quarta-feira, 25 de julho de 2012

Ôrra Meu!


O Estado de São Paulo tem o maior número de representantes no Campeonato Brasileiro da Série A (6) e ainda presenciou as conquistas invictas de Corinthians na Libertadores e Palmeiras na Copa do Brasil. Mas os paulistas, até aqui, são apenas coadjuvantes na elite nacional.

Mais no blog rbrito:
Escorpião no bolso?! Preço médio dos ingressos na Copa do Brasil!

Classe C! Ranking de público das Séries A, B, C e D do Brasileirão!

Atualmente, a zona da Libertadores não conta com nenhum clube do Estado de São Paulo. Atlético-MG, Vasco, Fluminense e Grêmio estão nas quatro primeiras colocações. Em nove anos de pontos corridos, ao menos, um clube paulista acabou o Brasileirão entre os classificados para a Libertadores.

Mas o número de clubes classificados para a competição sul-americana através da Série A caiu vertiginosamente nos últimos anos. Em 2003 e 2004 foram três clubes classificados para a Libertadores. Dois representantes do Estado de São Paulo carimbaram o passaporte em 2005, 2006, 2007 e 2008.

Mas em 2009, 2010 e 2011 apenas um clube paulista esteve entre os melhores do Brasileirão e, consequentemente, com a vaga garantida para a competição mais importante da América do Sul. O Campeonato Brasileiro 2012 poderá quebrar outro estigma.

Campeões!
Nos pontos corridos, apenas um clube fora do Eixo Rio-São Paulo conseguiu ser campeão. O Cruzeiro, em 2003, faturou o título da Série A. De lá para cá, Santos, Corinthians (2), São Paulo (3), Flamengo e Fluminense deram a volta olímpica pelo Nacional.

Além da má fase dos paulistas no atual Brasileirão, o levantamento do blog rbrito também revela que os campeões da Libertadores e da Copa do Brasil não se dão bem na Série A. Levando em conta apenas os vencedores de 2003 para cá, apenas o Cruzeiro, campeão da Copa do Brasil, também faturou a Série A.

Em 2004 e 2005, por exemplo, Santo André e Paulista foram campeões da Copa do Brasil, mas estavam na Série B. O Flamengo, vencedor em 2006, acabou na 11ª colocação - mesmo lugar do Sport em 2008. O Corinthians, em 2009, foi apenas o décimo. No ano seguinte, o Santos amargou a oitava colocação. O Fluminense fez bonito em 2007 ao ficar em quarto. O Vasco também arrebentou na temporada passada, já que acabou com o vice-campeonato brasileiro.

A situação na Libertadores é bem parecida. Os clubes, após título e vaga na competição, largam o Brasileirão. Campeão em 2005, o São Paulo foi apenas o 11º colocado na Série A. O Santos, em 2011, acabou no décimo lugar. Já o Internacional, em 2010, ficou na sétima posição. Pelo menos, em 2006, os colorados garantiram o vice-campeonato nacional.

Em 2012, o Corinthians, após amargar algumas rodadas na lanterna, deixou a zona de rebaixamento e, agora, aparece no 12º lugar, com 12 pontos. Logo atrás, com dez pontos, na 14ª colocação, está o Palmeiras. O Verdão só saiu da zona do descenso no último domingo.

O que acontece com o Estado de São Paulo no Brasileirão? Opine! Participe pelo blog rbrito ou através do www.twitter.com/rbrito1984

Confira os classificados para a Libertadores pelo Brasileirão:

2003
Cruzeiro-MG
Santos-SP
São Paulo-SP
São Caetano-SP
Coritiba-PR

2004
Santos-SP
Atlético-PR
São Paulo-SP
Palmeiras-SP

2005
Corinthians-SP
Internacional-RS
Goiás-GO
Palmeiras-SP

2006
São Paulo-SP
Internacional-RS
Grêmio-RS
Santos-SP
Paraná-PR

2007
São Paulo-SP
Santos-SP
Flamengo-RJ
Fluminense-RJ
Cruzeiro-MG

2008
São Paulo-SP
Grêmio-RS
Cruzeiro-MG
Palmeiras-SP

2009
Flamengo-RJ
Internacional-RS
São Paulo-SP
Cruzeiro-MG

2010
Fluminense-RJ
Cruzeiro-MG
Corinthians-SP
Grêmio-RS

2011
Corinthians-SP
Vasco-RJ
Fluminense-RJ
Flamengo-RJ
Internacional-RS

3 comentários:

  1. Ôrra Meu, sempre com alguns dados interessantes. Para quem é apaixonado por futebol, independentemente se o jogo seja Bayern x Barça ou Guarani de Bagé (RS) x Grêmio Santanense (RS), esse blog é Ouro. Parabéns pelo trabalhos e que várias novidades venham por aí!!!

    Lucas Heckler
    http://lucashe.blogspot.com.br/
    http://fut-wallpapers.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Lucas! Sempre busco melhorar e trazer mais curiosidades para vocês. Ao contrário dos sites especializados, sei que a paixão do torcedor está em todos os lugares e, não, apenas no Eixo Rio-São Paulo.

      E já estou preparando novidades. Mais para a frente conto para vocês.

      Abs

      Excluir
  2. Opa, novidade "nois" gosta heheheheh

    Verdade, a paixão pelo futebol vai muito além do Rio e de São Paulo. Muitos esquecem que existe torcedores de times fora desses dois estados. Eu e muitos colegas somos um exemplo disso. Sou torcedor fanático do Criciúma Esporte Clube e gosto imensamente de acompanhar o futebol gaúcho, mas principalmente, partidas de futebol amador.

    att

    ResponderExcluir