quinta-feira, 12 de julho de 2012

Brotinho...


Se verde foi a cor da Copa do Brasil 2012, a esperança voltou a brotar no peito apaixonado do torcedor palmeirense. A fila de 14 anos sem um título nacional se encerrou nesta quarta-feira. O Palmeiras voltou a conquistar a Copa do Brasil 14 anos após a sua primeira volta olímpica. Desde 2008, o Verdão não gritava "é campeão". Naquela oportunidade, o Alviverde paulista se sagrou campeão paulista. Sem falar que com o título da Copa do Brasil, o Palmeiras retorna a Libertadores - competição que não disputa desde 2009.

Mais no blog rbrito:
A cor da moda! Números e curiosidades da Copa do Brasil!


Rivais em ebulição! Ranking de público das Séries A, B, C e D!

A frente do time campeão da Copa do Brasil 1998 estava este mesmo Luiz Felipe Scolari que, em 2012, comemora dez anos da conquista do Pentacampeonato Mundial com a Seleção Brasileira. E Felipão, assim como Marcos Assunção, é o nome do Palmeiras. É verdade que nesta sua passagem pelo clube paulista, ele demorou a engrenar.

Mas também pudera. Felipão precisou quebrar a cabeça para montar um time com peças de segunda. Culpa da má administração da diretoria alviverde. Sem dinheiro e com brigas internas, o Palmeiras não faz parte daqueles clubes que contratam grandes jogadores. Mas Felipão ainda tem estrela, assim como Marcos Assunção sabe cobrar faltas e escanteios como ninguém.

Só para vocês terem uma ideia do que estou falando, veja a comparação dos dois times campeões. Em 1998, o Verdão jogou com Velloso; Neném, Cléber, Roque Júnior e Júnior; Galeano, Rogério, Alex (Arílson) e Zinho; Paulo Nunes (Almir) e Oséas (Pedrinho). 

Se não era nenhum dream team, ainda dá de goleada no atual elenco que se não fosse Assunção... Bruno; Thiago Heleno (Leandro Amaro), Artur, Maurício Ramos e Juninho; Henrique, João Vitor, Daniel Carvalho (Luan) e Marcos Assunção; Mazinho e Betinho.

Perfeito!
O título conquistado no Estádio Couto Pereira, em Curitiba, após um empate, por 1 a 1 - no primeiro jogo o Palmeiras venceu, por 2 a 0 -, foi em grande estilo. Afinal, o Palmeiras entrou para uma seleta lista de campeões invictos. Apenas Grêmio, Cruzeiro, Corinthians, Criciúma e Flamengo já foram campeões sem derrota.

O Alviverde paulista venceu oito vezes e empatou três. São 23 gols a favor e apenas seis contra. Em 1998, o clube conseguiu seis triunfos, quatro empates e duas derrotas, além 21 gols a favor e oito contra. Atual campeão, o Verdão é o segundo representante mais assíduo do Estado de São Paulo na Copa do Brasil, com 16 participações.

A festa é grande e merecida. Mas é evidente que o Verdão precisará de um elenco mais numeroso e melhor. A partir de agora, o clube deve focar no Campeonato Brasileiro e como sairá da zona de rebaixamento. A torcida não quer esperar por milagres. Felipão já fez o que pôde. Cabe aos dirigentes buscarem reforços e montarem um elenco a altura do campeão Palmeiras.

Clubes e Estados!
Cruzeiro e Grêmio, com quatro títulos cada, são os maiores vencedores da Copa do Brasil, seguidos pelo Corinthians, com três. O Flamengo e, agora, o Palmeiras somam dois títulos. Vasco, Santos, Sport, Fluminense, Paulista, Santo André, Juventude, Internacional e Criciúma têm um trofeu cada.

Nesta disputa por Estados, São Paulo é o recordista com oito títulos. O Rio Grande do Sul soma seis, contra quatro de Minas Gerais e Rio de Janeiro. Pernambuco e Santa Catarina têm um cada.

Deixe sua mensagem ao novo campeão da Copa do Brasil! Participe! Opine pelo blog rbrito ou através do www.twitter.com/rbrito1984

Confira a campanha do Palmeiras na Copa do Brasil:

PALMEIRAS (8 vitórias e 3 empates / 23 gols a favor e 6 contra)

1ª fase
Coruripe-AL 0 x 1 PALMEIRAS
PALMEIRAS 3 x 0 Coruripe-AL

2ª fase 
Horizonte-CE 1 x 3 PALMEIRAS

Oitavas-de-final
Paraná-PR 1 x 2 PALMEIRAS
PALMEIRAS 4 x 0 Paraná-PR

Quartas-de-final
Atlético-PR 2 x 2 PALMEIRAS
PALMEIRAS 2 x 0 Atlético-PR

Semifinal
Grêmio-RS 0 x 2 PALMEIRAS
PALMEIRAS 1 x 1 Grêmio-RS

Final
PALMEIRAS 2 x 0 Coritiba-PR
Coritiba-PR 1 x 1 PALMEIRAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário