostenta a terceira melhor média de público da Série C - 7.996 pagantes.

O Campinense, que luta contra a degola, aparece em quarto lugar (7.062), seguido por CRB (6.504) e Chapecoense (4.398) - dois clubes que já carimbaram o passaporte para a próxima fase. A lanterna está com o Madureira (398). A penúltima posição também é dominada por um clube do Rio de Janeiro - Macaé, com 409 pagantes. O Santo André (478) completa a zona daqueles que, sequer, somam médias acima de mil pagantes.



0001!
O blog rbrito iria passar batido pela Série A, mas não podemos deixar de falar do salto tricolor. No milésimo jogo do goleiro Rogério Ceni, o São Paulo levou, nada menos, do que 60.514 pagantes ao Morumbi. De quebra, o Tricolor pulou da sétima para a terceira colocação, com média de 19.277. Corinthians (26.880) e Bahia (22.333) seguem na ponta.

Enquanto isso, o América-MG se superou na rodada do final de semana. O Coelho não conseguiu se multiplicar como faz na natureza. O time mineiro teve o público pífio de 734 pagantes. Isso mesmo! Menos de mil pagantes em plena elite do Nacional. O América segue na lanterna, com média de 2.493.



Fantasmas!
Se já é um absurdo 734 pagantes, imagina 29? Este foi o número de pessoas que compareceram ao jogo do Duque de Caxias na 22ª rodada. O lanterna e saco de pancadas da Série B também amarga a última colocação no ranking de público - média de 207 pagantes.

Outros dois clubes não conseguiram ultrapassar a marca de mil pagantes. O São Caetano, que também luta contra a degola, amarga a penúltima posição, com média de 559 pagantes. Uma posição acima temos o Bragantino e sua modesta média de 936 pagantes. E o time de Bragança Paulista, ao contrário da dupla anterior, sonha com o acesso.



Horrores!

Na Série D, a CBF esculhamba geral. Repare a multiplicação de números vermelhos. Isso não é culpa do blog rbrito e, sim, da entidade de Ricardo Teixeira que não disponibiliza alguns borderôs e fere o Estatuto do Torcedor. Sem falar que ainda temos o Itumbiara.

Veja com os públicos do time goiano são redondos. A prefeitura tem o costume de comprar os ingressos e distribuir para a população. O problema é que a maioria dos "torcedores" fica em casa e não vai ao jogo. No borderô há 10 mil torcedores, mas as arquibancadas ficam vazias.

Com esta artimanha, o Itumbiara ocupa a vice-liderança, com média de 10.040 pagantes, contra 31.837 do líder Santa Cruz. O Tricolor pernambucano, que está perto de se classificar, segue com a melhor média de todas as quatro divisões.



Falando nas Séries A, B, C e D, até aqui, foram realizadas 658 partidas, com média modesta de 7.179 e total de 4.723.621 pagantes. Ah, o blog rbrito ainda espera uma resposta da assessoria da Ponte Preta, que sempre foi solicita, mas nas últimas semanas tem pisado na bola.

Só pagantes!
Os clubes do Rio de Janeiro, Pernambuco e Alagoas colocam os não pagantes nos borderôs e acabam levando vantagem no ranking das médias. O blog rbrito recusou esta artimanha e divulga apenas o público pagante.

Enquanto isso, o Ceará tem uma cota chamada de “cortesia”, pasmem, para os militares e autoridades. Estes ingressos, como NÃO foram pagos, ficaram de fora das estatísticas do blog rbrito. O mesmo acontece com o América-MG e sua distribuição de entradas para alguns setores.

Já nos borderôs da Ponte Preta há um item especificado como "VENDA PROIBIDA". São ingressos distribuídos pela diretoria a amigos, autoridades, clientes, "bicões". Estas entradas estão na soma de ingressos vendidos na CBF, mas não no ranking do blog rbrito.

Legenda!
Neste ranking, os clubes da Série A estão representados pela cor amarela, enquanto que a cor cinza sinaliza os clubes da Série B. A Série C está em laranja e a Série D em azul claro. Já os números em vermelho ainda não foram confirmados pela CBF. O duelo entre Grêmio e Santos vai ocorrer no dia 5 de outubro, enquanto Santos e Botafogo jogarão no dia 19 de outubro.

Com o estádio interditado, o Oeste jogou sua primeira partida como mandante na cidade de Catanduva. Mas a pedido da Polícia Militar, que não tinha contingente para dar segurança ao jogo, o duelo foi disputado com os portões fechados.

Ajude a divulgar o blog rbrito! Só a gente acompanha rodada após rodada os públicos das Séries A, B, C e D do Brasileirão! Opine! Participe pelo próprio blog rbrito ou através do twitter (@rbrito1984)